Médico empreendedor: desafios e como se tornar um

Médico empreendedor: desafios e como se tornar um

Depois de intensos anos de estudos, muitas noites sem dormir, plantões, e, finalmente, você está formado! E agora? Quais os caminhos possíveis para um médico consolidar sua carreira?

Cada vez mais, num mercado extremamente competitivo, empreender tem se mostrado uma ótima oportunidade para o sucesso financeiro e profissional dos médicos.

Infelizmente, ainda são raros os cursos de medicina que oferecem disciplinas sobre empreendedorismo, por isso é importante buscar informações e ajuda profissional para abrir sua clínica ou consultório com o pé direito. Afinal, você se preocupou tanto com sua formação técnica e, até por isso, já dispõe de um dos pré-requisitos fundamentais para a carreira médica – credibilidade. Sem uma boa formação, não há credibilidade.

Para empreender, você também precisará investir em obter conhecimento sobre essa área, pois criar um CNPJ é apenas o primeiro passo – você precisará ter novas ideias e superar obstáculos. Pensando bem, sua vida acadêmica foi recheada de desafios e de trabalho sob pressão – que podem lhe valer muito para ser um empreendedor de êxito.

Um médico empreendedor precisa compreender os processos administrativos, os sistemas disponíveis para o segmento, as tecnologias, as finanças, enfim, um conjunto de informações para que o empreendimento seja lucrativo e sólido.

O que é um médico empreendedor?

Um médico empreendedor é aquele que abre um negócio próprio, como consultório, centro médico, hospital ou clínica, seja sozinho ou com sócios. Dessa forma, é possível colocar em prática seus planos, ideias e estratégias para explorar grandes oportunidades no mercado da medicina.

Faça como a Dra. Ana Luisa, cliente da Contabilizei, e abra seu CNPJ para atuar como médico nas mais diferentes possibilidades. Dê play e acompanhe a história inspiradora:

O que é preciso para ser um médico empreendedor?

Um médico empreendedor precisa estar sempre em busca de inovações para levar até os seus pacientes, visando proporcionar a melhor experiência possível.

Esse profissional tem, em sua essência, a habilidade de identificar os maiores problemas do setor e desenvolver soluções para resolvê-las.

Veja abaixo três fatores muito importantes para um médico que deseja empreender.

1. Conheça seu mercado

Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu mercado. Faça um levantamento sobre os profissionais que atuam no mesmo bairro ou município. Há muitos colegas oferecendo a mesma especialidade que você?

Além disso, é válido avaliar quais as demandas da sua região. Ficar de olho nas oportunidades e ser o pioneiro em uma determinada especialidade ou na forma de oferecê-la pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

2. Siga estudando

Para seu negócio ter êxito, é fundamental que você busque cursos e treinamentos sobre Empreendedorismo e Gestão. Assim, você terá uma ideia geral sobre os processos administrativos da sua clínica ou consultório médico. Mesmo que você contrate pessoas para ajudá-lo, sempre vale a máxima de que o olho do dono é que faz o negócio crescer. Assim, estude a gestão financeira e organizacional.

3. Cuidado com as pessoas

Cuidar da saúde das pessoas é o seu negócio, e isso deve se refletir no cuidado com sua equipe também. Invista em treinamentos e cursos para que seus colaboradores possam desenvolver suas habilidades e, consequentemente, ajudá-lo a cuidar ainda melhor dos seus pacientes.

Em um consultório médico, oferecer atendimento por meio de convênios e planos de saúde é interessante para que você possa ampliar a sua clientela. Mas isso vai significar oferecer treinamento específico a sua equipe, pois há vários processos burocráticos – e é importante você ter ajuda para desenvolver essas tarefas.

Os principais desafios

Empreender traz diversos desafios em qualquer setor, e isso não seria diferente na medicina. É necessário estar sempre de olhos abertos para a inovação, parcerias, parte financeira, leis, burocracias, pessoas, marketing, entre outros fatores.

A seguir, nós listamos os desafios mais comuns para o médico que deseja empreender.

Médico empreendedor e inovador

Mais do que nunca, a tecnologia faz parte de nossas vidas. Graças a ela, conseguimos economizar tempo e dinheiro. Para o seu consultório ou clínica, ela será uma grande aliada para que você ofereça um atendimento ágil, com qualidade e humanizado aos seus pacientes.

Investir em um sistema de gestão integrado, por exemplo, pode garantir maior qualidade aos seus processos internos, diminuição de erros e aumento da produtividade. Além de facilitar a sua vida e o controle do seu negócio, você terá condições de realizar análises sobre o cenário do seu empreendimento e tomar decisões de forma eficiente.

A relação com seus pacientes será facilitada, pois você terá acesso a todas as informações sobre exames e diagnósticos reunidos em um mesmo lugar. O agendamento de consultas também é otimizado e, sendo um sistema integrado, você poderá avisar por mensagem o horário agendado para a consulta e, até, alertá-lo se você tiver uma emergência e não puder cumprir com a agenda acordada. Adeus, chá de banco em sala de espera!

Com o uso da tecnologia ao seu favor, você organiza seu fluxo financeiro, conciliação bancária e pode manter um sistema para geração de DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) em poucos cliques. E, claro, contando com o apoio da Contabilizei, seu contador online. Tudo integrado!

Trabalhar em rede e estabelecer parcerias. Sempre!

Oferecer o melhor atendimento ao seu paciente é tudo que você quer, não é mesmo? É possível que você atenda um cliente cujo problema você não consiga resolver. Para acolher seu paciente, é importante que você possa indicar um profissional que possa atendê-lo. Assim como você pode passar por essa situação, o mesmo pode acontecer com um colega. Para isso, estabelecer parcerias com outras clínicas e outros especialistas é uma boa estratégia.

Uma visão ampla do mercado médico e o estabelecimento de parcerias são boas maneiras de captar novos clientes.

Quem não é visto, não é lembrado

Divulgar o seu empreendimento é fundamental. Como o seu trabalho exige rigor ético, pois estamos falando de vidas humanas, você deve se atentar para as condições previstas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No site do CFM você vai encontrar um manual com instruções sobre como divulgar de maneira correta a sua clínica ou consultório.

Uma boa maneira de estreitar relacionamento com o público que você quer atingir é apostar na produção de conteúdo relevante. O chamado marketing de conteúdo é aceito pelo CFM e pode ser uma contribuição relevante para seus futuros e atuais pacientes. Você pode, para isso, contratar um profissional ou agência que o ajudará na criação de um site e de estratégias de relacionamento digitais.

Explore as possibilidades de interação que a tecnologia oferece. Boa parte dos seus futuros pacientes já está conectada e se sentirá amplamente atendida se puder esclarecer uma dúvida ou marcar uma consulta em apenas um clique. Integre site, WhatsApp e redes sociais – use essas ferramentas de comunicação ao seu favor.

Controle administrativo e financeiro eficientes

Por incrível que pareça, é muito comum que o empreendedor, por conhecer tecnicamente muito o seu negócio, não se preocupe tanto em como administrar o seu dinheiro. Atenção, a gestão financeira é um dos principais pilares de sustentação da administração de sua clínica ou consultório médico. Tenha controle dos meios de pagamento, fluxo de caixa e planeje os investimentos que serão feitos.

Além disso, é importante que você mantenha o seu consultório com bom aspecto, moderno e alinhado às inovações tecnológicas disponíveis. O seu espaço físico reflete o seu cuidado com a atualização e a busca pelas melhores soluções em saúde, lembre-se disso.

Vantagens de ser médico empreendedor PJ

Um médico que se torna empreendedor e, consequentemente, passa a trabalhar como PJ (Pessoa Jurídica) tem muitas vantagens.

Uma delas é o fato de poder comprar materiais de trabalho com descontos, uma vez que empresas costumam oferecer boas oportunidades para quem trabalha como PJ. Além disso, é possível obter linhas de crédito de bancos para compra de equipamentos e reformas.

É possível ainda entrar em convênios e planos de saúde para ampliar sua carteira de clientes e pacientes, contratar funcionários, emitir notas fiscais, entre outras vantagens.

A flexibilidade é algo que costuma ser muito valorizado. Quando você se torna um médico empreendedor PJ, é possível escolher os seus horários para consultas, o quanto deseja trabalhar na semana, sem ter que entrar nas mesmas exigências que possui um médico que trabalha sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Em tempo, o profissional ainda tem mais liberdade para chegar à sua renda mensal pretendida. Enquanto na CLT receberá o que está firmado na carteira de trabalho, como PJ poderá buscar mais clientes e oportunidades para aumentar os ganhos.

Um exemplo para o sucesso

Há várias referências de clínicas e consultórios que você pode pesquisar para se inspirar. Mas se você chegou até aqui, vamos compartilhar uma experiência exitosa. E por que não pensar grande, não é mesmo?

A Dasa é a maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina. Formada por médicos, investe continuamente em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Reúne diversas marcas espalhadas pelo Brasil e aposta, assim como todos os médicos, na importância da prevenção.

Como vimos até aqui, medicina e empreendedorismo podem caminhar juntos. Para isso, mesmo tendo uma boa contabilidade para médicos, é preciso ter uma noção básica de finanças e novas tecnologias, divulgar o seu negócio e gerenciar pessoas.

Mas não se preocupe, pois para isso você tem uma solução sob medida: é o Contabilizei Experts para Médicos. Cuidamos de tudo para você: desde a abertura do seu CNPJ até a gestão contábil e financeira do seu negócio. Temos assessores que são especializados em profissionais da área de medicina. Conheça agora mesmo.

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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