Como transformar um hobby um negócio lucrativo

| Atualizado em 22/07/21 | 6 minutos de leitura

Existem várias situações em que as pessoas podem descobrir um novo negócio e essa nova ideia pode surgir até mesmo de um hobby. Mas como fazer disso um negócio lucrativo?

Os momentos de lazer devem ser utilizados da melhor maneira possível e sempre com um objetivo muito nítido: o descanso e o entretenimento, mas para mentes empreendedoras as oportunidades aparecem o tempo inteiro.

Imagine que você está jogando o seu esporte favorito, ou até mesmo frequentando um lugar durante as suas férias e se depara com uma dificuldade que você poderia solucionar ou simplesmente identificando uma oportunidade para fortalecer o mercado? Você pode estar transformando um hobby em um negócio lucrativo.

Essa transição, no entanto, pode não ser fácil, pois um hobby pode ser acompanhado de diversos apegos emocionais, tradicionais com familiares e amigos, dentre outras situações como a possibilidade de ser uma ação de fuga de determinadas situações. Cada caso é um caso, mas são dificuldades possíveis.

Sendo assim, é importante considerar algumas variáveis antes de botar o plano de transformar um hobby em um negócio lucrativo.

negocio-lucrativo-restaurante

Como crescer a partir de um hobby? 

Antes de começarmos com as dicas de como você pode transformar um hobby em um negócio lucrativo, é necessário que você reflita sobre isso, afinal, a partir do momento que você transformar algo que você fazia por lazer em um negócio, a atividade irá passar a ser um trabalho e não mais um momento de entretenimento.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.


Logo, a primeira pergunta, é: você está preparado para abandonar um hobby e buscar novas atividades para realizar no tempo livre? Já a segunda, você está preparado para fazer do seu hobby um negócio lucrativo?

Se as suas respostas forem positivas você pode estar a um passo de iniciar uma nova jornada no mundo do empreendedorismo, e caso tudo seja novo para você, saiba que será necessário alguns elementos como conhecimento, perseverança, coragem e possivelmente capital, dependendo do seu modelo de negócios.

Outra característica e possibilidade com a qual você poderá lidar, é justamente com o fato de seu novo empreendimento não funcionar como você gostaria. Eventualmente você desistirá de um projeto e, em função da quebra de expectativa, ele pode não voltar a ser um hobby como costumava ser.

Basicamente, a intenção de transformar algo que representava momentos de lazer em algo lucrativo e profissional possui tantos riscos quanto qualquer outro tipo de empreendimento. O que vai contar é o seu espirito empreendedor e até que ponto o seu planejamento e execução serão bons o suficiente para a oportunidade identificada por você inicialmente.

negocio-lucrativo-academia-

Como separar o prazer pessoal da atividade empresarial?

Na hora de fazer de um hobby um negócio lucrativo é de extrema importância compreendermos o conceito de um hobby: atividade exercida exclusivamente por lazer ou passatempo, algo que a partir do momento que se torna um negócio é reconfigurado.

Em relação às oportunidades de negócios que você pode gerar a partir disso, podemos considerar que são infinitas, afinal, uma boa ideia pode tomar diversas formas e tudo dependerá da sua criatividade e da maneira como você executa o projeto.

Pensando de maneira simples, podemos considerar algumas possibilidades como ofertar o seu conhecimento sobre determinado assunto envolvendo o seu hobby em alguma plataforma especializada no assunto. Você pode oferecer. tanto aulas presenciais, quanto pela internet, ao vivo ou gravadas para grupos ou pessoas interessadas em qualquer lugar do mundo.

Se o seu hobby é esportivo, outra possibilidade que deve ser pensada é a organização de partidas em espaços adequados, com segurança e conforto. Você une o útil – ensina alguém a praticar o seu esporte favorito e ainda por cima, faz a sua atividade.

São várias as possibilidades de negócios quando o assunto é empreender, portanto, o mais importante é que você encontre algo que esteja alinhado a sua paixão, mas também seja interessante para o público e possa ser desenvolvido com os recursos que você dispõe ou pode conseguir no momento de execução do projeto.

Se por um lado você está deixando de usufruir dos benefícios de um prazer que só o hobby proporciona para torná-lo um negócio, por outro também podemos deduzir que com um negócio dessa origem em mãos você se motive como ninguém para o sucesso de suas ações.

O importante nesse caso é justamente a mentalidade que você adquirir tanto durante o processo, pois no fim do dia o que importa não é o fato de você estar deixando de consumir ou praticar algo que você gosta, mas sim as chances de fazer disso mais do que uma simples distração.

Como calcular o risco e fazer um hobby se transformar em um bom negócio

Como todo empreendimento com base em casos de sucesso é necessário considerar diversas possibilidades envolvendo o negócio que está sendo criado, e com o plano de negócios em mãos, os empreendedores envolvidos podem realizar etapas importantes como o cálculo de riscos para fazer de um hobby um negócio lucrativo.

Portanto, a única maneira de mensurar o sucesso desse tipo de projeto seja colocar todas as possibilidades no papel e visualizar o que pode, efetivamente, dar certo ou que precisa ser adaptado para funcionar no curto, médio e longo prazo.

Dentre as opções do processo a serem realizados para que possamos ter essa visibilidade está a análise de mercado, que pode ajudar na identificação real de uma oportunidade de negócio, seus clientes em potencial e concorrência direta ou indireta.

Porém, essa pesquisa não deve ser o único fator a ser considerado. Existes inúmeras variáveis que devem ser pensadas e analisadas para que seu hobby, como negócio, não vire uma dor de cabeça. A palavra-chave aqui, como já deve estar sendo questionada, continua sendo planejamento. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar