Contabilidade

O que Muda para sua Empresa e seus Impostos Durante o Período do Coronavírus (COVID-19)?

Atualizado em 2 abr 2020

Preparamos um material para você entender o impacto que o plano do governo pode causar na sua empresa e no pagamento de impostos, além de medidas que podem ser tomadas durante o período de prevenção do novo coronavírus. Veja abaixo:

Impostos

Funcionários

Veja as novas medidas trabalhistas devido ao novo Coronavírus:

Outras dúvidas sobre funcionários:

Mudanças contábeis

Troca de contabilidade

Nesse momento a troca de contabilidade responsável pela empresa pode acontecer normalmente.

Aqui na Contabilizei suspendemos temporariamente a obrigatoriedade do certificado digital e-CNPJ A1 para as empresas do Simples Nacional, evitando que você tenha que ir até uma certificadora neste período. Se você estiver em processo de troca de contabilidade para a Contabilizei pode escrever para migracao@contabilizei.com.br

Suspensão de atividades

Funcionamento das Prefeituras

Curitiba

A partir de 20/03/2020, a prefeitura de Curitiba está realizando apenas atendimentos presenciais agendados. 

Clique aqui para fazer o seu agendamento.

São Paulo

A prefeitura de São Paulo suspendeu os atendimentos presenciais a partir de 20/03/2020.

Você pode solicitar os serviços online. Veja abaixo:

Nossa equipe de atendimento está preparada para atender as dúvidas dos nossos clientes.

São Paulo suspende todas as atividades não essenciais de atendimento ao público

O decreto n.º 64.881/20, publicado dia 23/03/2020, determina a suspensão dos atendimentos presenciais ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço em todo o estado de São Paulo, durante o período de 24/03/2020 a 07/04/2020.

Se sua empresa exerce uma das atividades abaixo, esse decreto NÃO se aplica e você pode continuar normalmente:

  • Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis;
  • Alimentação: supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru” de bares, restaurantes e padarias;
  • Abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal;
  • Segurança: serviços de segurança privada;
  • Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radio-fusão sonora e de sons e imagens;
  • Demais atividades relacionadas em Decreto Federal – veja aqui.

Algumas práticas de prevenção estão sendo adotadas pelas empresas que não irão parar suas atividades para garantir um ambiente saudável. Veja aqui quais são.

Posso prorrogar o pagamento dos impostos da minha empresa?

A resolução CGSN 152/20 publicada em diário oficial dia 18/03/2020 (acesse clicando aqui), que permite a prorrogação do pagamento dos tributos federais do Simples Nacional, pagos através da DAS, será válida a partir de abril.

O imposto ICMS (destinado a empresas que exerce atividade de comércio) e ISS (empresas que exercem atividade de serviço), não estão inclusos na resolução. Ou seja, o prazo para pagamento não foi prorrogado e sua empresa deverá continuar pagando. Com exceção do estado do Alagoas, que também prorrogou a data de vencimento do ICMS – veja mais aqui.

Ainda não foi decidido pelo Governo como será a disponibilização dessas guias (ICMS e ISS). Também não oficializado como será a disponibilização do DAS. Se você precisar fazer alguma coisa para aderir aos prazos prorrogados, nós iremos te avisar, fique tranquilo. Com exceção das empresas do Simples Nacional que exercem atividade de comércio no Alagoas, terão a disponibilização da guia DAS de março com vencimento em abril já com a prorrogação do vencimento. Veja mais aqui.

Vale lembrar que a DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional) do mês de fevereiro, com vencimento amanhã (20/03/2020), deverá ser pago normalmente, pois a prorrogação é válida para os impostos a partir de março, com vencimento em abril.

Veja abaixo como irá funcionar as datas de vencimento:

Você não é obrigado a pagar o imposto na data de vencimento  prorrogada, mas vale lembrar que pagar os impostos da sua empresa até a data do vencimento contribui para manter a saúde contábil da sua empresa.

Empresas no regime tributário Lucro Presumido não terão esse benefício, ou seja, até o momento os impostos permanecem com as mesmas datas de vencimento.

A guia GPS (guia da Previdência Social) por enquanto também não está inclusa na prorrogação de pagamento.

Nossa equipe está acompanhando todas as medidas tomadas pelo governo que possam impactar sua empresa. Sempre que sair alguma atualização, iremos preparar o material com as informações oficiais e postaremos no nosso blog.

Obrigado

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Prorrogação do ICMS do Simples Nacional para empresas de comércio no estado do Alagoas

Segundo o Comunicado SEF n.º 1/20 do dia 20/03/2020, a prorrogação do ICMS do Simples Nacional para empresas que exercem atividade de comércio no estado do Alagoas, passa a valer a partir de abril.

Por isso, a guia DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional) do estado do Alagoas, que já inclui o ICMS dentro do seu valor, virá com o prazo de vencimento ajustado para o imposto de março, com vencimento em abril.

Veja abaixo como irá funcionar as datas de vencimento:

Lembrando que essa alteração é válida apenas para as empresas do Simples Nacional que exercem atividade de comércio no estado do Alagoas.

Novas medidas trabalhistas devido ao novo Coronavírus

Algumas medidas trabalhistas foram tomadas pelo governo (clique aqui para ver) no dia 22/03/2020 para preservar o emprego e renda das pessoas durante o período de calamidade pública por conta do novo coronavírus.

Veja abaixo as principais mudanças adotadas pela medida provisória n.º 927/2020.

Trabalho à distância / remoto (home office) em substituição ao trabalho presencial

A partir de agora, as empresas podem alterar o regime do trabalho dos seus funcionários para teletrabalho (home office) sem a necessidade de acordo individual ou coletivo ou da alteração no contrato individual de trabalho.

Para isso, a empresa precisa apenas comunicar com 48h de antecedência o funcionário por escrito ou por meio eletrônico, que pode ser email ou mensagem no whatsapp (lembre-se de tirar um print e ter confirmação de leitura).

A empresa poderá fornecer os equipamentos em regime de empréstimo gratuito, além de arcar com o custo referente a serviços de infraestrutura.

Recomendamos que seja feito um termo colocando todas as informações necessárias sobre o home office, inclusive sobre a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos. Além de como irá funcionar o reembolso pelas despesas que o funcionário pode vir a ter. Se você é nosso cliente, temos esse termo pronto, entre em contato pela plataforma que nossa equipe irá te enviar.

Antecipação das férias individuais

A empresa pode antecipar as férias dos funcionários, desde que eles sejam avisados com no mínimo 48h antes do início das férias. Esse aviso deve ser por escrito ou meio eletrônico, com a indicação do período de dias.

Se você é nosso cliente (clique aqui), abra chamado pela plataforma, com 3 dias de antecedência. Assim nossa equipe de especialistas poderá preparar toda a documentação necessária. 

As férias poderão ser concedidas ainda que o período aquisitivo não esteja completo. O período de férias não poderá ser inferior a 5 dias corridos. O pagamento das férias poderá ser feito até 5º dia útil do mês seguinte, ou seja, se sua empresa concedeu férias em março, o pagamento deve acontecer até dia 6 de abril.

O adicional de 1/3 de férias, poderá ser pago até o dia 20/12/2020 (data de pagamento do 13º salário do funcionário).

Férias coletivas

A empresa pode conceder férias coletivas aos funcionários, desde que o aviso seja feito com no mínimo 48h de antecedência.

Não será necessário fazer a comunicação prévia ao Ministério do Trabalho nem aos sindicatos.

Se você é nosso cliente (clique aqui), e abra chamado pela plataforma para que nossa equipe de especialistas possa preparar toda a documentação necessária.

Antecipação das folgas de feriado

A empresa pode antecipar também as folgas dos feriados não religiosos federais, estaduais e municipais, desde que seja feito o aviso para os funcionários com no mínimo 48h de antecedência, por escrito ou por meio eletrônico, que pode ser email ou mensagem no whatsapp (lembre-se de tirar um print e ter confirmação de leitura).

Para os feriados religiosos, a empresa e o funcionário precisam fazer um acordo individual e formalizar por escrito. 

Ainda, na data efetiva do feriado, poderá ser utilizado o banco de horas para compensação, ou seja, o funcionário poderá folgar novamente, porém, as horas serão descontadas do seu banco. Veja aqui como funciona o banco de horas a partir de agora.

Se você é nosso cliente e optou por utilizar essa medida, por favor lembre se de avisar nossa equipe de especialistas por chamado na plataforma. Iremos te passar o modelo que você deve seguir e iremos também manter a folha de pagamento atualizada.

Adoção e utilização de banco de horas

Antes, o banco de horas poderia ser adotado por acordo individual se a compensação das horas fossem realizadas pelo prazo máximo de 6 meses ou de 12 meses com a autorização do sindicato da categoria.

A partir de agora, o prazo para a  compensação do banco de horas poderá ser estendido por 18 meses, sem a necessidade de acordo coletivo ou individual.

Mudança na obrigatoriedade de exames médicos

Foi suspenso a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais que só poderão ser dispensados desde que o exame mais recente do funcionário a ser demitido tenha sido realizado há menos de 180 dias.

Adiamento do recolhimento do FGTS

A guia de pagamento da FGTS referente aos meses de março, abril e maio de 2020 poderão ser parceladas em até 6x, sendo que a primeira parcela será adiada para julho de 2020, sempre com vencimento no dia 07.

Se você é nosso cliente e optou por utilizar essa medida, por favor lembre se de solicitar para nossa equipe de especialistas por chamado na plataforma

O não pagamento das parcelas ou do imposto (caso você opte por não parcelar), referente às competências de março, abril e maio de 2020, deixará sua empresa impedida de conseguir a certidão regularidade do FGTS.

Suspensão do contrato de trabalho

A medida provisória nº 928/20, publicada dia 23/03/2020 (veja aqui), determina a revogação do artigo 18 da medida provisória nº 927/20 que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses. Ou seja, não é mais possível que sua empresa suspenda o contrato de trabalho dos funcionários pelo período de 4 meses.

Posso fechar minha empresa e dar férias coletivas a todos os meus empregados em razão do novo coronavírus?

Algumas medidas trabalhistas foram tomadas pelo governo no dia 22/03/2020 para preservar o emprego e renda das pessoas durante o período de calamidade pública por conta do novo coronavírus. Veja abaixo como as férias coletivas irão funcionar:

A empresa pode conceder férias coletivas aos funcionários, desde que o aviso seja feito com no mínimo 48h de antecedência.

Não será necessário fazer a comunicação prévia ao Ministério do Trabalho nem aos sindicatos.

Se você é nosso cliente (clique aqui), e abra chamado pela plataforma para que nossa equipe de especialistas possa preparar toda a documentação necessária.

Como funciona a licença remunerada?

Durante o período de licença remunerada, o funcionário não deve trabalhar. Importante lembrar que esses dias não poderão ser descontados das férias disponíveis do funcionário. Se você for nosso cliente e optar por isso, por favor nos comunique via chamado na plataforma (clique aqui) os dados dos funcionários e quantos dias eles terão de licença.

Meu funcionário está em casa por conta do novo coronavírus. Posso deixar de pagar o vale transporte e o vale refeição?

Você só pode deixar de fornecer o vale transporte para os dias em que os funcionários estiverem em casa, já que não terão nenhum deslocamento.

Porém, o vale refeição precisa ser pago normalmente, pois o benefício é destinado para alimentação do funcionário.

Posso deixar meu funcionário em casa sem remuneração ou obrigá-lo a tirar férias durante esse período?

Algumas medidas trabalhistas foram tomadas pelo governo no dia 22/03/2020 para preservar o emprego e renda das pessoas durante o período de calamidade pública por conta do novo coronavírus. Veja abaixo algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Férias coletivas – veja aqui.
  • Banco de horas – veja aqui.
  • Antecipação das folgas de feriados – veja aqui.
  • Antecipação das férias individuais – veja aqui.
  • Trabalho remoto (home office) – veja aqui.

Devo abonar as ausências dos funcionários que apresentem atestados médicos? Mesmo os que não estão infectados com o coronavírus, mas que fazem parte do grupo de risco (gestantes, idosos, doentes crônicos…), por exemplo?

Para os funcionários que apresentem atestados médicos, o empregador deverá abonar as faltas, pautados no artigo 473 da CLT. Lembre-se de enviar uma cópia do atestado para nossa equipe por chamado para deixar regularizado a situação do funcionário.

Aos que se encontram no grupo de risco mas sem atestado médico, a legislação não menciona uma previsão específica.

Algumas medidas trabalhistas foram tomadas pelo governo no dia 22/03/2020 para preservar o emprego e renda das pessoas durante o período de calamidade pública por conta do novo coronavírus. Veja abaixo algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Férias coletivas – veja aqui.
  • Banco de horas – veja aqui.
  • Antecipação das folgas de feriados – veja aqui.
  • Antecipação das férias individuais – veja aqui.
  • Trabalho remoto (home office) – veja aqui.

Para os funcionários que estiverem sob isolamento ou quarentena, as ausências no trabalho devem ser consideradas como faltas justificadas, ou seja, não podem ser descontadas pelo empregador, conforme estabelece o artigo 3º, § 3º da Lei nº 13.979/2020.

Caso seu funcionário estiver nessa situação, envie para nós através do chamado na plataforma (clique aqui) uma cópia do atestado médico ou declaração de isolamento.

Veja como manter um ambiente saudável na sua empresa:

Algumas práticas de prevenção estão sendo adotadas pelas empresas que não irão parar suas atividades para garantir um ambiente saudável para os funcionários. Veja abaixo quais são:

  • Disponibilize álcool gel em locais estratégicos;
  • Se possível, faça a higienização dos equipamentos de trabalho com álcool 70% ou água e sabão;
  • Espalhe cartazes banners falando sobre como se prevenir o contágio do novo coronavírus em locais de maior fluxo de pessoas;
  • Aumente a distância das mesas, seja nos locais de trabalho ou refeitório;
  • Opte por reuniões online ou por telefone para evitar a transmissão do novo coronavírus;
  • Evite locais fechados ou sem circulação de ar.

Mudança no prazo de entrega de obrigações fiscais no estado do Alagoas.

Segundo a Instrução Normativa SEF 10/20, publicada dia 20/03/2020, apenas o estado do Alagoas fez a suspensão por 90 dias da entrega das obrigações fiscais das empresas, tanto do regime tributário Simples Nacional quanto Lucro Presumido. 

Isso significa que a sua empresa não tem a obrigação de entregar as declarações abaixo e não será penalizada por isso durante esse período (90 dias):

  • Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • Guia de Informação e Apuração do ICMS – Substituição Tributária (GIA-ST);
  • Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação (DeSTDA).

Nós fazemos mensalmente a entrega dessas declarações para as empresas dos nossos clientes que se encaixam nas obrigatoriedades.

Fique tranquilo que nossa equipe de especialistas estará atento aos novos prazos e continuará garantindo a saúde contábil da sua empresa.

Prorrogação na validade da certidão negativa

Segundo a portaria conjunta RFB/PGFN nº 555/20, publicada dia 25/03/2020, garante a prorrogação da validade de certidão negativa de débito* por 90 dias. Essa medida vale apenas para as certidões conjuntas que já foram expedidas e ainda estão no período de validade.

Exemplo: se o vencimento era dia 26/03/2020, com essa nova medida passa a ser dia 24/06/2020.

Sua empresa não precisa fazer nada para atualizar a certidão.

*Estão inclusas nessa medida as certidões: certidões Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e Certidões Positivas com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND).

Prorrogação na entrega de declarações acessórias no Ceará

Segundo o decreto nº 33.526/20, o estado do Ceará decidiu prorrogar até dia 15/05/2020 a entrega da EFD (escrituração fiscal digital).

Fique tranquilo que nossa equipe de especialistas irá estar atenta aos novos prazos para garantir que a sua empresa esteja em dia.

Prorrogação na entrega de declarações acessórias em Goiás

Segundo a instrução normativa GSE nº 1.458/2020, publicada dia 25/03/2020, o estado de Goiás decidiu prorrogar o prazo para entrega das obrigações acessórias que vencem ou devem ser entregues dentro do período de 25/03/2020 a 24/05/2020. 

Para entrega em junho de 2020:

  • Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST);
  • Arquivos de Controle Auxiliar dos Documentos Fiscais Emitidos em Via Única por Sistema Eletrônico de Processamento de Dados;
  • Autenticação de Livros Fiscais;
  • Autenticação de Livros Fiscais Via Processo.

Se você é nosso cliente, fique tranquilo que nossa equipe de especialistas estará atento aos novos prazos.

Prorrogação na entrega da DEFIS e da DASN-SIMEI

Segundo a resolução N.º 153/20, publicada dia 25/03/2020, foi  prorrogado o prazo para a apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) para 30/06/20.

Se você é nosso cliente, fique tranquilo pois nossa equipe de especialistas estará atenta aos novos prazos para garantir a regularidade da sua empresa.

Quem não pagou integralmente o Simples Nacional no mês de março, relativo aos impostos de fevereiro de 2020, está coberto pelo adiamento de prazo?

Não, a competência fevereiro/20, com vencimento em 20 de março, não foi prorrogada. O contribuinte que não pagou no prazo deve realizar o pagamento em atraso quanto antes. 

Se você é nosso cliente, você pode fazer o recálculo do imposto diretamente na plataforma. Para isso, basta acessar a página de impostos e solicitar.

Prorrogação de vencimento do ISS em Maceió

Segundo o decreto nº 8.857/2020,  a cidade de Maceió decidiu prorrogar o vencimento do ISS, calculado na guia DAS das empresas do regime tributário Simples Nacional que exercem atividade de serviço.

A resolução CGSN 152/20 publicada em diário oficial dia 18/03/2020 (acesse clicando aqui), já havia prorrogado o pagamento dos tributos federais que compõem a Guia DAS. 

Com esse novo decreto, os tributos federais e municipais que compõem a guia DAS das empresas que exercem atividade de serviço em Maceió, terão vencimento prorrogado. 

Veja abaixo as novas datas:

Se você é nosso cliente, fique tranquilo pois o DAS será disponibilizado na plataforma com as datas de vencimento já ajustadas.

Veja também a prorrogação das seguintes taxas:

As Taxas de Licença de Localização e de Fiscalização do Funcionamento e o ISS Autônomo terão os prazos de pagamento prorrogados para os seguintes vencimentos:

a) 1ª parcela – 30.06.2020;

b) 2ª parcela – 30.11.2020.

Se você já tem um parcelamento de imposto Municipal ativo  com vencimento de parcela após o dia 16/03/2020, o vencimento também será prorrogado por 90 dias.

Prorrogação do pagamento do ICMS do Simples Nacional no Paraná que incide nas compras interestaduais

Segundo o Decreto nº 4.386/20, o estado do Paraná decidiu prorrogar o pagamento do ICMS, que incide nas compras interestaduais das empresas que exercem atividade de comércio e estão no regime tributário do Simples Nacional. 

Veja abaixo as novas datas:

Atenção: O ICMS devido sobre as vendas que é pago junto com a guia DAS ainda continua tendo o vencimento normal, dia 20 e será disponibilizado na plataforma normalmente.

Se você é nosso cliente, fique tranquilo que nossa equipe de especialistas irá garantir a disponibilização na data correta dos seus impostos.

Prorrogação do pagamento das parcelas de ISS Fixo de 2020 em Florianópolis

Segundo o decreto nº 21.365/20, o município de Florianópolis decidiu prorrogar o pagamento das parcelas de ISS fixo de 2020

Essa guia é destinada para empresas do Simples Nacional que exercem atividade de serviço em Florianópolis. Veja abaixo as notas datas:

A guia referente aos impostos de março, que será disponibilizada em abril na plataforma para nossos clientes já virá com a nova data de vencimento.

Redução das alíquotas de imposto sobre a folha de pagamento dos funcionários para empresas Lucro Presumido

Segundo a medida provisória nº 932/2020, empresas do regime tributário Lucro Presumido e Lucro Real  que possuem funcionários, terão a partir do mês de abril uma redução nas alíquotas do “Sistema S” de 50% por 3 meses.

As empresas do Simples Nacional sempre estiveram dispensadas de pagar esse imposto sobre a folha, por isso essa redução não afeta as empresas do Simples Nacional.

As alíquotas do Sistema S, são impostos pagos mensalmente sobre a folha de pagamento do funcionário. 

Ou seja, se sua empresa é tributada como Lucro Presumido ou Lucro Real,  o imposto GPS (Guia da Previdência Social) referente a folha de pagamento dos seus funcionários do mês de abril, com vencimento em maio já terá esse reajuste.

Se você é nosso cliente, sua guia de imposto será disponibilizada na plataforma já com esse reajuste.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

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fabio
fabio

E para funcionario que recebe VALE REFEIÇÃO e VALE ALIMENTAÇÃO? Qual entendimento para os que irão para home office?

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Oi Fabio, tudo bem? De acordo com o que temos até agora, não há alteração em relação a VA e VR. Eles devem continuar sendo fornecidos da mesma maneira para os empregados que continuam com vinculo de trabalho, independente do local de trabalho. Quanto ao VT, sim, este pode ser temporariamente cancelado já que o trabalhador não terá o deslocamento até a empresa. obrigado pela sua participação!

Milena
Milena

Olá, gostaria de saber se a medida provisória antidesemprego recentemente divulgada pelo governo ,Que autoriza redução de carga horária e salários em até 50% contempla trabalhadores PJ?
Se não , como o PJ deve proceder ?

Obrigado

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Olá Milena, bom dia. A medida não fala sobre contratos de Pessoa Jurídica, apenas sobre trabalhadores cobertos pelo regime de CLT. Como em outros momentos, o trabalhador Pessoa Jurídica deve definir as diretrizes e obrigações do seu contrato de prestação de serviço direto com o contratante. Por enquanto isso não mudou e se houver alguma mudança oficializada pelas autoridades, vamos divulgar aqui. Continue com a gente!

Paulo Freitas Nobrega
Paulo Freitas Nobrega

Sugestão: Poderiam destacar os trechos inclusos referentes a última edição. Ficaria mais fácil para acompanhar!

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Paulo, boa tarde! Obrigado pela sugestão. Vamos levar ao time técnico para que avaliem e se possível, implementem!

Luiz Fernando
Luiz Fernando

Ótima observação, pois se não teremos que ler tudo sempre. Coloque data nas decisões tomas pelos governantes, vcs já estão em alguns casos específicos, separando que a decisão compete a um determinado estado, ótimo. Agora é só colocar uma data, caso haja alteração em determinado assunto ou se é um assunto é novo coloque no titulo. Obrigado

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Obrigado Luiz Fernando. Já estamos implantando algumas melhorias que farão o Blog da Contabilizei ainda mais ágil e informativo para que você tenha toda a infirmação necessária para seguir com o seu negócio a pleno em tempos de crise.

Até a próxima!

Andreia
Andreia

Boa tarde

Trabalho em um escritório contábil em São Paulo, e estamos como muita dificuldade para saber as novas datas dos tributos.

Tenho algum lugar confiável pra pesquisar ou pode me ajudar?

Obrigada

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Oi Andreia, boa tarde!

Todas as atualizações estão aqui no Blog da Contabilizei. Fazemos uma pesquisa criteriosa em diversos órgãos para obter a informação de cada um. Acompanhe as nossas atualizações e você estará com as informações corretas. Até logo!

Bárbara
Bárbara

“O adicional do décimo terceiro de férias, poderá ser pago até dia 20/12/2020 (data de pagamento do 13º salário do funcionário).”
Esse trecho ficou meio confuso, seria pargo um adicional de férias ou uma das parcelas do 13º?

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Boa tarde Barbara!

Sim realmente estava confuso mas já fizemos uma correção no texto e que o valor de 1/3 de férias deve ser pago até o dia 20/12 data limite da gratificação natalina (13º salário).

Obrigado pela participação.

gabriela gomes farias
gabriela gomes farias

Excelente informação. Gostei bastante da elaboração do texto e fiquei bastante interessada no site. Gostaria de saber como trabalham e qual contato para que eu possa contratar para a minha empresa, estou com problemas com a Contabilidade.

Hipolito dos Santos Francisco
Hipolito dos Santos Francisco

Olá,tudo bem?

Para conversar com a gente basta acessar nosso site e inciar seu cadastro http://www.contabilizei.com.br Você pode deixar seus dados no formulário do site para que a nossa equipe entre em contato. Aguardamos você! Abraço!