Capital semente e investimento semente

| Atualizado em 22/07/21 | 6 minutos de leitura

Os novos modelos de negócios aparecem com algumas nomenclaturas que são um tanto desconhecidas – mas que olhando de perto não tem nada de assustador. 

O investimento e o capital semente, por exemplo, estão atrelados a uma etapa específica do negócio das startups. Neste tipo de aporte financeiro, as empresas ainda estão em estruturação e por isso precisam de recursos para implantar efetivamente o negócio. Mas, se a ideia é boa e a equipe responsável por ela apresenta todo o planejamento necessário para que os investidores acreditem que pode deslanchar, há sim possibilidade de receber os valores necessários para seguir em frente.

O que é capital semente? 

Atualmente alguns tipos de negócios nascem no papel: há um passo de planejamento bem fundamentado, com etapas de pesquisa, inclusive, que entregam uma “proposta” de negócio. É nesse momento que aparece o capital semente: é um modelo de financiamento para este tipo de proposta, onde o empreendedor está buscando recursos ainda antes da instalação e desenvolvimento da empresa. 

O volume de recursos solicitado pelos empresários é suficiente para que aconteça a implantação da empresa, de forma que seja possível manter o funcionamento até que, conforme projeção, o negócio se sustente com recursos próprios. 

Pode acontecer de, no final desta captação inicial, a empresa precisar de mais investimentos: e aí irá buscar novamente com investidores, caso tenha o que apresentar de resultados para conquistá-los.

capital-semente-homem-ipad-

Quem pode usar capital semente? 

Para estar aqui neste artigo, ou você é um investidor ou um inovador – e está por dentro do mercado de startups. As startups são um modelo de negócio bem vinculado à possibilidade de receber um investimento semente: a ideia é olhar para o mundo, encontrar uma solução inovadora. A partir daí, se faz  toda a parte de projeto do que a empresa pode efetivamente resolver – como ela irá ser interessante para os clientes, como faturar com isso, etc. Há um grande passo de planejamento – que é justamente o que convence os investidores de que os empreendedores oferecem estrutura real para o desenvolvimento daquele negócio.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

E para apresentar todo esse processo feito, empresas que gerenciam os investimentos semente fazem rodadas de seleção de startups – é nesse processo que os empreendedores vão efetivamente entregar o que está planejado, e convencer os investidores de que são um bom negócio.

O que é um investimento semente? 

Há grupos que se reúnem para investir em empresas inovadoras, na forma de um fundo de investimentos. A ideia é reduzir os riscos do investimento escolhendo uma série de negócios possíveis: talvez algum deles se torne um novo ícone mundial, como a Uber, por exemplo.

Para quem está colocando dinheiro nisto, é um investimento de longa duração, porque as empresas precisam sair do papel, ser implementadas e dar certo para que o retorno do investimento aconteça. Embora o tempo esteja contra o investidor, há histórico de bons rendimentos – pode demorar um pouco, mas os ganhos são realmente vantajosos. 

Qual o perfil do investidor semente? 

O investidor semente, em geral, é representado por um fundo de investimentos, que reúne dinheiro de vários investidores para acumular uma boa quantia para empregar nos projetos. A grande sacada dos investimentos semente é justamente não aplicar todo o recurso em apenas um projeto: são selecionadas algumas propostas, com potencial bem avaliado, e o recurso distribuído. Assim, crescem as chances dos investidores obterem retorno – que pode ser bem vantajoso.

Há casos ainda de fundações ou instituições que aportam capital semente, e lançam editais no mercado para encontrar seus potenciais beneficiados. Nestes editais há uma série de regras, bem específicas, que fazem com que os projetos precisam de elasticidade para concorrer. Há um trabalho um pouco burocrático para que as coisas saiam do papel – mas faz parte do negócio.

capital-semente-investment

Quais valores podem ser investidos como semente? 

Os recursos investidos podem ser maiores ou menores, conforme o tipo de fundo que está coletando os valores. Em geral, a entrega para as startups é grande: pode chegar até R$ 5 milhões. 

Para quem está investindo, é importante lembrar que é um investimento de risco, além de também entrar em regras específicas de tributação. A maior dificuldade é quando o negócio em que foi investido o recurso desanda – e acaba não gerando retorno ou mesmo consumindo o recurso sem conseguir devolver o capital investido.

Qual a diferença entre investimento anjo e investimento semente? 

Outra nomenclatura que encontramos quando falamos de startups são os investidores-anjo. Mas qual a diferença da semente para o anjo? A principal marca é que o investidor-anjo aparece ainda antes na cadeia de planejamento da empresa.

Os empreendedores podem buscar um aporte de investimento anjo ainda antes de desenvolverem o plano de negócios completo. Já os investimentos do tipo semente só aparecem depois desta etapa bem fundamentada: até porque o fundo de investimento que fará o aporte financeiro na empresa será também sócio do negócio, normalmente.

Qual o passo a passo para receber um investimento semente?

Como estamos falando desde o início deste artigo, é preciso investir pesado no planejamento para que sua ideia receba um investimento semente. Vamos ao passo a passo:

1. Tenha uma ideia inovadora de negócio

Neste momento, ela não precisa ser tão elaborada, mas deve conseguir captar a atenção das pessoas ao seu redor, já direcionando ao caminho de que possa efetivamente ter valor para a sociedade como um todo. É nesse momento também que é possível procurar um investidor anjo – porque ele quer ser convencido de que a ideia é boa, mas ainda não precisa estar tão fechada e pronta para executar.

2. Desenvolva um Plano de Negócios

Vai ser necessário fazer a si mesmo muitas perguntas e também responder com clareza a cada uma delas para que o projeto fique no padrão necessário para buscar um investimento semente. Há plataformas e exemplos disponíveis para ajudar você nesta elaboração – corra atrás das informações para que você realmente esteja no páreo.

3. Apresente seu projeto a investidores

Pode ser através de Editais, em espaços da sua cidade ou em incubadoras – há uma série de formas de iniciar as conversas com os investidores. Novamente é preciso vontade de buscar informações para que as coisas ocorram como você quer. E este é o momento de fazer valer o networking que você desenvolveu.

4. Abra sua empresa

Com o recurso encaminhado, é preciso formalizar o negócio para facilitar todas as transações, e a empresa precisa contar com um CNPJ corretamente registrado para dar andamento ao processo. É muito simples: dá até para fazer a abertura online, conforme a cidade em que você está empreendendo. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Escrito por:

Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.

Deixe um comentário

avatar