Gestão e Negócios

Como Fazer um Pós-Venda Eficiente e Fidelizar Clientes?

Atualizado em 11 jun 2020

Você sabe como fidelizar os seus clientes? Depois de fechar um negócio, é importante começar um trabalho para retenção e engajamento. É o atendimento do pós-venda que vai ser o diferencial nesse processo de relacionamento com o seu cliente.

Tendo isso em mente, corretores de seguro conseguem criar as melhores estratégias para serem lembrados por seus segurados sem ser inconveniente. 

Veja como estreitar, na prática, o contato com os seus clientes no pós-venda.

O que é o pós-vendas?

Antes de tudo é importante ter bem definido o conceito do pós-venda, que vai muito além de lembrar dos clientes somente quando a meta não foi atingida ou quando precisa vender novamente.

A ideia do pós-venda é manter um contato genuíno e oportuno. Nesse caso, vale uma ligação para ver se está tudo em ordem ou uma pesquisa de satisfação para colher feedbacks. Além disso, você pode explorar outros canais, como e-mails e newsletters com conteúdos relevantes e apropriados para o público-alvo.

O importante é que todo o contato seja útil e respeitoso. 

Por que é importante engajar o cliente?

Competitividade é a palavra do momento para as empresas em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Para sair do senso comum, é importante entender e atender os anseios dos clientes. A satisfação só vem com um engajamento por parte do vendedor. 

Por isso, é importante um atendimento que compreenda todas as etapas de uma compra, em que não se trata apenas de uma aquisição, mas de uma experiência. A escolha por um item ou serviço pode acontecer por diversos motivos desde uma necessidade urgente até um impulso. Independentemente das necessidades ou forma de atração pela compra, o cliente busca por um atendimento que o surpreenda.

Você concorda que só é possível admirar quem você conhece? Ou seja, você só vai conseguir conquistar a confiança do seu cliente se estabelecer conexões com ele. A primeira delas pode ter acontecido na hora em que ele encontrou ou escolheu o seu produto ou serviço. 

Agora, para continuar sendo uma escolha, precisa investir em meios para ser lembrado. O caminho é o relacionamento personalizado. Ou seja, é fundamental estreitar ao máximo o contato para identificar preferências e necessidades. 

Como corretores de seguros podem fazer um pós-venda eficiente?

Depois de procurar entender a principal razão do cliente ter adquirido o seu seguro, chegou a hora de investir no pós-venda. O atendimento eficiente depende, basicamente, da prática de escutar. Com isso, consegue criar empatia, assim desenvolver ações para encantar e surpreender. Além disso, facilita a abertura de receptividade para oferta de novos produtos. 

Para se orientar melhor e analisar a eficácia das ações, considere alguns indicadores de desempenho, baseie-se em métricas. Elas ajudam a medir as demandas de reclamações ou satisfação, por exemplo. 

Nesse momento, a tecnologia pode ser uma boa aliada. Com ela pode recorrer a softwares que auxiliam a construção de uma base de dados de todas as interações feitas com o cliente. Esse histórico vai ajudar com os objetivos de fidelização, também guiar ações futuras e dar agilidade nas tomadas de decisões do dia a dia. 

10 estratégias pós-venda que você pode aplicar

  • Invista num calendário com datas comemorativas
  • Faça parcerias para conseguir descontos
  • Crie programas de fidelização
  • Tenha uma equipe especializada em vendas
  • Sempre cumpra suas promessas
  • Ofereça o melhor para o cliente
  • Ouça os conselhos e críticas do cliente
  • Arranje tempo para seu cliente
  • Aumente sua autoridade com redes sociais e conteúdo
  • Mantenha-se informado para antecipar imprevistos

Por que se dedicar ao pós-venda?

Segundo o infográfico produzido pela JM Service, 70% da experiência de compra de um cliente é baseada na forma como ele é tratado, desconsiderando produto e preço. 

Um exemplo dessa satisfação do pós-venda é a Toyota. Em 2018, a montadora liderou uma pesquisa de satisfação feita pela consultoria J.D Power. O estudo avaliou quase cinco mil consumidores. Alguns dos aspectos levantados foram referentes à qualidade do serviço prestado depois da compra dos veículos, entre eles revisão, retirada e consulta técnica. 

De acordo com estudo da empresa Global State of Multichannel Customer Service Report, elaborado pela Microsoft, pelo menos 79% dos consumidores brasileiros já desistiram de fazer negócios com uma empresa por causa de uma má experiência. 

Os brasileiros sentem-se mais frustrados quando não conseguem resolver seus problemas ou encontrar informações online para ajudar.

Tem alguma dúvida sobre o potencial e importância do pós-venda?

As pesquisas só revelam o que todos precisam: respeito e dedicação. O atendimento com qualidade no pós-venda procura preservar o contato com o cliente e faz com que ele se sinta valorizado. 

Quais são as suas estratégias no pós-venda?

Precisa de mais tempo para o seu negócio? Delegue algumas das suas preocupações aos nossos contadores. Eles são especialistas no mercado de corretores de seguro e darão a você todo o suporte para que sua contabilidade esteja sempre alinhada as boas práticas de mercado.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar