C.

Gestão e Negócios

Qual a importância de delegar tarefas para o crescimento da empresa?

Não é necessário ter uma grande equipe para aprender a delegar tarefas. Entenda como isso pode potencializar seu negócio!

por Vitor Torres 14 Mai 2019

Como um pequeno empresário, você precisa cuidar de muitas responsabilidades ao mesmo tempo e, na correria, sem uma lista clara de prioridades, o crescimento do negócio acaba sendo prejudicado.

Por conta desse cenário cheio de afazeres, é essencial que o empreendedor saiba delegar tarefas. Você deve estar pensando que isso é difícil, especialmente para quem conta com um número reduzido de funcionários ou mesmo quem trabalha sozinho.

Aqui, trazemos uma boa notícia: não é necessário ter uma grande equipe para aprender a delegar tarefas. Hoje existem tecnologias que agilizam os processos em diversas áreas da empresa, como marketing, contabilidade e recursos humanos. Essas plataformas são fáceis de usar e diminuem o tempo gasto com rotinas administrativas, beneficiando especialmente o pequeno empreendedor.

Ficou curioso para saber como dividir as atividades na sua empresa? Confira as nossas dicas nos próximos tópicos!

Por que delegar tarefas?

Provavelmente você já ouviu falar sobre gestão do tempo. Com as redes sociais e a evolução tecnológica, a sensação é de que o dia deveria ter mais do que 24 horas para completar todas as atividades. É por isso que, nesse mundo corrido, ter uma boa organização é essencial.

Em pequenos negócios, é comum que o proprietário assuma muitas responsabilidades e tenha dificuldade para cumprir tudo. É aí que o ato de delegar tarefas ganha relevância para a rotina da empresa.

Com as funções bem divididas, o principal benefício é o ganho de produtividade. Sem ter que lidar com as obrigações mecânicas e contando com mais horas disponíveis para cuidar da parte estratégica, o pequeno empresário tem mais tempo de pensar em ações para conquistar mais clientes, o que é a prioridade.

Por outro lado, aqueles que não fazem uma boa gestão do seu tempo têm problemas como perda de prazos, má utilização dos recursos, excesso de estresse e até perda de clientes.

Confira outros benefícios de delegar tarefas:

  • diminuição dos erros na área financeira e fiscal;
  • ambiente de trabalho mais produtivo;
  • mais tempo para cuidar da estratégia da empresa;
  • utilização mais inteligente dos recursos;
  • possibilidade de crescimento;
  • desenvolvimento da carreira e da equipe.

Como delegar tarefas com eficiência?

O primeiro passo é definir uma lista de prioridades na sua rotina, que devem ser relacionadas diretamente à estratégia do negócio. Quais são as tarefas que você tem obrigação de cumprir? E quais são aquelas que outras pessoas podem assumir ou que você pode automatizar, como as mais operacionais?

Dessa forma, você consegue planejar a sua agenda com espaços definidos para o que realmente precisa fazer naquele momento. O mesmo vale para os funcionários, que muitas vezes realizam funções que poderiam ser substituídas com inovações tecnológicas ou com uma melhor gestão.

Um ponto importante na hora de delegar tarefas é definir os prazos corretamente. Uma das formas de motivar sua equipe é conceder autonomia para as suas funções, mas é importante cobrar a entrega das atividades e fornecer um feedback para apontar os acertos e buscar melhorias.

Mesmo que a sua pequena empresa tenha apenas você no momento, é quase impossível lidar com todas as responsabilidades. Será necessário delegar para terceiros ou buscar soluções tecnológicas que simplificam as obrigações que um empreendedor tem quando não conta com ajuda de outras pessoas.

Quais tecnologias são interessantes para melhorar a gestão das tarefas da empresa?

A primeira impressão, quando se fala em delegar tarefas, é que se trata de dividir as funções com uma equipe. Porém, outra forma de fazer isso é adotar novas tecnologias, o que diminui o tempo gasto com atividades mecânicas, aumenta a praticidade e a segurança das informações. Um bom exemplo são as finanças, já que um computador consegue processar mais dados e de maneira mais precisa.

Outro ponto é a questão dos impostos, que é simplificada com os serviços de contabilidade online, um ótimo jeito de resolver as burocracias sem sair de casa.

Veja nos próximos tópicos algumas aplicações da tecnologia para simplificar o trabalho dos empreendedores!

Marketing

Sabe aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”? As redes sociais ajudam a aumentar a visibilidade dos pequenos negócios, mas é preciso criar estratégias para aparecer na rede. Nesse ponto, existem programas que gerenciam as publicações, criam páginas e automatizam as tarefas de marketing digital para o negócio.

Jurídica

Muitas empresas têm problemas por não terem soluções para as questões jurídicas. Atualmente, existem consultorias que prestam serviços pela internet e por um preço em conta. As suas soluções são voltadas para os negócios menores, que precisam de serviços rápidos para suas pendências legais.

Recursos humanos

A automatização da folha de pagamentos é uma possibilidade interessante. Em vez de contratar alguém para fazer os cálculos, o que demanda tempo e recursos, existem serviços online que calculam os salários e benefícios dos funcionários e orientam no recolhimento das obrigações trabalhistas.

Finanças e Contabilidade

As plataformas de gestão financeira permitem uma visão mais ampla da realidade da empresa, com as entradas e saídas, contas a pagar e a receber, previsão de receita e outras funcionalidades. Elas são fundamentais para centralizar as informações e planejar o seu crescimento.

Além disso, as soluções de contabilidade online deixam o negócio em dia com as obrigações fiscais e tributárias. É o caso da Contabilizei, que oferece esse serviço por meio de uma plataforma com emissão de notas simplificada, gestão da folha de pagamento, conciliação bancária e muitas outras funcionalidades que simplificam a rotina do pequeno empreendedor.

Viu como o uso da tecnologia é uma decisão fundamental para delegar tarefas e ter uma gestão melhor?

A parte contábil é uma das áreas mais influenciadas positivamente e você pode começar hoje mesmo. Quer saber mais? Então confira 10 motivos para você optar pela Contabilizei!

Vitor Torres
Siga no FacebookSiga no Twitter

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!