Fidelização de Clientes: o que é e 6 dicas de como fazer

Fidelização de Clientes: o que é e 6 dicas de como fazer

A fidelização de clientes é o ato de tornar um consumidor esporádico, um cliente retornante, ou seja, é fazer com que alguém que consumiu seu produto, prefira a sua marca às outras opções do mercado e feche negócio sempre com você. 

Assim, uma das razões para o sucesso do negócio é a fidelização de clientes, isso porque quando um cliente fidelizado está satisfeito, ele pode ser mais engajado com a sua marca e negócio. Desta forma, um cliente fidelizado é um promotor dos seus serviços e faz o próprio marketing por você, indicando e trazendo novos clientes de forma orgânica.

Além disso, um cliente fiel está propenso a gastar mais dinheiro com seu negócio por confiar nele, realizando compras recorrentes e/ou com serviços adicionais, garantindo também um relacionamento duradouro e valioso para o crescimento do negócio.

Agora que você já sabe a importância da fidelização de clientes, os especialistas da Contabilizei separaram as principais dicas de como desenvolver ações no seu negócio com esse intuito. 

6 dicas de como fazer fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um processo contínuo, baseado em relacionamento e deve acontecer de forma estratégica para sua marca e que não seja desconfortável para seu cliente. 

Isso não significa que para fidelizar clientes é necessário gastar dinheiro ou dar descontos para ele. Significa criar um relacionamento de confiança e duradouro. Veja alguns exemplos de fidelização de clientes

Saiba quem seu cliente é

Para conhecer seus clientes, é preciso se relacionar com ele. O ideal é que você tenha uma equipe de suporte próxima ao seu cliente para entender quem ele é e quais suas necessidades e preferências. 

Depois, é necessário registrar esses dados em sistemas e cadastros internos para que possa personalizar  a experiência deste cliente, com uma comunicação recíproca e frequente, sem criar a sensação de spam nas caixas de entrada do cliente.

Se a sua empresa estiver em uma fase mais madura, este pode ser o momento de investir em um software de CRM para realizar uma gestão integrada de vendas, marketing e atendimento. 

Já se seu negócio ainda está dando os primeiros passos, a dica é construir uma planilha simples com esses dados e alimentá-la manualmente. 

Ofereça o melhor atendimento

Muitas vezes, o maior “segredo” para a fidelização de clientes está no atendimento. Mostrar-se presente e resolutivo demonstra cuidado com quem confiou em seus serviços. Seja empático e mostre que você valoriza o relacionamento. 

Obter informações e manter uma comunicação adequada é essencial para oferecer um excelente atendimento, garantindo uma boa experiência para o cliente e oferecendo as melhores opções de serviços e ofertas. 

Não tente vender uma solução para um cliente que não tem interesse em contratar aquele serviço, isso é fazer um atendimento diferenciado: entender o momento de compra de cada cliente. 

Procure criar uma rotina de atendimento que caiba nas suas tarefas diárias. Ou seja, se você é o responsável por responder aos seus clientes e, também, por executar os projetos, defina quais horários você irá realizar cada uma das tarefas. 

Já se você consegue expandir o seu time de colaboradores, contar com alguém focado em atendimento é um bom caminho para potencializar o relacionamento da sua marca com seu cliente. 

Disponibilize programas ou promoções de fidelidade

Há clientes que gostam de receber recompensas e brindes, então manter um programa de fidelidade para incentivar que os clientes continuem comprando é uma excelente opção. 

Algumas sugestões são cupons de desconto após um número pré-determinado de compras, um produto grátis ou uma amostra exclusiva de um item em pré-lançamento. 

Estes programas podem ser estruturados por pontuação ou volume de compras. Isso também garante uma boa experiência para seu cliente.

Comunique-se  e dê voz ao seu cliente

A comunicação deve acontecer de ambos os lados, então peça feedbacks ao seus clientes mostrando que você se interessa e valoriza a opinião dele e está aberto a sugestões. 

Busque fazer isso após realizar atendimentos online ou presenciais, testes de ferramentas, em lançamentos e em novidades de seu negócio. Também é possível coletar esses feedbacks via redes sociais. 

Ofereça serviços e produtos de qualidade

Nem precisa de muita explicação, atender e superar a expectativa do consumidor é o mínimo para criar um relacionamento com ele e torná-lo um fã da marca.

Um exemplo que temos aqui dentro da Contabilizei foi o desenvolvimento da nossa conta PJ integrada à contabilidade. Muitos clientes nossos pontuavam a dificuldade em controlar as finanças pessoais e as do negócio de forma fácil. 

Assim, nós ouvimos esse feedback e desenvolvemos uma solução. O Contabilizei.bank surge como resposta a essa necessidade. A conta PJ é integrada e completa para simplificar a rotina e auxiliar na jornada de quem empreende no país. Fazendo a integração perfeita entre banco e contabilidade, a conta é totalmente gratuita e oferece vantagens como pix grátis ilimitado. 

Surpreenda seu cliente

Este exemplo de fidelização de cliente consiste em lembrá-lo da sua marca em datas especiais para ele. Assim, uma surpresa pode ser um desconto especial no mês de aniversário dele, por exemplo. 

Mas a experiência do cliente também é importante em todos os pontos de contato dele com a sua marca. Surpreender, neste caso, pode ser na etapa do pós venda, como oferecer um brinde a mais na compra, uma embalagem personalizada com cheiros e materiais que tornam a experiência impactante e especial, entre outras sugestões. 

Foque a sua energia no que realmente importa: seus clientes

Muitas vezes, o empreendedor ou empreendedora fica focado em tarefas burocráticas e rotineiras do negócio em vez de dedicar seu tempo a captação e fidelização dos seus clientes. 

Se você ainda não atua com CNPJ aberto, esta também é uma boa dica para fidelizar clientes e transparecer uma imagem mais profissional. Além de poder emitir notas fiscais para os clientes que precisam deste documento. 

Saiba quanto custa abrir um CNPJ nesta calculadora exclusiva e gratuita elaborada pela Contabilizei. 

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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