Novidade: Confira as dicas dos nossos parceiros para o seu negócio. Acesse e se programe.

Empreendedorismo

Médico e empreendedor – como equilibrar os papéis no dia a dia?

Atualizado em 19 out 2020

Seguindo nossa série de publicações do projeto Live com parceiro Contabilizei, trazemos mais um tema para o debate, agora da área médica: “Médico e empreendedor, como equilibrar os papéis no dia a dia”. O tema do bate papo vai proporcionar um excelente aprendizado com os exemplos da Contabilizei o da DASA – holding de diversos laboratórios de análise, entre outros. Em breve divulgaremos a agenda completa que acontecerá de outubro até dezembro.

Anote na agenda e confira:

Live com Parceiros da Contabilizei e DASA

Médico e empreendedor, como equilibrar os papéis no dia a dia” com Charles Gularte, VP de Operações da Contabilizei e Victor Gadelha, do grupo DASA.

Quinta-feira (22/10) às 19h

Canal da Contabilizei no Youtube

Boa leitura!

—————————-

Depois de intensos anos de estudos, muitas noites sem dormir, plantões, e, finalmente, você está formado! E, agora? Quais os caminhos possíveis para um médico consolidar sua carreira?

Cada vez mais, num mercado extremamente competitivo, empreender, ou seja, abrir um consultório próprio ou em parceria com outros colegas tem se mostrado uma ótima oportunidade para o sucesso financeiro e profissional dos médicos. 

Infelizmente, ainda são raros os cursos de Medicina que oferecem disciplinas sobre Empreendedorismo, por isso, é importante você buscar informações e ajuda profissional para abrir sua clínica ou consultório com o pé direito. Afinal, você preocupou-se tanto com sua formação técnica e, até por isso, já dispõe de um dos pré-requisitos fundamentais para a carreira médica – credibilidade. Sem uma boa formação, não há credibilidade.

Para empreender, você também precisará investir em obter conhecimento sobre essa área, pois criar um CNPJ é apenas o primeiro passo – você precisará ter novas ideias e superar obstáculos. Pensando bem, sua vida acadêmica foi recheada de desafios e de trabalho sob pressão – que podem lhe valer muito para ser um empreendedor de êxito.

Um médico empreendedor precisa compreender os processos administrativos, os sistemas disponíveis para o segmento, as tecnologias, as finanças, enfim, um conjunto de informações para que o empreendimento seja lucrativo e sólido. 

O que é preciso para ser um médico empreendedor?

Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu mercado. Faça um levantamento sobre os profissionais que atuam no mesmo bairro ou município. Há muitos colegas oferecendo a mesma especialidade que você? 

Além disso, é válido avaliar quais as demandas da sua região. Ficar de olho nas oportunidades e ser o pioneiro em uma determinada especialidade ou na forma de oferecê-la, pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

1. Siga estudando

Para seu negócio ter êxito, é fundamental que você busque cursos e treinamentos sobre Empreendedorismo e Gestão. Assim, você terá uma ideia geral sobre os processos administrativos da sua clínica ou consultório médico. Mesmo que você contrate pessoas para ajudá-lo, sempre vale a máxima de que o olho do dono é que faz o negócio crescer. Assim, estude a gestão financeira e organizacional.

2. Cuidado com as pessoas

Cuidar da saúde das pessoas é o seu negócio, e isso deve se refletir no cuidado com sua equipe, também. Invista em treinamentos e cursos para que seus colaboradores possam desenvolver suas habilidades e, consequentemente, ajudá-lo a cuidar ainda melhor dos seus pacientes.

Em um consultório médico, oferecer atendimento por meio de convênios e planos de saúde é interessante para que você possa ampliar a sua clientela. Mas isso vai significar oferecer treinamento específico a sua equipe, pois há vários processos burocráticos – e é importante você ter ajuda para desenvolver essas tarefas.

medico-empreendedor-estetoscopio

Médico empreendedor e inovador!

Mais do que nunca, a tecnologia faz parte de nossas vidas. Graças a ela, conseguimos economizar tempo e dinheiro. Para o seu consultório ou clínica, ela será uma grande aliada para que você ofereça um atendimento ágil, com qualidade e humanizado aos seus pacientes.

