C.

Empreendedorismo

Como eu abri minha própria empresa de desenvolvimento de Software de graça!

Guest post de Enzo Mercanti, da Zots Software House, sobre como abrir uma empresa de desenvolvimento de software de forma rápida e econômica.

por Enzo Mercanti 6 Jul 2016

Contexto
Há alguns meses decidi abrir minha própria empresa de desenvolvimento de software, a Zots Software House, e claro, muitas dúvidas surgiram nesse momento.

O que eu preciso para abrir a empresa? Quanto vou ter que pagar de imposto? Qual vai ser meu gasto com contador? Qual contador eu contrato?

Por onde começar:
A primeira coisa que me indicaram foi conversar com um contador para sanar todas essas dúvidas. Porém, em uma única conversa muitas outras dúvidas surgiram.

-Qual seria o tipo da minha empresa? Sociedade Limitada? EIRELI? MEI?

-Qual seria o regime tributário? Lucro Real? Lucro Presumido? Simples Nacional?

Além disso, vi que abrir uma empresa e mantê-la não seria barato. Foi então, que procurando na internet por mais informações sobre tipos de empresa, regimes tributários e por um contador mais acessível, que encontrei a Contabilizei, que apresentou um preço muito mais competitivo e também me auxiliou neste processo de abertura.

O que é preciso decidir:

Algumas coisas que você terá que decidir ao longo da abertura, com a ajuda do contador, são: o tipo da sua empresa (Sociedade Limita, EIRELI, MEI, entre outros), o regime tributário (lucro real, lucro presumido, Simples Nacional), as atividades que você irá realizar e CNAEs da sua empresa (uma busca no IBGE ou na Tabela de CNAE da Contabilizei pode te ajudar com isso) e o seu pró-labore (sobre o qual será descontado 11% para o INSS).

Para a Zots Software House escolhi o tipo de empresa Sociedade Limitada, uma vez que eu possuía um sócio, e o regime tributário Simples Nacional. Por se tratar de uma empresa de software, escolhi diversos CNAEs que me permitem realizar atividades como: desenvolvimento de software sob encomenda, desenvolvimento de games, web design, suporte e manutenção de software e até mesmo consultoria. Todas essas atividades se enquadram no Simples Nacional, o que me permite exerce-las com uma menor taxa de impostos e por tanto com um menor custo.

E depois do CNPJ?

Após ter seu CNPJ, você precisa abrir uma conta jurídica no banco para a sua empresa. Apesar de ser possível você utilizar sua conta pessoal, o mais indicado é criar uma conta para a empresa para facilitar a contabilidade e declaração de imposto de renda. O gasto mensal para manter uma conta jurídica no banco é de aproximadamente R$50,00, porém deixo o alerta de que podem existir taxas extras semestrais e taxas por serviços específicos como emissão de boleto e cartão de crédito!

Rotinas contábeis:

O dia a dia da contabilidade da minha empresa consiste em: uma vez por mês enviar para a plataforma da Contabilizei o extrato bancário da minha conta PJ e as notas ficais que emiti no mês, pagar uma guia referente ao INSS e outra guia (o DAS) referente a todos os impostos que devo sobre o faturamento do mês anterior, além é claro pagar a mensalidade do serviço de contabilidade. A facilidade de pagar apenas uma guia de imposto por mês é graças ao regime tributário Simples Nacional, por tanto, verifique se a sua empresa pode se enquadrar neste tipo de regime tributário, pois ele costuma ser mais vantajoso!

Uma última dica que gostaria de deixar é: se você receber algum boleto que não estava esperando, não pague antes de consultar seu contador! Existem diversas instituições fraudulentas que enviam boletos para a sua empresa, relativos a “contribuições associativas”, as quais não obrigatórias! Estas instituições tentam enganar novos empresários que acabam pagando o boleto com medo da empresa ficar com o nome sujo.

Abrir e manter uma empresa não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário ter as pessoas certas do seu lado para manter as coisas nos trilhos e fazer o trem andar!

Enzo Mercanti
Siga no Linkedin

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!