Planejamento para abertura de empresa: o que é necessário e como montar um projeto

Planejamento para abertura de empresa: o que é necessário e como montar um projeto

Para elaborar um planejamento para abertura de empresa eficaz é preciso: 

  1. definir o objetivo do negócio;
  2. visualizar cada etapa estrategicamente;
  3. pensar em longo prazo;
  4. cumprir as metas;
  5. elaborar um bom plano de negócios

Você já deve ter ouvido que boa parte dos negócios próprios encerram as suas atividades antes de completarem 5 anos de existência, não é mesmo? Uma das falhas que geram esse resultado tão negativo e indesejado é a falta de planejamento para abertura de empresa.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae — SP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, mais da metade dos entrevistados (2.008) afirmaram que não realizaram um planejamento prévio acerca dos itens básicos necessários antes do início das suas operações.

Outros dados sobre isso também chama a atenção são:

  • 55% não elaboraram um plano de negócios;
  • 46% não estudaram o potencial número de clientes que teriam, nem os seus hábitos de consumo;
  • 39% não sabiam qual o capital de giro necessário.

O fato é que a ausência de um planejamento para abertura de empresa pode resultar em grandes dificuldades de fazer o negócio dar certo e, muitas vezes, resultar no seu fechamento precoce.

Por outro lado, ter um bom plano ajuda a identificar, ainda no papel, situações que podem ser resolvidas e/ou aprimoradas antes que comprometam a dinâmica da empresa no dia a dia.

Mas como fazer um projeto eficiente, que ajude da abertura ao funcionamento do negócio? Confira o passo a passo agora, neste artigo.

Como fazer um bom planejamento para abertura de empresa?

Fazer o planejamento para abertura de empresa é fundamental para identificar se o projeto é realmente viável.

Para isso, o empreendedor deve se basear em pontos como a estratégia que o pretende adotar, as condições do mercado de atuação, a situação financeira inicial, como serão suas operações e outros pontos relacionados.

No caso, estamos falando na elaboração de um plano de negócios, que consiste em um documento no qual devem estar descritos diversos pontos do projeto empresarial, por exemplo:

  • objetivos;
  • passos necessários para alcançar esses objetivos;
  • análise de concorrentes;
  • perfil do público-alvo.
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Aqui, é essencial deixarmos claro que para fazer um bom planejamento para abertura de empresa é preciso visualizar diferentes situações que podem ser enfrentadas, bem como criar estratégias para lidar adequadamente com elas.

Como fazer um projeto empresarial passo a passo?

Mas antes de detalharmos o plano de negócios que acabamos de citar, há um passo anterior a essa, que inclui outros pontos que você precisa considerar para a criação de um bom projeto empresarial. 

Para não deixar nenhuma questão importante de fora, o passo a passo que sugerimos que você siga é:

  1. Comece definindo qual é o principal objetivo do seu negócio, por exemplo, prestar serviços na área de beleza ou de saúde, fabricar algum produto específico etc
  2. Separe o seu planejamento para abertura de empresa em fases, isso evita sobrecarga e que você deixe algum ponto importante passar
  3. Visualize cada passo estrategicamente, evitando que a emoção de empreender contribua para atitudes equivocadas que podem comprometer a abertura e funcionamento do negócio
  4. Pense em longo prazo, considerando o potencial crescimento do seu negócio, orçamento necessário para isso, quantidade de profissionais para ajudar, e outros pontos relacionados
  5. Procure motivações para seguir adiante, por mais que o processo parece trabalhoso e demorado, não deixe de acreditar no seu sonho e no seu potencial empreendedor
  6. Cumpra com todas as suas metas, não deixando que intercorrências comprometam o alcance do objetivo determinado inicialmente.

O que é necessário para elaborar um projeto (plano de negócios)?

Na prática, para elaborar o projeto de um negócio o empreendedor não deve se limitar a achismo e suposições. 

Isso quer dizer que é preciso se respaldar em pesquisas, dados e informações reais, de modo que se tenha uma base fundamentada quanto à viabilidade do empreendimento, os seus riscos e, com isso, conseguir elaborar meios de como contorná-los.

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Por conta disso, um bom plano de negócio deve ter:

1. Sumário

Ainda que seja a primeira parte do plano de negócios, é a última a ser escrita. O motivo é que no sumário deve conter o resumo da proposta e objetivo da empresa e também:

  • localização;
  • investimento inicial;
  • formato jurídico e tributário;
  • missão, visão e valores;
  • diferencial de mercado identificado após a pesquisa;
  • descrição dos produtos e/ou serviços;
  • descrição do perfil do cliente ideal.

2. Análise de mercado

Como o próprio nome sugere, consiste em identificar como está o seu mercado de atuação, considerando necessidades e expectativas dos clientes e posicionamento dos concorrentes.

3. Análise de concorrência

E por falar em concorrente, em um planejamento para abertura de empresa é primordial levantar os pontos fortes e fracos de negócios que atuam no mesmo ramo que pretende atuar.

4. Análise de fornecedores

Dependendo do modelo de negócio, é preciso fornecedores para obtenção de matéria-prima ou para a prestação de serviços. Em um plano empresarial eficaz a identificação de diferentes potenciais fornecedores é essencial para evitar problemas em longo prazo, bem como conseguir o melhor custo-benefício.

5. Plano de marketing

O plano de marketing está ligado ao modo como o negócio será divulgado. Nele, devem estar listadas as ações previstas, ferramentas que serão utilizadas, tom de voz que será utilizado e outras definições relacionadas.

Dica de leitura: “O que é Marketing Digital? Como utilizar essa estratégia em pequenas e médias empresas?

6. Plano operacional

Definição do funcionamento diário da empresa, considerando como será feita a venda dos produtos ou a prestação dos serviços, quantidade de funcionários necessários, processos etc.

7. Plano financeiro

O plano financeiro envolve todos os investimentos, despesas com materiais, funcionários, fornecedores, capital de giro, gastos fixos como luz, aluguel e água, e demais custos que demandam de valores (dinheiro) para que a empresa possa abrir e funcionar até obter lucros. 

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Como abrir uma empresa?

Agora que você sabe tudo o que é necessário para elaborar um planejamento eficiente para a abertura do seu negócio, é preciso pensar na parte prática desse processo, que consiste em saber como abrir empresa.

De forma resumida, o passo a passo para abrir empresa é:

  1. Definir qual será o seu modelo de negócios e o nome da empresa
  2. Definir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
  3. Escolher o tipo de empresa entre MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte
  4. Escolher qual será o seu regime jurídico, EI, SLU ou LTDA
  5. Definir o regime tributário, escolhendo entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real
  6. Elaborar o Contrato Social, exceto se for MEI
  7. Fazer o registro na empresa na Junta Comercial
  8. Obter os alvarás de localização e de funcionamento, de acordo com a atividade econômica exercida
  9. Realizar a Inscrição Estadual

Quanto aos valores, é interessante que você saiba que abrir uma empresa no Brasil custa, em média, R$ 1,5 mil. 

Todo esse processo você pode fazer por conta, visto que não é preciso de contador para abrir empresa. Porém, ao menos que você seja MEI, as demais naturezas jurídicas precisam ter um profissional contábil devidamente registrado no conselho de classe para acompanhamento mensal do negócio.

Por esse motivo, por que não contar com o suporte de um contador logo nos primeiros passos? A Contabilizei pode ajudar você, realizando tudo online, sem que precise sair de casa ou do seu escritório.

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Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

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