Como vender mais e aumentar os lucros da sua empresa
Trabalhar com vendas é uma atividade vibrante. O contato com outras pessoas, a forma de falar e agir necessária para engajar-se na negociação, a alegria de conquistar os resultados. Mas é nessa mesma atividade que surge a insegurança quando o volume de negócios não acontece conforme o esperado. E aí, você, empreendedor, pode se perguntar: como vender mais?
É preciso lembrar que há muitos fatores que influenciam na quantidade de vendas, alguns sobre os quais temos capacidade de agir e outros que estão fora do nosso alcance. Mesmo em empresas que estão de vento em popa, devemos estar sempre de olho em como vender mais, especialmente naqueles fatores onde o nosso próprio movimento pode mudar, não é mesmo?
Isso porque o comércio é feito de empreendedores que estão atentos a todos os movimentos do consumidor para que as empresas atendam àquilo que é o desejo desse público-alvo. Mas você tem olhado também para as questões administrativas e fiscais? Dá para melhorar o faturamento pensando só em vendas? A resposta é não: é preciso mexer nos dois lados para fazer o negócio ter saúde financeira.
Venha conosco neste artigo e descubra que além de manter as vendas sempre altas, tem outros fatores que ajudam sua empresa a melhorar o faturamento. Como vender mais não é segredo: tem até receita.
10 dicas para vender mais e manter o faturamento alto
Aqui relacionamos pontos que você pode considerar para verificar quais as melhorias pode fazer para aumentar seu faturamento e suas vendas. São uma seleção nossa, e sempre é importante revisar com olhar para o seu próprio negócio.
Confira nossa lista e logo após a abertura de porquê estamos elencando esse detalhe em específico.
1.Verifique os processos internos
Muitos comerciantes estão tão preocupados com vendas que não identificam que o verdadeiro motivo do faturamento não estar de acordo com o que esperam é uma falta de organização da empresa em si.
Pode acontecer por diversos motivos, como impostos mal aplicados, escala de funcionários que onera demais a empresa, até mesmo estoques maiores do que se deveria manter.
Uma das atitudes que você pode tomar nesse sentido é avaliar se a sua contabilidade está te atendendo da maneira como deveria.
A Contabilizei tem o Ebook – Guia para trocar de contador, onde você pode conhecer mais sobre esse assunto e identificar oportunidades para que sua empresa seja mais rentável.
2.Ajuste sua equipe de vendas
Ter bons vendedores é fundamental para o comércio, e isso pode requerer o treinamento desse time. Em geral, os profissionais que estão contratados para vendas tem perfil para essa atividade, mas nem sempre têm experiência e capacitação para fazer isso da melhor forma.
Além de pensar sobre ofertar cursos e atividades de treinamento para equipe, considere que esse é um dos recursos mais preciosos da empresa, mas ao mesmo tempo mais onerosos.
Dito isso, nem sempre é compatível manter uma equipe com profissionais com os quais você tem afinidade mas que não produzem da forma como seria importante para o negócio.
Não é fácil reconhecer isso e fazer essa crítica dentro da própria equipe, mas tem momentos em que isso é necessário até mesmo para salvar a empresa de um desfecho negativo.
3.Faça pesquisas
Uma das melhores formas de identificar o que está faltando para que você alcance maior número de vendas é através de pesquisas. Dependendo do porte da sua empresa, podem ser pesquisas mais elaboradas ou simples, organizadas de formas externa ou internamente.
A questão principal é que você tenha uma forma de coletar dados sobre o que seus clientes buscam na empresa e não encontram, o que acham da aparência e organização do seu negócio, como se sentem atendidos dentro do seu comércio – este tipo de informações.
Pense em uma forma de abranger principalmente os aspectos que estão em contato direto com a clientela e dê prioridade para pesquisar sobre aquilo que você tem capacidade de alterar. Leve a sério os resultados: mesmo pesquisas feitas ao vivo pelos próprios funcionários têm relevância.
4.Crie pontos de interesse para o cliente
Essa ação pode vir a partir do resultado da pesquisa, mas também pode ser pensada diretamente por você e seu time. É importante perceber que as pessoas estão acessando o seu negócio, seja presencialmente ou no digital, a partir de alguma coisa que lhes chamou a atenção.
Por isso, para aumentar essa entrada de clientes, é importante estar sempre pensando sobre quais são as ações que devem ser feitas para que o cliente se aproxime do seu negócio.
Aqui entram promoções, mas também mudanças de layout na loja, novidades expostas na área digital, ações de merchandising que propõe que o cliente precise entrar no seu ponto de vendas para participar. A criatividade do brasileiro é imensa – e não é difícil encontrar bons exemplos no seu segmento.
5.Invista no seu ponto de vendas
Seguindo na linha do que comentamos acima, o cliente não vai ter interesse em entrar em um ponto de vendas que não esteja de acordo com a intenção do seu negócio – e isso pode mudar de tempos em tempos.
Por exemplo, uma lanchonete de 50 anos de atuação dificilmente se mantém interessante depois desse tempo todo sem ter nunca alterado mesas, cadeiras, displays – somente fazendo conservação.
Pode acontecer algum caso em que a tradição seja um valor forte da empresa, mas geralmente acontecem mudanças para atualizar a loja para o mercado mais recente. Isso vale para todos os tipos de negócios – e ainda mais especialmente para negócios com público-alvo jovem.
Novamente recomendamos que você busque exemplos do seu segmento quando for pensar em se atualizar – dá pra ver até pontos de vendas em outros países e encontrar boas soluções.
