Como descobrir meu CNPJ: onde consultar gratuitamente

Como descobrir meu CNPJ: onde consultar gratuitamente

Como descobrir meu CNPJ? 1) acessar o site da Receita Federal, 2) Preencher a busca com os números do CNPJ, 3) marcar “sou um humano”, 4) Clicar em “consultar”. Pelo site da Receita Federal, você pode consultar informações sobre seu próprio CNPJ ou consultar o CNPJ de terceiros. A consulta é imediata, sem espera.

Mas se você está com alguma dificuldade para encontrar esse documento, ainda não tem contador ou criou sozinho mesmo um Microempreendedor Individual, não se preocupe: há formas de realizar uma pesquisa do CNPJ na Receita Federal. O importante é que você não tente, em função disso, usar o CNPJ de outra pessoa – isso lhe trará muito mais dor de cabeça do que encontrar a documentação que você extraviou. 

E mesmo que se trate de uma empresa mais antiga, que já não conste na situação cadastral Ativa, pode ser possível reativar o CNPJ. Se você está se perguntando como descobrir seu CNPJ e como imprimir o CNPJ na Receita Federal, venha conosco neste artigo e confira um passo a passo rapidinho para ter o dado em mãos.

Como consultar o CNPJ?

Para identificar uma empresa em seu nome, basta consultar a Redesim acessando com seu CPF e clicar no menu “Minhas Empresas”. Aparecerão nesta consulta todos os CNPJs que estão ou já estiveram relacionados ao seu nome.

Logo abaixo do nome empresarial, os dados aparecem numa lista de informações sobre a empresa, das quais o CNPJ é justamente a primeira. Constam ainda dados sobre que tipo de integrante você é daquela empresa; sua qualificação no negócio – o que quer dizer a sua função junto a esse empreendimento; a situação cadastral, onde você já pode conferir se está ativa e permite que você já siga utilizando esse CNPJ. 

Aparecem ainda alguns outros dados de identificação do negócio, e pode acontecer de aparecer uma empresa mais de uma vez nessa lista: isso porque você está consultando pelo seu CPF. Assim, quando aparece mais de um item sobre o mesmo negócio, quer dizer que você deve estar acumulando mais de um papel nesta empresa – como o de sócio e o de representante da empresa, por exemplo. 

Se você quiser encontrar uma empresa sem o CNPJ pelo o nome empresarial, é possível acessar o serviço de Consultar CNPJ. Indicando o Nome Empresarial, Situação Cadastral e UF, o resultado é apresentado abaixo da pesquisa, já indicando o CNPJ da empresa.

Caso você precise de informações referentes a outros dados da empresa, é possível posteriormente realizar a mesma consulta, utilizando agora o número do CNPJ que foi descoberto, acessando os Dados da Pessoa Jurídica ou mesmo o próprio Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ. 

É possível, através destas consultas, saber qual é o CNPJ do negócio, fazer a consulta QSA (consulta do quadro societário),saber o endereço, as atividades econômicas desenvolvidas pela empresa e a natureza jurídica do negócio. 

Se você identificar que a empresa que você pensava que ainda estava ativa já consta como baixada – que quer dizer que está encerrada para os órgãos públicos – você pode optar pela abertura de um novo CNPJ. 

Consulte a Calculadora de Custo para Tirar CNPJ da Contabilizei e verifique que não se trata de um processo oneroso nem muito burocrático: se decidir por uma inscrição nova, a Contabilizei conhece todos os procedimentos para te entregar a documentação que você precisa. 

Aliás, neste quiz abaixo você pode descobrir quem é exatamente você na hora de abrir o seu CNPJ.

Entre tantas possibilidades de negócio no Brasil, existe a opção do Microempreendedor Individual (MEI). Conhecendo como funciona o MEI para autônomo, você irá identificar que apenas algumas atividades econômicas são permitidas neste tipo de empresa, mas que existem outras naturezas jurídicas – outros tipos de CNPJ – que também são compatíveis com possível redução de impostos sobre faturamento – aderindo ao Simples Nacional. É uma questão de você escolher um bom serviço de contabilidade para lhe auxiliar nesse caminho.

Passo a passo: onde consultar CNPJ próprio e como fazer isso

1.Mantenha um cadastro registrado no Gov.br

Esse é o serviço do Governo Federal que atua como login para diversos serviços junto aos órgãos públicos, podendo ser utilizado até mesmo pelos Estados em alguns casos. É um cadastro simples, de identificação e senha, vinculado ao seu CPF. 

Pode ser feito com conferência de registro junto ao seu Banco, com fotografia para identificação, uma série de procedimentos. Se você tem empresa recente, você já está em dia com esse passo. Esse cadastro é também utilizado para dar acesso aos serviços de consulta do CNPJ na Receita Federal. 

2.Entre na Redesim

O Governo Federal mantém um relacionamento com empresas através da Redesim –  Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. 

É sob esse guarda-chuvas que diversos serviços para empresas estão agrupados, inclusive na internet. Quando você realiza o acesso com o seu CPF, o portal Redesim oferece algumas opções, inclusive o menu Consultas Pessoa Jurídica – que é onde queremos entrar agora. 

3.Acesse o menu Minhas Empresas

Nesta etapa da navegação são oferecidos alguns tipos de Comprovantes que você pode emitir da sua empresa, mas todos os acessos são feitos a partir do CNPJ da empresa. Por isso, quando você não tem este dado, a possibilidade de descobrir o CNPJ a partir da entrada com CPF que você realizou no Gov.br é utilizar o menu Minhas Empresas.

4.Clique em Pesquisar

Dentro do Minhas Empresas há alguns campos que podem ser alterados, mas para buscar pelo CPF do usuário, o correto é manter a seleção que já vem definida e apenas clicar em “Pesquisar”. Logo abaixo, aparecem os resultados da sua pesquisa. 

5.Confira o CNPJ da sua empresa

Aqui estão todas as empresas com as quais seu CPF tem vinculação societária – então aparecem Microempreendedores Individuais, Limitadas, ou outros tipos com os quais você já teve negócios. 

Sua empresa mais recente será a primeira nesta listagem: nas informações dela, já constará o CNPJ que você estava buscando. Aproveite para conferir a situação cadastral do negócio: se não constar como Ativa, identifique com o seu serviço de contabilidade quais são as pendências da empresa. 

É possível consultar CNPJ com CPF de outra pessoa?

A Redesim oferece a consulta a partir da entrada do usuário no site, portanto a consulta com CPF de outra pessoa não está disponível.

Como descobrir o CNPJ de uma empresa?

Por meio da Consulta de CNPJ disponibilizada pelo Governo Federal é possível realizar a busca do CNPJ de uma empresa tendo apenas o Nome Empresarial ou Nome fantasia. Ainda é possível filtrar por situação cadastral e UF do negócio. 

A Consulta de CNPJ da Redesim oferece opções para consultar a situação de um CNPJ utilizando o número desse cadastro da empresa ou permite acessar dados da empresa a partir da consulta por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento (Nome Fantasia). Se você já tem o número do CNPJ, a consulta não solicita o preenchimento de outros campos.

Para as consultas do tipo Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento o usuário precisa informar também qual é a situação cadastral da empresa que está buscando e a Unidade da Federação (UF), o Estado no qual está registrado o negócio. Preenchendo, então, esses dados – Nome Empresarial, Situação Cadastral e UF – é possível, sim, descobrir o CNPJ da empresa.

A partir da sua consulta, o site irá informar logo abaixo as empresas encontradas relacionadas aos dados fornecidos. Esse retorno pode trazer um resultado apenas ou diversos registros – conforme for mais ou menos comum o nome empresarial que você buscou. 

Você poderá verificar qual dos retornos está mais de acordo com o que você procurou e clicar no menu Serviços, que está acima do nome da empresa pesquisada. Selecione a opção “Dados da Pessoa Jurídica” e você acessa diversas informações sobre a empresa. 

Quanto custa acessar as informações empresariais?

As consultas online da Redesim são gratuitas: se o usuário estiver de posse dos dados necessários, não é preciso nenhum pagamento para ver os resultados. Lembrando que este é um serviço público, oferecido pelo Governo Federal.

Os dados das empresas atuantes no Brasil são considerados públicos, e é por isso que você pode ter acesso até mesmo às informações de registro das empresas que não são suas – não há confidencialidade nestes dados.

Existem serviços de consulta a informações mais complexas referentes aos CNPJs, que são pagos, mas para quem quer fazer uma verificação simples de dados da empresa não é necessário chegar neste ponto.

A Consulta de CNPJ da Redesim, por exemplo, já lhe informa o nome dos sócios, o endereço da empresa, telefone e e-mail de contato. Também consta neste registro a situação cadastral da empresa, que é importante para identificar se a relação deste negócio com os órgãos públicos está em dia. 

Quais dados são necessários para fazer a consulta

Conforme falamos, é possível realizar a busca de CNPJ a partir de seu CPF se você acessar a Redesim utilizando seu cadastro no Gov.br. Nesse serviço, todos os dados vinculados à sua Pessoa Física contarão, inclusive as empresas que estão abertas ou que já estejam funcionando relacionadas ao seu nome.

Para saber sobre empresas de outras pessoas, os principais dados necessários para descobrir o número do CNPJ através do site da Redesim são Nome Empresarial, Situação Cadastral e UF. Caso você não tenha certeza sobre algum desses dados, nada te impede de fazer diversas tentativas – alterando a situação cadastral ou o Estado, por exemplo. Até mesmo tentando diferentes nomes empresariais.

Como descobrir CNPJ de MEI?

O Microempreendedor Individual também pode utilizar o passo a passo que descrevemos neste artigo para descobrir seu CNPJ – acessando a Redesim com seus dados do Gov.br. A empresa do tipo MEI possui CNPJ mas também é reconhecida pelo sistema da Receita Federal pelo CPF do empresário – o que inclusive está bem claro no nome empresarial do MEI: é composto pelo nome completo da Pessoa Física com seu CPF ao lado. 

Caso identifique que a empresa já não poderá mais ser utilizada, o ideal é buscar um bom serviço contábil para identificar se todos os trâmites de encerramento foram feitos corretamente e abrir empresa nova para sua atuação a partir de agora. Conte com a Contabilizei para ser seu braço direito nesse momento em que está retomando os negócios.

Por que consultar o CNPJ?

A importância da consulta ao Cartão CNPJ é justamente a segurança jurídica de que se dispõe ao manter relações de negócio com uma empresa legalmente registrada, que mantém a contabilidade em dia e todas as taxas corretamente pagas. 

O consultor de CNPJ funciona para essa consulta. No caso, para saber se um CNPJ é falso, você pode digitar o número no consultor e identificar a situação cadastral como “ativa”. Caso o CNPJ não exista ou esteja irregular, irá indicar não encontrado ou como “inapto”, “inativo” ou “suspenso”. 

Vale lembrar que ainda é possível que uma pessoa utilize, de forma criminosa, o CNPJ existente de um terceiro. Portanto, ao fechar negócio com uma empresa, sempre procure mais informações sobre ela. 

FAQ - Perguntas frequentes

Como saber meu CNPJ pelo CPF?

Para identificar uma empresa em seu nome, basta consultar a Redesim acessando com seu CPF e clicar no menu “Minhas Empresas”. Aparecerão nesta consulta todos os CNPJs que estão ou já estiveram relacionados ao seu nome.

 

Como consultar as dívidas no CNPJ?

Ao conferir a situação cadastral do negócio, se não constar como Ativa, identifique com o seu serviço de contabilidade quais são as pendências da empresa. Pode ter ficado alguma questão no seu negócio pelo período que você não utilizou o CNPJ – sempre é bom atuar com segurança e resolver esta situação o quanto antes. Com pendências no CNPJ você terá dificuldades para emitir notas fiscais e até mesmo para obter qualquer tipo de licença, e ainda poderá receber multas fiscais – não vale a pena. 

 

imagem de perfil

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra sua empresa com quem é líder no mercado

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada e seus impostos otimizados. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você foca no que importa: seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

Abra sua empresa com quem é líder no mercado