Tabelas Contábeis

Controle o Fluxo de Caixa Diário, Semanal ou Mensal da sua empresa com nossa Planilha Gratuita

Atualizado em 30 jul 2020

Por mais que a importância do controle financeiro pareça óbvia, muitas empresas ainda enfrentam problemas por falta de um acompanhamento adequado. Foi pensando nisso, que criamos uma ferramenta de fluxo de caixa em Excel prática, pronta para você utilizar no seu dia a dia.

Saiba mais sobre fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa bem estruturado, com uso frequente, oferece algumas vantagens para o empreendedor, entre elas:

  • Antecipar possível saldo futuro (negativo ou positivo), permitindo mudar a rota dos gastos para se ajustar;
  • Entender se as receitas da empresa são suficientes para cobrir seus custos;
  • Avaliar viabilidade do negócio, sendo que a visão de fluxo de caixa é um primeiro passo para identificar possíveis problemas, como diminuição das vendas, má precificação, altos custos que poderiam ser evitados, entre outros;
  • Facilitar decisões como forma de suprir as necessidades da empresa (criação de promoções sazonais, por exemplo).

O que é o fluxo de caixa?

Trata-se de uma forma de controlar as transações de entrada e saída de dinheiro na sua empresa. Muitas vezes essas transações acontecem por diferentes meios: transferência bancária em diferentes contas, pagamento de boletos, cartão de crédito, cheque e cash, por exemplo. É por isso que muitas vezes torna-se difícil monitorar as receitas e despesas. O fluxo de caixa vem como uma forma de acompanhamento reunido em um só lugar. Com o fluxo de caixa diário em excel da Contabilizei, você terá não só uma visão das transações (lançamentos), mas também poderá acompanhar seu saldo atual. No longo prazo, um fluxo de caixa contribui para a saúde financeira do negócio.

O modelo de planilha grátis também serve como uma ferramenta consultiva, que lhe permite acompanhar não só as transações do dia a dia, mas as receitas e despesas ao longo dos meses, do semestre e do ano.

Algumas companhias fazem distinção entre fontes principais de transação, criando diferentes fluxos de caixa, um para cada fonte: o fluxo de caixa de atividades operacionais, que dizem respeito apenas à entrada e saída de dinheiro decorrente das operações em geral e o fluxo de caixa de investimentos.


A planilha excel de fluxo de caixa livre da Contabilizei unifica as fontes de transação em um único documento, tudo que você precisa fazer é registrar os lançamentos e a planilha já fornece automaticamente o saldo, descontando pagamentos. Dessa forma, obtemos uma visão unificada e prática, ideal para as pequenas empresas.

O que você irá encontrar nessa planilha?

A planilha de fluxo de caixa diário excel pronta é grátis e pode ser acessada agora mesmo! Confira os principais recursos:

  • Visão diária de lançamentos, com detalhamento por categoria;
  • Acompanhamento de seu saldo atual;
  • Acompanhamento de receitas e despesas por mês, semestre e ano;
  • Simplicidade e praticidade para usar diariamente.

Como fazer fluxo de caixa no excel? 

Para fazer o fluxo de caixa no excel siga estes passos: 

  1. Baixe a planilha de fluxo de caixa;
  2. Acesse a aba de lançamentos;
  3. Inclua o saldo atual de sua empesa;
  4. Comece a cadastrar as entradas e saídas de dinheiro;
  5. Inclua sempre as categorias dos lançamentos – Como por exemplo, vendas, impostos, pagamento de funcionários e fornecedores, rendimentos, entre outros;
  6. Confira o saldo atual, ou melhor, de quanto dinheiro sua empresa dispõe neste momento;
  7. Acesse a aba de acompanhamento – Evolução do faturamento e dos custos como um todo;
  8. Acompanhe o histórico por período: mensal, semestral e anual.

Uma dica importante: a única forma de desfrutar dos benefícios da planilha, tendo uma visão apurada, com o saldo real da empresa é usá-la de forma consistente, incluindo todos os lançamentos nela, com as datas corretas. Acesse nosso artigo para saber mais sobre como fazer fluxo de caixa.

Vale também observar, que existem algumas variações de planilhas de fluxo de caixa, como por exemplo, o fluxo de caixa descontado em Excel, também conhecido como fluxo de caixa descontado valuation, que além de fornecer dados sobre as transações e o saldo, também projeta o fluxo de caixa do seu negócio no futuro. 

Esse tipo de ferramenta é mais indicado para empresas maiores, consolidadas e com um fluxo de caixa mais estável. Pequenas empresas, ou empresas que estão iniciando seu trabalho de fluxo de caixa, não se beneficiam tanto de uma projeção futura, já que enfrentam uma realidade mais instável.

Como fazer fluxo de caixa mensal? 

Para ter uma visualização de um período mais extenso, como um mês, é imprescindível que antes a planilha tenha a visão diária, onde todos os lançamentos estão descritos e podem ser acessados. Só partir daí, a visão mensal pode ser criada com um cálculo das receitas e despesas, filtradas por período.

No caso da fluxo de caixa Excel da Contabilizei, foi utilizada a ferramenta “Tabela dinâmica”, já que ela cria uma visualização geral a partir dos dados diários, filtrada por período mensal.

Como vantagem, o fluxo de caixa mensal fornece uma visão macro, para além das rotinas diárias. Isso torna possível avaliar a saúde financeira da empresa.

Como fazer um fluxo de caixa semanal?

Seguindo o mesmo exemplo do fluxo de caixa mensal, o ideal é ter primeiro uma visão diária, em uma aba de lançamentos, e então criar relatórios de gráficos ou tabelas, com filtro por período.

No caso do modelo de planilha da Contabilizei, a visão é diária ou mensal, mas ainda é possível acompanhar os lançamentos da semana, bem como o saldo final, através da criação de um filtro na coluna referente à data do lançamento, selecionando o período, como o exemplo abaixo:

Como fazer um controle de fluxo de caixa diário?

O controle diário do fluxo de caixa é o ponto de partida para o controle a médio e longo prazo. 

Para fazer um controle diário efetivo, devem ser incluídas colunas com informações relevantes, entre elas:

  • Tipo de lançamento – É uma receita ou uma despesa?;
  • Categorias de transações – Quais as fontes do lançamento: investimentos, vendas, folha de pagamento, etc.;
  • Valor pago ou recebido; 
  • Data da transação;
  • Saldo na data – Valor atual, dados os lançamentos anteriores.

O mais importante aqui é inserir os dados de maneira frequente e ordenada por data, sem deixar nenhuma transação para trás.
Para sua empresa continuar crescendo da forma mais econômica possível, conheça os planos de contabilidade completa a partir de R$89,00 da Contabilizei.

CONHEÇA OS PLANOS DA CONTABILIZEI
Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar