11 Características de um empreendedor: aprenda como desenvolvê-las

O que leva uma pessoa querer abrir uma empresa? As suas motivações, uma ideia inusitada, talento ou capital para investimento? Não existe uma resposta única, mas é o conjunto de características de um empreendedor que vão determinar o seu perfil de atuação e a sua trajetória de sucesso no negócio.
Nesse artigo, além de destacar as principais características de um empreendedor, vamos te ajudar a desenvolvê-las, considerando os aspectos objetivos da atuação desse profissional no mercado.
O que é ser um empreendedor?
Ser empreendedor significa ser um realizador, ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade. Essa concepção remete a criação do termo empreendedorismo na década de 1940 pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter.
Segundo ele, o capitalismo é regido, principalmente, pelo processo de destruição criativa, baseado no desenvolvimento do novo e destruição do velho. O agente básico desse processo é o empreendedor, justamente aquele que inicia o novo, enxerga o que ninguém vê, antecipa decisões antes de todos, enfim transforma os sonhos, desejos ou necessidades em ações.
O que significa espírito empreendedor?
O espírito empreendedor vai além da criatividade. Ele pode ser compreendido como a capacidade de inovar e buscar soluções para os problemas. Pensar e agir dessa forma tem de ser um comportamento constante na vida do empresário, não só uma aptidão desenvolvida na criação do negócio.
Mesmo depois da empresa consolidada, o espírito empreendedor consegue enxergar nas necessidades das pessoas uma oportunidade para continuar o crescimento ou solidificar o negócio.
Qual o perfil de um bom empreendedor?
O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada.
O início de uma jornada pode ser desencadeado por uma necessidade pessoal de geração de renda ou identificação de uma oportunidade. Independentemente do propósito, existem alguns tipos de atuação que vão ajudar a definir um conjunto de características que constroem a totalidade do perfil do empreendedor de acordo com o seu desenvolvimento.
Atualmente, são identificados nove tipos de empreendedores, são eles: informal, cooperado, individual, franqueado, social, corporativo, público, conhecimento e negócio próprio.

Quais são as características de um empreendedor?
Você pode ser um franqueado ou um empreendedor individual. Não importa como você se desenvolveu, o ramo de atuação ou tipo de empresa. Para qualquer modelo de negócio, existem alguns pontos específicos que devem ser levados em consideração.
Pensando nisso, reunimos algumas características de um empreendedor que deseja ter sucesso.
1. Ter iniciativa
“Eu já tinha pensado nisso.” Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar isso em relação a algum negócio. O primeiro impulso é a resposta: “então, por que não fez?” Perder o medo de empreender e sair do comodismo é uma das primeiras características de um empreendedor.
Só a intenção não vale de nada sem ações. Caso contrário, é possível que continue sendo espectador do sucesso de outro. Estar atento às oportunidades é essencial, além disso é preciso aproveitá-las para usufruí-las.
Acompanhe o mercado e perfis de inovação para se preparar para situações adversas e progredir em contextos desfavoráveis, como uma crise, o exemplo mais recente é pandemia do coronavírus.
2. Ser persistente
Aquela história de que a gente aprende com os erros é uma meia verdade. A realidade é que a gente aprende com a correção dos erros. Ou seja, não desista depois de um fracasso.
As dificuldades são as experiências de uma jornada de aprendizado. Com elas, são adquiridas muitas lições que podem ser úteis para reavaliar os planos e metas ou, até mesmo, modelo de negócio.
3. Saber vender o seu negócio
Aprender a arte da persuasão é conseguir convencer o maior número de pessoas de que seu negócio vale a pena. Isso vale tanto para conquistar investidores como para engajar os funcionários. Por isso, desenvolver habilidades de storytelling, interpretação de dados, oratória e aprimoramento em negócios é um ótimo caminho.
4. Ter um planejamento
A curva de aprendizado também compreende o monitoramento das informações de uma empresa. O empreendedor precisa estar atento para analisar e monitorar constantemente os seus resultados. Isso vai dar munição para correções e melhorias.
Selecione períodos de análise do negócio. Nessas épocas sazonais, identifique possíveis erros de operação e gestão para buscar soluções.
5. Topar correr riscos
A importância do planejamento se revela muito aqui quando pensamos em correr riscos. Algumas vezes, pode ser necessário ousar em investimentos em marketing, por exemplo, em troca de atrair mais clientes. No entanto, vale sempre preparar o caixa da empresa para estes passos, pois a ação pode não trazer o resultado esperado. A mesma lógica se aplica para o lançamento de novos produtos ou, ainda, para a modernização de processos.
6. Ser autoconfiante
Da mesma forma que é preciso coragem para começar, é necessário confiança para transmitir as suas opiniões. O empreendedor precisa passar credibilidade para os seus clientes e fornecedores.
A melhor forma de conquistar isso é tendo conhecimento profundo do negócio para extrair todas as informações necessárias e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica.

7. Ter espírito de liderança
Se você não é um empreendedor individual, em algum momento terá uma equipe de trabalho para gerir. A figura do chefe é abordada em diferentes conteúdos sobre o mundo corporativo, são livros, palestras, filmes e tantos outros.
Isso não é por acaso, afinal de contas o líder tem um papel chave no desenvolvimento de uma empresa ou projeto. Para desenvolver a liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro, motivando e confiando no trabalho dos demais.
Posso ter mais de um CNPJ? confira aqui.
8. Ser curioso
Durante o processo de abertura de uma empresa é normal e saudável você estar cheio de indagações, inclusive existem algumas dúvidas recorrentes em todos os empreendedores. Para saná-las, você não pode ser preguiçoso, precisa fazer pesquisas para entender a parte burocrática, encontrar o público-alvo, identificar diferenciais, entre tantas outras oportunidades.
Essa busca por informações não pode ser uma fase. Procurar estar atualizado o tempo inteiro é um trabalho contínuo, por isso deve ser uma característica do empreendedor. Esse exercício ajuda a encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços. Além disso, poder ter informações estratégicas sobre os seus processos, clientes, fornecedores e concorrentes.
Outro benefício de todas essas pesquisas é encontrar materiais que apoiem o desenvolvimento do seu negócio, como dicas para alavancar o seu empreendimento.
9. Ter visão empreendedora
Lembra do espírito empreendedor? A ideia aqui é parecida. Nessa característica, o objetivo é poder transformar qualquer ideia em negócio. Pessoas com essa mentalidade conseguem agir de forma rápida, não existe o melhor momento, porém o planejamento mais adequado.
Com uma visão empreendedora, é como se o profissional estivesse o tempo inteiro adiantando em relação aos demais. Uma exemplificação disso são os empreendedores que conseguem ter mais de um projeto em andamento.
10. Se capacitar
Entre tantas características de um empreendedor, a capacitação profissional é um dos diferenciais competitivos. O conhecimento pode ajudar no direcionamento do negócio seja para ter mecanismos para acompanhar as tendências ou na escolha dos profissionais mais adequados para atuar nas áreas da sua empresa.
Pensando nisso, não é à toa que hoje existem faculdades para o empreendedor se aprimorar e outros inúmeros conteúdos inspiradores para a capacitação profissional, como cursos online, livros, podcasts e filmes.
11. Aprender a delegar
Você pode até iniciar o seu negócio sozinho, mas se você deseja crescer o seu negócio, será preciso aprender a delegar e a confiar no trabalho da sua equipe. Por isso, um passo fundamental para a expansão do seu negócio é criar uma cultura de confiança e desenvolvimento com a sua equipe. Posteriormente, basta acompanhar os entregáveis de cada área.

Como desenvolver características empreendedoras na prática?
Para conseguir desenvolver essas e outras características empreendedoras na sua empresa, você precisa ter tempo para se dedicar ao negócio. Depois disso, muita paciência para aprimorar a sua organização. As tentativas e correção dos erros vão te dar a resiliência necessária.
Durante o processo, procure focar naquilo que só você pode fazer, que depende do seu planejamento e expertise. Não existe problema nenhum em delegar tarefas, basta procurar por profissionais competentes e confiáveis. Hoje em dia, na era digital, muitas das atividades também podem ser automatizadas.
Por exemplo, falando em contabilidade, você pode contar com um serviço online, prático, seguro e econômico da Contabilizei. As soluções deixam o negócio em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Esse serviço é oferecido por meio de uma plataforma com emissão de notas simplificada, gestão da folha de pagamento, conciliação bancária e muitas outras funcionalidades que simplificam a rotina.
Além disso, você também pode fazer um treinamento para aperfeiçoar e, ao mesmo tempo, adquirir novas habilidades. Atualmente, existem cursos práticos que ajudam a promover o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Um deles é o Empretec, do Sebrae. Criado em 1993 no Brasil, a metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) conta com atividades inovadoras e interativas, palestras, vídeos, dinâmicas individuais e em grupo, que auxiliam os participantes no desenvolvimento das características empreendedoras.
Em uma imersão de seis dias, os empreendedores são desafiados a encarar os seus medos e enfrentar as suas limitações. As atividades simulam situações reais, a partir de fundamentos científicos.
E aí, você tem as características de um empreendedor?
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