Investir em um sistema de gestão integrado, por exemplo, pode garantir maior qualidade aos seus processos internos, diminuição de erros e aumento da produtividade. Além de facilitar a sua vida e o controle do seu negócio, você terá condições de realizar análises sobre o cenário do seu empreendimento e tomar decisões de forma eficiente.

A relação com seus pacientes será facilitada, pois você terá acesso a todas as informações sobre exames e diagnósticos reunidos em um mesmo lugar. O agendamento de consultas também é otimizado e, sendo um sistema integrado, você poderá avisar por mensagem o horário agendado para a consulta e, até, alertá-lo se você tiver uma emergência e não puder cumprir com a agenda acordada. Adeus, chá de banco em sala de espera!

Com o uso da tecnologia ao seu favor, você organiza seu fluxo financeiro, conciliação bancária e pode manter um sistema para geração de DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) em poucos cliques. E, claro, contando com o apoio da Contabilize e seu contador on-line. Tudo integrado!

Trabalhar em rede e estabelecer parcerias, sempre.

Oferecer o melhor atendimento ao seu paciente é tudo que você quer, não é mesmo? É possível que você atenda um cliente cujo problema você não consiga resolver. Para acolher seu paciente, é importante que você possa indicar um profissional que possa atendê-lo. Assim como você pode passar por essa situação, o mesmo pode acontecer com um colega. Para isso, estabelecer parcerias com outras clínicas e outros especialistas é uma boa estratégia.

Uma visão ampla do mercado médico e o estabelecimento de parcerias são boas maneiras de captar novos clientes. 

Quem não é visto, não é lembrado!

Divulgar o seu empreendimento é fundamental. Como o seu trabalho exige rigor ético – pois estamos falando de vidas humanas – , você deve atentar para as condições previstas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No site do CFM, você vai encontrar um manual com instruções sobre como divulgar de maneira correta a sua clínica ou consultório. 

Uma boa maneira de estreitar relacionamento com o público que você quer atingir é apostar na produção de conteúdo relevante. O chamado marketing de conteúdo é aceito pelo CFM e pode ser uma contribuição relevante para seus futuros e atuais pacientes. Você pode, para isso, contratar um profissional ou agência que o ajudará na criação de um site e de estratégias de relacionamento digitais.

Explore as possibilidades de interação que a tecnologia oferece. Boa parte dos seus futuros pacientes já está conectada e se sentirá amplamente atendida se puder esclarecer uma dúvida ou marcar uma consulta em apenas um clique. Integre site, whatsapp e redes sociais – use essas ferramentas de comunicação ao seu favor!

medico-empreendedor-computador

Controle administrativo e financeiro eficientes

Por incrível que pareça, é muito comum que o empreendedor, por conhecer tecnicamente muito o seu negócio, não se preocupe tanto em como administrar o seu dinheiro. Atenção, a gestão financeira é um dos principais pilares de sustentação da administração de sua clínica ou consultório médico.

Tenha controle dos meios de pagamento, fluxo de caixa e planeje os investimentos que serão feitos – é importante que você mantenha o seu consultório com bom aspecto, moderno e alinhado às inovações tecnológicas disponíveis. O seu espaço físico reflete o seu cuidado com a atualização e a busca pelas melhores soluções em saúde, lembre-se disso!

Um exemplo para o médico empreendedor

Há várias referências de clínicas e consultórios que você pode pesquisar para se inspirar. Mas se você chegou até aqui, vamos compartilhar uma experiência exitosa. E por que não pensar grande, não é mesmo? 

A Dasa é a maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina. Formada por médicos, investe continuamente em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Reúne diversas marcas, espalhadas pelo Brasil e aposta, assim como todos os médicos, na importância da prevenção.

Como vimos até aqui, Medicina e Empreendedorismo podem caminhar juntos. Para isso, mesmo tendo um bom contador, você vai precisar ter noções básicas de finanças, dominar novas tecnologias, divulgar o seu negócio e gerenciar pessoas.

Apesar de o empreendedorismo médico ser uma realidade no Brasil, ainda é necessário inseri-lo no currículo das faculdades de Medicina e fomentar novas disciplinas que amparem o profissional para o sucesso da sua jornada.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar