Empreendedorismo

Dicas para alavancar o seu Empreendimento

13 maio 2020

Do planejamento à consolidação de um negócio existe um caminho para ser percorrido. Depois disso, vem a constante resiliência em manter eficiência, produtividade e qualidade das operações. Alguns obstáculos ou desafios podem surgir para desestabilizar. No entanto, o espírito empreendedor precisa estar preparado para as reviravoltas. 

Sem contar as pressões externas bruscas, a organização das etapas de desenvolvimento costuma vir com perspectivas de crescimento. Nesse momento, algumas dúvidas e preocupações podem surgir. O mais comum é pensar em uma evolução sem perder a essência.

Veja algumas dicas para alavancar o seu empreendimento sem queimar a linha de largada.

Excelência e entrega com valor agregado

As melhores soluções são criadas ou aprimoradas quando o foco está no cliente ou público-alvo. Por isso, crie estratégias para ouvir e se aproximar dos consumidores. Entenda a visão deles sobre o produto ou serviço. 

Esse relacionamento precisa traduzir anseios e estar receptivo a todos os feedbacks. Com esses pontos, consegue aproveitar as oportunidades de melhoria ou frear os obstáculos. Independentemente do cenário, você precisa entender como as pessoas enxergam o seu negócio, assim consegue customizar as suas entregas com personalização. 

Prepare-se e garanta previsibilidade 

O gatilho para as tomadas de decisões a curto prazo pode não ser tão difícil. O problema é medir os esforços para períodos mais longos. Depois da proximidade com o cliente, na esteira do processo vem o conhecimento.

 Esteja o tempo todo atualizado das tendências do seu segmento e possíveis desdobramentos impulsionados por períodos sazonais do mercado, que podem comprometer o negócio ou ser traduzido em oportunidades. Por exemplo, uma sorveteria que experimenta a baixa no inverno ou as lojas que aumentam as vendas em datas comemorativas. 

A arte da inovação

Antes de falar de tecnologia é bom pensar no ponto de vista prático e operacional da realidade da sua experiência e necessidade. O primeiro investimento precisar ser em tempo para organização de uma cultura de inovação. É importante rever o trabalho de forma ampla, por exemplo instalações de espaços e ambientes mais criativos. Ou considerando até alternativas mais simples, como trabalho remoto .

O ecossistema inovador possibilita o desenvolvimento de equipes ou competências multidisciplinares com foco em melhorias contínuas. É um preparo visionário que pode criar um ciclo virtuoso para benefícios de todos. De um lado, você e os seus colaboradores mais satisfeitos e felizes em um ambiente que favorece o bem-estar. Já os consumidores têm as suas necessidades atendidas.

Seja o diferencial sempre

A missão de  desenvolver, consolidar e aprimorar as inúmeras possibilidades oferecidas deve estar atenta ao diferencial. Isso acontece com entrega de experiências. Por isso, todos os envolvidos precisam entender o propósito e pertencimento.

Muito além de ferramentas tecnológicas caras ou altos investimentos de dinheiro, a diferença acontece no estreitamento das relações. Compreenda o seu público-alvo e valorize todos os seus contatos. Esse trabalho pode ajudar a direcionar todo o seu planejamento, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade dos serviços prestados com rapidez e excelência. 

Como ficar pronto para assumir desafios?

Além do planejamento para ter uma empresa ágil, saudável, dinâmica e inovadora, o empreendedor precisa se colocar a prova todo dia. E para isso, nada melhor do que estar pronto para assumir os desafios e ser a liderança que a empresa precisa.

A ideia de ser dono do próprio negócio para alcançar flexibilidade e independência financeira é um dos benefícios de ser empreendedor . Atualmente, diversas pessoas buscam isso. No entanto, antes de viabilizar qualquer tipo de negócio, é comum as pessoas fazerem alguns questionamentos e reflexões.

Normalmente, as primeiras dúvidas são relacionadas ao planejamento. Depois de pensar na parte burocrática vem as abordagens mais pessoais. Entender as aspirações e o perfil em que se encaixa é um dos exemplos. 

Porém, não para por aí. Em uma fase em que o negócio está mais consolidado, a rotina cheia de afazeres deixa o profissional sem tempo para cuidar da sua carreira profissional.

Confira algumas dicas para evitar deixar a sua carreira de lado e ainda continuar sendo um empreendedor melhor todos os dias. 

Capacitação profissional

Um diploma não está entre um dos requisitos básicos para ser empreendedor. Porém, conhecimento e experiências prévias são atributos favoráveis, considerando vantagem competitiva e capacidade analítica para desenvolvimento do negócio.

Por isso, é importante avaliar a possibilidade de fazer um curso superior, caso ainda não tenha. Ou então, a realização de cursos complementares que possam ajudar na área de atuação, levando em conta o planejamento, organização e as novas tendências para o segmento. 

Seja curioso e explore possibilidades 

Com capacitação profissional, o empreendedor consegue desenvolver novas competências e se manter constantemente atualizado seja em relação à tecnologia ou novidades na área. 

Nesse contexto, outro atributo é a curiosidade. Indagar as pessoas e situações a volta é uma das formas de continuar nessa trilha do conhecimento. Além disso, ajuda a aprender sobre si mesmo, à medida em que continua em um processo de autoconhecimento, explorando novas motivações. 

Essa jornada pode acontecer de diversas formas, lendo livros na área ou assinando newsletters que te inspiram o tempo todo. 

Faça networking 

Ser curioso é uma das características de quem está disposto a ouvir. O próximo passo é se dedicar aos contatos que a vida te dá em diversas situações rotineiras com os seus clientes e fornecedores, em todos os lugares que frequenta. 

Mantenha um bom relacionamento com essa rede de contatos e invista em novos. Procure frequentar eventos do seu segmento. A participação em cursos pode ser uma oportunidade também.

Invista na sua marca pessoal

Pense como quer ser visto e lembrado pelas pessoas. Quando idealizou o seu negócio deve ter explorado isso desde o logo até o marketing digital. Com você não é diferente. Procure estar presente nos lugares, mas também tenha uma presença virtual para um perfil pessoal.

Nesse caso, procure uma rede social que gosta e, ao mesmo tempo, adequada para o seu público-alvo. Nela, aborde conteúdos que agreguem valor. Compartilhe as suas conquistas, como os cursos que realizou e eventos que frequentou. Faça comentários relevantes,  percepções diferenciadas sobre o seu aproveitamento em qualquer atividade que seja pertinente ou temas que domina. 

Delegue atividades e invista em tecnologia

Gerenciar o tempo nem sempre é uma das atividades mais fáceis. À medida que as responsabilidades aumentam, a lista de prioridades fica cada vez mais confusa. Pensar em investir tempo para qualquer outra atividade que não seja o próprio negócio parece custoso e impossível. 

Porém, se sobrecarregar não vai resolver os problemas, pelo contrário pode implicar em uma série de prejuízos ao negócio, sem contar os pessoais. Uma das possibilidades é pensar em ferramentas que possam te auxiliar com as atividades do dia a dia. A Contabilizei pode ajudar diretamente com as rotinas de finança e contabilidade. 

E aí, como anda a sua produtividade para investir na sua carreira? Procure os contadores da Contabilizei para ajudar na gestão do seu tempo! 

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar