Como ganhar dinheiro com programação: 7 dicas

| Atualizado em 15/07/22 | 6 minutos de leitura

Após uma pessoa se formar em cursos como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, entre outros relacionados, a primeira pergunta que surge à mente é “Como ganhar dinheiro com programação?”.

Quanto a isso, é bem importante destacarmos que existem várias formas de ganhar dinheiro com programação iniciante, tudo depende da área que se pretende atuar e de qual maneira os serviços serão prestados — com ou sem CNPJ.

Só para se ter uma ideia da lucratividade que pode ser obtida nesse ramo, mencionaremos agora quanto ganha um profissional front-end: R$ 8.582,00, em média.

Mas como chegar a um valor como esse? Confira, neste artigo, 7 dicas de como ganhar dinheiro com programação.

Como ganhar dinheiro com programação?

Entre as sugestões de como ganhar dinheiro com programação, as que mais se destacam são:

  1. Criar um aplicativo

Os smartphones dos brasileiros estão cheios de aplicativos que são usados diariamente. A ideia por trás de uma solução desse tipo é facilitar a vida da pessoa, possibilitando que ela realize uma série de tarefas com apenas poucos cliques.

Pedir comida, solicitar um transporte, consultar saldo bancário ou enviar mensagens são apenas alguns exemplos de atividades que podem ser feitas via app. Para ganhar dinheiro com a criação de aplicativos, alguns passos que podem ser seguidos são:

  • descubra alguma necessidade que ainda não foi suprida com esse tipo de sistema;
  • se inspire em algo já criado para desenvolver um produto melhor;
  • confira a viabilidade do seu projeto sair do papel, o que inclui calcular os custos do desenvolvimento de um programa desse tipo.
  1. Criar sites

Toda empresa precisa estar na internet se quiser realmente alcançar o público. No entanto, para ter a credibilidade necessária para se destacar dos concorrentes, ter um site exclusivo e profissional faz toda a diferença. Por essa razão, criar sites personalizados é uma das dicas de como ganhar dinheiro com programação

Um dos pontos de partida para isso é o programador criar o próprio site para apresentar os serviços prestados e também para usar como portfólio. Na hora de buscar potenciais clientes, entrar em contato com negócios iniciantes que ainda não têm sites próprios, ou têm, mas com baixa qualidade, tende a ser uma boa estratégia.

  1. Criar sistemas

Cada segmento econômico tem suas necessidades específicas de operação. São vários processos que precisam ser realizados diariamente que, sem a ajuda da tecnologia, se tornam quase impossíveis de serem concluídos, além de terem mais chances de erros quando são feitos manualmente.

Criar sistemas para atender às particularidades de uma empresa, ou mesmo um que possa ser comercializado no formato SaaS (Software as a Service) e resolver os problemas de várias do mesmo ramo, são outras maneiras de ganhar dinheiro com programação.

  1. Vender cursos
como-ganhar-dinheiro-com-programacao-rapaz

Dependendo da formação acadêmica, o programador pode ministrar aulas e ajudar no ensino de outras pessoas. Mas para quem não tem o dom de estar em uma sala de aula, um dos caminhos para atuar dessa forma é criar o próprio curso de programação e vendê-lo pela internet.

Existem plataformas específicas para isso, nas quais é possível colocar o curso à venda em diferentes formatos, tais como e-book, vídeo, entre outros.

  1. Dar aula online ou presencial

Mas para quem gosta de estar em contato direto com outras pessoas e ensiná-las uma profissão, outra maneira de como ganhar dinheiro com programação é dando aulas presenciais ou online. Quem pretende atuar dessa forma pode fazer isso por conta própria, ou se vincular a uma escola/universidade dessa área.

  1. Prestar consultoria

Prestar consultoria em programação consiste em, basicamente, auxiliar pessoas físicas e/ou jurídicas na utilização de softwares, sistemas e outras ferramentas relacionadas. No que diz respeito ao atendimento de empresas, é possível também dar suporte para a criação de projetos, ou mesmo desenvolvimento de soluções próprias, apenas oferecendo o conhecimento que se tem nessa área.

  1. Trabalhar como freelancer

Fechando a nossa lista de como ganhar dinheiro com programação, profissionais desse segmento também podem atuar como freelancers, divulgando seus serviços em plataformas voltadas especificamente para isso.

Essa forma de atuação tem algumas vantagens, uma delas é que pode ser um bom ponto de partida para quem está iniciando a jornada profissional e ainda não tem a experiência necessária para se candidatar a projetos maiores.

A outra é que pode ser uma segunda fonte de renda, considerando que o trabalho de freelancer, comumente, pode ser feito em horários alternativos — ou seja, sem a exigência de ser realizado em horário comercial.

Vale a pena abrir empresa para trabalhar com programação?

Para a maioria das opções que citamos, há três possíveis formas de atuar: 

  • trabalhando como pessoa física com registro CLT;
  • trabalhando como pessoa física sem registro CLT, ou seja, como autônomo;
  • trabalhando como pessoa jurídica, com o próprio CNPJ.

No caso do CLT, o profissional estará vinculado a uma empresa, recebendo um salário fixo mensal e demais benefícios.  Para algumas pessoas esse formato é ótimo, mas vale lembrar que não há flexibilidade, visto que é obrigatório seguir as regras e os horários determinados pelo contratante. 

como-ganhar-dinheiro-com-programacao-devs

A alternativa a isso é trabalhar por conta, o que pode ser feito com ou sem CNPJ. Quanto a essa possibilidade, é bem importante considerar que ter a própria empresa confere muito mais credibilidade, assim como ajuda a abrir as portas para atender outras empresas, o que tende a gerar uma lucratividade mais expressiva.

Dica extra! Na dúvida entre essas opções? Use a nossa Calculadora CLT X PJ e confira qual o melhor regime de contratação para você.

Por motivos como esse que muitas pessoas dessa área buscam informações sobre como abrir uma empresa de desenvolvimento de software

Um dos primeiros pontos que deve ser visto nesse processo é descobrir como criar um nome para empresa de tecnologia. Mas, obviamente, há outros mais burocráticos, a exemplo da questão do MEI para programador

Como essa atividade econômica não permite abertura de empresa como Microempreendedor Individual, é necessário considerar outras naturezas jurídicas. Neste ponto, o suporte de uma contabilidade para profissionais de tecnologia faz toda a diferença.

Para ter auxílio de um contador especializado sem nem precisar sair de casa ou do escritório, acesse agora mesmo o site da Contabilizei e confira como ter uma contabilidade completa, 100% online, desde os primeiros passos do seu negócio!

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar