Produtor de eventos pode ser MEI? Descubra!
O produtor de eventos pode trabalhar nos mais diversos setores e tem que lidar com inúmeras atividades. Com essa rotina atribulada, é importante contar com alternativas mais simples, inclusive, na gestão do negócio. Nesse cenário, optar pelo MEI pode ser extremamente vantajoso. Mas será que o produtor de eventos pode ser MEI?
Neste post, explicamos um pouco mais sobre essa área de atuação, como abrir uma produtora e por que optar pela modalidade MEI. Confira na leitura.
O que faz um produtor de eventos?
O produtor de eventos é o profissional responsável por organizar diferentes produções desde a fase estratégica até a execução.
Suas atividades incluem o desenvolvimento do conceito da produção, emissão de documentações necessárias, pesquisas de orçamento, contato com fornecedores e equipe, reserva de espaços, divulgação, credenciamento, pós-evento, entre outros.
Um produtor pode atuar em diferentes formatos de eventos como:
- Eventos corporativos;
- Conferências, feiras e congressos;
- Palestras;
- Festas e festivais;
- Eventos esportivos;
- Peças de teatro, espetáculos e shows;
- Cursos online;
- Entre outros.
Para atuar na área de eventos, é interessante que o profissional conte com algumas habilidades e competências como organização, bom gerenciamento de tempo, flexibilidade, comunicação, criatividade, atenção aos detalhes e capacidade de negociação.
A formação mais comum para profissionais que atuam na área é a Comunicação Social. A remuneração média no Brasil pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.833,33 e o teto salarial de R$ 5.901,48, dependendo da localidade, formação e experiência na função.
Como abrir uma empresa ou produtora de eventos?
A formalização do produtor de eventos pode ser feita de três maneiras distintas. Ele pode escolher pelo modelo MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).
Cada modalidade conta com regras específicas em relação ao limite de faturamento anual, custos de abertura da empresa, número de funcionários permitidos, regime de tributação e sócios.
Saiba quanto custa abrir uma microempresa.
O que é preciso para abrir uma empresa de eventos ou produtora?
Antes de se aventurar na área de eventos, é interessante que o produtor avalie o mercado para encontrar os nichos com maior potencial.
Uma dica é analisar as empresas existentes na sua região. Se boa parte delas atua com organização de casamentos e formaturas, por exemplo, pode ser uma boa ideia migrar para outra área como eventos esportivos ou corporativos.
Além disso, é importante que o profissional já tenha alguma experiência na área e um contato com bons fornecedores e prestadores de serviço.
O planejamento financeiro é outra tarefa importante na hora de abrir sua própria produtora. É importante ter um orçamento criterioso e uma reserva de emergência para lidar com imprevistos na estruturação do negócio.
Produtor de eventos pode ser MEI?
Sim, como já citado, o produtor de eventos pode ser MEI. Ao abrir a empresa, o profissional passa a ter um CNPJ e, assim, pode emitir notas fiscais, além de contar com direitos de uma pessoa jurídica.
A modalidade MEI é destinada a pequenos empreendedores sem formação profissional regulamentada, que atuam de forma autônoma em atividades de comércio, indústria e serviços. Assim, é preciso que o profissional exerça uma das atividades econômicas enquadradas na lista de ocupações permitidas.
No caso do produtor de eventos independente, é possível optar pela CNAE 8230-0/01, que trata de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.
Entre as principais vantagens da modalidade para o produtor de eventos, podemos citar:
- Possibilidade de emitir notas fiscais com o CNPJ;
- Custo zero na abertura ou encerramento da empresa;
- Tributos com valores fixos mensais pagos pelo DAS;
- Auxílio-doença e maternidade inclusos no pagamento do tributo;
- Dispensa de alvará ou licença para início das atividades empresariais;
- Descontos para pessoa jurídica na negociação com fornecedores;
- Acesso facilitado a serviços financeiros, como conta bancária empresarial e maquininha de cartão;
- Profissionalização, que passa mais confiança aos clientes;
- Possibilidade de prestar serviços para outras empresas e órgãos públicos.
O MEI oferece diversos benefícios, mas é preciso que o empreendedor atenda a uma série de exigências para se enquadrar na modalidade.
A primeira é que ele não pode ter outra empresa aberta em seu nome. Além disso, não pode ter sócios. O MEI também limita a contratação de funcionários, permitindo, no máximo, um colaborador e estabelece um limite de faturamento anual de R$ 81.000 por ano.
Entre as obrigações do profissional enquadrado como microempreendedor individual estão o pagamento mensal do DAS, a declaração de imposto de renda, caso a renda tributável supere o limite definido pela Receita Federal, e a entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Quais as desvantagens para o produtor de eventos?
Existem algumas desvantagens para o produtor de eventos que decide se cadastrar no MEI. A principal delas é a limitação do faturamento, que pode restringir o crescimento da empresa.
Além disso, o MEI não pode contratar mais de um funcionário e tem restrições para atividades de maior porte, como a organização de eventos culturais ou esportivos.
Quando vale a pena ser MEI?
Formalizar sua atuação é sempre positivo, já que trabalhar na ilegalidade pode limitar as possibilidades do profissional de eventos e até gerar problemas futuros com a Receita Federal.
Mas quando vale a pena ser MEI e quando é melhor optar por outras formas de formalização, como Microempresa (ME)? Isso vai depender da realidade atual do seu negócio.
Se o seu faturamento anual fica dentro do limite estabelecido no MEI e você não precisa de mais de um funcionário contratado, essa é sempre a melhor opção. Isso porque, o MEI é uma alternativa de baixo custo, com tributos e declarações simplificadas.
O que faço se a empresa crescer?
Se sua empresa crescer e não puder mais ser MEI, é preciso enquadrá-la em outra modalidade empresarial como ME ou EPP. Para isso, é necessário solicitar o desenquadramento do MEI no Portal do Simples Nacional.
O desenquadramento por opção pode ser feito em qualquer momento do ano, mas se for realizado entre fevereiro e dezembro, ele só passa a valer a partir de 1º de janeiro do ano seguinte.
Quais são as formas de atuação de um MEI no mercado de eventos?
De acordo com a legislação atual, a CNAE 8230-0/01 está enquadrada na categoria de MEI. Profissionais dessa modalidade podem exercer as seguintes atividades:
- Organização e promoção de feiras, leilões, congressos, convenções, conferências e exposições comerciais e profissionais, com ou sem fornecimento de equipe de trabalho;
- Gestão de espaço de exposição para uso de terceiros;
- Organização de festas e eventos, familiares ou não.
O microempreendedor pode ter seu próprio negócio ou atuar prestando serviço para empresas terceirizadas.
Vale destacar que esta CNAE não engloba algumas atividades, como o fornecimento de serviços de alimentação para eventos e recepções e a produção de eventos esportivos ou culturais. Casas de festas e espaços de eventos também não se enquadram na categoria.
Como se cadastrar no MEI? Veja o passo a passo simplificado para abrir um MEI.
Dicas para iniciar a carreira como profissional de eventos
É importante ter em mente que a organização e produção de eventos envolve inúmeras tarefas como criação da identidade da produção, cálculos de custos, divulgação e venda de ingressos. Por isso, é essencial que os profissionais da área sejam muito organizados e criativos.
Também é preciso estar atualizado sobre o que acontece na área, para identificar oportunidades e entender as preferências de cada público.
Se você está começando, é válido utilizar ferramentas que ajudem na gestão dos eventos, como checklists de tarefas e plataformas de gestão e venda de ingressos. Dessa forma, é possível otimizar a produção, sem esquecer nenhum detalhe importante.
Como criar um evento?
Agora que você já sabe que o produtor de eventos pode ser MEI e como isso funciona, é hora de tirar o projeto do papel e publicar seu evento.
Então que tal contar com a ajuda da plataforma que é a escolha de +373 mil produtores em todo o Brasil? A Sympla é a melhor solução para a venda de ingressos, publicação e gestão do seu evento e conta com ferramentas que facilitam todas as etapas da produção.
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