Como ser mais produtivo no trabalho home office?

Como ser mais produtivo no trabalho home office?

Independentemente do motivo que leva um profissional a trabalhar como freelancer — seja para ter mais autonomia, flexibilidade de horários etc. —, é fato que esse mercado está em crescimento nos últimos anos.

Mas, apesar da tendência positiva da chamada Gig Economy, muitas pessoas têm a mesma preocupação: como manter a produtividade no home office?

Elaboramos este post para mostrar algumas dicas que podem ajudar você a se tornar mais produtivo e obter bons resultados — tanto no volume de trabalho, como nos rendimentos financeiros.

Confira quais são elas a seguir!

Faça um planejamento diário

Para iniciar bem o dia de trabalho, é essencial manter um planejamento. Uma boa dica para isso é realizar essa tarefa na noite anterior. Isso não quer dizer que você deve trabalhar o dia todo. Porém, vale a pena usar um tempinho após o expediente para avaliar quais são as suas demandas para o dia seguinte.

Procure ordená-las por prioridade. Assim, as atividades pendentes, as de maior relevância e dificuldade e as mais urgentes devem vir à frente das demais.

Fazer esse planejamento não demanda muito tempo — cerca de 20 minutos — e ainda deixa aquele ar de dever cumprido a cada tarefa riscada da lista.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Para quem trabalha em casa, manter o foco e uma rotina é, na maioria das vezes, bastante difícil. Contudo, é fundamental para manter os prazos em dia.

O ideal é levantar cedo, tomar um banho, tomar o café da manhã e depois começar a trabalhar. Procure não mudar os horários dessas atividades de um dia para o outro, para criar uma rotina. Isso ajuda a manter uma constância e a educar o seu pensamento de que, naquele período, o seu tempo é dedicado ao trabalho.

O mesmo cenário se aplica ao final do expediente. Não é por trabalhar em casa que não se deve ter hora para acabar. Além de trazer riscos à saúde no longo prazo, negligenciar o próprio descanso pode gerar uma queda de desempenho nas atividades, trazendo prejuízos na entrega para o cliente.

Adote metodologias, técnicas e ferramentas que ajudam na organização

Existem alguns recursos que podem ajudar você a evitar a procrastinação, conseguir se organizar melhor e garantir melhora na produtividade no home office. Conheça alguns deles nos próximos tópicos.

Metodologia GTD

O GTD (Getting Things Done — ou A Arte de Fazer Acontecer, em Português), é um método baseado em uma analogia das artes marciais chamada “mind like water” (mente como água, em Português).

Ele busca o equilíbrio para manter tudo sob controle, dando ao usuário do método a capacidade de se reorganizar, caso algum imprevisto altere o curso natural das coisas.

O método se baseia em cinco passos, sendo eles:

  • capturar — consiste em retirar as ideias e lembranças de tudo que tem que ser feito da cabeça e passar para um lugar que não se perca — um papel ou planilha, por exemplo;
  • esclarecer — você dedica sua atenção à análise de todas as coisas capturadas e decide quais delas demandam ou não ação;
  • organizar — consiste em manter ao alcance todas as listas criadas, tornando o acesso a elas mais fácil;
  • refletir — onde se realiza a revisão e todas as atualizações das informações registradas, obtendo uma perspectiva;
  • engajar — que é a hora da execução das tarefas, tendo a certeza de que aquilo que está sendo feito é o mais importante no momento.

Método pipoca

Esse método consiste em um agrupamento das tarefas em três categorias, sendo que cada uma delas deve ser executada em locais diferentes durante o dia.

Esse processo, fará com que você mantenha a mente em “modo trabalho” por menos tempo, porém, por mais vezes no dia, auxiliando no foco e, consequentemente, no aumento da produtividade.

Técnica pomodoro

A ideia aqui é dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos, realizando uma única tarefa durante esse tempo, abdicando de pausas ou interrupções. Ao fim de cada pomodoro (como é chamado esse bloco de tempo), você deve fazer uma pausa de 5 minutos e, ao fim de quatro ciclos, uma pausa de 30 minutos.

É importante cronometrar esses períodos para não perder o ritmo ou até mesmo para manter o foco na atividade e não no relógio.

Trello

O Trello é uma das ferramentas de organização gratuitas muito utilizada. Ele é bem intuitivo e com fácil visualização. O manejo dos cartões presentes no aplicativo permite uma visibilidade otimizada do andamento dos projetos, pois o usuário pode arrastá-los para onde desejar.

Além disso, o programa conta com recursos que permitem separar em tarefas e classificá-las por meio de etiquetas e outras categorias — como “pendentes”, “em andamento”, “em ajustes”, “finalizadas”.

Evite as distrações

As distrações são um dos principais motivos que minam a produtividade no home office, principalmente pelo conforto que se tem em casa e a possibilidade de realizar outras tarefas (como fazer a arrumação, cozinhar ou mesmo ver TV).

Por isso, é importante procurar se manter alheio a fatores como barulhos pela vizinhança, visitas inesperadas ou solicitações de presença durante o período de expediente e telefonemas.

Outro fator que pode contribuir bastante para a procrastinação é o celular. Resista a tentação de dar aquela checada nas redes sociais ou de assistir algum vídeo que não tenha relação com as atividades.

Se for o caso, desative as notificações de aplicativos alheios ao serviço, coloque em modo avião ou, até mesmo, desligue o aparelho, caso não esteja aguardando algum contato importante.

Invista em um ambiente confortável e ergonômico

Em qualquer ambiente, ter conforto é primordial para se sentir bem e, seja no escritório ou trabalhando em casa, essa regra deve ser aplicada.

Quando se trata do home office, acabamos passando a maior parte do tempo sentados de frente a um computador, o que demanda uma maior necessidade de ter uma estação de trabalho ergonômica.

Por isso, invista em acessórios que facilitem e deixem seu trabalho mais confortável, como uma cadeira específica para escritório (e de qualidade), um computador de boa qualidade, que não trave com frequência ou te deixe na mão, uma mesa espaçosa e na altura correta, entre outras coisas.

Nessas horas, não pense em economizar e trabalhar do sofá. Todo o dinheiro gasto é um investimento que vai contribuir para não prejudicar a sua saúde e manter a produtividade no home office.

Valorize as pausas

Além da importância de planejar as tarefas, é fundamental organizar os períodos de descanso ou para fazer alguma atividade alheia ao serviço. Ninguém consegue trabalhar saudavelmente por muitas horas seguidas, por isso, realize pausas para descansar sua mente e seu corpo.

Defina um horário para almoçar com calma e para praticar suas atividades pessoais — compras, passeio com os pets, academia, por exemplo —, caso contrário, você poderá comprometer, além de sua saúde, sua produtividade.

Conte com ajuda para lidar com a parte burocrática

Existem algumas rotinas que estão ligadas à sua empresa mas que não têm, necessariamente, uma ligação com o trabalho que você realiza. É o caso das obrigações que vêm junto com o CNPJ, como o pagamento de impostos.

Para manter a sua produtividade, não pense duas vezes em delegar essas rotinas mais burocráticas para quem pode resolver isso. Já pensou em contar com uma contabilidade online? Você pode resolver tudo sem sair de casa (ou seja, menos perda de tempo) em uma plataforma que automatiza as rotinas contábeis como emissão de nota fiscal. Além disso, você também conta com uma equipe de contadores sempre online para tirar suas dúvidas.

A Contabilizei é uma ótima opção para esse serviço e oferece toda a praticidade que você precisa por um preço justo.

Como você pôde ver, seguindo os métodos apresentados, você estará em condições favoráveis para manter o foco e aumentar sua produtividade no home office, sem abdicar de suas atividades pessoais e sem negligenciar sua saúde.

Agora, que tal aprender mais sobre contabilidade online? Sugerimos a leitura desse artigo que explica como esse serviço ajuda freelancers que possuem CNPJ a gastarem menos tempo contabilidade.

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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