Logo para médicos: crie um e seja visado por pacientes

| Atualizado em 13/06/22 | 9 minutos de leitura

Não faz muito tempo as profissões da área médica ganharam, além do respeito pela competência técnica dos médicos e demais profissionais, um forte apelo de marketing, principalmente para os médicos empreendedores que optam por abrir um CNPJ

Os médicos e clínicas médicas passaram a se destacar pela sua capacidade de mostrar o seu trabalho nas redes sociais e através do boca a boca dos clientes. 

Porém, para que isso se estabeleça de maneira sólida e a imagem construída com base na expertise e bom atendimento dos pacientes é necessário criar um ambiente relacionado às novas tecnologias e até mesmo ao marketing pessoal médico. Em outras palavras, hoje apenas o nome não basta no competitivo mundo das especialidades médicas.

E para que isso aconteça, um dos pilares dessa transformação de imagem é o logotipo, ou logo como passamos a chamar a partir de agora. O objetivo deste artigo é falar sobre a importância de se criar e manter um logo que represente a especialidade e seja único, um diferencial para o médico. Vamos juntos?

O que levar em consideração para criar um logo para médicos? 

Os principais aspectos que se deve levar em consideração ao criar um logo para médico são a especialidade, a forma de atuação, o público a qual se destina e o cenário em que está inserido. 

Por exemplo, um médico com consultório no centro clínico do hospital Albert Einstein em São Paulo pode ter um logotipo mais sofisticado pois isto é como entre o seu público, muito proveniente de convênios de alto padrão e atendimento particular. 

Já um médico que atende em um centro clínico de uma pequena cidade rural do interior do Brasil deve compor um logo mais simples que não denote sofisticação e afaste possíveis pacientes. O paciente, neste caso, deve se sentir acolhido pelo marketing pessoal representado no logo do médico.

Como criar logo para médicos?

Como todo trabalho de design é importante ter ao seu lado um profissional capacitado. Assim como você escolherá um escritório de contabilidade sério e competente para as suas demandas burocráticas e tributárias, é importante contratar a criação do logo de um profissional de criação publicitária. mesmo que pareça algo simples, são muitos aspectos que devem ser levados em consideração.

Os primeiros passos acontecem no briefing, quando o médico alinha as suas expectativas e conta ao criativo o cenário em que está (ou estará) inserido. Com base nessas informações e pesquisa de campo, o criativo começa a desenvolver o logo, é importante levar em conta os aspectos formais da medicina, com a especialidade, se é doutor em alguma área, o local das consultas, etc.

logo-para-medicos-atendimento-medico

Após o processo de pesquisa, acontece a criação propriamente dita, onde o criativo estabelece o logotipo e a sua defesa para o cliente. O médico de posse do logo pode (e deve) mostrar para algumas pessoas, inclusive pacientes, para que coloquem as suas percepções quanto a imagem apresentada.

Importante esse momento porque nem sempre a nossa percepção que temos sobre o nosso trabalho é a do cliente. Com as percepções e a sua própria impressão, ele volta ao criativo que faz as alterações necessárias para a entrega final. 

Com o logo definido, o profissional contratado, entrega o pacote de arquivos digitais e impressos descritos na proposta comercial, o manual de uso e algumas aplicações. Os valores para a criação de um logo para médicos variam muito e podem custar desde R$ 300,00 até algo perto de R$ 3.000,00.

Vai depender muito da estrutura que o criativa faz parte – profissional autônomo, agência, amigo do médico, etc. – das peças entregues e do contrato de manutenção de redes sociais, por exemplo.

Qual app faz logo para médicos?

Como dissemos acima, você deve considerar fortemente o apoio profissional na criação do seu logo de médico, porém existem alternativas na internet que podem ajudar em um primeiro momento. Atualmente muitos aplicativos para mobile (celular e tablets) possuem templates e ajuda para a criação de bons logos. Conheça alguns deles:

1.Canva 

 Plataforma muito popular para fazer logos e outros designs. Possui apps para Android e iOS, além de uma versão web. É um serviço gratuito e conta com uma seção dedicada à criação de logos. Ele reúne ferramentas com formas, textos, cores e imagens para criar logotipo do zero ou a partir de um template pronto. O uso é gratuito e requer apenas login com e-mail, conta Google ou Facebook.- https://www.canva.com/pt_br/

2.InstaLogo Logo Creator

O InstaLogo Logo Creator é inteiramente voltado à criação de logo. As funções incluem a escolha do formato, espaçamento entre caracteres, arqueamento de texto, agrupamento entre elementos gráficos e desenho à mão livre, entre outras. Possui tanto versão gratuita quanto paga em iOS e Android. https://www.instalogocreator.com/

3.Adobe Photoshop Sketch

O Adobe Photoshop Sketch é um editor gratuito exclusivo para celular com foco na criação de design, entre eles logos. O app suporta camadas, o que permite criar logos com sobreposições e outros elementos gráficos avançados. Disponível para iOS e Android, o aplicativo tem integração com outros editores da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, o que possibilita começar um projeto no smartphone e terminar no PC ou vice-versa. https://adobe-photoshop-sketch.br.uptodown.com/android

4.Logo Maker – Criador de logotipo e designer

O Logo Maker é um app grátis para criar logomarca apenas disponível para Android. Ele tem dois recursos principais: o criador do scratch, que permite elaborar o logotipo do zero, e o assistente de designer. Neste último, o usuário informa o nome da empresa, a área de atuação e o slogan — quando houver, além de escolher um estilo de fonte.

A partir daí, a própria plataforma cria várias opções de logomarca, que podem ser usadas na íntegra ou servir de inspiração para um projeto personalizado. https://www.logomaker.com/pt/

O que levar em consideração na construção do logo do seu consultório? 

Tanto o médico empreendedor que atua em mais de uma clínica de maneira independente, quanto aqueles que são estabelecidos em uma única clínica ou hospital, precisam valorizar suas competências e expertises e mostrá-las de maneira visual para que seus pacientes tenham uma boa referência e possam inclusive indicar os serviços para conhecidos, familiares e amigos. 

logo-para-medicos-jovens-medicos

Porém uma clínica médica ou um coworking médico – compostos por um ou mais médicos – precisa ainda mais de uma identidade que a torne única. Uma clínica precisa de marketing on e offline, propaganda das suas especialidades (aquilo que a lei permite).

O consultório do médico precisa ser representado por todas as características que melhor representem o que ele faz e como faz. Uma identidade visual adequada e um logo que fale por si só, é um bom início de caminho para o sucesso.

Por que Criar Logotipo para Consultório Médico é importante até mesmo para atrair pacientes?

Assim como qualquer produto / serviço que tem sua contratação baseada na confiança e segurança, o consultório médico precisa ter uma identidade visual que demonstre isso. Os pacientes, além de serem impactados pelas indicações, são visualmente impactados.

Um logo bonito, atraente e agradável remete a organização, seriedade, confiança, limpeza, saúde. O uso das cores e elementos visuais aliados à força do nome do médico ou da clínica, estabelecem uma relação direta entre o profissional e paciente, reforçando os elementos que estabelecem o contato e levam a contratação.

Transmita credibilidade aos seus pacientes

Como falamos acima, é muito importante passar seriedade, confiança e segurança ao paciente. A credibilidade não se conquista do dia para a noite mas é estabelecida desde o primeiro momento. Essa credibilidade é que gera indicações e novos pacientes. Utilize o logo para estabelecer essa conexão e seja reconhecido muito além dos seus pacientes.

O que ajuda o Médico a ser reconhecido? Sua Marca.

Uma boa marca faz com que o médico seja reconhecido em diversas situações e cenários. É uma marca pessoal, duradoura e que precisa ser forte em conexão, segurança e credibilidade. 

Porém, além da marca, o médico precisa cuidar da gestão do seu consultório e, como falamos no início, vale aqui também. Assim como ter um profissional cuidando da sua marca, ter uma gestão profissional – mesmo que simples – dá o suporte necessário para que o negócio tenha fluxo e esteja sempre em dia com as obrigações legais, fiscais e tributárias.

Um exemplo disso é o contador online. Não abra mão da sua expertise para realizar atividades que não está preparado. Invista na profissionalização e faça o seu negócio crescer na credibilidade, competência e respeito dos pacientes.


Quer saber mais sobre as possibilidades de ter seu próprio negócio médico? Consulte a Contabilizei e entenda como é fácil abrir sua empresa.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar