C.

Contabilidade

4 erros contábeis que podem matar o seu negócio

Talvez você não saiba, mas existem erros contábeis que podem impedir o sucesso da sua empresa. Entenda quais são e como resolvê-los neste post.

por Vitor Torres 13 Fev 2018

Que existem erros que podem acabar com uma empresa você já está cansado de saber. Quando isso compromete o caixa, então, nem se fala. É por essas e outras que todo empreendedor também deve colocar a contabilidade da sua empresa no radar.

Muitas vezes esse serviço fica de lado, mas será que o seu contador está realmente fazendo tudo o que precisa ser feito para manter a sua empresa regular?

Cerca de 50% das empresas que migraram para a Contabilizei possuíam algum tipo de pendência na Receita Federal e em âmbitos estaduais e municipais.

Considerando que a base de clientes da Contabilizei é estatisticamente igual a base de dados da Receita, é possível que isso reflita os números nacionais. Tais problemas acabam gerando multas e gastos com a regularização que podem chegar a até R$ 20 mil.

Nada pior do que planejar e batalhar para abrir sua empresa, passar por tantos desafios e, a qualquer momento, descobrir um rombo causado por falhas no serviço de contabilidade que vai causar um prejuízo gigantesco, não é mesmo?

Neste post, você vai encontrar os principais erros contábeis que a sua empresa pode estar enfrentando e como se livrar deles com a ajuda da Contabilizei. Confira!

Falhas relacionadas aos impostos

O contador precisa ter atenção e a precisão de uma máquina para não causar deslizes na apuração dos impostos. Cálculos de PIS, COFINS e ISS, por exemplo, costumam ser as principais pedras no caminho do empreendedor.

O programa do Simples Nacional deve ser preenchido manualmente, pelo contador, que acessa o sistema e seleciona a opção do anexo do cliente. Essa liberdade faz com que, em caso de apuração no anexo errado, por erro humano ou de forma intencional, para pagar menos impostos, por exemplo, todo o recolhimento de seus impostos seja distorcido com grandes chances de deixar sua empresa em maus lençóis com o governo.

Para evitar esse tipo de problema - inclusive no momento de emissão das declarações e guias, a dica é contar com uma contabilidade que usa a tecnologia para automatizar rotinas e conferir inteligência ao serviço de contabilidade, a fim de reduzir significativamente possíveis confusões.

Além disso, existe ainda a possibilidade de descumprimento dos prazos de recolhimentos por conta do empresário - o que pode ser evitado quando o serviço de contabilidade envia os impostos com antecedência, para que o empreendedor se programe com facilidade e não prejudique seu fluxo de caixa. Na Contabilizei, por exemplo, os impostos são sempre disponibilizados com cinco dias de antecedência.

Lançamento de valores equivocados

Entregar a demonstração contábil de uma empresa requer conhecimento e muito cuidado. Valores lançados de forma errada podem prejudicar os relatórios fundamentais para o funcionamento de qualquer negócio, além de afetar o demonstrativo de resultados e balanços patrimoniais.

A DRE, por exemplo, deve ser realizada junto ao balanço patrimonial e a importância desse documento vai além do cumprimento das exigências fiscais. Este relatório, se feito corretamente, é uma mão na roda para o empreendedor saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

Descaso com as novidades e atualizações

Toda semana, novas leis são editadas e publicadas. Isso pode impactar na contabilidade da sua empresa em itens como balanços, lançamentos e, principalmente, tributos. O contador tem obrigação de saber isso e de auxiliar você. Afinal de contas, ele também é responsável pelo sucesso do seu negócio!

Um ótimo exemplo disso são regras como as mudanças do Simples Nacional ou a entrada do eSocial. O que isso muda de fato na sua vida? É obrigação do contador saber disso e te orientar com clareza e antecedência.

A Contabilizei conta com profissionais especializados que trabalham nessas atualizações diariamente. Com mais de 10.000 clientes em 30 cidades de todo o Brasil, é nosso dever nos manter atualizados garantindo que os nossos clientes foquem nos seus negócios com tranquilidade e segurança.

Tratar a contabilidade apenas como apuração de impostos

Com tantas mudanças de leis e com toda a atenção que a contabilidade deve ter com os números da sua empresa, fica claro que a contabilidade é muito mais do que gerar suas guias e calcular seus impostos.

Ao contratar um serviço de contabilidade, é importante entender o quanto isso vai contribuir para o sucesso da sua empresa: dicas relacionadas à saúde financeira do negócio, com conteúdos relevantes e consultoria especializada, resolvendo suas dúvidas de forma simples e prática sem abusar da linguagem técnica contábil, são alguns dos exemplos básicos de como a contabilidade pode - e deve - ser uma aliada do seu negócio.

Mas, no mínimo, além de apurar os impostos, você tem que ter a garantia de que todas as obrigações estão sendo cumpridas.

Fique atento!

O empresário pode sempre exigir o envio mensal dos comprovantes das atividades contábeis. É uma obrigação básica do contador, mas que muitas vezes pode se perder na rotina do escritório. O problema é que, no fim das contas, quem arca com o prejuízo é você, então vale ficar de olho.

Existe outro jeito de conferir se o seu contador está informado corretamente todos os seus dados: acessando o site da Receita Federal. Com certificado digital e senha, é possível consultar a situação da empresa e conferir se todas as guias foram geradas.

Como a Contabilizei pode transformar o seu negócio

A contabilidade é um processo complexo, por conta da quantidade de impostos, variando de acordo com a atividade e o município do cliente. Dentro de uma operação com mais de 10 mil clientes, a tecnologia é a nossa maior aliada para reduzir os erros contábeis e entregar o serviço com excelência.

Com mais segurança e rapidez em processos, tiramos a profissão da era do papel e reduzimos os erros de contabilidade. Todos os dados dos clientes ficam em ambiente seguro, em servidores digitais, com transmissões criptografadas. O empresário ganha em tempo e segurança e pode escrever a própria história de sucesso!

Se você ainda tem dúvidas, nosso Guia Definitivo para Trocar de Contador é o material que precisa ler. Nele você vai descobrir os erros que podem estar sendo cometidos com a contabilidade da sua empresa, qual o melhor momento para trocar de contador e como fazer isso sem ter dor de cabeça. Acesse o ebook aqui!

Vitor Torres
Siga no FacebookSiga no Twitter

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!