6.Invista em Marketing Digital
Já falamos em outros tópicos sobre como o digital deve estar em paralelo com seu ponto de vendas físico. Esse é um caminho muito necessário para os negócios de hoje. Por mais que você não trabalhe com produtos de comércio online, não queira ter uma loja virtual, você precisa, sim, ter presença virtual.
Isso quer dizer que se alguém procurar pelo seu negócio em um buscador, precisa encontrar alguma coisa. Pode ser uma boa estrutura na rede social, pode ser um site próprio – depende do tipo de proposta e do seu público. Mesmo aqueles negócios que atendem menos clientes – que são B2B por exemplo – precisam estar em dia com essa tarefa de se fazerem visíveis na internet.
7.Escolha os produtos com base no público-alvo
Aproveitando a pesquisa que você realizou conforme a nossa dica, leve em consideração esse perfil do público-alvo para acertar mais nas escolhas dos produtos. Muitos lojistas trabalham com essa seleção a partir de suas crenças pessoais, o que é válido e pode te manter acertando por muito tempo se você estiver em um negócio conectado com seu perfil pessoal.
De qualquer forma, para aprimorar essa seleção é importante levar em conta seus clientes atuais, o que eles estão buscando, e também as novidades que o mercado oferece.
Como exemplo, podemos citar os negócios vinculados ao vegetarianismo: se um empreendimento está funcionando há mais de 10 anos nesse setor, certamente não está vendendo atualmente somente os mesmos produtos com os quais começou, uma vez que o segmento ganhou força e com isso novidades apareceram.
8.Prepare-se para as datas especiais
Em todos os mercados é importante considerar as datas especiais: seja para estar com mais estoque de mercadorias, seja para compreender que certos públicos não falam com você nas proximidades dessas datas importantes.
Isso faz bastante diferença para o seu planejamento de vendas: se, por exemplo, seu comércio atende dentistas, provavelmente próximo ao final do ano você não terá demandas e precisará sustentar a empresa com os resultados dos outros períodos.
Por outro lado, identificando a queda de demanda em um momento, você certamente terá mais procura em um momento posterior – e novamente é preciso estar organizado para atender conforme o próximo tópico.
9.Entenda sua sazonalidade
Não é somente por datas especiais que as empresas enfrentam a sazonalidade, e todos os empresários precisam se planejar para lidar com isso. O pior de tudo nem é saber que nas férias escolares alguns comércios de regiões metropolitanas têm menor procura, mas sim acabar sem ter estoque suficiente quando a demanda volta.
No primeiro ano de funcionamento, é preciso identificar os períodos de diferença pelo seu conhecimento e pesquisas, mas a partir desse ciclo você pode, e deve, manter registros de vendas que permitam ajustar os estoques e fazer ações especiais nos momentos de baixa procura.
10.Pense em promoções e renovação de estoque
Quando você já fez diversas ações com a mercadoria que tem mas percebe que não está tendo o retorno que gostaria, é hora de vender por valores mais baixos e utilizar a entrada de recursos para atualizar o estoque.
Isso é muito comum para o comércio de roupas, onde as coleções mudam e o lojista precisa vender o que está na moda no momento para atrair o público. Mas é preciso expandir o pensamento e identificar que outros tipos de negócios também precisam de renovação: mesmo produtos atemporais não podem estar sempre iguais na loja no momento em que o cliente volta.
Como aprimorar o seu faturamento para além das vendas
Conforme já apresentamos em alguns dos tópicos que abordamos, o faturamento deve ser pensado em todos os sentidos, buscando organizar as finanças da sua empresa de forma a melhorar a rentabilidade do negócio.
E isso vai muito além da questão de encontrar fornecedores com bons preços. Passa pela organização interna da empresa mesmo: você precisa definir, de forma assertiva, qual é a margem de lucro que o seu negócio deve buscar, e trabalhar para isso.
As questões administrativas da empresa pensam bastante nesse aspecto: quanto é que você tem de custo para manter o negócio funcionando? Considerando o valor do escritório contábil, os impostos, os alvarás, a folha de pagamento, a manutenção do espaço físico da empresa?
É bem importante manter esse cálculo atualizado. As finanças do negócio devem estar organizadas pelo momento atual, sendo revisadas a cada período, que pode ser similar ao momento do encerramento contábil.
Pensando o negócio para a lucratividade
Um dos pontos importantes a ser avaliado periodicamente no negócio é se a forma contábil como você está levando a empresa junto com o seu escritório contábil é a melhor para a empresa.
Não é nem preciso dizer que se o seu negócio ainda não conta com CNPJ, abrir empresa é o melhor caminho – uma vez que arcar com despesas de multas e correr riscos de apreensão de mercadoria é a última coisa que um empreendedor quer.
Para além da questão de estar sob um CNPJ, é preciso verificar também se esse negócio está corretamente registrado – dá para conferir se o CNPJ está Ativo junto à Receita Federal. E mesmo que tudo esteja correto, será que a opção em relação ao Regime Fiscal da empresa está correta? Muitas empresas podem tornar-se optantes pelo Simples Nacional – mas esse é um movimento que depende de uma boa orientação do seu contador, já que não é automático.
O Simples Nacional oferece algumas vantagens ao empresário, como impostos reduzidos e facilidade de lidar com a burocracia. Isso é legal porque, afinal de contas, você não quer gastar muito tempo verificando quais impostos já pagou e quais precisa apurar – você quer mesmo é cuidar de como vender mais e ficar liberado dessas tarefas administrativas.
Confira esta opção junto a sua contabilidade e identifique se realmente você está recolhendo as taxas da melhor forma possível. A Contabilizei oferece serviços desde a abertura do CNPJ até a gestão contábil, conte com a gente!
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.