Modelo de orçamento de prestação de serviços: veja como fazer

Modelo de orçamento de prestação de serviços: veja como fazer

Ao iniciar um negócio como prestador de serviços, uma das primeiras dúvidas que surgem é: como devo apresentar meu orçamento para os clientes? Existe um modelo de orçamento de prestação de serviços? 

Para simplificar a rotina de quem empreende, a Contabilizei preparou este material para apoiar você, prestador de serviços, neste momento. Abaixo, entenda mais sobre como elaborar uma proposta comercial para clientes. 

Se você também precisa de apoio para elaborar um contrato de prestação de serviços, utilize o modelo gratuito disponibilizado pela Contabilizei. 

Como elaborar uma proposta de prestação de serviços?

Na dúvida de como passar orçamento para cliente? O primeiro passo é elaborar uma introdução breve para que o cliente conheça o seu trabalho e currículo. Lembre-se de ser breve e trazer os dados de forma objetiva. 

Apresente o seu diferencial

Sugerimos que você verifique o que é que faz de você um profissional qualificado para o serviço a ser prestado. Por exemplo, um designer com experiência de 20 anos é diferente de um profissional que recém começou a fazer este tipo de atividade. Outros pontos de diferenciação, além da experiência, são a formação, o atendimento a clientes renomados, ou mesmo o reconhecimento de clientes sobre o seu trabalho.

Conheça seu cliente

Depois, é essencial conhecer bem o cliente e suas necessidades. Faça uma pesquisa sobre a empresa, seu segmento de atuação e suas demandas específicas. Isso permitirá que você personalize a proposta de acordo com as necessidades do cliente, aumentando as chances de sucesso.

Toda essa análise de diferenciação pode lhe ajudar a justificar um valor mais elevado do que outros que o cliente receba – e é por isso que você precisa deste passo na composição do orçamento de prestação de serviços. 

Faça uma chamada para ação

A proposta deve ser enviada junto ao documento de orçamento. Assim, no final da proposta, faça um resumo dos principais pontos apresentados no orçamento e reforce os benefícios que o cliente terá ao contratar seus serviços. 

Se você estiver enviando o orçamento por e-mail ou Whatsapp, aproveite a mensagem para incluir um convite para a ação, como “Entre em contato para discutirmos os detalhes e fecharmos o negócio”.

Considere uma apresentação presencial

Já se for para uma atividade que funciona como um projeto maior, que levará alguns meses para execução, merece uma apresentação feita pessoalmente pelo profissional, demonstrando etapa por etapa como será o serviço entregue ao cliente. 

E, claro, aproveite o modelo de orçamento de prestação de serviço pronto disponibilizado pela Contabilizei para estruturar a sua proposta comercial. 

Como fazer um orçamento de prestação de serviços?

Para fazer um modelo de orçamento de prestação de serviços você deve descrever o serviço prestado, valor total, cronograma de execução, incluir dados do fornecedor e do requerente da proposta comercial. 

Agora, veja abaixo um exemplo de orçamento e um passo a passo para elaborar o seu:

  1. Dados da sua empresa e do cliente

Comece incluindo os dados da sua empresa, como razão social, inscrição municipal, inscrição estadual, endereço e CNPJ. Faça o mesmo sobre os dados do cliente que solicitou o orçamento. Se preferir, vale personalizar o orçamento com o logo da sua empresa. 

  1. Descreva os serviços oferecidos

Apresente de forma detalhada os serviços que você irá oferecer ao cliente. Explique como cada serviço será realizado, quais são os prazos e quais serão os resultados esperados. É importante ser claro e objetivo, evitando termos técnicos que possam confundir o cliente. Caso a prestação de serviços exija o uso de equipamentos específicos aqui também é o momento para descrever os itens. 

  1. Apresente um cronograma

Um cronograma é uma ferramenta importante para demonstrar ao cliente como o trabalho será realizado ao longo do tempo. Divida as etapas do projeto em períodos específicos e estabeleça prazos para cada uma delas. 

Você pode começar listando as etapas de preparação. Para um advogado, por exemplo, a leitura do processo e estudo da jurisprudência são momentos em que não está com o cliente, mas executando também o trabalho. 

No exemplo de um engenheiro civil que fará uma construção, haverá entrega de projeto, depois acompanhamento da execução, até uma inspeção final. É mais interessante, se for possível, indicar data, ou ao menos prazos para as atividades. Uma boa forma de contratualizar isso na proposta de orçamento é colocar o tempo entre cada etapa. Por exemplo: 

Entrega do projeto – 3 meses após o contrato.

Finalização da execução da obra – 6 meses após aprovação do projeto.

Isso ajudará o cliente a entender o processo e a ter uma visão clara do tempo necessário para a conclusão do trabalho. Se o trabalho precisar de aprovação, também inclua os prazos e a quantidade de refação permitida. 

Após o fechamento da proposta, uma dica é tirar fotos com marcação de data, hora e localização demonstrando a prestação do serviço in loco. 

  1. Estabeleça um valor justo

Defina um valor justo para os serviços prestados, levando em consideração o tempo e os recursos necessários para a execução do trabalho, além da sua expertise. Além disso, você deve considerar o grau de dificuldade do que será executado, o envolvimento do seu tempo neste trabalho, bem como os preços praticados pela concorrência.

É importante ser transparente e detalhar os custos envolvidos, evitando surpresas desagradáveis para o cliente.

Se você estiver emitindo RPA, considere calcular os impostos do Recibo de Pagamento Autônomo nesta calculadora gratuita da Contabilizei. 

  1. Inclua termos e condições

Para evitar mal-entendidos e garantir a segurança de ambas as partes, é importante incluir termos e condições na proposta. Especifique os prazos de pagamento, as formas de pagamento aceitas e eventuais penalidades em caso de descumprimento dos prazos.

Aproveite o modelo de orçamento de prestação de serviço grátis disponibilizado pela Contabilizei e comece a empreender agora mesmo. Se o seu negócio for uma microempresa, conte com a Contabilizei, o maior time de contadores do Brasil, para garantir que a sua empresa esteja sempre em dia com as obrigações contábeis e fiscais. 

O que não pode faltar no orçamento de prestação de serviços?

Um orçamento de prestação de serviços completo deve conter elementos essenciais que garantam clareza, transparência e segurança para ambas as partes envolvidas. A identificação do cliente, a descrição detalhada do serviço, o valor e a forma de pagamento, as condições adicionais, a validade do orçamento e o contato e assinatura são elementos que não podem faltar. 

Lembre-se de adaptar o orçamento de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e de revisá-lo cuidadosamente antes de enviar. Um orçamento bem elaborado pode ser um diferencial na conquista de novos clientes e no sucesso do seu negócio.

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momento para ressaltar novamente os diferenciais.

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Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

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