O Natal está chegando: Como preparar seu negócio em um ano diferente

| Atualizado em 22/09/20 | 11 minutos de leitura

O natal é um dos eventos mais lucrativos do ano, envolvendo o mundo inteiro em uma celebração que muitas vezes resulta nas melhores ofertas do mercado para o consumidor.

Estamos vivendo um ano muito diferente de qualquer outros nos últimos anos, já que todo o mundo foi afetado por uma crise global, o que não deve ser motivo para deixar de celebrar momentos que aproximam, mesmo que emocionalmente, todas as pessoas.

Já estamos no segundo semestre do ano, e isso significa que estamos cada dia mais próximos de mais um encerramento de ciclo anual, remetendo a grandes comemorações como o natal e o ano novo.

Se até então era popularmente dito que um ano só começa depois do carnaval, este ano podemos dizer que a frase foi ressignificada. O mundo aguarda por uma vacina, e talvez o mais sábio hoje seja dizer que o ano começa após uma vacina.

Embora essas adaptações e esse novo estilo de vida tenha impactado o mercado de diversas maneiras, os empreendedores precisam se adaptar entender como devem responder para que seus empreendimentos continuem em bons termos durante a quarentena.

Como a sua empresa está lidando com isso?

As oportunidades para Micro e Pequenas empresas no próximo Natal

Se tem uma lição que a quarentena nos ensinou foi a importância das empresas disponibilizarem seus serviços ou suas mercadorias para serem acessados remotamente ou enviadas para qualquer endereço.

O Natal sempre foi uma data importante para a vida das pequenas e médias empresas, em especial dos comerciantes, que muitas vezes ganham uma relevância que vale por todo o resto do ano, já que é um momento de alta demanda e oferta.

As grandes oportunidades para as empresas está justamente na oferta de conveniência de seus serviços e produtos, prova isso é o aumento de entregas via correio e a alta de assinatura de serviços online como a Netflix ou até mesmo nas entregas de comida.

Neste momento, caso o seu mercado de atuação permita, você tem a possibilidade de potencialmente economizar em infraestrutura enquanto mostra ao cliente que está contribuindo para que toda a situação mude logo enquanto continua oferecendo o melhor serviço ou produto possível.

É também uma oportunidade de explorar os canais digitais, de se aproximar; mesmo de longe, do consumidor final, e eventualmente descobrir que o espaço físico nunca foi um requisito para o funcionamento de seu modelo e negócios.

Em geral é tudo baseado em ações legais e preventivas, mas que podem servir para a reflexão sobre a empresa como um todo.

A quarentena abriu as portas para novos modelos de negócios que possam atender a população de maneira segura, e com isso, nasceram alguns serviços e outros foram intensificados, como é o caso de:

  1. Delivery de pães e outros preparos de padaria.
  2. Intensificação de delivery nos supermercados.
  3. Venda e produtos artesanais.
  4. Franquias digitais.
  5. Revenda de produtos.

Esses modelos de negócio reaproximam as marcas do consumidor ao propor uma nova maneira de fazer coisas que já faziam parte de sua rotina antes da quarentena, e isso pode representar um impacto positivo na rotina das pessoas que sentem falta disso.

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As diferenças para os anos anteriores em função da pandemia

O público sem dúvidas vai estranhar este natal. Nos anos anteriores, a comunicação em torno da data sempre foi direcionada a pessoas reunidas, comemorações familiares, presentes seguidos por demonstrações de afeto e contato humano, justamente o que não podemos sugerir com uma pandemia acontecendo.

A maior saudade da população em geral deve ser o livre contato humano, e para os estabelecimentos, além de ambientes lotados, deve-se notar menor impacto em campanhas fora da internet ou setores específicos.

Talvez, o melhor parâmetro que podemos usar para comparar com este ano, seja a crise 2015, que embora não tenha envolvido uma pandemia como desta vez, fez com que muitas empresas se adaptarem ao perfil de compra do brasileiro até então.

Desta vez, vivenciamos além de uma crise financeira, um isolamento sugerido como prevenção ao covid-19, o que fez com que a relação do mercado e consumidor mudassem e se tornassem mais modernas para assim tornar possível que a economia não pare por completo e a saúde pública siga preservada.

Pesquisa de mercado

Segundo o Sebrae, o mercado nacional brasileiro possui seus investimentos favoritos do natal, a lista envolve alimentos e bebidas, beleza e cosméticos e calçado e vestuário nas três primeiras posições, o que combina com as festas de fim de ano.

Em 2020, devemos ter mudanças em fatores estéticos como a área de beleza e calçados, enquanto o setor de alimentos deve continuar em alta, o setor de comunicação e tecnologia está em crescimento devido a demanda por serviços como videoconferências, e isso deve se potencializar durante o natal.

O mês de dezembro é considerado o melhor mês do ano para todo varejista, com índices que já apontaram até 24% da renda anual dessas empresas, incluindo eventos como a Black Friday, Natal e Ano Novo.

Para que isso continue sendo uma realidade em meio a crise que o país enfrenta, diversos projetos como a possibilidade do saque de um salário mínimo do FGTS, foram implementados, garantindo assim que o mercado continue consumindo durante o período.

Com o distanciamento social sugerido, ainda que muitos lugares já estejam até mesmo operando normalmente – com restrições como o uso de máscara, é previsível que as compras online continuem em alta, assim como a demanda pelos serviços de entrega.

Eventos como o carnaval em cidades como São Paulo já foram adiantadas, mesmo que ocorram somente em 2021, e no caso das festas de fim deste ano, o cenário deve ser o mesmo, então embora comercialmente o mês de dezembro ainda possa apresentar resultados importantes, é uma ilusão achar que as coisas estarão normalizadas até lá. 

Novos negócios

Se você acha que a pandemia é palco apenas para negócios que estão em plena adaptação, está muito enganado.

Serviços e itens que otimizam a vida de quem trabalha de casa, assim como os que auxiliam na identificação de problemas de saúde – como câmeras capazes de identificar pessoas com febre, estão em alta.

Mas os novos negócios não giram apenas em torno da pandemia.

Serviços facilitadores de exercícios em casa, que possibilitam a compra de alimentos e até mesmo assinatura de roupas tornaram-se uma alternativa para pessoas que querem continuar consumindo itens de sua preferência.

Dentre os novos negócios que ganharam destaque na pandemia, podemos mencionar:

  1. Serviços de streaming
  2. Ferramentas online (como plataformas de reuniões)
  3. Cursos online
  4. Serviços de entrega 
  5. Assinatura de livros e degustações (vinho, cerveja…)
  6. Segmentos de vida saudável

Para ter sucesso em um novo negócio durante a pandemia é preciso pensar em atividades que possam ser realizadas e adquiridas a partir de qualquer lugar, de acordo com a proposta de atuação do projeto. Se o seu negócio exige locomoção por parte do cliente, é provável que não seja o melhor momento para seu lançamento.

É tudo sobre olhar para as necessidades do seu público-alvo.

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Negócios reformulados

Quanto aos negócios reformulados, podemos citar ainda mais exemplos.

As instituições de ensino de todos os níveis tiveram de aprender a importância de estarem preparadas para o distanciamento social, com o crescimento de plataformas para transmissões como o Google Meets e o Zoom, além do aumenta da oferta de cursos online.

Mas talvez o setor que melhor se adaptou, tenha sido o alimentício, que deixou de demandar uma reserva na mesa para oferecer o que há de melhor em seu cardápio por delivery, fora o nascimento de diversos estabelecimentos desconhecidos e que podem operar até mesmo na casa dos donos.

Consultas psicológicas, que até então eram offline, passaram a ter como opção o atendimento online e isso foi especialmente interessante, considerando uma polêmica pré-pandemia de um aplicativo que tinha exatamente isso como proposta.

Com todas essas reformulações emergências, fica difícil de enxergar um mercado pós-pandemia que volte a operar exatamente que a mesma forma de antes, sendo esperado que muitas empresas mantenham suas atividades online parcialmente ou até mesmo migrem totalmente para o ambiente online.

Quando e como se preparar para o natal

Um detalhe importante sobre as empresas de sucesso é que já existe um planejamento direcionado para os principais eventos do ano, incluindo o natal.

Isso não quer dizer, por exemplo, que sua empresa tenha uma campanha inteira de natal em janeiro, até porque muita coisa deve mudar até lá e é importante aproveitar as oportunidades culturais para realizar anúncios, mas é importante ter consciência de cada uma dessas datas e caso sua empresa já tenha vivenciado o evento no passado, uma previsão do que esperar para o próximo.

Caso sua empresa seja nova no mercado, você pode definir metas tangíveis e se organizar para que seja possível atingi-las com os recursos que tem, em outras palavras, quanto antes você tiver planejado e previsto os melhores momentos comerciais, melhor.

A preparação deve envolver, a busca por estoque, eventual contratação de pessoas, e este ano em específico devemos pensar em toda estrutura digital e recursos como frete e experiência do usuário fora dos ambientes controlados pela empresa.

Para realizar esses preparos de maneira estratégica é importante contar com uma assessoria contábil, já que o momento pode envolve uma série de considerações legais alteradas para que as empresas possam se adaptar melhor ao momento atual. 

A partir de um serviço de contabilidade online, os empreendedores podem continuar tomando as melhores decisões com o auxílio de um contador e respeitar todas as recomendações de saúde a OMS.

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Iniciar 2021 com dinheiro

Embora 2020 tenha causado prejuízos para diversos mercados, esse cenário deve se normalizar em 2021 e por isso, o melhor momento para começar a se planejar para ele, é agora.

Talvez uma das grandes lições que pudéssemos aprender com todos os impactos de uma pandemia no mundo, é a importância de estar preparado para momentos inesperados, e isso vale tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, pois existem crises que estão além da nossa previsão, mas se preparar para uma crise pode diminuir sua força.

Existem diversas maneiras de fazer isso, como no planejamento de uma reserva emergencial, isso para o empreendedor é de extrema importância, já que sua saúde financeira pode impactar diretamente seu desempenho em relação ao empreendimento ou até mesmo reduzir sua auto-estima no processo.

O mesmo vale para as organizações que estão passando por dificuldades financeiras, além de envolver, em alguns casos, sócios que terão seus bens pessoais diretamente afetados, é natural que o empreendedor faça de tudo para tentar recuperar a saúde da empresa, o que pode resultar no uso voluntário de bens que desestruturem sua vida financeira pessoal.

A melhor maneira de maneira de manter sua empresa bem estruturada e preparada iniciar 2021 com dinheiro é a partir de um bom planejamento financeiro, sendo que a falta de um é uma das principais causas de fechamento prematuro de organizações.

Faça desse planejamento algo tangível para o seu cenário e não poupe tempo em sua criação, pensando em todos os pontos consideráveis em seu modelo de negócios, reconhecendo o público-alvo e compreendendo todo o mercado no qual está inserido.

Caso seja possível, negocie valores diferenciados como o aluguel da sua empresa, transfira o máximo de serviços possíveis para uma plataforma online e aproveite as comemorações de fim de ano para disponibilizar ofertas que possam até mesmo ser agendadas para o próximo ano, no caso de serviços.

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A pandemia vai passar

Embora o mundo esteja vivendo uma realidade difícil no momento, é importante lembrarmos que tudo isso irá passar e o que deve valer é todos os aprendizados que tivemos da experiência, quais processos a sua empresa aprimorou para manter-se em atuação durante a quarentena?

A relação de pessoas com o mercado nunca mais será a mesma e é importante que ocorra a reflexão de como sua empresa irá lidar com os negócios a partir de hoje e como ela vai tornar a tecnologia uma aliada para atender melhor o seu público e também se preparar para eventuais crises no futuro.

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Escrito por:

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