Gestão e Negócios

5 melhores faculdades para você se aprimorar como empreendedor

Atualizado em 19 jun 2020

Empreender no Brasil exige bastante esforço para lidar com burocracia, buscar melhores fornecedores e sempre continuar tentando desenvolver um produto/serviço de qualidade que faça com que o consumidor atinja o sucesso desejado. Não existe nenhuma regra que diga que um empreendedor precisa cursar um curso de ensino superior para obter sucesso com sua empresa (já que conhecemos muitos casos positivos que foram na contramão), mas é possível perceber que ter um diploma de graduação também não faz mal. 

Por exemplo, segundo pesquisa do Distrito, realizada em 2019, todos os fundadores dos unicórnios brasileiros (startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais) àquela época tinham pelo menos o ensino superior concluído, com 75% fazendo pós graduação ou especialização. 

Dessa maneira, resolvemos listar as 5 melhores faculdades para alguém se aprimorar como empreendedor, em parceria com o Quero Bolsa. Além disso, vamos listar quais são as melhores instituições de ensino que ofertam cada um dos cursos, seguindo como base a classificação do Guia da Faculdade, ranking feito pela Quero Educação, em parceria com o Estadão. 

Antes de mais nada, o que é o Guia da Faculdade? Como ele avalia os cursos?

O Guia da Faculdade é um ranking feito pela Quero Educação em parceria com o Estadão, com ajuda de mais de 6 mil professores. Eles, voluntariamente, avaliaram os cursos em três critérios distintos: qualidade do projeto político pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

Todas as instituições de ensino superior do Brasil foram convidadas, com 90% delas (mais de 2 mil) decidindo participar. Ao todo, são quase 12 mil cursos avaliados. No final, cada um deles recebia um número específicos de estrelas:

  • Não estrelados;
  • 3 – bom;
  • 4 – muito bom;
  • 5 – excelente.

Como fazer faculdade ajuda o empreendedor a ter sucesso no mundo dos negócios?

Ter tantos empreendedores bem sucedidos com background do ensino superior não é apenas uma coincidência. Muito do que é aprendido e vivenciado no ambiente de uma faculdade possibilita um grande crescimento e preparo profissional. 

A universidade, além de ensinar a prática e teoria, amplia o campo de visão do empreendedor em relação aos projetos que está inserido. A capacidade de conseguir ter ideias, ser criativo ao enfrentar problemas e estender o entendimento do macro são algumas coisas que você aprende com experiência de vivenciar a faculdade.

O networking com diversas pessoas com as mesmas inspirações ou, pelo menos, com objetivos parecidos com o seu vai criar uma rede de contatos que muito promissora. Eles podem ser sócios, parceiros ou até te apresentar a oportunidades importantes na sua trajetória. 

Por fim, você aprende a errar. Pode parecer demagogia, mas o método científico de testar hipóteses para tentar alcançar um resultado ajuda muito no dia a dia dos negócios. Assim, é possível alcançar o objetivo sem necessariamente colocar em risco a saúde financeira da empresa, direcionando os investimentos para o lugar mais adequado.

As 5 melhores faculdades para você se aprimorar como empreendedor

Selecionamos 5 cursos de ensino superior que vão trazer uma base teórica importante e o conhecimento que vai ajudar muito quem quer empreender. São eles:

  • Administração;
  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Ciências Contábeis;
  • Direito;
  • Marketing.

O curso de Administração

No curso de Administração, o aluno vai conseguir aprender os conceitos básicos para conseguir administrar uma empresa, desde lidar com os recursos humanos, financeiros e materiais até criar planos de negócios elaborados e arrojados. 

Esse conhecimento é essencial para o empreendedor, pois ele conseguirá lidar com o dia a dia da organização, passando pela alocação do dinheiro, assim como buscar estratégias para alavancar as vendas.

No Brasil, segundo o Censo da Educação Superior de 2018, realizado pelo Inep, são 654.843 matriculados, sendo um dos cursos mais procurados pelos estudantes e com muita tradição no Brasil. 

De acordo com o Guia da Faculdade, as faculdades que têm 5 estrelas, ou seja, são excelentes no curso de administração são:

  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo – SP
  • Fiap, São Paulo – SP
  • Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro – RJ
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Contagem – MG
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Tupã- SP
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS
  • Universidade Católica de Pernambuco, Recife – PE
  • Universidade de São Paulo, São Paulo – SP
  • Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba – PR

O curso de Ciências Contábeis

Dizem que o primeiro profissional que você precisa contratar para a sua empresa é um contador. E se ele for você? O profissional será capaz de fazer o planejamento contábil, financeiro e controlar os números da empresa. 

Atualmente, no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior de 2018, temos 359.840 estudantes cursando Contabilidade. É o quarto curso em número de matriculados. Segundo o Guia da Faculdade, apenas a USP, tanto no campus de Ribeirão quando de São Paulo, é a única instituição de ensino que tem cursos de 5 estrelas, ou seja, excelente.

O curso de Marketing

Não existe empresa que não precise vender. A melhor forma de ser mais assertivo no aumento da lucratividade e na escalabilidade da sua empresa é bolar uma excelente estratégia de marketing. 

No curso, o empreendedor saberá posicionar a marca no contexto digital, explorando diversos canais para obtenção do sucesso. Além disso, ele aprende a ser análitico otimizando o uso das ferramentas mais recentes. 

Segundo o Censo da Educação Superior, são 55.168 matriculados no curso. O Guia da Faculdade aponta apenas uma faculdade excelente (5 estrelas), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, com o campus que fica em Curitiba. 

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A maioria das empresas que vêm tendo um crescimento elevado no faturamento são as que criam produtos ou serviços tecnológicos/digitais. Para isso, estudar tecnologia é o melhor caminho! Com a capacidade de criar novas soluções, o empreendedor vai criar plenas condições de sanar os problemas que a sociedade enfrenta, ao mesmo tempo que aproveita oportunidades incríveis de negócios. 

Atualmente, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos que mais cresce em número de matriculados. Em 2018, eram 172.954 estudantes. As universidades consideradas excelentes para o curso são: 

  • Ceulp/Ulbra, Palmas – TO
  • USP, São Carlos – SP
  • USP, São Paulo – SP
  • UFG, Goiânia – GO

O curso de Direito

Saber como a constituição brasileira funciona é uma mão na roda para quem quer ter uma empresa no Brasil (ainda mais se o bacharel em Direito decidir se especializar na legislação trabalhista. Além disso, o curso vai proporcionar para o estudante grande capacidade argumentativa, de negociação e de comunicação, habilidades essenciais para o empreendedor. 

Direito sempre foi um dos cursos mais tradicionais do Brasil e, assim, um dos mais procurados. Em 2018, eram 863.101 matriculados, ficando na primeira posição. Segundo o Guia da Faculdade, 7 instituições de ensino do Brasil ofereciam cursos 5 estrelas. São elas:

  • FMP, Porto Alegre – RS
  • FGV, Rio de Janeiro – RJ
  • PUC, Campinas – SP
  • PUC, Betim – MG
  • Unifor, Fortaleza – CE
  • USP, São Paulo – SP
  • Feevale, Novo Hamburgo – RS

Como posso fazer esses cursos?

No Brasil, hoje, existem diversas formas de entrar na faculdade, mas quase todas elas passam pelo Enem. Com a nota dele, você pode tentar entrar em uma universidade pública via Sisu, uma bolsa em uma particular via Prouni ou financiamento estudantil. Além delas, existem programas privados de bolsas de estudo que não exigem comprovação de renda, com descontos de até 75%. 

E aí? Se você é empreendedor, qual curso fez ou deseja fazer? É algum da lista ou teria mais algum para adicionar? Conta para a gente! Queremos saber sua opinião.

Deixe um comentário

avatar