Gestão e Negócios

O que é ROI: como calcular retorno sobre o investimento?

Atualizado em 1 nov 2019

Todo pequeno empreendedor que começa a estudar sobre gestão empresarial encontra um mar de siglas. No início, tudo pode parecer confuso, mas, em sua grande maioria, os conceitos são muito simples e úteis para o cotidiano.

Nesse contexto, entender o que é ROI é o primeiro passo para investir de maneira mais consciente, trabalhando para o desenvolvimento do negócio.

Quer descobrir o que é ROI, como ele é calculado e qual sua utilidade para pequenas empresas? Continue acompanhando este artigo!

O que é ROI?

ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. Trata-se de um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo.

O ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída. Se houver mais de uma entrada e mais de uma saída de recursos, os valores precisarão ser somados para permitir o cálculo da correlação.

Como é feito o cálculo do ROI?

Como se trata de uma correlação, o resultado do ROI será um valor positivo ou negativo de vezes em que o investimento deu retorno, ou sua porcentagem. Para que ele seja calculado, deve-se subtrair o custo do investimento do valor obtido, dividindo esse resultado pelo valor investido. A fórmula fica assim:

ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento

Caso se deseje saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.

Um exemplo prático de cálculo do ROI

Digamos que a empresa investiu R$ 1.000,00 em campanhas de marketing para a conquista de novos clientes. Depois de um tempo, o faturamento em novos negócios foi de R$ 10.000,00. Assim, teremos:

ROI = (R$ 10.000,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00

ROI = 9

ROI (%) = 9 x 100 = 900%

Como podemos ver, no caso do exemplo, o investimento na campanha de marketing foi muito bem-sucedido! O retorno foi de 9x o valor investido, ou 900%, tornando o negócio mais lucrativo!

Custo do investimento

Todo o valor gasto pela empresa no investimento deve ser incluído no cálculo do custo. Caso tenha tido mais de um desembolso, é importante que os valores sejam somados para que o resultado reflita a realidade.

Receita

Também é pertinente saber definir quais os valores que entraram no caixa da empresa que têm relação direta com o investimento. No caso do nosso exemplo, não é toda e qualquer receita que será utilizada, mas sim apenas aquelas advindas de novos clientes.

Lucro do investimento

O valor obtido com o investimento, depois de subtraídos os custos, será o indicador de lucro do investimento. Essa informação é muito útil para saber se há uma correlação interessante entre os valores investidos e o retorno do investimento.

Alguns investimentos têm um retorno maior que outros por pouco tempo, enquanto outros são sempre lucrativos, mas com um lucro baixo. Decidir o foco da empresa será sempre uma tarefa do gestor.

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Por que o ROI é importante para o sucesso da sua empresa?

Aprender o que é ROI é muito útil, ainda mais se esse conhecimento for colocado em prática. Mas, afinal, qual é a utilidade desse indicador na empresa? Veja a seguir algumas vantagens do uso dessa ferramenta para empreendedores.

Realizar um plano de ação

O ROI auxilia o empresário a colocar os planos em prática, pois identifica quais são os melhores investimentos. Colocar o plano em prática e acompanhá-lo por meio da apuração do ROI faz com que seja possível entender se tudo está correndo como planejado.

Potencializar os lucros

Quem realiza investimentos com um bom retorno potencializa os lucros da empresa. O cálculo do ROI garante que os recursos disponíveis sejam usados da melhor forma possível, possibilitando lucrar mais com menos.

Acompanhar a evolução da empresa

O ROI é capaz de ampliar o entendimento do dono sobre o crescimento da empresa. Se o cálculo do ROI partir do investimento geral na empresa X retorno, fica fácil de entender quanto retorno o negócio dá. 

Em momentos como abertura da empresa ou de uma nova filial, é natural que o número não seja dos melhores. Contudo, caso os valores baixos persistam, é hora de fazer alterações. Quem verifica de perto as mudanças no ROI consegue acompanhar como a empresa evolui ao longo do tempo.

Mensurar resultados

O que não se consegue trazer para um critério objetivo raramente servirá para alguma coisa na gestão da empresa. O ROI tem a virtude de transformar em números a comparação do esforço X resultado. A correlação fica clara, podendo-se verificar se os resultados foram bons ou se podem melhorar.

Tomar decisões

O ROI é um indicador de performance que serve para apoiar o empresário na gestão de metas. Não existe coisa melhor que decidir baseando-se em informações concretas sobre o seu negócio. Por mais que contar com a intuição sempre vá fazer parte do processo de decisão, a verdade é que os números são muito melhores para as chances de acerto.

Assim, se o ROI da empresa aumenta constantemente, o investimento em determinado setor ou iniciativa deverá ser mantido, ou, se possível, até mesmo ampliado. 

Analisar os investimentos sob a ótica de seu retorno faz com que as prioridades sejam facilmente identificadas. Isso é de grande valia no momento de escolher uma opção de investimento contra outra, de mudar um setor da empresa, de pensar em expandir a atuação, etc.

Os relatórios de ROI podem ser gerados com as mais diferentes abordagens de tempo, setor e investimento. O tipo de decisão que precisa ser tomada direciona quais informações serão geradas para apoio no processo.

Aprender o que é ROI é mais um passo na jornada do empreendedor. Utilizar indicadores desse tipo na administração da empresa auxilia a resolver dúvidas sobre a rentabilidade de investimentos, além de criar perspectivas e planos de ação mais eficazes. Isso pode fazer com que a lucratividade aumente, alavancando ainda mais o negócio!

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Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.

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