Contabilidade para Agência de Publicidade: Conheça a importância | Contabilizei

| Atualizado em 23/08/21 | 7 minutos de leitura

Se você ainda tem dúvidas do quanto um serviço especializado de contabilidade para agência de publicidade é importante, nós vamos esclarecer todas agora!

Como empreendedor da área de marketing e propaganda a sua especialidade, certamente, não são as questões fiscais e tributárias, certo? 

No entanto, para a sua empresa funcionar bem e dentro das normas, é fundamental que essa parte esteja bem alinhada e dentro das legislações vigentes.

Por outro lado, você precisa de tempo para atender os seus clientes, fazer reuniões, criar as campanhas e tudo mais que envolve o seu negócio.

Ao entregar a sua contabilidade nas mãos de quem é especialista no assunto você resolve esses dois pontos ao mesmo tempo: fica em dia com as obrigações legais e tem mais tempo para se dedicar à sua empresa e fazê-la crescer!

Lembre-se ainda que, exceto MEI, toda empresa precisa do acompanhamento de um escritório de contabilidade.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

E para que a importância da contabilidade para agência de publicidade fique ainda mais clara, confira agora quais são os deveres contábeis para publicitários, vantagens de contratar um especialista, os serviços oferecidos pelos escritórios de contabilidade e muito mais.

Quais são os principais deveres contábeis para publicitários?

Talvez você não saiba, mas as agências de publicidade têm algumas questões fiscais e tributárias bastante específicas, o que difere esse modelo de negócio de vários outros.

Por exemplo, em São Paulo, o Parecer Normativo SF nº 2 de 14 de maio de 2018, determinou a incidência do ISS SP, Imposto Sobre Serviço, sobre textos, desenhos e outras peças de publicidade e propaganda.

Saber de detalhes como esse é fundamental para que a empresa se mantenha em dia com as legislações vigentes, e evite uma série de problemas com o Fisco.

Esse, por si só, já é um bom motivo para contratar o serviço de contabilidade para agência de publicidade. Somente um profissional especializado na área vai saber detalhes de cada mudança, a fim de evitar que você deixe de cumprir qualquer determinação.

Além disso, há vários outros deveres contábeis para publicitários, que incluem o pagamento de impostos, que são as obrigações principais de uma empresa, e também as obrigações acessórias, tais como declarações, guias e afins.

Alguns exemplos de questões contábeis e fiscais que precisam ser atendidas por agências de publicidade são:

Quer saber tudo sobre como deve ser a contabilidade da sua agência de publicidade e propaganda de forma rápida e prática através de um único material? Baixe grátis o e-book da Contabilizei em parceria com a Cobre Fácil e tenha acesso a informações valiosas sobre o passo a passo para abrir a sua agência, incluindo estrutura, custos, exigências legais, investimento e planejamento financeiro. Clique aqui e baixe agora!

contabilidade-agencias-sacolas

Quais são as vantagens de contratar uma contabilidade especializada em publicitários? 

Como você já pôde ver até aqui, a contabilidade para agência de publicidade envolve inúmeras tarefas e particularidades. 

Para atender todas corretamente e também garantir a saúde financeira do negócio, contar com o suporte de um especialista faz toda a diferença.

Assim, as principais vantagens de contratar um escritório de contabilidade com expertise nesse modelo de negócio são:

  • manter a situação da agência regularizada;
  • diminuir os custos, principalmente por encontrar o melhor regime de tributação;
  • obter orientação pontual sobre regras trabalhistas, emissão de notas etc;
  • contar com assessoria fiscal e suporte nas tomadas de decisão.
contabilidade-agencias-painel-maos

Quais são os serviços oferecidos por uma contabilidade?

Os serviços prestados por um escritório de contabilidade são diversos. Eles vão desde o momento de abertura da empresa, passando pelas obrigações mensais e até o fechamento da empresa, se, porventura, ocorrer.

Especificamente estamos falando sobre:

Aproveite e assista a este vídeo sobre o assunto:

Como fazer a contabilidade em pequenas agências?

Mas se você tem uma pequena agência de publicidade, talvez ainda esteja se perguntando se é mesmo necessário contratar um serviço de contabilidade especializado. Podemos lhe afirmar que sim, e que isso vai ajudar muito para o crescimento do seu negócio!

Para se ter uma ideia, fazer uma boa contabilidade em pequenas agências inclui diversos pontos, por exemplo:

  • regularizar a situação do negócio, que consiste em questões como escolher o melhor regime tributário antes de tirar o CNPJ;
  • fazer o planejamento tributário;
  • manter o fluxo de caixa adequado;
  • atender às leis trabalhistas;
  • definir o pró-labore dos sócios.

Ou seja, são vários processos e tarefas que demandam tempo e conhecimento. Delegar essa função lhe deixa livre para cuidar exclusivamente do seu negócio!

contabilidade-agencias-noite-luzes

Qual é a importância  de uma contabilidade para agências de publicidade?

Se formos resumir tudo o que foi dito até aqui, a importância de uma contabilidade para agência de publicidade fica ainda mais evidente.

Esse serviço garante o cumprimento de leis fiscais e tributárias, muitas específicas para o segmento.

O suporte de um bom contador desde o momento da abertura da empresa ajuda a reduzir custos, visto que esse profissional vai encontrar o regime tributário mais adequado e, com isso, garantir que apenas os impostos necessários sejam pagos.

Além disso, a assessoria de um expert no assunto contribui com o empreendedor em importantes tomadas de decisão, indicando qual o caminho mais indicado a ser seguido com relação a investimentos e outros pontos que levem à expansão do negócio.

A Contabilizei oferece serviço de BPO financeiro para empreendimentos da área da Publicidade?

Sim! Com a Contabilizei Experts você não precisa se preocupar com absolutamente nada. Toda a gestão financeira da sua agência fica sob nossa responsabilidade.

Quer entender melhor como funciona a Contabilizei Experts? Então agende agora mesmo uma apresentação!

Documento revisado por Bianca Debiazi Fagundes em 22/04/2021 com Base na Legislação vigente, podendo sofrer alterações por parte dos Órgãos, sem  prévio aviso.

FAQ - Perguntas Frequentes

A Contabilizei me ajudará na abertura de minha agência de publicidade?

Sim! A Contabilizei cuida de todo o processo de abertura da sua agência de publicidade, e tudo é feito 100% online!

Com a Contabilizei, quanto tempo demorará para abrir minha agência de publicidade?

O tempo médio previsto para abrir uma empresa desse segmento é de 30 a 45 dias, dependendo da sua localização.

A Contabilizei possui referências na atuação junto a agências de publicidade?

Com certeza! Nossos assessores são experts em diversas áreas, incluindo agências de marketing, publicidade e propaganda.

Quais documentos devo enviar para a Contabilizei para abertura de minha agência de publicidade?

Basicamente, os documentos que você vai precisar enviar para a Contabilizei para abrir a sua empresa online são:

  • cópia autenticada do RG e do CPF dos sócios da empresa;
  • comprovante de endereço de onde a empresa estará localizada;
  • carnê de IPTU com a Inscrição Imobiliária onde a empresa se localizará;
  • contrato de locação se o local onde a empresa se localizará for alugado;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto.
Qual o melhor regime fiscal para agências de publicidade?

O regime fiscal mais indicado para uma agência de publicidade vai depender de alguns fatores, tais como o porte da sua empresa.

O Simples Nacional, por exemplo, é indicado para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Outras opções são o Lucro Presumido, para empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano, ou o Lucro Real, obrigatório para quem fatura acima desse valor. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar