Como trabalhar em casa: ideias e dicas para gerar renda

| Atualizado em 27/07/22 | 13 minutos de leitura

Durante muitos anos a expressão “trabalhar em casa” era imediatamente relacionada a serviços domésticos. Mas já  há algum tempo, passamos a observar pessoas desenvolvendo algumas atividades que proporcionam renda extra ou, até mesmo, o sustento, a partir de suas casas: artesanatos, alimentos (doces, salgados, marmitas…), trabalhos online, pet sitter, entre outras, por isso, a dúvida de como trabalhar em casa vem crescendo nos últimos tempos.

Com a chegada da pandemia, um outro cenário de “trabalho em casa” surgiu: das pessoas que antes exerciam as mais variadas atividades nas sedes de suas respectivas empresas e foram levadas a realizar nas suas casas. Profissionais de venda, designers, programadores, suporte, gestão, assistência técnica, decoração… enfim, das mais variadas áreas, deixaram de ir para seus escritórios para trabalhar de casa, nem mesmo os profissionais de medicina ficaram de fora.

Mas o que pode-se fazer para ganhar dinheiro trabalhando de casa? Posso ser um empresário e trabalhar de casa?  Quais as atividades posso fazer da minha casa para ganhar uma renda extra ou garantir meu sustento? Como faço para me organizar e realizar meu trabalho dentro da minha rotina familiar? Pronto para começar? Estas são algumas perguntas que vamos ajudar você responder com este artigo.

Trabalhar em casa ou ter um negócio próprio?

O trabalho em casa apresenta diversas oportunidades dependendo de qual profissional você quer ser, as possibilidades variam bastante. Se você quer trabalhar de casa, você tem muitas opções para isso, tanto trabalhando para outras pessoas como tendo a própria empresa. 

Um cenário que já estava começando, mas depois da pandemia se tornou realidade é que diversas empresas passaram a contratar pessoas com CLT 100% remoto, nesse modelo você pode tanto ser contratado de uma empresa ou prestar serviços para mais de uma, isso vai depender da sua disposição de tempo disponível, ou das condições que você considerar mais favoráveis para desempenhar de melhor maneira seu trabalho.

  1. Vantagens de trabalhar como CLT em home office

As vantagens de ser contratado de uma empresa e trabalhar em home office é que você tem a garantia de trabalho todo mês como no escritório, mas economiza muito em transporte e alimentação e tem acesso aos mesmos direitos de qualquer trabalhador CLT como férias e décimo terceiro.

Já o tempo economizado no deslocamento até o escritório pode ser investido em atividades de qualificação, outras fontes de renda menores ou em você mesmo, ampliando a sua qualidade de vida. 

  1. Vantagens de ser contratado como pessoa jurídica 

Além de ser CLT, você pode ser contratado como Pessoa Jurídica e abrir uma empresa como prestador de serviço. Essa opção pode ser mais vantajosa dependendo de como você organiza seu dinheiro, como PJ é provável que seu salário seja maior, mas você receberá menos benefícios do seu empregador que geram mais custos. Não deixe de fazer as contas antes de decidir entre ser PJ e MEI.

  1. Vantagens de atuar como autônomo

Por sua vez, o trabalho autônomo, famoso freelancer, é vantajoso pois dá oportunidade de flexibilizar o seu tempo de trabalho e se acomodar perfeitamente ao resto da sua rotina. Se você é uma pessoa que prefere dormir de manhã e trabalhar à noite, você pode, se prefere trabalhar mais aos finais de semana e ter momentos livres na  semana para outras atividades, também é possível. 

Há muitas empresas que contratam pessoas para trabalhar assim, com demandas específicas, muitas vezes por períodos menores de tempo e tarefas objetivas, isso garante que você terá metas e objetivos nítidos e bem definidos antes de começar o trabalho. Esse formato também te dá liberdade maior de negociar seu pagamento com quem está contratando e mais controle sobre sua vida profissional.

  1. Vantagens de ser um empreendedor

Certamente já passou pela sua cabeça a ideia de empreender, ter sua vida profissional nas próprias mãos e ser dono do seu futuro. Com a Internet as opções para se tornar um empreendedor sem sair de casa aumentaram muito e está muito fácil abrir seu negócio. O e-commerce é um mercado em crescimento imenso no último período e abrir um negócio pela internet nunca foi tão fácil.

Para se tornar um empresário de sucesso é importante inteligência, bom faro para negócios e paciência para fazer as coisas no tempo certo. Desenvolver uma marca independente de qual segmento você quer atuar é um processo complexo e exige conhecimento da área, disposição para investir dinheiro e principalmente tempo, sem pular etapas.

Os benefícios e as desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode ser um excelente negócio, mas depende de você e na hora de encarar esse desafio a coisa mais importante é a honestidade com você mesmo sobre suas facilidades e limitações no trabalho.

Se um dos seus maiores problemas com o trabalho de escritório é o tempo que se gasta no deslocamento, por exemplo, migrar para o trabalho remoto é um excelente negócio. Ficando em casa você pode ganhar muitas horas no dia dependendo da cidade em que mora e da distância entre sua casa e seu trabalho. Esse tempo pode se tornar o momento para ficar com a família, para fazer exercício físico ou para ampliar sua formação profissional para dedicar a algum hobby. 

Outra grande vantagem é a alimentação, almoçar na rua quase sempre implica em muitos gastos e comida de menor qualidade. Em home office, você economiza bastante em alimentação e você tem maior autonomia para planejar sua alimentação. Refeições tomarão menos tempo do seu dia e sobrará espaço para realizar outras atividades, além disso, você terá mais liberdade para montar seus horários de refeição.

como-trabalhar-em-casa-moça-em-homeoffice

As desvantagens dependem também de qual o seu perfil profissional, se você é uma pessoa que rende melhor em um ambiente com outras pessoas, o home office não é a maneira mais ideal de realizar seu trabalho, às vezes pode ser muito solitário e, se para você, isso for um impeditivo é recomendado procurar se manter no trabalho presencial. 

Outra possível desvantagem é a necessidade de estrutura, que vai de boa conexão de internet e mais gasto com luz (claro, você está economizando em outras questões, isso precisa sempre se calculado) e pode passar readequação de espaços da sua casa para virar um escritório e gastos com equipamentos como fones, cadeiras, microfones etc.

Uma preocupação de quem trabalha em casa é a produtividade, existem distrações em qualquer lugar, mas às vezes, o ambiente doméstico apresenta um excesso de demandas e estímulos como tarefas, problemas estruturais para resolver e de requisições de família, filhos, animais de estimação, que no escritório não existiriam. 

Esses problemas podem aparecer ao dividir o ambiente de sua casa com o de seu trabalho e se você não conseguir dividir bem as duas coisas, uma excelente solução para sua produtividade pode acabar sendo uma armadilha. Sempre analise bem as estratégias para fazer o trabalho em casa ser uma experiência positiva.

O que é preciso saber para trabalhar em casa

O trabalho doméstico, as atividades autônomas para gerar renda e  as funções que antes eram executados na sede da empresa e agora estão sendo realizadas de casa têm algo em comum: é preciso se preparar, ter uma organização específica para que a produtividade seja garantida e dentro de um ambiente que, em tese, não está preparado para um fluxo organizacional de processos.

É muito tentador, especialmente no começo do home office, fazer jornadas muito maiores do que faria no escritório, pois o tempo ganho parece liberar mais espaço para a produtividade aumentar e como o seu espaço de trabalho se tornou o lugar onde as outras atividades da sua vida são realizadas pode ser complexo separar. 

Então, é fundamental na hora de fazer seu planejamento colocar horários para outras atividades, incluindo descanso. A flexibilidade ganha com o home office é uma imensa facilidade, mas se não for bem utilizada pode gerar cansaço, desgaste que resultam em improdutividade. 

Por onde começar?

O melhor é que tudo que você precisa para isso está nas suas mãos!

Hoje, há sites especializados em auxiliar pessoas que desejam abrir empresas totalmente pela internet, essas empresas prestam vários tipos de ajuda importantíssimas que podem ser essenciais para desenvolver sua marca, seu site, seu posicionamento e até ajudar a economizar tempo com a parte burocrática como contabilidade e impostos. Abrir uma empresa pode ser caro se você não for cauteloso, estude bastante as possibilidades na hora de abrir seu negócio para não perder dinheiro.

Os tipos de renda que você pode buscar

Um lado bom do trabalho de casa atualmente é que não importam quais sejam suas aptidões, existem maneiras de utilizar as habilidade que você possui em alguma das carreiras disponíveis. O limite é a sua própria criatividade. 

Praticamente qualquer trabalho que você realizaria em um escritório pode ser realizado de casa. Áreas como comunicação, tradução, vendas, consultoria, tecnologia, programação, designer e muitas outras. 

Além disso, você pode trabalhar por você mesmo com comércio online de roupas, eletrônicos e outros itens, também há a opção de comprar e alugar equipamentos de escritório como impressoras, projetores, telas, caixas de som.

5 ideias de trabalhos que podem ser realizados em casa

  1.  Vendas

Ter uma loja física não é mais necessário para ser um vendedor, com a dinâmica do mundo virtual é possível se conectar com fornecedores e consumidores sem sair de casa. Você pode vender roupas, acessórios, eletrônicos, equipamentos de informática periféricos, e tudo que imaginar. 

  1.  Programação

Essa é a profissão do presente, diversas empresas contratam profissionais da área, hoje é bastante acessível aprender a programar com cursos online.

  1. Design

Se você tem aptidão para área visual ou gráfica e quer trabalhar em casa, design pode ser sua carreira. Cada vez com mais demanda de bons profissionais, não é difícil hoje encontrar empresas que querem contratar esses profissionais.

  1. Tradução

Se você é fluente em outras línguas, tradutor é um ótimo emprego para trabalhar em casa.

  1.  Aulas online

Se você possui conhecimentos em áreas que entenda serem relevantes, oferecer aulas online é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Especialmente se for em áreas profissionais que você tem experiência prática.

Todos os dias, milhares de pessoas estão buscando entrar no mercado de trabalho e seu conhecimento pode ser importante para essas pessoas.

O único limite para ganhar dinheiro em casa é sua criatividade, sempre procure outros mercados online em crescimento e não tenha medo de se arriscar.

Alguns sites que te ajudam a trabalhar de casa

Não importa qual sua área de atuação, qual suas habilidades, qual seu objetivo trabalhando online, com certeza há diversas ferramentas disponíveis na internet para te auxiliar.

Se você for freelancer há muitos sites em que você coloca seu currículo, escreve um perfil com suas habilidades e pode se conectar com inúmeras empresas precisando de profissionais como você. 

99 Freelas é uma plataforma que tem exatamente essa função, profissionais de redação, criação, tradução, consultoria e outras áreas podem se inscrever e começar a ganhar dinheiro como autônomos.

Outro site semelhante é a Workana, site que reúne profissionais e empresas de variadas áreas e com muita segurança de todos envolvidos. 

Um terceiro site semelhante é GetNinjas, que possui ainda um leque mais abrangente de serviços disponíveis e é ideal para qualquer tipo de habilidade. Para pessoas do design e parte gráfica e visual há o site We Do Logos especializado nessa área, onde através do seu portfólio você se conecta com empresas que precisam desse serviço.

como-trabalhar-em-casa-homem-em-homeoffice

Além de freelancer, você pode trabalhar de casa com outras funções como produzindo e gravando aulas de conhecimentos profissionais que podem ser úteis para pessoas que estão ingressando na sua área de atuação, como Eduzz e Hotmart.

Se você quer trabalhar com vendas online pode procurar sites especializados em vendas de produtos diversos como enjoei, troc, repassa, garimpário e Mercado Livre. Essas plataformas vão conectar você ao seu cliente com mais facilidade que uma loja física regular. 

Como se preparar para trabalhar em casa

Se você acredita que trabalhar em casa é a melhor solução profissional para sua carreira, pode ir sem medo! Mas para tomar essa decisão e fazer a transição do escritório para sua casa, há algumas preparações e reflexões que são necessárias.

Seja honesto consigo mesmo, o home office é excelente para pessoas que têm disciplina e facilidade em se concentrar, não migre para o trabalho remoto apenas por considerar ser uma modalidade mais fácil, pois pode não ser. 

Além do seu perfil pessoal, há fatores externos que precisam ser considerados: sua casa possui ambiente adequado? Boa conexão de internet, cadeira confortável, computador de qualidade, espaço próprio para trabalho. Caso não tenha, você deve solucionar essas questões antes de começar a trabalhar em casa, senão seu desempenho profissional ficará prejudicado. 

Depois disso, é importante que você crie uma rotina própria para o trabalho, horários rígidos (às vezes mais rígidos que em um escritório) para acordar, para se preparar, para se alimentar e para parar. No escritório, a rotina se estabelece normalmente, pois é um ambiente de trabalho, você e seus colegas estão lá só para isso, na sua casa pode ser difícil separar espaço de lazer e de trabalho

Uma estratégia para se concentrar melhor no trabalho é restringir acesso às redes sociais do seu computador em horário comercial, diminuindo distrações e evitando que sua mente se desconcentra, outra ferramenta é bloquear notificações nos horários em que você precisa se concentrar. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar