Empreendedorismo

Dicas para Empreendedores: Invista na própria Capacitação

26 Maio 2020

A carreira do empreendedor envolve uma série de preocupações desde o início, com a viabilização do negócio,  até a gestão do tempo. Durante a jornada, ainda existe a questão da capacitação profissional que deve ser constante e não pode ser negligenciada. O investimento em educação nem sempre significa custos altos, mas necessita de planejamento, tempo, disciplina e automotivação.

Pensando nisso, o Blog da Contabilizei selecionou algumas dicas para o que o seu desenvolvimento aconteça de maneira natural através de várias fontes e formas de aprendizado. E se você acredita que só o aprendizado formal em sala de aula é importante, vire a chave. Os adultos aprendem de muitas maneiras sendo que a principal delas é realizando alguma atividade. Conheça a escala de aprendizado Pirâmide de Willian Glasser e entenda que você sempre está aprendendo  quando interagir com livros, filmes, apresentações, debatendo com outras pessoas, praticando um novo conhecimento e principalmente, ensinando os outros.

  • 15% – lendo
  • 20% – audiovisual
  • 30% – demonstração
  • 50% – debate em grupo
  • 75% – praticando
  • 90% – ensinando outros

Fonte: Pirâmide de Willian Glasser

Curioso não? Mas é isso mesmo, todas as formas de aprendizado são importante e precisamos desenvolvê-las ao máximo, aproveitando todas as oportunidades para ler, escrever, ver, ouvir, debater e principalmente praticar e ensinar.

Vamos colocar o cérebro para trabalhar e turbinar a sua carreira? Quando a crise do coronavírus passar, com disciplina e escolhas certas, você vai estar a frente de muita gente. Vamos ver o que separamos para você? Dentro desse contexto separamos plataformas de conhecimento, algumas gratuitas outras de baixo custo e dicas de como aproveitar o tempo livre com leitura, modelos visuais entre outros.

Cursos de capacitação

As capacitações ajudam na organização do empreendimento, além de serem mais uma forma de preparação do profissional para as novas tendências do segmento. Com eles, você também consegue aumentar a sua rede de relacionamento com as pessoas, ou seja sendo mais uma oportunidade para adquirir possíveis contatos.

Mesmo não sendo educação presencial, muitos cursos oferecem fóruns de discussões online ou encontros esporádicos para reuniões estratégicas ou apenas descontração. Seja qual for a modalidade, o bom é saber que muitos deles podem ser feitos gratuitamente. Vá para a web e busque as opções que melhor se adaptam ao seu estilo e ao seu negócio. Todas as opções abaixo, oferecem tanto versões gratuitas quanto com um custo adequado ao empreendedor.

Sebrae 

A entidade disponibiliza uma série de atividades e conteúdos online e gratuitos. São palestras, e-books e atendimento virtual para os empreendedores. Entre as opções: gestão financeira, marketing digital, estratégias para captação de recursos e vendas pela internet. 

Coursera 

A plataforma de ensino faz parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino ao redor do mundo para oferecer cursos online. Você tem acesso a opções pagas ou gratuitas. Em alguns casos, consegue usufruir das aulas pagas apenas como ouvinte. Existe um foco para administração do empreendimento com o Coursera para Negócios 

LinkedIn Learning 

A plataforma traz tutoriais online sobre os mais diversos assuntos, como gestão de tempo, fundamentos de vendas e técnicas de comunicação. Com foco maior em empreendedorismo, existe a área de Business . As opções são pagas, mas existe o período de teste.

Sandbox 

Cursos presenciais, online ou treinamentos dentro das empresas, a Sandbox oferece todas as opções pagas. O objetivo é ensinar os profissionais a organizar melhor o pensamento e partir para a ação de forma criativa e inovadora. Alguns dos temas abordados são metodologias ágeis, design sprint e consumer insights. 

Alura 

 Mais de mil cursos de tecnologia, design e negócios digitais. O objetivo é desenvolver times focados em inovação para melhorar a performance e qualidade da entrega dos projetos. Os cursos são pagos e existem pacotes especiais voltados para empresas

Dedique-se bravamente à leitura

O hábito da leitura depende de disciplina e planejamento. Uma forma de se organizar é no início de todo mês selecionar um livro de interesse que possa ser útil para sua carreira ou rotina de trabalho. A Contabilizei já deu algumas dicas aqui.

Além dos livros, procure ler sites relacionados com a sua atividade, a maioria deles têm a possibilidade de receber as notificações no e-mail. Você também pode assinar a newsletter da Contabilizei para se manter informado todos os dias sobre empreendedorismo e contabilidade.

Tem gente que usa a expressão “leio até bula de remédio” e não deixa de ser verdade. Quem desenvolve o hábito não consegue parar. Aproveite para intercalar livros de desenvolvimento com aquele prazer dos mistérios, das novelas e comédias. Biografias também são uma excelente pedida. Ah e não esqueça de compartilhar com a gente as suas leituras preferidas!

Podcasts de todos os tipos e temas

Quando estiver ocupado demais para uma pausa para leitura, você pode se dedicar à versão de um audiobook disponível. Ou então recorrer a um podcast. As horas entediantes no trânsito podem ser divididas com aprendizado dinâmico e prazeroso. Nos últimos meses no BRasil os podcasts estouraram e hoje não faltam opções para todos os temas. Como são muitos você terá que fazer as suas escolhas e, na sua plataforma preferida, receber as atualizações. 

Entre as opções: Ted Talk Negócios, HBR IdeaCast e How I Built This. Descubra os seus preferidos e compartilhe com a gente!

Dica: como são arquivos grandes, a maioria em torno de uma hora de duração, baixe o episódios enquanto estiver no wifi para ouvir offline em qualquer lugar sem utilizar a sua internet móvel. Quem sabe no futuro você não terá o seu próprio podcast sobre o assunto de sua preferência?

Filmes são sempre uma boa pedida

Os filmes conseguem ser uma fonte de conhecimento mais coletiva e mais descontraída, podendo ser assistidos com a família ou amigos. O bom é que as histórias acabam sendo inspiradoras e motivacionais. Se preferir algo mais informativo, também pode optar pelos documentários.

Entre os filmes: Jobs (2013), de Joshua Michael Stern; Fome de Poder (2017), de John Lee Hancock e Joy: o nome do sucesso (2016), de David O. Russell. Alguns documentários: Tony Robbins: Eu não sou seu guru (2016), de Joe Berlinger; Atari: Game Over (2014), de Zak Penn e Burt’s Buzz (2013), de Jody Shapiro.

Faça sua programação, prepare a pipoca e boa sessão! 

Final de semana empreendedor

Assim como os filmes que são atividades mais relaxantes e, ao mesmo tempo, fonte de conhecimento, sempre que possível procure ter fins de semana mais tranquilos para recarregar a energia. 

Obviamente, isso não significa que tem ficar o dia inteiro deitado, ou sem fazer nada. Desconecte-se do trabalho e continue aprendendo sem perceber. Como atualmente não está sendo possível reunir os amigos fisicamente no mesmo ambiente, a dica são os encontros virtuais para bater um papo, dar risadas e até compartilhar um almoço ou Happy Hour.

E aí, precisando de mais tempo livre para desenvolver a sua carreira como empreendedor? Os contadores da Contabilizei podem ajudar a melhorar a sua produtividade.  

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar