C.

Contabilidade

Como abrir um consultório médico? | Contabilidade para médicos

Você é médico e resolveu abrir seu consultório, mas não sabe por onde começar? Então confira esse artigo e entenda como tirar seus planos do papel.

por Adrielle Freitas 18 Jun 2019

Médicos são profissionais liberais e tem a liberdade de escolher a melhor forma de prestar seus serviços. Uma das formas mais vantajosas para esses profissionais é a abertura de um consultório, o que os torna empreendedores.

Se esse é o seu caso, nesse artigo você vai entender como funciona a abertura da sua empresa seguindo as exigências dos órgãos públicos e, em seguida, escolher um serviço de contabilidade que torne esse processo seguro e prático para você.

Confira o passo a passo com as etapas para a abertura do seu consultório.

1. Definir qual será a atividade - Afinal, qual o CNAE para Consultórios Médicos?

Para consultórios médicos, a atividade a ser escolhida é a 8630-5/01 Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.

Essa atividade compreende: as atividades de consultas e tratamento médico prestadas a pacientes que não estão sob regime de internação, como: consultórios, ambulatórios, postos de assistência médica, clínicas médicas especializadas ou não, policlínicas, consultórios privados em hospitais, clínicas de empresas, desde que sejam equipados para a realização de procedimentos cirúrgicos.

2. Escolha da natureza jurídica

CNAE definida? Então é a hora de definir se você abrirá a sua empresa sozinho (EI, EIRELI) ou com um sócio.

Consulte o seu contador para verificar as possibilidades para o seu tipo de serviço. Na Contabilizei, por exemplo, as modalidades atendidas são EIRELI (único sócio e capital social exigido de 10 salário mínimo vigentes) e LTDA (dois ou mais sócios com capital social mínimo de R$1.000).

3. Escolha regime tributário

Chegou a hora de decidir em qual regime de tributação (como serão definidas as suas alíquotas de impostos) a sua empresa deverá se enquadrar.

Em geral, médicos que abrem consultórios optam pelo regime Simples Nacional. Entretanto, as particularidades da tributação realizada com base na atividade ou localidade, poderão fazer com que a opção pelo regime Lucro Presumido seja mais vantajosa. Mais uma vez, é importante ter a orientação do escritório de contabilidade para definir o que fará mais sentido para o seu negócio.

4. Viabilidade de endereço

Agora é a hora de definir onde você irá trabalhar. O endereço será avaliado e validado junto à Prefeitura. Caso seja aprovado, você irá para o próximo passo.

5. Elaboração do contrato social

O contador responsável pela abertura da sua empresa irá emitir o contrato social. Para a emissão, você deverá apresentar o seu número de registro no Conselho Regional de Medicina, entre outros documentos seus e dos seus sócios.

6. Registro da empresa no órgão de classe

Medicina é uma atividade regulamentada, por isso é obrigatório realizar o registro da empresa junto ao CRM. Após a aprovação, as informações são transmitidas para a Receita Federal e o CNPJ é liberado.

7. Inscrição municipal e emissão de alvará

Agora chegou a hora de realizar os registros nos órgãos públicos, efetuar a inscrição municipal da sua empresa e emissões de alvarás necessários.

8. Enquadramento no Simples Nacional

Se você optou por enquadrar a sua empresa no regime Simples Nacional, essa é a hora de realizar a solicitação de enquadramento. Com o deferimento emitido, você já está com a sua empresa constituída e pronto para atuar como pessoa jurídica.

A abertura da sua empresa pode ser simples e prática!

Achou os passos acima complicados? E se você tivesse a opção de abrir a sua empresa de forma gratuita, prática, simples e pagando pouco pelo serviço mensal de contabilidade? Na Contabilizei você tem tudo isso a um clique. Acesse e confira!

Adrielle Freitas
Siga no Linkedin

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!