Contabilidade

Contador: O que faz? Qual sua importância para as empresas

17 jul 2020

O que é Contador ou contabilista? Você sabe a diferença?

Você está montando sua empresa, ampliando seu negócio ou está simplesmente perdido na burocracia sobre impostos e taxas e não está tendo um bom retorno do escritório ou da pessoa que cuida da sua contabilidade? Bem, pode estar na  hora de buscar ajuda profissional qualificada.

O contador –  ou contabilista – é o profissional diplomado em Ciências Contábeis, com curso superior. Com essa formação, o profissional está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Ele pode trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria e precisa estar credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, é o profissional indicado para auxiliar nos trâmites, recomendar o regime tributário mais adequado e apurar os impostos.

É o contador, também, o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa com exceção de MEI (Micro empreendedor individual) por elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais. Enfim, é fundamental para a boa gestão de seu negócio.

Quais são as áreas que o contador pode atuar?

O profissional de contabilidade – contador / contabilista – está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas seguintes áreas:

  • financeira
  • atuarial
  • econômica
  • patrimonial 
  • gestão de empresas
  • mercado de seguros
  • controladoria
  • perícia
  • auditoria. 

Técnico em Contabilidade pode ser uma boa para meu negócio?

Agora que você já sabe o que é um contador / contabilista, você sabe o que é um técnico em contabilidade? 

O  técnico em contabilidade ou técnico contábil exerce funções muito parecidas com as do contador, mas mais com restrições, pois sua formação é de nível médio ou técnico. Profissional reconhecido pelos órgãos de classe, pode, assim como o contador, cuidar da parte financeira de empresas, ser responsável por prestações de contas de instituições, trabalhar com escrituração fiscal, registro e lançamentos contábeis, cálculo de impostos, juros e taxas; receitas e despesas; elaboração de registros financeiros e balancetes e, ainda, análise de contas e controle patrimonial. 

Na verdade, são atribuições muito semelhantes, e o trabalho de um técnico associado a de um contador, podem ser muito relevantes como uma assessoria para a sua empresa ou negócio. A principal diferença entre as duas funções é que o contador pode ser responsável pela contabilidade de uma empresa enquanto o técnico contábil ou de contabilidade, não.

E mais. Trabalhos de consultoria, auditoria, perícias judiciais e extrajudiciais e de análise de balanços somente podem ser feitos pelo profissional com curso superior – o contador, com está previsto na lei e disponível no na página do Conselho Federal de Contabilidade ou nos CRCs (Conselhos Regionais).

Qual é o correto contador ou contabilista?

Popularmente na origem, contabilista está associado ao técnico em contabilidade que, mais antigamente, era chamado de “guarda livros”. Mas, na verdade, o termo designa o profissional que trabalha com contabilidade, ou seja o contador. Não existe diferença entre os dois termos e podem ser usados da mesma maneira.

É melhor ter um contador na empresa ou terceirizado?

Você pode optar pelas duas situações, mas dependendo do seu porte, ter uma equipe própria vai tornar o negócio dispendioso. O ideal é você optar por um serviço terceirizado, compatível com o seu faturamento e perspectiva de médio prazo. A segunda opção que você terá que fazer é se um contador supre a sua necessidade (atendimento, preço, segurança e qualidade) ou você vai adquirir os serviços de uma plataforma online de uma empresa de contabilidade. 

Hoje em dia, com as facilidades que a tecnologia oferece e com as exigências de agilidade e rapidez na tomada de decisões, talvez uma opção para organizar ou, mesmo, iniciar o seu negócio, seja contratar uma empresa de contabilidade. Com certeza, você terá a segurança e a tranquilidade de receber a melhor orientação e/ou solução para a sua questão contábil.

Afinal, você quer uma solução moderna e que resolva as suas demandas, não é mesmo? Ter a sua contabilidade resolvida de forma prática e acessível e, ainda, online, pode ser uma boa escolha

Mas será preciso mesmo um contador para abrir ou manter a minha empresa?

Na hora de reestruturar ou mesmo de empreender um novo negócio, toda economia de recursos é bem vinda e, você, provavelmente, questiona a necessidade de cada nova despesa. No caso do serviço de contabilidade, entenda como um investimento, apesar de na maioria das vezes ser obrigatório por lei.

O sistema tributário no Brasil é bastante complexo, exige conhecimentos específicos e, por isso, para cumprir as exigências legais e manter a parte contábil em dia, você vai precisar da ajuda de um profissional, caso não seja MEI Além disso, uma boa assessoria contábil é valiosa na hora de ajudar na tomada de decisões estratégicas, como viabilidade econômica de novos projetos ou produtos e previsão de rentabilidade. Essas análises podem fazer você economizar muitos reais – e muita dor de cabeça.

Qual é a importância do contador para a sua empresa? 

Você chegou até aqui e já percebeu que o serviço do contador é importante para o seu negócio. E, acima de tudo, você vai dormir tranquilo, na certeza de que o seu contador lhe ofereceu as informações necessárias para agir dentro da lei e não esquecer nada importante. 

Além de cumprir com as obrigações e ter tudo organizado, você terá também muitas tarefas simplificadas, como a emissão de notas e automatização do pagamento das suas guias de impostos.

Certo, você já está convencido, precisa de um contador. Ou melhor, de uma empresa de contabilidade que lhe ofereça uma variedade de especialistas a sua disposição operando processos de forma segura e ágil. Este serviço terá que ser um grande aliado, realmente interessado no seu sucesso. Ufa, mas isso pode custar muito!

contador-contabilista-instrumentos-trabalho

Quanto ganha um contador? Qual o custo de um serviço de contabilidade?

Hoje em dia há uma grande variação de preço entre serviços de contabilidade. Com preços iniciais abaixo dos R$ 100,00 a contabilidade online desponta como expoente e grande opção para micro e pequenas empresas. Muitas empresas também não cobram pelo serviço de abertura de CNPJ e emissão de certificados digital. Mas este valor nem sempre foi baixo e ainda hoje pode chegar a algo em torno de R$ 1000,00 mais 13o, prática comum entre os contadores mais tradicionais.

Sempre opte por um serviço que garante segurança, praticidade e agilidade, com preço justo para não inviabilizar o seu negócio. Procure um preço adequado e condições transparentes para negociar. 

A contabilidade online é uma ótima opção, pois com o uso da tecnologia, consegue reunir um grupo variado de profissionais à sua disposição, com soluções qualificadas e simples, e, o melhor, que você pode ter acesso sem sair de casa ou do escritório. Com a otimização de tempo que a tecnologia permite, os processos são simplificados e, em decorrência, os preços ficam muito mais acessíveis.

Com a contabilidade online, você pode economizar até 90% do custo com contabilidade. Já pensou?

Como contratar um bom contador?

Assim como todos os profissionais especializados de serviços, você precisa partir de algum ponto para a escolha. Estabeleça o nível de envolvimento com contabilidade na sua organização e estipule o tipo de profissional que melhor se enquadra no seu cenário. 

Ouça outros profissionais e colegas, pesquise o histórico, compare preços e serviços incluídos na proposta e, se necessário, consulte empresas atendidas pela empresa de contabilidade que você está prospectando. Em linhas gerais são estes os passos para a boa contratação:

  • Defina se será um contador interno ou terceirizado
  • Pesquise sobre o seu contador
    • O contador irá esclarecer as minhas dúvidas?
    • Ele tem experiência na área da minha empresa?
    • Ele presta os serviços que necessito?
    • Ele é licenciado?
  • Defina os serviços a serem prestados
  • Compare os preços e serviços prestados
  • Feche o contrato com o escritório de contabilidade escolhido

Contabilidade online: falando a sua língua 

Outra vantagem de contratar uma empresa especializada, com profissionais qualificados e que disponha uma plataforma integrada. Dessa forma, simples e acessível elas falam a mesma língua que você. Quantas vezes você já não se deparou com profissionais com uma linguagem técnica, cheia de siglas que, ao contrário de facilitar a sua vida, criaram mais problemas? Você precisa é exatamente o contrário disso!

Na contabilidade online, você pode receber lembretes sobre suas obrigações, datas de pagamento e uma série de mecanismos para facilitar muito a gestão financeira da sua empresa. E o seu bolso e tempo também são otimizados. 

Para ter o assessoramento desejado ou a resposta a sua demanda, basta acessar a plataforma. Você não precisa mais organizar os papéis, colocar numa pasta, entrar no carro e dirigir até o seu contador. Sem falar na vaga para estacionar. Isso é coisa do passado. Agora, você pode ter uma equipe à sua disposição, na tela do seu computador.

Adeus tempo perdido no trânsito, na sala de espera e, ainda, tentando decifrar as siglas e termos e conceitos enigmáticos. Com a contabilidade online, você tem a solução que necessita onde estiver e no horário em que for mais conveniente para você.

Posso mudar de contador?

Se você já tem um profissional que o atende e ficou interessado nas vantagens de um serviço mais moderno é ágil, não precisa preocupar-se com a mudança. Ela pode ser muito simples. Para lhe ajudar, sugerimos o Guia Definitivo para Trocar de Contador com o passo a passo para a mudança segura e confiável.

Se você chegou até aqui neste texto, está muito interessado neste assunto e, provavelmente, está precisando mudar ou contratar um contador. Para facilitar a sua vida e para que não fiquem dúvidas, vamos a um detalhamento dos serviços contábeis necessários para sua empresa e prestados por um escritório de contabilidade. Continue conosco!

contador-contabilista-homem-tablet-

O que faz um contador / contabilista?

São inúmeras as atividades e atribuições de um contador / contabilista. A começar por assinar, junto com os sócios, os documentos contábeis legais que garantem a lisura e solidez do empreendimento junto aos órgãos reguladores. Conheça agora as principais responsabilidades do contabilista / contador. Se ainda ficar com dúvidas, acesse nosso post sobre o tema:

  1. Abertura de Empresa

Para legalizar um negócio, você vai precisar de ajuda para verificar as legislações municipal, estadual e federal que se aplicam ao negócio que você está criando – para que não seja cobrado por nada errado mais tarde. O escritório vai lhe ajudar a definir os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), escolher a natureza jurídica, definir o porte da empresa, escolher o regime tributário e verificar as alíquotas de imposto. 

Assim, você vai estar seguro de que cumpre a lei e escolhe as melhores alternativas para o seu negócio desde a sua criação.

E, se com o tempo, o negócio mudar, não se preocupe – seu escritório de contabilidade vai ajudá-lo a fazer as alterações contratuais necessárias e informar aos órgãos responsáveis.

  1. Escrituração Contábil/Tributária

Esta é uma das principais obrigações da contabilidade – registrar as movimentações financeiras, preencher demonstrativos, fazer controles e manter os livros fiscais da empresa atualizados. Tudo isso depende do tipo de empresa, e o contador vai saber verificar o que é necessário no seu caso.

Além disso, o escritório de contabilidade vai emitir as guias de impostos (ISS e ICMS, por exemplo)  – o que vai manter o seu negócio em dia com a fiscalização.

  1. Entrega das Obrigações Acessórias

Além de toda essa papelada que já mencionamos, seu contador vai ajudá-lo a manter a empresa na legalidade, preenchendo outros documentos também muito importantes, como Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS); Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF); Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e outros. 

Mas, calma, o escritório vai saber qual se aplica ao seu tipo de empresa. Ufa, mais uma coisa com a qual você não precisa esquentar a cabeça.

4. Emissão de Certidões Negativas de Débitos

Em muitas situações, para aceitar sua empresa como fornecedor, participar de licitação ou solicitar empréstimo em banco, vão lhe solicitar as certidões negativas – que comprovam que sua empresa não tem dívidas.

Há vários modelos de certidões, e o seu contador vai saber como e onde requerer.

5. Assessoria Trabalhista

Faz parte do serviço contábil atender algumas obrigações trabalhistas, como apurar e emitir contracheques dos colaboradores; calcular o pró-labore dos sócios; emitir guias do INSS, FGTS e IRRF; processar folha de pagamento; fazer relatórios para o Fisco trabalhista; organizar a documentação de admissões e demissões; preencher o cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED).

Este trabalho é muito importante para evitar futuros problemas judiciais

6. Planejamento Tributário

Este tipo de assessoria já não é oferecida por todos contadores – mas pode ser um diferencial importante. A partir do estudo detalhado da legislação tributária, é possível reduzir a carga de impostos, mas sem deixar de cumprir as normas. Tudo dentro da lei, como tem que ser. Mas, para isso, é importante ter ajuda de  contadores experientes e confiáveis.

7. Gestão Financeira

A assessoria nesta área pode ser uma grande aliada na tomada de decisões estratégicas. O contador pode contribuir muito com informações que podem auxiliar e amparar a definição dos caminhos para o sucesso do seu negócio.

8. Encerramento de Empresa

Nem sempre os negócios dão certo. Talvez, você precisa encerrar uma empresa para começar outra com o pé direito. Só quem empreende está sujeito a esses desafios. Se for o caso, você vai precisar cumprir uma série de etapas para não deixar nenhuma pendência. E seu contador vai estar lá para te ajudar.

Qual a diferença entre contabilidade e ciências contábeis?

Usadas como sinônimos até podem ser. Ou não. Do ponto de vista de formação Ciências Contábeis é o campo de estudo e a formação do bacharel com ensino superior que atua no campo da contabilidade. Então dessa forma contabilidade é o campo de conhecimento do estudo de ciências contábeis.

Na prática as duas se confundem, pois muitos profissionais se dizem contadores ou contabilistas, são formados em ciências contábeis bacharelado e atuam em empresas de contabilidade. No fundo apenas uma questão semântica que não traz prejuízos à profissão.

O dia do contador e o dia do contabilista brasileiro

Essa profusão de termos se dá porque até 1945, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes na área contábil. A criação do primeiro curso de graduação em Ciências Contábeis foi um fato histórico e que deu origem ao Dia do Contador – 22 de setembro – comemorado até hoje.

Além dessa data, os contadores também podem celebrar o dia 25 de abril, instituída por lei em 1979, na qual é comemorado o Dia do Contabilista Brasileiro, ou seja, de todos que exercem atividades nessa área no país.

contador-contabilista-homem-iphone

Oportunidades profissionais para o contador

Como abordamos acima, existem diversas oportunidades para os contadores em mais de uma área de atuação. A Contabilizei é uma delas e está constantemente recrutando contadores para reforçar o seu time e levar aos clientes o conhecimento necessário para os negócios. Atualmente já são mais 80 profissionais atuando em áreas como abertura, migração, societário, folha de pagamento, tributário, administrativo entre outras. Quer ver as vagas da Contabilizei? acesse nosso site exclusivo de vagas e se cadastre hoje mesmo. Quem sabe você não vem trabalhar na maior empresa de contabilidade do Brasil?Da abertura ao encerramento, passando pela gestão, pela tomada de decisão estratégica, pelo crescimento da empresa, seu escritório de contabilidade pode ser um grande parceiro. E, o melhor, com custo acessível, de forma simples e rápida e totalmente online. Estamos esperando o seu contato!

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar