Como montar uma agência de Marketing Digital: Passo a passo

| Atualizado em 23/08/21 | 11 minutos de leitura

Em um mercado cada vez mais competitivo e orientado pela atuação digital, o Marketing Digital assumiu um papel de protagonista que eleva marcas e, sobretudo, gera vendas. Enquanto no cenário anterior, a propaganda e as ações offline navegavam tranquilamente, influenciando diretamente milhões de consumidores de maneira massiva, no novo contexto, o marketing focado e direcionado às necessidades e desejos dos prospects, acentuou a necessidade cada vez maior de especialização no mundo mediado pelo Google e redes sociais. 

Com o crescimento do segmento, o Marketing Digital saiu de dentro das corporações de mídia e propaganda e ganhou vida própria. Podem ser grandes empreendimentos com investimentos altos para atender grandes clientes, ou, ao contrário, estruturas enxutas de micro e pequenas empresas que, com inteligência, tecnologia, dados e processos podem alcançar excelentes resultados para seus clientes.

No final do dia, não importa o tamanho do marketing digital nem o porte das suas ações. Importa o volume e a qualidade da venda que ele alcança. E o objetivo deste conteúdo é justamente este. Mostrar que se pode estruturar uma agência de marketing digital de maneira simples, com custo reduzido e ter um desempenho grande para seus clientes.

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O que é uma agência de Marketing Digital?

São estruturas que trabalham, a partir de dados extraídos de experiências e jornadas dos consumidores na internet e entregam valor para este cliente, atendendo seus sonhos e necessidades. Como todo mercado em franca expansão, rapidamente as agências de marketing digital cresceram e abriram um campo enorme de atuação. 

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Os nichos de mercado que hoje são realidade, mostram o quanto específico pode ser o trabalho de uma agência de marketing digital. Mas há também espaço para quem pode se estruturar e propor uma atuação global, focando em todas as necessidades de marketing e vendas digitais dos clientes.

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Quais são os tipos de agências de Marketing Digital?

1.Agência full-service

É aquela que atende todas as demandas de Marketing Digital do cliente, seja através de pessoal interno, contratados ou mesmo de parcerias com outras agências. Neste modelo o  cliente tem um único ponto de atendimento para atender a todas as suas demandas.

2.Agência Especialista

É a agência que escolhe um nicho de mercado ou em uma parte da demanda de projetos de marketing digital e se especializa, se tornando autoridade / referência no tema.

Quais são os tipos de projetos de Marketing Digital?

1.Projetos Pontuais

São projetos contratados com princípio, meio e fim definidos a partir de um cronograma e investimento calculado. Normalmente são direcionados para uma demanda pontual e não existe nenhum compromisso com a continuidade após o encerramento do projeto. O pagamento também é escalonado por entregas, geralmente com uma parte na contratação e outra na entrega final.

2.Projetos de Longo Prazo

São os projetos em que a agência de Marketing Digital acompanha a trajetória do cliente ao longo do tempo.  Esse tipo de projeto garante mais previsibilidade ao negócio, pois a formação da parceria cria laços fortes para que os resultados sejam alcançados de maneira orgânica.  Alguns exemplos são: gestão de mídias sociais, Inbound Marketing, manutenção de sites, produção e publicação de conteúdo.

O que os clientes buscam ao escolher uma agência de Marketing Digital?

Tenha certeza de uma coisa. Os clientes buscam alguém que resolva o problema deles e entregue um trabalho consistente que resulte em conversão de vendas no curto, médio e longo prazo. Independente do projeto, do tipo de contrato e da relação, na última linha, é isso que importa.

Planeje e estabeleça a sua estratégia pensando nas respostas para estas perguntas porque são elas que vão direcionar a forma de atuação da sua agência de Marketing Digital:

  • Qual a sua entrega?
  • Qual o seu nicho? 
  • No que você é especialista? 
  • Você tem parceiros? 
  • Tem um time consistente?
  • Conhece o negócio do cliente?
  • Acredita no negócio do cliente? 
  • O que você cobra é adequado ao seu modelo de custos e receita? 
  • O cliente acredita que seu preço é justo?

E de maneira nenhuma fuja das necessidades de mercado. Use isso como guia para estabelecer o posicionamento da sua agência e conquistar clientes. Foque na entrega de resultados relevantes para os seus clientes, para que eles permaneçam com você. Afinal, recorrência e indicação são ótimas fontes de garantir lucratividade e previsibilidade.

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O que uma agência de Marketing Digital entrega?

Uma agência de marketing digital deverá possuir recursos em tecnologia e inteligência para promover:

  • Definição de forma assertiva de quem é o público alvo, suas necessidades e qual o melhor momento para abordá-lo;
  • Criação, revisão e sugestão de conteúdo adaptado para a internet;
  • Definição e utilização de  palavras-chave para o tipo de negócio;
  • Fortalecimento da marca, por meio de conteúdo qualificado nas redes sociais e relacionamento, 
  • Produção de conteúdo para blogs, site e Google;
  • Organização de conteúdos atrativos, capazes de explicar e vender de forma que conecte o interesse do cliente ao propósito da empresa imediatamente;
  • identificação do momento que o cliente está mais propenso a efetuar uma compra, oferecendo as condições ideais para a conversão;
  • Entrega de conteúdo orgânico de maneira fluida, sem ser invasivo ou chamando demais a atenção.
  • Quantificação das visitas em determinados canais em um período de tempo;
  • Identificação das ferramentas que estão produzindo maior número de conversão;
  • Mobilização e educação dos clientes sobre investimento e retorno em cada ferramenta digital;
  • Produção de relatórios com todos os indicadores de resultado das ações de Marketing Digital.

Como montar uma agência de marketing digital passo a passo

Uma agência de Marketing Digital segue a mesma cartilha de outras agências e negócios similares. É um processo que precisa ser bem estudado para que o retorno aconteça. Os principais passos que devem ser seguidos para montar sua agência de Marketing Digital são:

  1. Encontre um nicho
  2. Identifique seu mercado alvo
  3. Escreva um plano de negócio
  4. Encontre seu público alvo (clientes)
  5. Escolha um local para sua empresa (físico ou virtual)
  6. Promova sua empresa de marketing digital – invista em tráfego orgânico e pago
  7. Contrate experts em temas do core business
  8. Use o relacionamento como arma de guerra
  9. Registre sua marca e seus domínios na web

Como legalizar uma agência de Marketing Digital?

O primeiro passo é escolher um escritório de contabilidade de sua confiança. No Brasil as atividades de Marketing Digital são consideradas intelectuais e para elas, é vedada a figura jurídica do MEI (Micro empreendedor Individual) e necessitam de suporte especializado de contador para administrar a contabilidade do empreendimento e assinar as obrigações. 

Na prática abrir uma agência de Marketing Digital é como abrir qualquer outro tipo de empresa no Brasil e você precisará atentar para os seguintes tópicos:

  • Delimitar a sua atividade e atuação através da escolha dos CNAEs adequados a sua agência de Marketing Digital;
  • Fazer o registro de sua empresa com  CNPJ, para emitir notas fiscais aos seus clientes e justificar sua renda;
  • Adquirir os alvarás necessários ao funcionamento;
  • Ter uma conta de Pessoa Jurídica no banco de sua preferência;
  • Escolher o modelo de empresa com sócios ou sem sócios;
  • Determinar o seu regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Porque é importante ter a sua agência de Marketing Digital legalizada?

Primeiro, porque você é um empreendedor ou profissional liberal e quer estar sempre em dia com suas obrigações com o governo. Sem CNPJ, muito provavelmente você não poderá prestar serviços de maneira continuada para outras empresas. E se conseguir, você terá uma carga de impostos que pode inviabilizar seu negócio. Além disso com CNPJ regularizado você poderá:

  • Contratar funcionários
  • Ter acesso a crédito especial para expandir o negócio
  • Vender por Cartão de Crédito (Maquininha)
  • Ter direito aos Benefícios Previdenciários

Quais atividades /(CNAEs) escolher para agência de marketing digital?

A tabela de CNAEs é bastante extensa e dependendo da sua atividade no marketing digital ela pode indicar este ou aquele CNAE. É importante que você delimite muito bem, a partir das suas entregas e tenha no rol dos CNAEs – principal e secundários – todas as atividades que você pretende exercer e emitir Nota Fiscal. É muito comum não se atentar para este fato e depois não conseguir prestar um determinado tipo de serviço, porque não conseguirá emitir NF para ele.

Para facilitar este processo, a Contabilizei estruturou o exclusivo Consultor de CNAEs no qual você poderá, a partir da busca por palavras chave, escolher o que melhor se enquadra de acordo com as suas entregas. 

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Quanto cobrar pelo serviço de marketing digital?

Existe mais de uma forma de compor o preço de um serviço de marketing digital. Como falamos acima, os projetos podem ser contínuos – e dessa forma você cobrará um valor mensal que pode ser acrescido de acordo com a performance em vendas do negócio – ou por entrega.

Nas duas situações é muito importante delimitar o escopo e precificar cada item de entrega, seja ele realizado uma única vez ou de maneira sistemática.

Veja alguns exemplos de valores de serviços pontuais (valores de referência apenas):

  • Criação do site profissional, hospedagem e manutenção – a partir de R$250,00 mensais
  • Landing Page, hospedagem e manutenção – a partir de R$180,00 mensais
  • Anúncios no Google – Administração – a partir de R$395,00 mensais
  • Anúncios no Google – investimento por dia – a partir de R$20,00/dia.
  • Gestão de redes sociais planos e valores: elaboração do conteúdo + criação das artes dos posts no Facebook e no Instagram + publicação + impulsionamento dos posts – a partir de R$350,00
  • Anúncios Patrocinados nas Redes Sociais (Facebook + Instagram) – com recebimento de contatos por formulários ou WhatsApp + investimento de divulgação – a partir de R$600,00

De acordo com o escopo, uma consultoria de Marketing Digital completa pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 20.000,00 dependendo do porte do negócio, da estrutura necessária para atender a demanda e até o desafio que se apresenta.

Qual a melhor maneira de administrar a contabilidade e os impostos da minha agência de Marketing Digital?

Você sabe que a burocracia brasileira toma um tempo enorme do empreendedor / profissional liberal e que como você não poderá ser enquadrado como MEI, terá obrigatoriamente ter o suporte de um escritório de contabilidade. 

Dessa forma, para que você não tenha dor de cabeça e conte com o suporte necessário na sua contabilidade e na emissão das suas obrigações legais , procure as novas opções de serviços contábeis que não oneram de maneira demasiada a sua agência de Marketing Digital, nem ocupam seu tempo com rotinas burocráticas.

Uma solução é o plano Experts da Contabilizei que oferece contabilidade completa com gestão financeira através de assessores personalizados, além de propiciar ao profissional liberal empreendedor, abertura do CNPJ sem custo de serviço, incluindo todo o processo de Imposto de Renda.

O  Assessor Experts – que é um especialista em processos de gestão contábil e financeira – fica dedicado à gestão da sua empresa, enquanto você trabalha de forma despreocupada com essas obrigações da sua agência de Marketing Digital. Com o Expert Contabilizei o profissional de marketing digital tem um braço direito para realizar suas rotinas administrativas e financeiras e pode dedicar muito mais tempo para o seu negócio, e o que é melhor, com um preço muito acessível e totalmente adequado.

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Matéria atualizada conforme legislação vigente à época da sua publicação, por Bianca Debiazi Fagundes em 24.03.2021. Sujeita a mudanças em decorrência das alterações legais.

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Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

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