Coworking Médico: conheça essa alternativa e atenda em mais de um local

| Atualizado em 03/02/22 | 6 minutos de leitura

Os desafios para o profissional da saúde não se encerram após o longo período de formação. O médico, recém formado tem muitas etapas até se consolidar profissionalmente. Pode ser uma tarefa desafiadora, considerando que vivemos em um país bastante burocrático. 

A etapa de abrir uma empresa pode ser resolvida facilmente de forma rápida com a ajuda de uma empresa de contabilidade online. A Contabilizei pode ser parceira nesta fase, te ajudando em todas as etapas.

Outro ponto importante é “mas onde posso trabalhar”?

Uma das alternativas que surgiu nos últimos anos são os Coworkings para médicos.

Mas o que é um coworking médico?

O modelo de coworking é uma vertente da economia compartilhada na qual há utilização de espaços amplos e comuns para o atendimento de pacientes.

Enquanto em um consultório particular o médico trabalha sozinho ou divide com poucos colegas, no coworking ele poderá conviver com colegas de várias especialidades e trocar experiências com profissionais que possivelmente não encontraria ao longo da carreira. Além disso, no consultório particular, o médico terá que providenciar toda a estrutura: sala, macas, recepção, equipamentos, ar condicionado, funcionários para agendamento, recepção, limpeza, entre outros… já no coworking l há uma divisão do uso ou da compra de produtos e serviços, ou seja, é um consumo baseado na colaboração. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

coworking-para-médico-ficha-medica

Em linhas gerais, a economia compartilhada é vista como uma nova tendência entre os consumidores na qual há uma divisão do uso ou da compra de produtos e serviços, ou seja, é um consumo baseado na colaboração. É a economia colaborativa,  essa forma inovadora de consumir que vem crescendo e facilitando o trabalho de profissionais em vários segmentos, inclusive, os da área da saúde. 

Como funciona um coworking médico?

Resumidamente o coworking médico é o compartilhamento do local de trabalho entre profissionais de medicina, um local com vários espaços que ficam à disposição dos profissionais, geralmente, em horários pré definidos. Em termos de organização é como se fosse uma grande clínica médica, porém os médicos que trabalham ali  não precisam ter uma relação entre eles, cada um trabalha para si próprio.

A ideia do coworking é otimizar espaços e recursos, pois ao dividir a estrutura de uma clínica, evita-se que o espaço fique ocioso em determinados horários, ou seja, aumenta a produtividade.  Além disso, as despesas e contas passam a ser divididas, como o aluguel, condomínio, os encargos com colaboradores, como secretárias, recepcionistas,  serviços de limpeza e manutenção, até a água e cafezinho, eventualmente servido aos pacientes.

Quais as principais vantagens deste modelo: coworking médico?

Explicado o conceito, vamos às vantagens em se trabalhar em um coworking médico. Abaixo vamos listar as principais, mas, certamente, há muitas outras:

1.Redução nos custos

Sem dúvida a redução de custos é um dos principais atributos quando se fala em trabalhar em um coworking médico. Além de não ter que fazer um investimento inicial, o profissional só precisará pagar pelos horários que utilizará o espaço, desta forma, os custos mensais como aluguel, serviço de limpeza, secretaria, água, luz, suprimentos, ficam bem mais baixo que se ele tivesse uma sala individual ou dividisse com algum colega.

Essa redução de custo pode ser um grande diferencial na carreira do médico, em tempos nos quais o paciente é cada vez mais exigente.

2.Flexibilidade

Quando um profissional aluga seu espaço, compra seus  móveis e equipamentos, contrata os profissionais para lhe auxiliar e instala sua própria clínica em determinado local, normalmente seu investimento é alto, por este motivo, caso haja uma necessidade ou oportunidade do médico atuar em outro bairro ou mesmo outra cidade este poderá ser um ponto que pesará contra a mudança. Ao passo que num coworking, o profissional, só ficará preso aquele local pelo período de locação, sendo que as possibilidades são muitas, dependendo do empreendimento o profissional poderá ter contrato por trinta dias, por exemplo.

Com esta flexibilidade, o médico também poderá testar o local e ver se ele é adequado para seu tipo de paciente e especialidade ou, até mesmo, atuar em mais de um coworking, em diferentes regiões.

3.Conforto e segurança para os pacientes

Normalmente os espaços que abrigam os coworkings médicos são prédios modernizados, bem decorados, com mobiliário confortável, segurança e profissionais bem treinados.

Receber os pacientes em um ambiente agradável e seguro é um ótimo cartão de visitas, podendo ser mais um diferencial para o médico, especialmente para aqueles que estão iniciando a carreira.

4.Troca de experiência com outros profissionais (networking)

A troca de experiências com profissionais da área, possivelmente com formações e especialidades diversas é muito importante para o crescimento de qualquer profissional. Na área médica, não é diferente, este networking, como é conhecida a prática, pode ser muito vantajoso para o profissional para aumentar a sua credibilidade e notoriedade, além de criar oportunidade de parcerias e troca de conhecimento.

Outro ponto importante é a possibilidade de receber novos pacientes, através da indicação de outros profissionais do coworking.

5.Aumento da visibilidade

Outra vantagem, muitas vezes não levada em conta, mas ainda assim importante, é o aumento da visibilidade: alguns coworkings médicos, além dos espaços físicos, oferecem espaços virtuais, como landing pages e outras ferramentas, para ajudar na divulgação do profissional.

Como escolher o coworking médico ideal?

Se, depois de entender o que é e conhecer as vantagens de trabalhar em um coworking médico, você ficou motivado a entrar neste modelo de economia colaborativa, confira algumas dicas na hora de escolher a melhor opção:

1.Local

Defina os bairros que você pretende atuar e veja quais os coworkings médicos existem na área.

2.Estrutura

Visite os coworking’s que você encontrou e conheça a estrutura de cada um. Verifique pontos como: segurança, limpeza, organização, quais os serviços oferece, como são os espaços individuais e comuns.

3.Equipe

Converse com as pessoas que trabalham no coworking para entender se são profissionais treinados e gentis que irão facilitar o seu trabalho, auxiliar e receber seus pacientes.

4.Outros profissionais

Veja que outros profissionais já atuam naquele local e quais as especialidades deles, entenda se são especialidades que convergem com a sua.

Além disso, procure conversar com os médicos que já usam a estrutura para saber como é a experiência deles.

5.Modelo de negócio e tempo de contrato

Analise o modelo de negócio, valores, o que está incluído em cada taxa, tempo de contrato, diferentes planos e veja qual se encaixa melhor com a sua realidade.

Ficou animado com esta facilidade e quer empreender na carreira médica? 

Clique aqui e conheça um serviço exclusivo da Contabilize, o Contador online, voltado para profissionais da área médica. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar