Novidade: Confira as dicas dos nossos parceiros para o seu negócio. Acesse e se programe.

Gestão financeira

Controle o Fluxo de Caixa Diário, Semanal ou Mensal da sua empresa com nossa Planilha Gratuita

Conheça já a ferramenta que irá organizar as finanças da sua empresa e impulsionar seu negócio. Baixe a planilha de fluxo de caixa!

Principais funcionalidades da planilha:

  • h
    Cadastro diário dos lançamentos (entradas e saídas de dinheiro) da empresa, com visão do saldo inicial e saldo atual.
  • h
    Demonstrativo mensal, semestral e anual, para que você consiga ver a evolução do seu negócio e tomar melhores decisões.
  • h
    Cadastro de categorias de lançamentos, para que você consiga visualizar quais são as maiores fontes de receitas e despesas.

Obrigado por enviar o formulário!

ACESSAR PLANILHA

ACESSAR O MATERIAL

Contabilidade online completa a partir de R$89,00/mês

CONHEÇA A CONTABILIZEI

Preencha o formulário para baixar o material




Considerações importantes sobre a planilha de fluxo de caixa

Trata-se de uma ferramenta para controle financeiro destinada a empreendedores de diversas áreas, que contempla as demandas básicas de micro e pequenas empresas.

A planilha não fornece funções como previsões e estimativas futuras a partir dos dados coletados, sendo sempre necessária a avaliação do usuário sobre as necessidades específicas de seu negócio.

Utilize a planilha somente online, para aproveitar todas as funcionalidades. Não baixe o arquivo em Excel ou outro formato.

h

Dúvidas sobre a planilha de fluxo de caixa:

O fluxo de caixa é gestão dos recebimentos e pagamentos realizados em sua empresa. Controlar seus gastos e seus recebimentos é um processo fundamental para garantir a saúde financeira e continuidade de seu negócio.

Através do fluxo de caixa é possível saber quanto de recurso você tem disponível em caixa, realizar planejamentos e estimativas futuras e negociar prazos com fornecedores e clientes. 

Ou seja, esta é uma ferramenta fundamental para o empreendedor tomar decisões estratégicas em sua empresa.

O controle do fluxo de caixa não é um livro obrigatório por lei, porém é de extrema importância para a saúde financeira da empresa. 

Ele pode ser feito de forma manual, em um caderno existindo até alguns modelos específicos para este fim que você pode encontrar papelarias, normalmente. Porém é uma atividade que exigirá um tempo maior para ser executada, e sabemos que nem sempre o empresário conta com uma equipe para realizar esta atividade.

Com uma planilha de fluxo de caixa em excel você tem mais praticidade no preenchimento das informações, consegue realizar filtros, tem mais segurança e economiza tempo.

É importante definir qual será o método de registro que será utilizado para lançar as movimentações financeiras em sua planilha de fluxo de caixa: regime de caixa ou regime de competência.

No regime de caixa as movimentações são lançadas de acordo com as datas de recebimento e pagamento de fato, por exemplo, se a empresa efetuou uma compra em 10/10/2020, porém o vencimento do boleto é apenas em 05/11/2020, o lançamento acontecerá na data de pagamento.

Já no regime de competência as operações são lançadas no momento da operação, independentemente do recebimento ou pagamento. È importante levar em consideração que no regime de competência as análises precisam ser revisadas, retirando-se vendas ou serviços cancelados, por exemplo.

A planilha de controle de fluxo de caixa é fundamental para garantir principalmente que o caixa da empresa esteja sempre positivo para cumprir com os compromissos com fornecedores e outras obrigações. 

Porém, também é através dela que se garantem que todos os recebimentos e pagamentos foram de fato efetuados, além de poder extrair dados para analisar quanto e onde o dinheiro da empresa está sendo investido para a tomada de decisões do empresário.

A planilha de fluxo de Caixa da Contabilizei é disponibilizada online através da Ferramenta Google Planilhas. A ferramenta permite uso da planilha no próprio navegador, sem uso de um programa de computador.

É possível fazer o download do arquivo em Excel na ferramenta, porém não é recomendável, uma vez que a mudança pode gerar quebra de fórmulas e do layout da planilha.

Para realizar o fluxo de caixa mensal da empresa é necessário trabalhar com provisões de gastos, ou seja, estimativas. 

Como as compras e vendas não foram efetuadas, as informações serão lançadas com base no histórico da empresa ou com as metas e previsões para aquele mês. 

Estes dados são é o que chamamos de valores previstos.

Com o passar dos dias e fechamentos do caixa diário, a planilha deve ser alimentada com os dados concretizados, eles são os chamados valores realizados.

Da mesma que no fluxo de caixa mensal, para realizar o fluxo de caixa semanal o empresário deve levar em consideração as previsões de pagamento e recebimento para determinada semana. 

A medida que os dias da semana se passarem e as vendas e pagamentos forem efetuados, a coluna de fluxo de caixa realizado é preenchida para se avaliar as distorções com relação ao planejamento inicial.

No controle de fluxo de diário não haverá nenhuma previsão, apenas o controle do saldo diário em caixa com base nos recebimentos e pagamentos já realizados. 

Este é o controle básico que a empresa necessita para que se possa avaliar após determinado período como foi a movimentação financeira e qual a situação atual. 

Porém, realizar previsões é sempre importante para analisar necessidades de caixa como: negociações de prazo com fornecedores, empréstimos, antecipações de recebíveis, entre outras.

Por mais que a importância do controle financeiro pareça óbvia, muitas empresas ainda enfrentam problemas por falta de um acompanhamento adequado. Foi pensando nisso, que criamos uma ferramenta de fluxo de caixa em Excel prática, pronta para você utilizar no seu dia a dia.

 

Saiba mais sobre fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa bem estruturado, com uso frequente, oferece algumas vantagens para o empreendedor, entre elas:

  • Antecipar possível saldo futuro (negativo ou positivo), permitindo mudar a rota dos gastos para se ajustar;
  • Entender se as receitas da empresa são suficientes para cobrir seus custos;
  • Avaliar viabilidade do negócio, sendo que a visão de fluxo de caixa é um primeiro passo para identificar possíveis problemas, como diminuição das vendas, má precificação, altos custos que poderiam ser evitados, entre outros;
  • Facilitar decisões como forma de suprir as necessidades da empresa (criação de promoções sazonais, por exemplo).


O que você irá encontrar nessa planilha?

planilha de fluxo de caixa diário excel pronta é grátis e pode ser acessada agora mesmo! Confira os principais recursos:

  • Visão diária de lançamentos, com detalhamento por categoria;
  • Acompanhamento de seu saldo atual;
  • Acompanhamento de receitas e despesas por mês, semestre e ano;
  • Simplicidade e praticidade para usar diariamente.


Como fazer fluxo de caixa no Excel?

Para fazer o fluxo de caixa no Excel siga estes passos:

  1. Baixe a planilha de fluxo de caixa;
  2. Acesse a aba de lançamentos;
  3. Inclua o saldo atual de sua empesa;
  4. Comece a cadastrar as entradas e saídas de dinheiro;
  5. Inclua sempre as categorias dos lançamentos – Como por exemplo, vendas, impostos, pagamento de funcionários e fornecedores, rendimentos, entre outros;
  6. Confira o saldo atual, ou melhor, de quanto dinheiro sua empresa dispõe neste momento;
  7. Acesse a aba de acompanhamento – Evolução do faturamento e dos custos como um todo;
  8. Acompanhe o histórico por período: mensal, semestral e anual.

Uma dica importante: a única forma de desfrutar dos benefícios da planilha, tendo uma visão apurada, com o saldo real da empresa é usá-la de forma consistente, incluindo todos os lançamentos nela, com as datas corretas. Acesse nosso artigo para saber mais sobre como fazer fluxo de caixa.

Vale também observar, que existem algumas variações de planilhas de fluxo de caixa, como por exemplo, o fluxo de caixa descontado em Excel, também conhecido como fluxo de caixa descontado valuation, que além de fornecer dados sobre as transações e o saldo, também projeta o fluxo de caixa do seu negócio no futuro.

Esse tipo de ferramenta é mais indicado para empresas maiores, consolidadas e com um fluxo de caixa mais estável. Pequenas empresas, ou empresas que estão iniciando seu trabalho de fluxo de caixa, não se beneficiam tanto de uma projeção futura, já que enfrentam uma realidade mais instável.

Para sua empresa continuar crescendo da forma mais econômica possível, conheça os planos de contabilidade completa a partir de R$89,00 da Contabilizei.

É muito fácil trocar de contador

Você sabia que pode trocar de contador em qualquer época do ano? A Contabilizei oferece serviço de contabilidade, prático e completo por um valor que cabe no seu bolso. E o melhor, a mudança é muito simples e você pode começar agora.

A contabilidade online traz mais facilidade para a rotina da sua empresa: você acessa quando e onde quiser, fica por dentro de todas as rotinas contábeis e tem mais de 400 profissionais à sua disposição. Tudo isso com poucos cliques e muita economia.

Para começar é muito simples: escolha seu plano, faça seu cadastro e pagamento da primeira mensalidade, preencha os dados da empresa e pronto. Cuidamos de toda a transferência e sua empresa passa a contar com o maior escritório de contabilidade do país. Vem pra Contabilizei.

h

Especialistas

+400

Clientes

+20Mil

Cidades Atendidas

+50