Contabilidade para Youtubers: Como funciona e porque fazer?

Contabilidade para Youtubers: Como funciona e porque fazer?

Você estava sentado no sofá da sua casa e teve a melhor idéia da sua vida: ganhar dinheiro falando sobre as coisas que você mais gosta. Pode ser decoração, games, contabilidade (tipo o canal da Contabilizei) – pode ser sobre praticamente tudo! 

Agora que o seu canal está indo de vento em popa, o que é realmente necessário fazer para que essa sua nova maneira de ganhar a vida seja uma negócio de sucesso? Será que a melhor forma é ser esse tipo “informal” ou buscar um formato de empresa é uma escolha mais acertada?

Vamos juntos nessa descoberta – e já de antemão adiantamos: sempre vale a pena pesquisar suas opções.

Por que fazer contabilidade para Youtubers? 

Tudo começa com a ideia de abrir uma empresa para Youtuber ou atuar como pessoa física. Até para responder a essa pergunta inicial um contador com experiência poderá lhe ajudar, porque o cálculo da diferença entre pagar impostos como Pessoa Física ou Jurídica é fundamental para esse momento.

Então, os Youtubers precisam da contabilidade da mesma forma que qualquer profissional que deseja se empreender na sua carreira. Digamos que isso faz parte da fama: ao mesmo tempo que seus vídeos ganham cada vez mais qualidade, seu negócio também deve ganhar robustez – e isso não se faz sem ter clareza das responsabilidades contábeis. Por isso, contar com um contador especialista, como a Contabilizei, faz toda a diferença.

CNAE para Youtubers: Qual escolher? 

Para o youtuber que deseja formalizar a sua atuação, é possível escolher entre alguns tipos de atividades (CNAEs) para abrir empresa. Entre os CNAEs para Youtubers, estão:

  • CNAE 5911-1/99: Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados anteriormente;
  • CNAE 5912-0/99: Editor de Vídeo Independente – que habilita atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.

Para escolher com qual atividade econômica se cadastrar, pesquise uma que indique claramente o que você faz, porque se houver divergência entre o que você faz e a atividade registrada, pode ocorrer uma série de dores de cabeça desnecessárias, podendo até indicar que você está em prática irregular na sua empresa.

Outras opções de CNAEs para youtuber envolvem os temas que o seu canal fala, por exemplo:

  • 5920-4/00: Atividades de produção de peças teatrais (para canais de teatro)
  • 5920-5/00: Atividades de produção de espetáculos musicais e outros espetáculos de entretenimento (para canais de música)
  • 8592-1/02: Atividades de ensino de música (para canais de ensino musical)
  • 8592-1/04: Atividades de ensino de idiomas (para canais de ensino de idiomas

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Imposto de renda para Youtubers

Os empreendedores digitais também precisam declarar seus rendimentos, seja como pessoa física ou como empresa, independentemente do CNAE para youtuber escolhido.

Na declaração como pessoa física, as faixas de tributação são de acordo com o rendimento mensal do contribuinte, começando em 7,5% mas podendo chegar até 27,5% (nessa última faixa, o valor precisa ultrapassar apenas R$4.664,68 por mês).

Mesmo sendo de fonte estrangeira (os pagamentos dos Youtubers vem da Google, empresa norte americana), o pagamento é feito para o seu CPF e passará por algum tipo de registro bancário, o que facilita – e muito – para que a Receita Federal identifique que você está obtendo ganhos sem tributação. Se chegar a hora de apresentar seu imposto de renda e você ignorar esses valores, pode receber multa sobre os valores omitidos.

É nesse ponto que, ao consultar sobre a abertura de empresa com um profissional especialista, será indicado que o seu negócio seja tratado como Pessoa Jurídica, porque a tributação pode ser muito menor.

Carnê leão para Youtubers

Se você optou por receber seus rendimentos como autônomo, você mesmo precisa declarar para a Receita Federal quais valores recebeu, para que sejam feitos os cálculos de impostos devidos. 

Conforme já comentamos neste artigo, em especial os recursos vindos de fontes do Exterior do país, como é o caso dos pagamentos aos YouTubers, são informados para a Receita desta forma, já que a fonte pagadora não recolhe nenhum tipo de imposto no ato do pagamento.

Como funciona a tributação para Youtubers? 

Para planejar o seu negócio, você precisa saber primeiro que a tributação vai variar consideravelmente conforme a faixa de faturamento da sua empresa: os menores impostos incidem sobre os Microempreendedores Individuais (MEI), que tem o faturamento de até R$81 mil por ano.

Se você percebe que o seu faturamento é maior do que isso, você já está em outro patamar de empresa, mas mesmo assim o regime do Simples Nacional ainda pode ser uma boa opção, porque abrange faturamento de até R$4,8 milhões.

O legal do regime tributário do Simples Nacional é que foi pensado para ajudar os micro e pequenos empresários a pagar as taxas devidas com vantagens – os impostos podem ser bem menores do que por outro regime – mas também com facilidade: requer o pagamento de uma taxa única, diminuindo a burocracia.

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    Youtuber pode ser pessoa física para receber dinheiro? 

    O YouTuber pode ser conhecido também como autônomo ou freelancer, uma vez que a remuneração que recebe da empresa que lhe empresa o espaço – o YouTube – é esporádica e sem vínculo empregatício

    Sendo assim, você que está atuando nesta área tem duas opções claras para prestar suas contas com o fisco: ou apresenta os rendimentos simplesmente como autônomo e se enquadra na categoria de impostos para Pessoa Física; ou abre uma empresa para fazer a contabilidade através dela, sendo tributado pela Pessoa Jurídica.

    Não é ilegal receber os valores como Pessoa Física, mas na grande maioria das vezes não é o melhor movimento porque o valor que sobra para você, tirando os pagamentos das taxas, é menor do que se você tiver uma empresa.

    Como Youtubers ganham dinheiro? 

    A renda de quem tem atividades pela internet é mais ou menos como a renda de qualquer tipo de mídia: vem dos anúncios. A grande sacada do digital, na verdade, é que os anunciantes não precisam fazer contratos individuais com cada um dos canais (embora o façam com canais maiores e de interesse para o seu negócio), eles podem ter um contrato diretamente com plataforma de mídia, que divide com cada usuário os rendimentos conforme o número de acessos.

    O Google AdSense, por exemplo, permite que qualquer empresa compre valores grandes ou pequenos de publicidade nos seus sites associados. Os criadores de conteúdos ofertam espaços nos seus sites, e o AdSense aloca o anúncio de quem pagou neste local. A partir daí, o dono do espaço recebe o valor correspondente ao anúncio que foi veiculado – o valor vai depender da quantidade de pessoas que viu e dos que clicaram no anúncio.

    Para quem trabalha diretamente no YouTube, a forma de monetizar os vídeos é inserindo anúncios no seu conteúdo – e a cada 1000 views (mil pessoas que visualizaram o anúncio), o dono do canal ganha uma certa quantidade de dinheiro.

    O que faz com que realmente os canais passem a receber valores viáveis para serem chamados de bom negócio são propagandas pagas diretamente pelos anunciantes ao dono do canal – uma Youtuber de beleza, por exemplo, em geral mantém contratos com as marcas de produtos que utiliza. E é aí que o número de inscritos no canal ajuda: o seu anunciante vai saber que há aquele total de interessados nas suas publicações, e se houver compatibilidade com o produto dele, pode dar negócio.

    E para além das propagandas, outros produtos associados ao negócio também costumam ser bastante lucrativos: alguém com boa visibilidade online pode, por exemplo, montar um curso (online ou presencial), e receber bons valores com as inscrições dos participantes. Também é possível comercializar e-books, podcasts ou vídeoaulas, por exemplo. Para esse tipo de vendas a plataforma Hotmart pode ser uma boa saída, porque permite e a divulgação facilitada dos produtos (que contam com os Afiliados para ajudar na comercialização).

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    FAQ - Perguntas frequentes

    Youtubers devem registrar o canal como marca?

    Devem. Somente o registro legal traz segurança para o negócio, uma vez que a empresa Google, responsável pelo YouTube, indica claramente em sua política interna que não tem poder de mediação entre as partes usuárias da plataforma.

    Os ganhos dos Youtubers com AdSense podem ser omitidos perante a Receita Federal?

    Não. Em função da transação para recebimento do dinheiro, a Receita Federal facilmente tem acesso às informações sobre os ganhos obtidos como Youtuber, podendo incidir multa e penalidades para aqueles que omitirem essa fonte de renda.

    Como declarar ganhos do AdSense de Youtubers?

    Os ganhos podem ser declarados diretamente como Pessoa Física ou podem ser indicados como receita da Pessoa Jurídica. Geralmente, a declaração como Pessoa Jurídica apresenta mais vantagens e menor tributação.

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    Escrito por:

    Charles Gularte

    Contador técnico e responsável na Contabilizei. Charles Gularte é vice-presidente de Operações da Contabilizei desde 2015, responsável técnico da empresa e contador há mais de 20 anos (CRC PR-045113/O-7). Atualmente é líder do maior time de contadores certificados do Brasil, onde garante um modelo operacional escalável e sustentável, que entrega serviço, atendimento e suporte com excelência a mais de 50 mil micros e pequenos empreendedores. Formado em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário e com MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pela FGV, iniciou a carreira em um escritório de contabilidade e seguiu para o mundo corporativo, onde é referência profissional quando se trata de uma rotina contábil segura, transparente e confiável no país.

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