Médico recém formado: Como iniciar sua carreira ao sair da faculdade de Medicina?

| Atualizado em 29/10/21 | 8 minutos de leitura

Mesmo quem passou tantos anos tendo verdadeiras experiências profissionais dentro da Faculdade, como os recém-formados em Medicina, também fica com dúvidas na hora de fazer o próprio caminho.

Você provavelmente já sabe se quer seguir para uma Especialização ou para uma Residência Médica, mas talvez apareçam dúvidas a respeito das opções de atuação desde a conquista do CRM – e existem boas atividades que podem lhe render uma remuneração imediatamente após a formatura, ajudando a alavancar seus projetos futuros. 

Sempre é importante planejar os próximos passos pensando qual é o cenário que você pretende desenvolver para sua carreira profissional – e isso requer mesmo um olhar empreendedor. Vamos falar sobre isso?

O que fazer depois de formado em medicina? 

Após se formar, o médico fica habilitado para atuar como generalista, através de clínica própria, contratação CLT ou PJ. Além disso, o recém-formado pode optar pela Residência Médica ou por uma Especialização.

A atuação enquanto médico generalista ou clínico geral pode ser feita diretamente, em um espaço seu, ou através de prestação de serviços para Hospitais, Serviços Municipais de Saúde (como as UPAs, UBSs e USFs) ou ainda em clínicas particulares maiores.

O atendimento é para casos de baixa ou média complexidade, e o mais importante é você se sentir seguro com sua formação e experiência para atender o tipo de pacientes que geralmente buscam um profissional no local onde você irá trabalhar. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Há muitos tipos de atendimento, incluindo atendimentos por telefone para primeiros socorros ou a nova queridinha que se tornou imprescindível até mesmo para profissionais antigos durante a Pandemia: a telemedicina. 

Médico pode ser MEI?

Há casos de oportunidades onde você precisará fazer a abertura de CNPJ para médico, pois o contrato é entre Pessoas Jurídicas. Mas não se preocupe: a abertura de empresas é um procedimento simples, e mesmo um jovem profissional pode se tornar um médico empresário individual – pode abrir um negócio sendo somente ele o sócio da empresa. 

Embora circule a informação de que os médicos não podem abrir empresas do tipo Microempreendedor Individual (MEI) ou mesmo do tipo Empresário Individual (EI), esta questão trata apenas de tipos de negócio a serem abertos – nenhum desses impedimentos significa que você precisa de sócios – há sim opções de empresas com um sócio apenas para abrir e atuar com Medicina.

O tipo de empresa indicado para sua prática, tendo apenas um sócio, é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) – que tem toda a regulamentação de acordo com as exigências. Além disso, você pode conferir na consulta CNAE quais as atividades compatíveis com a sua especificidade de atuação. 

É importante observar, inclusive, que a sua remuneração varia conforme o modelo fiscal pelo qual você optar: o imposto para médico é diferente quando pago como Pessoa Jurídica ou como Pessoa Física. 

medico-recem-formado-analise

Como é a vida de um médico recém-formado? 

Uma das principais dificuldades, para qualquer recém-graduado, é compreender que os conhecimentos que são necessários para uma vida profissional plena vão além das questões técnicas ou teóricas da área de atuação. É preciso, sim, conhecimentos em gestão, em marketing, em finanças: todas estas áreas ligadas ao fato de que muitos profissionais optam pelo empreendedorismo. 

Empreender na Medicina é dizer que você irá atuar na área que ama montando uma empresa para isso – e é o caminho da maioria dos profissionais, que partem para o negócio individualmente ou com um grupo de sócios.

Médico recém-formado: ser CLT, PJ ou Autônomo?

É nesse momento que aparecem dúvidas a respeito de como manter a relação profissional com outra empresa, se vale mais a pena ter um CNPJ ou atuar diretamente pelo CPF, ou ainda se já é a hora de investir na abertura de um consultório próprio – a lista de questionamentos é grande.

Algumas perguntas são fáceis de responder: para avaliar se é mais vantajoso o atendimento como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, ou mesmo investigar se vale a pena a contratação CLT que estão te oferecendo, você pode utilizar a Calculadora PJ x CLT x Autônomo da Contabilizei

Quais os desafios no início da carreira? 

É importante manter a rede de contatos que você fez na Faculdade e realmente perguntar aos colegas e até mesmo aos professores o que eles estão identificando de oportunidades e como eles compreendem que sua atividade será mais interessante – sempre pensando que a Medicina é uma das poucas profissões em que o atuante segue estudando após a primeira etapa da formação (na maioria das vezes), mas consegue em paralelo já manter uma remuneração interessante.

Para alguns profissionais é difícil optar por uma área para Residência Médica, ou acaba sendo complicado conseguir passar em seguida nas duras seleções. Por isso mesmo é interessante que o médico formado busque algum espaço de atuação já como generalista, permitindo a si mesmo conviver com o dia a dia da Medicina e ir aprimorando seu olhar. Isso talvez até o ajude a identificar outra área para a Residência Médica que você não tinha observado ainda.

Onde um médico recém-formado pode trabalhar? 

Conforme comentamos neste texto, um médico recém-formado pode trabalhar em diversos tipos de serviços de saúde que precisam oferecer um primeiro atendimento generalista aos pacientes: há opções no setor público ou no setor privado.

Além disso, também é interessante começar a planejar como abrir um consultório médico, especialmente para aqueles que são médicos residentes, porque este espaço é crucial para que os pacientes identifiquem que o profissional é atuante, e sigam a buscá-lo quando necessário. 

Aliás, depois que a população deixa de consultar um especialista em Pediatria, é importante que tenham como referência um bom clínico geral para tratar de casos simples mas que requerem avaliação profissional. 

Nessa hora é interessante manter parceria com um escritório de contabilidade que possa lhe dar o suporte necessário, uma vez que será preciso conhecer o processo de emissão de nota fiscal para médico e também organizar toda a contabilidade da empresa, garantindo um bom controle tributário. 

Quanto é o salário de um médico recém-formado?  

A remuneração varia bastante, e conforme comentamos há opções de atuação onde seu contrato é baseado na relação entre Pessoas Jurídicas. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a remuneração de um médico recém-formado é em média de R$ 7500,00.

Os valores podem ser maiores para atendimento às estratégias de saúde nos serviços municipais. Também pode contar a seu favor a abertura de CNPJ para contratos onde você recebe o valor referente aos atendimentos dentro da sua empresa – é sempre importante conhecer todas as alternativas e escolher a que mais lhe beneficia.

medico-formado-laboratorio

Especialização ou Residência?

Os dois principais caminhos para quem recém concluiu a graduação em Medicina são a Especialização Médica ou a Residência Médica. 

Para Residência Médica é preciso escolher uma área que te interesse profundamente, porque concluído o período de aprendizado você estará apto a trabalhar neste assunto específico, afunilando seu campo de trabalho. O interessante é que os especialistas médicos, que concluíram a Residência em algum campo, são melhor remunerados do que os generalistas – justamente por precisarem desse tempo maior de dedicação aos estudos.

Uma das questões que levam alguns profissionais a não seguirem para a Residência é a concorrência: a concentração de candidatos para cada área de atuação é grande, e as provas bastante concorridas. Mas se você sabe em qual especialidade pretende ancorar, siga em frente porque a carreira médica dos especialistas é fértil.

A opção de Especialização Médica é menos concorrida, já que se trata de uma pós-graduação convencional, onde o profissional fica apto a participar mais ativamente da vida acadêmica, mas segue com titulação de generalista para o atendimento aos pacientes.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar