12 cursos online para finanças de micro e pequenos negócios

| Atualizado em 26/03/21 | 8 minutos de leitura

Conhecer sobre finanças para micro e pequenas empresas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Uma boa maneira de conseguir isso é fazendo cursos online.

Aprender sobre finanças para micro e pequenas empresas é essencial para todo empreendedor, independentemente do segmento no qual esteja atuando e do seu tempo de atuação.

Um dos motivos é que, sem um bom planejamento financeiro empresarial, é praticamente impossível um negócio dar certo.

De acordo com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, as 3 principais causas do fechamento das empresas nos seus primeiros 5 anos de existência são: falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e o comportamento do empreendedor.

Só para você ter uma ideia, entre as empresas que fecharam nesse prazo, apenas 24% dos empreendedores haviam realizado algum curso.

Por isso, não basta ter pleno conhecimento da atividade que vai exercer ou ter “paixão” pela área escolhida. É fundamental aprender sobre diversas questões que fazem parte de um negócio, por exemplo, o que é necessário para fazer uma boa gestão financeira.

Para lhe ajudar com essa questão, listamos 12 opções de cursos on-line de finanças para micro e pequenas empresas.

Confira!

Opções de cursos online de finanças para micro e pequenas empresas

O Sebrae, certamente, é um dos primeiros novos que surge à mente quando se fala em capacitação e desenvolvimento de um negócio.

A entidade conta com uma vasta lista de cursos que vão desde como abrir empresa, passando por leis, finanças para micro e pequenas empresas, entre diversos outros temas.

Mas várias outras instituições também oferecem esse tipo de aprendizado, todos com alta qualidade e muitos são, inclusive, gratuitos. 

Confira a relação de programas que selecionamos para você

Programa de CapacitaçãoInstituição
Gestão FinanceiraSebrae
Estratégia Financeira para o CrescimentoSebrae
Controle de Gastos no ComércioSebrae
Formação de Preço de VendaSebrae
Passo a Passo para Alcançar o Sucesso FinanceiroSebrae
Controle de Gastos do ServiçoSebrae
Fundamentos da Gestão de CustosFGV
Finanças CorporativasFGV
Contabilidade EmpresarialFundação Bradesco
Gestão Financeira para Pequenas e Médias EmpresasInstituto Nacional de Ensino a Distância (GINEAD)
Administração FinanceiraINSPER
Gestão Financeira para Pequenas e Médias EmpresaKleber Donady
cursos-online-homem-digitando

Quer saber mais? Conheça um pouco de cada programa de capacitação

1. Gestão Financeira, Sebrae

O curso Gestão Financeira do Sebrae tem tempo de duração total de 3 horas e aborda questões importantes como fluxo de caixa, controle de giro de caixa e controle de análise de estoques.

2. Estratégia Financeira para o Crescimento, Sebrae

Com duração total de 2 horas, o curso Estratégia Financeira para o Crescimento, do Sebrae, é dividido em 6 módulos que ensinam sobre análise do DRE, Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, entre outros pontos do tema.

3. Controle de Gastos no Comércio, Sebrae

Saber o custo real de um produto é outro item essencial para as finanças de micro e pequenas empresas.

O curso Controle de Gastos no Comércio, oferecido pelo Sebrae, orienta sobre componentes do preço, gastos fixos e variáveis, controle de gastos e tomadas de decisões.

4. Formação de Preço de Venda, Sebrae

Outro curso on-line de finanças para micro e pequenas empresas que também aborda esse tema é o Formação de Preço de Venda, do Sebrae.

Em 8 horas de curso, que podem ser cumpridas em até 30 dias, você aprende como compor preços, a estrutura e o planejamento de custos, variáveis, entre outros pontos que vão lhe ajudar a determinar os preços a serem cobrados no seu negócio.

5. Passo a Passo para Alcançar o Sucesso Financeiro, Sebrae

Dividido em 3 módulos, o curso Passo a Passo para Alcançar o Sucesso Financeiro, do Sebrae, ensina questões como separação de contas PJ e PF, fluxo de caixa, gestão de estoque, capital de giro e muitos outros. 

cursos-online-estudo-cafe

6. Controle de Gastos no Serviço, Sebrae

Você sabe quanto custa 1 hora da sua empresa? Essa resposta também é bem importante para conseguir realizar uma boa gestão financeira do seu negócio.

Por isso, na nossa lista de cursos on-line de finanças para micro e pequenas empresas também colocamos o Controle de Gastos no Serviço, do Sebrae.

Nele você vai aprender sobre controle de gastos na prestação de serviços, formação de preço, valor da sua hora, e mais sobre o tema.

7. Fundamentos da Gestão de Custos, FGV

Pela FGV, Fundação Getúlio Vargas, é possível fazer o curso Fundamentos da Gestão de Custos, que também ajuda bastante nas finanças para micro e pequenas empresas.

Nele você vai aprender as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira, com foco em uma gestão estratégica de custos mais estratégica.

8. Finanças Corporativas, FGV

Também da FGV, o curso Finanças Corporativas orienta sobre métodos e técnicas de planejamento financeiro, administração de finanças, fluxo de caixa, viabilidade de investimentos, entre outros pontos.

Esse curso não é gratuito, tem carga horária de 30 horas/aula e duração aproximada de 7 semanas.  

9. Contabilidade Empresarial, Fundação Bradesco

O curso Contabilidade Empresarial, da Fundação Bradesco, é voltado para iniciantes no assunto e tem duração de 18 horas.

Ao fazê-lo, você vai aprender sobre balanço patrimonial, razão, demonstração do resultado do exercício, operações com mercadorias, contabilização de receitas e despesas e muito mais.

10. Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas, Instituto Nacional de Ensino a Distância (GINEAD) 

Oferecido pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância, GINEAD, o conteúdo deste curso é gratuito, porém, para emissão do certificado, é preciso pagar uma taxa.

No curso denominado Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas, você vai aprender diversos pontos sobre o tema, tais como administração financeira, margem de contribuição, análise de investimento etc.

11. Administração Financeira, Insper

Voltado para quem quer iniciar o próprio negócio, o curso Administração Financeira oferecido pela Insper, orienta sobre como fazer análise de demonstrativos financeiros, como tomar decisões com foco em curto e longo prazo, entre outros temas relacionados.

12. Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas, Kleber Donady

Para fechar a nossa lista de cursos on-line de finanças para micro e pequenas empresas, a sugestão é o Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas do consultor Kleber Donady.

Nele você vai aprender a aplicar conceitos de gestão financeira, como usar indicadores para alcançar melhores resultados e outros tópicos relacionados.

O curso não é gratuito e conta com 5,5 horas de vídeo, recursos para download, artigos e certificado de conclusão.

cursos-online-mac-pb

Conteúdos abordados em cursos de finanças online 

Como você pôde ver, os cursos online de finanças para micro e pequenas empresas dão uma excelente base do que você precisa saber para manter a boa saúde financeira da sua empresa.

Dessa forma é possível aprender, por exemplo, sobre:

Ou seja, diversos pontos que impactam no faturamento e, claro, no sucesso do seu negócio.

Dica extra: “Controle o Fluxo de Caixa Diário, Semanal ou Mensal da sua empresa com nossa Planilha Gratuita!

Quanto tempo precisa para fazer um curso online

Uma das vantagens dos cursos on-line de finanças para micro e pequenas empresas é que eles não demandam muito do seu tempo.

Em poucas horas é possível obter uma boa carga de conhecimento que vão lhe ajudar bastante no seu dia a dia.

Além disso, por ser via internet, vários podem ser acessados por smartphones, o que contribui para você estudar de qualquer lugar, sempre que tiver um tempo extra.

Como aplicar os ensinamentos financeiros na sua empresa

Na prática, os ensinamentos financeiros obtidos vão lhe ajudar a fazer um melhor planejamento do seu negócio.

Com isso, suas tomadas de decisão serão mais assertivas e você saberá exatamente quais informações usar como base para direcionar o futuro e o crescimento da sua empresa.

A importância das finanças para micro e pequenas empresas

Como dissemos no início deste artigo, entender sobre a parte financeira do seu negócio é essencial para que ele dê certo.

Isso quer dizer que não basta saber como prestar um bom serviço ou oferecer um produto de qualidade, é preciso que o empreendedor se envolva com todas as questões pertinentes ao seu negócio.

Outro levantamento do Sebrae mostrou que, no que diz respeito à capacitação em gestão empresarial, apenas 34% dos empreendedores que fecharam as suas empresas fizeram algum curso para aprimorar os seus conhecimentos enquanto o negócio estava funcionando.

Esse percentual sobe para 51% entre os empreendedores que estão com suas empresas ativas.

Em outras palavras, entender sobre finanças para micro e pequenas empresas realmente faz diferença no sucesso de um negócio.

Também por isso lhe convidamos para ler o artigo “O que é Planejamento tributário? Veja Como fazer e Confira o Passo a Passo Aqui” e, assim, ampliar o seu conhecimento.

Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar