O que é DRE na Contabilidade? Como Fazer e qual sua Importância no Sucesso de uma Empresa?

O que é DRE na Contabilidade? Como Fazer e qual sua Importância no Sucesso de uma Empresa?

A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.

Pela Lei, a DRE é deve ser feita por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) não funciona sozinha. Um erro comum é acreditar que a DRE mostra a saúde financeira da empresa. Mas, a DRE não considera dinheiro em caixa e contas a pagar, por isso, só funciona junto do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Caixa para essa análise. 

Para calcular se a empresa está lucrativa ou não, a DRE é composta por três seções principais: 1) Receitas (o quanto a empresa ganhou), 2) Deduções das Receitas (o quanto a empresa gastou) e 3) Lucro ou Prejuízo (o quanto de dinheiro sobrou).

A DRE permite uma análise detalhada da situação financeira, identificando pontos fortes (receita) e fracos (gastos) do negócio, proporcionando ao dono do negócio reavaliar sua margem de lucro, eficiência operacional e como garantir a sustentabilidade financeira da empresa.

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Quer entender melhor sobre o papel da DRE no cotidiano da sua empresa? Vamos lá!

Para que serve a DRE?

A DRE serve para acompanhar os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o lucro ou o prejuízo de um negócio. Ao utilizar esse controle como relatório gerencial, você poderá avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa e, assim, usar as informações para tomar decisões que irão reduzir gastos e fazer seu negócio faturar mais.

Além disso, a DRE possui entrega obrigatória pela lei. O Governo Federal utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, e faz o confronto do lucro declarado na DRE da empresa com os lucros declarados pelos sócios no IRPF.

 A DRE também pode ser utilizada na hora de pedir um empréstimo a um banco, pois ela demonstra a situação financeira da empresa, assim como na hora de conseguir um investidor para seu negócio.

Legalmente, o demonstrativo deve ser feito a cada ano. Porém, a empresa pode optar por realizá-lo mensalmente como um relatório gerencial para melhor acompanhamento da gestão – ou trimestralmente, considerando as obrigações fiscais.

Como fazer um DRE?

Como já informamos, a DRE somente pode ser realizada através de um contador habilitado junto ao CRC e a sequência de informações nela seguem um padrão quando feitas para cumprimento legal, independentemente do porte ou da natureza do negócio. De acordo com a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua modificação pela Lei 11.638/2007), os dados detalhados na demonstração devem ser:

1 – A receita bruta das vendas e serviços prestados, incluindo as deduções das vendas, os abatimentos e impostos;

2 – A receita líquida das vendas e serviços, com o custo dos produtos e serviços comercializados, e o lucro bruto;

3 – As despesas com as vendas, as despesas financeiras (deduzidas das receitas), e as despesas operacionais, administrativas e gerais;

4 – O lucro ou prejuízo operacional, além de outras receitas e despesas;

5 – O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;

6 – Os valores relacionados às debêntures, aos funcionários, administradores e outros beneficiários, mesmo que na forma de instrumentos financeiros, às instituições, aos fundos de assistência ou à previdência de empregados – os quais não são classificados como despesas;

7 – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Sendo assim, vários cálculos devem ser considerados na hora de fazer sua DRE. Vamos explicar alguns deles:

Receita Bruta de vendas

Compreende todas as vendas realizadas pela empresa, seja de produtos ou serviços. Importante destacar que não devem ser lançadas na receita apenas as vendas com entrada de dinheiro em caixa, o conceito de receita se remete à prestação efetiva do serviço ou venda da mercadoria, independente do momento do recebimento pelo seu pagamento.

Impostos e deduções

São detalhadas todas as tributações que incidem nas vendas, como a DAS, ICMS, ISS, entre outras. Aqui também temos o conceito da incidência e não do pagamento, ou seja, serão escrituradas na DRE todos os impostos devidos, independente de terem sido pagos ou não. Ainda deverão ser considerados os tributos calculados sobre o lucro, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). As demais deduções a serem lançadas são as vendas canceladas, devoluções e descontos concedidos, quando ocorrerem.

Receita líquida

Equivale a receita bruta menos os impostos e deduções.

Custos de vendas

Implicam em todo o valor investido para comprar e vender a mercadoria que será revendida ou para prestar o serviço ao cliente. Algumas vezes o conceito de custos parece vago então vamos aos exemplos:

a) se a empresa é de engenharia e é contratada para fazer a planta de um edifício, e para fazer esta planta ela precisa de um software, então o valor gasto no software é um custo para a empresa. Já se a empresa tem um software de controle financeiro, este então é uma despesa, pois ele não é utilizado para a realização da prestação do serviço.

b) se a empresa é de comércio, todo o valor gasto na aquisição das mercadorias é um custo, como o frete, pedágios, entre outros. Se a empresa tiver funcionários, os vendedores são um custo, já quem faz a parte administrativa, como departamento financeiro e rh são despesas.

Lucro Bruto

Equivale a receita líquida menos os custos.

Despesas

São todos os gastos que não são custos, necessários para manutenção da atividade da empresa, tais como conta de luz, internet, aluguel, entre outros. Elas podem se dividir entre despesas com venda, administrativas, operacionais, conforme organização e controle de cada empresa.

Outras Receitas e Outras Despesas

Podem ocorrer receitas não relacionadas à atividade principal da empresa, como por exemplo, a venda de um ativo imobilizado ou o recebimento de algum prêmio dos sistemas de nota fiscal pelo país, entre outros. 

Neste caso essa receita é isolada das demais para que fique claro na DRE o que a empresa obteve através da sua atividade principal apenas; da mesma forma as despesas não operacionais também ficam isoladas, para que o leitor da DRE compreenda que tais eventos não fazem parte da atividade principal, e muitas vezes, da rotina da empresa. 

São exemplos de despesas não operacionais multas ambientais, de trânsito ou quaisquer outras multas recebidas; despesas com confraternizações, doações concedidas, entre outros.

Receitas e Despesas Financeiras

Também ficam isoladas em um grupo específico dentro da DRE para que não prejudique a leitura do resultado operacional. São exemplos de receitas financeiras os rendimentos de aplicações e descontos obtidos; já despesas financeiras são multas e juros pagos por atraso no recolhimento de impostos e fornecedores e despesas bancárias para manutenção de serviços, entre outros.

Lucro Operacional

Equivale ao lucro bruto menos as despesas.

IRPJ e CSLL

Estes impostos ficam isolados dos demais por incidirem diretamente sobre o lucro das empresas, contudo isso não se aplica aos optantes do Simples Nacional, uma vez que os mesmos acabam incidindo também sobre a receita bruta.

Resultado Líquido do exercício

É o lucro ou prejuízo apurado após o lançamento de todas as receitas e despesas elencadas acima. Havendo lucro, este poderá ser distribuído aos sócios ou acionistas, e ser declarado nos respectivos IRPFs dos mesmos.

Exemplo:

  • Receita Bruta de Vendas
  • (-) Deduções e Abatimentos
  • (=) Receita Líquida de Vendas
  • (-) CPV/CMV/CSP
  • (=) Resultado Bruto
  • (-) Despesas com Vendas
  • (-) Despesas Administrativas
  • (-) Outras Despesas
  • (+) Outras Receitas
  • (-) Despesas Financeiras
  • (+) Receitas Financeiras
  • (=) Resultado Antes do IR/CSLL
  • (-) IR/CSLL
  • (=) Resultado Líquido do Exercício

Em resumo, para fazer corretamente a DRE com finalidade de cumprimento legal, diversos controles, relatórios e cálculos deverão ser efetuados. Isto dito, guarde todos os comprovantes relacionados à sua empresa e acompanhe os registros do seu contador em cada processo.

No entanto, se você precisa de um relatório para controle gerencial, não é necessário seguir fielmente esse modelo. Considere a natureza do seu negócio e adapte esse documento à realidade da sua empresa. Seu contador poderá te ajudar nessa tarefa.

Qual a diferença do balanço patrimonial e DRE?

O Balanço Patrimonial oferece uma “fotografia” da situação patrimonial em um ponto específico no tempo, revelando os ativos, passivos e o patrimônio líquido, já a DRE apresenta o desempenho da empresa ao longo de um período, destacando as receitas, custos e despesas para calcular o lucro ou prejuízo.

O Balanço Patrimonial é tradicionalmente estruturado em três colunas, representando o ativo, o passivo e o patrimônio líquido, organizado em formato de “T”. Por outro lado, a DRE é apresentada em forma de “conta totalizadora”, dividida em seções para receitas, deduções das receitas e lucro ou prejuízo. Enquanto o Balanço Patrimonial é essencial para avaliar a liquidez, solvência e estrutura de capital da empresa, a DRE é fundamental para analisar a rentabilidade, custos e despesas.

Para compreender melhor essa diferença, consideremos um exemplo prático: uma empresa que vende produtos. 

O Balanço Patrimonial revela:

  1. O valor dos produtos em estoque;
  2. As contas a receber dos clientes;
  3. As contas a pagar aos fornecedores em um momento específico;

Enquanto a DRE mostra:

  1. O quanto a empresa vendeu em produtos;
  2. Os custos associados à produção e às vendas;e 
  3. O lucro ou prejuízo durante um período específico. 

Conclusão: utilize esse relatório!

Ao aprender a fazer a leitura da sua DRE, é possível visualizar a saúde do seu negócio com maior facilidade e precisão. Assim, na hora de tomar decisões, você terá dados confiáveis para saber se está no momento de cortar gastos com algo específico ou se é possível usar o lucro para investir ainda mais no seu negócio – como vender uma nova linha de produtos ou serviços, comprar novos equipamentos e materiais ou até mesmo abrir novas lojas com o objetivo de expandir sua marca.

Um bom serviço de contabilidade irá fazer os cálculos corretamente e considerar todos os itens que são exigidos na DRE da sua empresa. Para tornar o processo ainda mais prático, conte com a contabilidade online para modernizar e facilitar as operações contábeis da sua empresa.

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

3 comentários

  1. Gostei, sou estudante de Ciências Contábeis e encontrei aqui para tirar minhas dúvidas pois ainda não consegui estágio para aprender na prática então busco conhecimento de contabilidade na prática mesmo que seja pesquisando.

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