Como abrir uma empresa de Treinamentos profissional 2021

| Atualizado em 04/01/21 | 8 minutos de leitura

No mundo profissional, muitas pessoas decidem a certa altura da vida que são melhores ensinando aos outros certas práticas do que somente realizando as mesmas atividades. Saber ensinar faz parte de um complexo sistema humano, pois é necessário se colocar no lugar do outro ao mesmo tempo em que é preciso olhar com atenção para a nossa própria postura. 

E se você já se permitiu observar a si mesmo como um educador, porque não investir em um negócio que tenha essa cara? Uma empresa de treinamentos pode ser um bom encaminhamento para quem tem esse dom – e pode lhe render bons frutos, tanto no lado do crescimento pessoal quanto nas questões financeiras. Mas como abrir uma empresa de treinamento profissional?

Para partir para qualquer negócio, é bom conhecer mais sobre o ramo do negócio antes. Este artigo vai te ajudar nisso, e também mostrar o caminho concreto para fazer acontecer a sua empresa de treinamentos. Vem conosco!

  • Neste artigo você vai ver:

  • O que é consultoria e treinamento? 

    Uma empresa para treinamento de profissionais é diferente de uma escola ou faculdade – embora trabalhe para a educação de alguém, os conteúdos que são transmitidos aos alunos, em geral, tem cunho mais prático e referente a vida profissional, bem distante dos assuntos teóricos ou genéricos.

    Por exemplo, enquanto a Faculdade de Administração ensinará ao graduando sobre como as empresas fazem as contratações de pessoas, ilustrando a realidade com base nos teóricos sobre o assunto, uma empresa de treinamento sobre o mesmo assunto, contratação, oferecerá um curso totalmente prático: dirá qual o método que vem sendo utilizado hoje em dia, quais documentos são necessários, o que observar nos candidatos, etc. 

    Por outro lado, uma consultoria é individualizada (normalmente específica para uma empresa). Nesse modelo, um especialista sobre um tema irá atender a empresa para ajudar nas questões que os profissionais têm a respeito do assunto. Um caso clássico desse tipo de atendimento é quando um empresário chama para dentro da sua empresa alguém especializado em finanças – o empresário pode ter criado a empresa em qualquer ramo de atuação, sem formação específica para cuidar do dinheiro, e acaba precisando de uma “mãozinha” do consultor.

    Os dois tipos de ação, consultoria e treinamento (que como regra é aplicado para um grupo de pessoas), podem ser ofertados por empresas que contam com profissionais que, com maior senioridade, podem compartilhar seus conhecimentos aos interessados.

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    Mercado para uma empresa de consultoria e treinamento no Brasil

    Pesquisa realizada em 2019 pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), com 533 empresas participantes, identificou que 50% do investimento total em Treinamento e Desenvolvimento estão focados nas lideranças, e o setor que investe mais é o da Indústria (que apresentou R$754 investidos por colaborador). É interessante perceber que as empresas contrataram em 2019, em média, 15 horas de treinamento por colaborador.

    Esta é só uma pequena amostra do que é o grande campo de Treinamento e Desenvolvimento. Em geral, grandes empresas tendem a bancar os custos de seus funcionários para atualizações constantes na área em que atuam, o que é crucial para a manutenção da empresa dentro dos padrões mais recentes, com conhecimento afinado com o mercado.

    Por outro lado, empresários em geral buscam também estar em dia com as novidades, porque precisam ter consciência da realidade, e muitas vezes sozinho é mais difícil conhecer um panorama geral.

    Exemplificando o grande leque de possibilidades, na área jurídica quando há alterações de legislação ou jurisprudência importantes, lá vão os advogados para a sala de aula. Como visto na pesquisa, quem está na indústria também precisa estar consciente das inovações e possibilidades (fala-se até em Indústria 4.0, pense nos conteúdos!). E assim acontece em todos os ramos de conhecimento: a roda está sempre girando, e quem é atuante muitas vezes precisa parar e buscar as informações com aqueles que já o fizeram.

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    Passo a passo para abrir uma empresa de consultoria e treinamento

    1. Plano de Negócios

    A primeira etapa para abrir uma empresa de consultoria e treinamento é justamente fazer o Plano de Negócios: responder diversas questões sobre o que é a empresa e como ela funcionará para que seja possível torná-la realidade.

    Se você está realmente decidido que uma empresa de treinamento é o seu caminho, comece já um Plano de Negócios. Nós sabemos, você já ouviu muitas pessoas falando sobre o assunto, inclusive outros textos aqui da Contabilizei (!), mas vamos voltar a essa conversa.

    A principal finalidade do Plano de Negócios é ajudar você a responder algumas perguntas que irão aparecer, cedo ou tarde, no caminho da sua nova empresa.

    Além de definir nome, sócios, percentuais de Contrato Social, tipo de empresa – e outros itens práticos – você também poderá imaginar (isso mesmo, como um sonhador direcionado) como acontecerão as atividades e como resolver problemas que certamente farão parte do seu sonho.

    Por exemplo, onde acontecerão os treinamentos? É preciso local próprio ou será alugado? O valor dos cursos está considerando os custos com o aluguel e outros custos fixos? A remuneração será atrativa, fechando esta matemática?

    É esse tipo de pergunta que você deve responder agora – buscando ser o mais realista e honesto possível.

    2. Formalização

    Com as informações muito claras, é hora de fazer a efetiva abertura do negócio. Para isso, você terá de realizar algumas etapas – dando satisfação das atividades pretendidas para os Governos Federal, Estadual e Municipal. Pode não ser fácil realizar essa etapa sozinho – então o ideal é contar com um serviço de contabilidade conhecedor do processo de abertura de empresas.

    Para saber como abrir uma empresa de treinamento profissional, uma das principais decisões que se deve tomar é se será uma empresa com diversos sócios ou de sócio único – isso lhe ajudará a definir o tipo de empresa.

    O menor tipo de empresa para treinamento é o MEI – Microempreendedor Individual. Este tipo de empresa foi criado para desburocratizar a abertura de empresas mais simples, e tem algumas vantagens bem como restrições. O faturamento pode ser de até R$81 mil ao ano, e é uma empresa de sócio único. Este profissional que se torna MEI tem direito aos benefícios sociais, como aposentadoria ou licença-saúde.

    Há outros tipos de empresa com somente um sócio, como a EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou a opção para uma empresa com mais de um sócio, que seria a LTDA – Sociedade Limitada. 

    É importante conhecer todos os detalhes do que você irá oferecer e buscar ajuda para encontrar o melhor modelo de formalização – pensando justamente em contrabalancear vantagens e desvantagens, especialmente no que se refere à tributação.

    3. Estrutura e equipe

    Feita a legalização das suas atividades, é hora de colocar em prática o que está no seu plano: contrate tanto o local quanto as pessoas que você precisará para auxiliá-lo, talvez até outros facilitadores para atuar nos treinamentos. 

    Levando em conta o que você pensou no planejamento da empresa, agora é hora de encontrar a melhor forma de fazer acontecer o seu negócio. A estrutura básica para os treinamentos é justamente uma sala de aula onde você possa agrupar as pessoas que participarão da atividade – ou até mesmo o software onde as pessoas se conectarão com você para assistir ao curso on-line.

    Se é necessário espaço físico, é muito comum que a empresa que está contratando seu curso possa disponibilizar uma sala dentro da própria companhia para que o curso aconteça – evitando que os funcionários precisem se deslocar e perder mais horas de trabalho (o que seria um curso in company). Por outro lado, com a grande virada digital que aconteceu durante a Pandemia do novo Coronavírus, muita gente passou a aceitar que um curso on-line pode ser tão eficiente quanto o presencial (é claro, desde que com um bom instrutor).

    Para que as coisas funcionem corretamente, identifique quais profissionais você precisará para apoio às atividades da empresa. Embora a modernidade dos negócios permita a atuação com equipes cada vez mais enxutas, não é bom sobrecarregar-se com todas as atividades. Pense em quais áreas do negócio você é mais forte, e deixe essas consigo. Avalie pontos fracos e pense em contratar, ou mesmo fazer parcerias, para dar conta desses itens com eficiência.

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    4. Marketing e clientes

    Faça a divulgação dos cursos que você tem em mente, busque clientes para consultoria, identifique possíveis parcerias interessantes para seu negócio e vá em frente.

    Muitas empresas são abertas para atender a um cliente já conquistado – o que é muito legal mas não deve ser um freio para o desenvolvimento do negócio. Se você investir no marketing da sua empresa para que outros clientes também possam conhecê-la, isso pode render bons frutos. 

    Hoje em dia não é necessário fazer um grande investimento em campanhas: se você investir no marketing digital, pode até mesmo fazer parte do trabalho sozinho (conforme o seu grau de conhecimentos). Avalie se é necessário contratar um apoio – isso também não custa tão caro e o importante é fazer as ações bem feitas para ter os resultados esperados.

    Guilherme Soares

    Escrito por:

    Guilherme Soares

    Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

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