Como eu abri minha própria empresa de desenvolvimento de Software de graça!
Neste artigo você vai ver:
Há alguns meses decidi abrir minha própria empresa de desenvolvimento de software, a Zots Software House, e claro, muitas dúvidas surgiram nesse momento.
O que eu preciso para abrir a empresa? Quanto vou ter que pagar de imposto? Qual vai ser meu gasto com contador? Qual contador eu contrato?
Neste artigo você vai ver:
Por onde começar
A primeira coisa que me indicaram foi conversar com um contador para sanar todas essas dúvidas. Porém, em uma única conversa muitas outras dúvidas surgiram.
- Qual seria o tipo da minha empresa?
Sociedade Limitada? EIRELI? MEI?
- Qual seria o regime tributário?
Lucro Real? Lucro Presumido? Simples Nacional?
Além disso, vi que abrir uma empresa e mantê-la não seria barato. Foi então, que procurando na internet por mais informações sobre tipos de empresa, regimes tributários e por um contador mais acessível, que encontrei a Contabilizei, que apresentou um preço muito mais competitivo e também me auxiliou neste processo de abertura.
O que é preciso decidir
Algumas coisas que você terá que decidir ao longo da abertura, com a ajuda do contador, são: o tipo da sua empresa (Sociedade Limita, EIRELI, MEI, entre outros), o regime tributário (lucro real, lucro presumido, Simples Nacional), as atividades que você irá realizar e CNAEs da sua empresa (uma busca em nossa ferramenta consultor de CNAEs ou na tabela de CNAE da Contabilizei pode te ajudar com isso) e o seu pró-labore (sobre o qual será descontado 11% para o INSS).
Para a Zots Software House escolhi o tipo de empresa Sociedade Limitada, uma vez que eu possuía um sócio, e o regime tributário Simples Nacional. Por se tratar de uma empresa de software, escolhi diversos CNAEs que me permitem realizar atividades como: desenvolvimento de software sob encomenda, desenvolvimento de games, web design, suporte e manutenção de software e até mesmo consultoria.
Todas essas atividades se enquadram no Simples Nacional, o que me permite exerce-las com uma menor taxa de impostos e por tanto com um menor custo.
Precisando de ajuda para abrir sua empresa? Na Contabilize é fácil, clique no botão abaixo e veja:
Começar a abrir minha empresa
E depois do CNPJ?
Após ter seu CNPJ, você precisa abrir uma conta jurídica no banco para a sua empresa.
Apesar de ser possível você utilizar sua conta pessoal, o mais indicado é criar uma conta para a empresa para facilitar a contabilidade e declaração de imposto de renda.
O gasto mensal para manter uma conta jurídica no banco é de aproximadamente R$50,00, porém deixo o alerta de que podem existir taxas extras semestrais e taxas por serviços específicos como emissão de boleto e cartão de crédito!
Rotinas contábeis
O dia a dia da contabilidade da minha empresa consiste em:
- uma vez por mês enviar para a plataforma da Contabilizei o extrato bancário da minha conta PJ e as notas ficais que emiti no mês;
- pagar uma guia referente ao INSS e outra guia (o DAS) referente a todos os impostos que devo sobre o faturamento do mês anterior;
- pagar a mensalidade do serviço de contabilidade.
A facilidade de pagar apenas uma guia de imposto por mês é graças ao regime tributário Simples Nacional, por tanto, verifique se a sua empresa pode se enquadrar neste tipo de regime tributário, pois ele costuma ser mais vantajoso!
Uma última dica que gostaria de deixar é: se você receber algum boleto que não estava esperando, não pague antes de consultar seu contador! Existem diversas instituições fraudulentas que enviam boletos para a sua empresa, relativos a “contribuições associativas”, as quais não obrigatórias! Estas instituições tentam enganar novos empresários que acabam pagando o boleto com medo da empresa ficar com o nome sujo.
Abrir e manter uma empresa não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário ter as pessoas certas do seu lado para manter as coisas nos trilhos e fazer o trem andar!
Explore nossa calculadora PJ para desenvolvedor e planeje seus ganhos com precisão.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Contabilizei é líder em abertura de empresas 🏆
Deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato
Posts Relacionados
Como é a abertura de empresa por estrangeiro no Brasil? Confira o Guia 2024 completo
O Brasil já foi considerado um dos países mais burocráticos no processo de abertura de uma empresa, segundo estudo feito...
Como abrir uma empresa LTDA: os passos para formalizar uma Sociedade Limitada
Aprenda tudo que envolve abrir uma empresa como sociedade limitada e saiba se é uma boa opção para você
Como abrir uma empresa online: Passo a passo
Para abrir uma empresa online, o primeiro passo é encontrar uma contabilidade online que realize todo o processo de documentação,...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.