Contabilidade

Qual a importância do contador para o Sucesso das Empresas?

Atualizado em 6 jul 2020

É inegável a importância do contador para todas as empresas, inclusive negócios de menor porte. Especificamente nesses casos, porém, por contar com processos reduzidos e um grau de complexidade menor, algumas dúvidas principais para empreendedores costumam surgir: afinal, como funciona essa participação e quais contribuições esse profissional tem a fazer? Você também vive se fazendo essas perguntas? Então, chegou ao artigo certo!

Quer conhecer melhor o trabalho do contador, entender por que ele é um excelente parceiro para empresas dos mais variados ramos e portes, aproveitando para entender como a contabilidade online pode ajudar? Basta continuar com a leitura!

Economize tempo e dinheiro na sua empresa

Qual a importância do contador na empresa?

Antes de mais nada, é importante lembrar que a contabilidade é um serviço mandatório. Isso significa que todas as empresas são obrigadas a ter um contador vinculado ao CNPJ. O papel desse profissional vai desde questões mais operacionais, da efetiva abertura do negócio às rotinas diárias, até as mais estratégicas, que ajudam no desenvolvimento da empresa.

Ainda vale ressaltar que isso independe do meio em que o empreendedor atua, sendo válido tanto para lojas físicas quanto para o ambiente virtual — caso dos e-commerces. Portando, se você possui um CNPJ e não é MEI, deve contratar um serviço de contabilidade.

A importância do contador na abertura da empresa

O contador participa dos trabalhos desde a fase de criação do plano de negócios, contribuindo para o amadurecimento do conceito, indicando as atividades ideais para incluir no CNPJ e, principalmente, elaborando um planejamento tributário que seja mais econômico — tudo dentro da lei, é claro.

Abra sua empresa com a nº1 do Brasil em contabilidade

A abertura do CNPJ trata-se de um processo fundamental e, ao mesmo tempo, bem delicado para as empresas, visto que é a fase em que todas as questões ligadas ao negócio são definidas, incluindo:

  • as atividades exercidas;
  • a natureza jurídica;
  • a existência (ou não) de sócios;
  • os custos com impostos.

Tudo isso forma a base jurídica e contábil do negócio. Precisa, portanto, ser feito com bastante cuidado para que não surjam problemas posteriormente — na emissão de documentos, na geração de relatórios, na prestação de contas ao Fisco, entre outras possibilidades.

A importância do contador na rotina do negócio

A contabilidade oferece as informações necessárias para que o empreendedor tenha controle sobre o próprio trabalho.

No que diz respeito às rotinas diárias, é o contador quem orienta o empreendedor a tomar as melhores decisões.

Esse trabalho é especialmente importante já que, em muitos casos, o gestor ainda não tem condições de contratar uma equipe para ficar por conta de todas essas operações.

Pode-se dizer, assim, que a relação entre contador e empreendedor é de parceria. Lembre-se, afinal, de que ambos têm o mesmo objetivo: adotar as melhores estratégias para o negócio a fim de conseguir obter resultados cada vez melhores — sempre agindo dentro da lei.

Sua contabilidade pode ser mais fácil. Deixe a parte chata conosco! Conheça a Contabilizei.

O que faz um contador em uma pequena empresa?

De modo geral, há rotinas que são idênticas para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Nesse caso, estamos falando de atividades:

  • contábeis (demonstrações e balanços);
  • fiscais (impostos);
  • trabalhistas (folha de pagamento e pró-labore);
  • comerciais (emissão de nota fiscal).

Nesses casos, as atividades são padronizadas e podem ser facilmente automatizadas, como os lançamentos e a entrega da declaração de imposto de renda pessoa jurídica (para empresas que têm o mesmo regime tributário).

Em relação ao início do negócio, não tem muito jeito: a maioria dos empreendedores enfrenta diversas dificuldades. E não é para menos! É preciso se organizar para que o fluxo de trabalho flua ao mesmo tempo em que dá conta das questões contábeis. É aí que o contador entra. 

Esse profissional entende as necessidades e as particularidades relativas ao porte e ao ramo de atuação da empresa (o que pode variar bastante entre um negócio e outro), buscando a partir daí lidar com toda a complexidade de suas operações da melhor maneira possível, sempre tendo a legislação como base.

Dessa maneira, ao longo de toda a parceria, ele ajuda não só indicando qual é o melhor caminho, mas também garantindo que as obrigações sejam cumpridas dentro do prazo e estejam condizentes com a realidade vivida pela empresa.

Como a Contabilizei pode facilitar sua contabilidade?

Sabemos que, especialmente em início das atividades, o custo com um serviço de contabilidade é um fator de muita importância para as pequenas empresas.

A boa notícia é que a contabilidade online ajuda a reduzir os custos, passo que é de suma importância para a saúde financeira do negócio nos primeiros anos de vida.

Nesse sentido, a Contabilizei chega como uma opção inteligente para que pequenos empreendedores consigam usufruir de um serviço de qualidade, investindo um valor que acompanha sua realidade financeira.

Também vale a pena citar a questão da automação dos processos que a contabilidade online agrega — sinônimo de facilitação da rotina.

Sua contabilidade sempre em dia em poucos cliques

Outro diferencial está na gestão de documentos e comprovantes. Nada de ter que gastar seu tempo guardando documentos ou imprimindo comprovantes de pagamento — atividades exigidas pelo contador. Com a Contabilizei, é possível realizar esses processos com rapidez e facilidade, já que toda a documentação sobre a contabilidade está centralizada na plataforma. Assim, seu tempo pode ser direcionado para operações mais estratégicas.

Além disso, a Contabilizei trabalha baseada na transparência. Dentro da plataforma, o empreendedor consegue obter todas as informações de que precisa em tempo real. Acabou aquela história de ter que pedir ao contador, esperar resposta, solicitar detalhamentos, explicações… Tudo está sempre disponível online!

Por fim, não podemos deixar de citar o apoio. Com a Contabilizei, você não terá apenas um contador tomando decisões por sua empresa. A equipe é formada por mais de 300 funcionários que atuam de forma integrada para em conjunto chegarem às melhores escolhas. As ideias são sempre discutidas com uma diversidade de opiniões para buscar a solução mais acertada de acordo com a necessidade da sua empresa.

Como você pôde ver, a importância do contador vai além de atender às exigências legais. Ele é um grande parceiro do seu negócio, realizando um trabalho que tem como foco ajudar a empresa a crescer e alcançar os resultados almejados. Se for online, mais prático ainda!

Quer entender melhor como a Contabilizei funciona e de que forma podemos ajudar a potencializar o desempenho do seu negócio, entre em contato conosco! Esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto e descubra como a contabilidade online é surpreendente 😉

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar