Ferramentas digitais integradas para agilizar o dia a dia do médico

| Atualizado em 22/07/21 | 9 minutos de leitura

A fim de desburocratizar a rotina dos médicos, a Contabilizei se uniu a quatro importantes players do setor. Confira 4 ferramentas integradas que vão facilitar o dia a dia dos médicos empreendedores.

Por mais que se aprenda na faculdade de medicina há um tema, em especial, que acaba sendo deixado de lado: o empreendedorismo.

De modo geral, a ideia que temos dessa profissão é de uma atuação dentro de grandes hospitais ou clínicas. No entanto, um médico pode, sim, ser um grande empreendedor e ter o seu próprio negócio.

Aos que decidem trilhar por esse caminho, o uso de ferramentas integradas otimizam a rotina dos médicos e fazem toda a diferença.

Somado a isso, o apoio de um profissional contábil é fundamental a partir do momento em que o médico decide abrir empresa, e segue todos os meses com o acompanhando do cumprimento das obrigações fiscais, contábeis e outras.

Esse suporte, inclusive, é essencial para manter a saúde financeira do negócio (sem trocadilhos!).

Considerando todos esses pontos, confira 5 ferramentas integradas que facilitam muito a gestão de consultórios médicos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

A importância das soluções tecnológicas nos consultórios médicos

A tecnologia está em tudo! Com certeza, você já deve ter ouvido ou lido essa frase em algum lugar e, por mais clichê que ela tenha se tornado, essa é uma realidade impossível de ser negada.

Abrangendo todos os setores, o uso de soluções tecnológicas passou a fazer parte também da gestão de consultórios médicos, e não podia ser diferente.

A utilização de ferramentas integradas visa não apenas agilizar a rotina desses profissionais, mas também deixar o processo de atendimento mais dinâmico e o controle financeiro mais preciso e fácil de ser realizado.

No que diz respeito ao atendimento, por exemplo, pesquisas apontam que mais de 80% das pessoas preferem ser atendidas por meios digitais.

Outro levantamento aponta que, no Brasil, 85% consideram o atendimento recebido um quesito fundamental na hora de decidir se tornar, ou não, fiel a uma empresa. 

Ou seja, ao abrir o seu próprio consultório, o médico precisa pensar como um empreendedor e colocar em prática ações que vão contribuir para atender melhor os seus pacientes.

E quando falamos em atendimento, não estamos nos referindo apenas ao prestado durante a consulta, mas sim na interação que acontece desde o momento do agendamento e que se que estende até as formas de pagamento oferecidas.

Nesse ponto, inclusive, é fundamental ressaltar a importância de uma boa gestão financeira e considerar que, no caso dos médicos, as remunerações podem englobar pagamentos de diferente fontes (diretos provenientes de consultas particulares e/ou o recebimento via convênios).

Quanto aos convênios, não se pode esquecer que os valores das consultas demoram para entrar na conta do profissional. Mesmo as particulares podem não ser on-line, a exemplo das realizadas via cartão de crédito.

Essa diferença de datas, se não for bem administrada, pode comprometer o capital e o lucro da empresa, refletindo em outros compromissos, tais como o pagamento dos salários de funcionários, dos impostos mensais, do aluguel do local, na aquisição ou conserto de equipamentos etc. 

ferramentas-medicos-receita

5 ferramentas integradas para agilizar a rotina dos médicos

Pensando em tudo isso, a Contabilizei — maior escritório de contabilidade do país e pioneira na digitalização de serviços contábeis —, se uniu aos principais players do setor para desburocratizar a rotina dos médicos.

A ideia é permitir que os médicos consigam uma gestão mais otimizada e prática do seu negócio para, assim, se dedicarem ao que realmente gostam de fazer: cuidar de vidas!

Na busca pelos parceiros ideais, a Contabilizei conversou com diversos médicos para identificar em quais pontos esses profissionais tinham maior dificuldade como donos dos seus próprios negócios.

Entre os principais desafios apontados estão os relacionados a:

  • pagamento de impostos;
  • gestão da parte financeira da empresa, que muitas vezes se funde com a pessoal;
  • administração de pagamentos provenientes de fontes distintas;
  • pouco tempo disponível para solucionar questões burocráticas da empresa;
  • falta de conhecimento básico para gestão de um negócio.

A fim de solucionar todos esses problemas, confira as 5 ferramentas integradas que, junto com a Contabilizei, vão agilizar a rotina dos médicos.

1. iClinic

O iClinic é um software de gestão médica voltada para clínicas e consultórios.  

As soluções oferecidas por essa ferramenta contemplam:

  • Teleconsulta: atendimento médico por vídeo, on-line;
  • Agenda on-line: permite o acesso à agenda médica de qualquer lugar;
  • Prontuário Eletrônico Personalizável: prontuário médico digital que pode ser personalizado de acordo com as necessidades do consultório;
  • iClinic Marketing: solução que permite o envio de e-mail marketing e campanhas aos pacientes.

Quanto a essa última funcionalidade, a empresa realizou uma pesquisa na qual constatou que médicos que investem em marketing têm renda 48,6% maior do que aqueles que não investem. 

O volume de atendimento também é maior (42%) entre os profissionais que utilizam essa estratégia para atrair e fidelizar clientes.

Além das soluções do software iClinic, a empresa oferece diversos cursos para médicos, administradores e recepcionistas, tais como:

  • Telemedicina;
  • Gestão de clínicas e consultórios;
  • Finanças;
  • Facebook para médicos.
ferramentas-medicos-estetoscopio

2. Prontmed

O Prontmed é um prontuário médico eletrônico com navegação simplificada, configuração automática e/ou manual, e totalmente clicável.

A solução conta com prescrição inteligente (automática), reduzindo em 50% o tempo de preenchimento de receituários e solicitações de exames.

Além disso, o Prontmed oferece agenda virtual, relatórios administrativos que contribuem para a gestão do faturamento, entre outras funcionalidades.

3. Memed

A Memed é uma plataforma de prescrição médica digital que conta com mais de 60 mil medicamentos em sua base.

A ferramenta garante o preenchimento rápido dos receituários, otimizando o dia a dia dos médicos e beneficiando também os pacientes, que podem receber suas prescrições via SMS e comprar os medicamentos diretamente pelo celular.

Outra vantagem é que os profissionais que já utilizam prontuários digitais podem facilmente fazer a integração da Memed à solução.

4. Medicinae

A Medicinae Solutions é uma empresa pioneira de serviços financeiros voltados exclusivamente para a área de saúde.

As soluções oferecidas pela Medicinae Solutions permite que o médico receba quando e como quiser, contribuindo muito para a gestão financeira do seu negócio.

Entre as funcionalidades, é possível antecipar recebíveis de planos de saúde ou mesmo de pagamento particulares parcelados.

A ferramenta também contempla:

  • glosa;
  • simulador de vendas;
  • controle de faturamento e de recebimentos;
  • split de pagamento (divisão de valores), que contribui muito para evitar a bitributação;
  • soluções para pagamentos remotos;
  • soluções para pagamentos particulares.

Referente a essa última função, inclusive, a empresa oferece a Medicinae Pay, máquina de cartão de débito e de crédito criada exclusivamente para consultórios e clínicas.

Além disso, a solução pode ser acessada tanto via plataforma web quanto pelo app pelo smartphone.

5. Contabilizei

A participação da Contabilizei no processo de desburocratização da rotina médica começa já no momento em que esse profissional decide abrir o seu próprio negócio.

A abertura de empresa para médicos, ou seja, a obtenção do CNPJ, é um processo que pode gerar muitas dúvidas, o que é bastante comum.

Por exemplo, muitos questionam se um médico pode ser MEI (Microempresário Individual), ou mesmo atuar apenas como pessoa física.

O fato é que não é possível um médico ser MEI, nem tão pouco EI (Empresário Individual). No caso, esse profissional só pode abrir empresa como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou a Sociedade Unipessoal Limitada (SLU). 

Entenda tudo neste artigo: “Médico pode ser MEI? Veja as opções de abertura de empresa para essa profissão

Considerando isso, é bastante indicado o auxílio de um contador logo no início do processo

Esse profissional vai ajudar a escolher o melhor regime tributário, a identificar o porte da empresa, entre outras questões contábeis e fiscais. 

Aqui, vale ressaltar que o acompanhamento mensal de uma contabilidade para médicos é obrigatório para empresas com os formatos que mencionamos. Assim, por que já não contar com esse suporte logo nos primeiros passos?

Nesse trajeto, a Contabilizei oferece abertura de empresa grátis, o que reduz consideravelmente os custos iniciais do empreendimento.

Além disso, todos os trâmites são feitos on-line. Ou seja, tanto para abrir a sua empresa quanto para a gestão diária, tudo é feito remotamente. 

Dessa forma, você não precisa sair da sua casa ou do seu consultório para resolver qualquer questão contábil ou fiscal, o que otimiza muito o seu dia a dia.

ferramentas-medicos-atendimento

Conheça mais sobre a Contabilizei

A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade on-line do Brasil. Primeira a digitalizar os todos os processos contábeis.

Com mais de 20 mil clientes distribuídos em mais de 50 cidades brasileiras, a empresa ajuda na gestão do seu negócio desde os primeiros momentos.

São mais de 400 profissionais que oferecem consultoria, esclarecem dúvidas e prestam orientações tributárias aos clientes, além de realizarem todos os demais serviços contábeis que a sua empresa precisa.

A plataforma da Contabilizei permite acompanhamento em tempo real, cálculo automático de impostos para geração de guias, folha de pagamento, pró-labore e muito mais.

Abra empresa grátis ou mesmo troque de contador, tudo on-line! 
Acesse agora o site da Contabilizei, conheça nossos planos e converse com um especialista.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar