Como abrir um Estúdio de tatuagem? Veja o passo a passo 2021

| Atualizado em 04/01/21 | 10 minutos de leitura

Saindo do modismo, o estúdio de tatuagem já se provou ser um negócio que resiste aos anos e não é influenciado pelas sazonalidades do mercado e das épocas. Atualmente, existem aproximadamente 21 mil tatuadores ativos no Brasil.

Segundo pesquisadores, um artista tatuador consegue faturar em média 4,6 milhões de reais em receita em apenas um ano.

Como abrir um Estúdio de Tatuagem?

Mesmo tendo dons artísticos ou que conheça de perto, para fazer tatuagens você precisa estudar e ao abrir o seu negócio com estúdio, é fundamental se matricular em um curso para aprender técnicas e adquirir experiência, afinal você só vai conseguir fazer um bom trabalho praticando.

Hoje você encontra cursos com duração de 6 até 24 meses. Mesmo após a formação, procure ficar sempre atualizado para que possa sempre surpreender os seus clientes, passo fundamental para abrir um Estúdio de Tatuagem. 

Em sequência, você precisa encontrar um ponto comercial para montar o seu estúdio, o local escolhido não deve ser exposto para a rua, pois o cliente pode se sentir envergonhado, então procure centros comerciais, galerias e shoppings.

O espaço não precisa ser muito grande, mas tem que obedecer todas as regras de higiene, afinal você irá tatuar pessoas, irá utilizar agulhas, pingos de tintas no chão também são comuns, por isso deve ter vários lixos espalhados pelo ambiente. A higiene é fundamental para quem deseja montar um negócio desse tipo, portanto o empreendedor deve se atentar às leis sobre tatuagens em sua região.

Para montar um estúdio de tatuagem também será necessário obter autorização da prefeitura da sua cidade para o funcionamento do estabelecimento. Como também uma licença da vigilância sanitária que irá verificar as condições de higiene do seu espaço.

Para o CNPJ, você pode optar pelo microempreendedor individual, caso você trabalhe sozinho no seu estúdio ou precise de apenas um funcionário, pois o custo é inferior ao de uma empresa que tenha mais colaboradores.

Invista em divulgação, crie uma página nas redes sociais, divulgando fotos do seu trabalho. Outro fator muito importante para a divulgação é a satisfação do cliente, fazendo um bom trabalho, o mesmo vai retornar ao seu estúdio quando desejar fazer outra tatuagem e vai te indicar para outras pessoas.

Invista em serviços semelhantes, pois um estúdio de tatuagem, além de fazer tattoo, pode realizar aplicações de piercings também, assim como vendas de produtos do segmento.

estudio-tatoo-horizonte-

É preciso saber desenhar para ser tatuador?

Não necessariamente, porque segundo profissionais artísticos, o desenho tem inúmeras vertentes e dificilmente alguém dominaria todas elas, o ideal é entender sobre os conceitos por trás dos desenhos, ou seja: linhas, preenchimentos, transições de cores, proporção, luz e sombras.

Precisa de licença para ser tatuador?

Sim, é preciso buscar junto à sua prefeitura as licenças de abertura da empresa, bem como as permissões por parte do governo do estado e, no caso dos estúdios de tatuagem, as permissões fornecidas pela Anvisa para o funcionamento do seu estúdio.

Passo a passo sobre como abrir um estúdio de tatuagem

Veja os principais pontos que você precisa levar em consideração sobre como abrir um estúdio de tatuagem, dentro das regras exigidas:

1. Vigilância sanitária

É fundamental adequar também o espaço às normas de higiene e segurança estabelecidas pela Anvisa, bem como todo o maquinário e equipamentos utilizados no estúdio de tatuagem.

2. Estrutura

Os gabinetes de tatuagem e de piercing deverão ser dotados de piso revestido de material liso, impermeável e lavável com ambiente para a realização de procedimentos inerentes à prática de tatuagem e de piercing, com dimensão mínima de 6 metros quadrados e largura mínima de 2,5 metros lineares, segundo determinação da Anvisa.

É estritamente proibido fazer funcionar estúdios ou apenas gabinetes de tatuagem e de piercing em sótãos e porões de edificações, assim como em locações insalubres. O material deve ser descartável e seu descarte também precisa ser feito de maneira adequada, com recolhimento especial de material infectante que jamais deve ser jogado no lixo comum.

3. Equipamentos necessários para abrir um estúdio de tatuagem

  • Agulhas de traço e de pintura;
  • Biqueiras;
  • Esterilizador;
  • Máquina de tatuagem;
  • Luvas descartáveis;
  • Toalhas de papel;
  • Copos descartáveis;
  • Tintas para pele;
  • Estufa;
  • Maca;
  • Cadeiras;
  • Mesas;
  • Balcão;
  • Computador;
  • Telefone. 

Agulhas 

Claro que temos que começar com o principal equipamento do tatuador, a agulha, elas são feitas a laser e soldada na aster para que o tatuador possa usar em seu trabalho, existe vários tamanhos de agulhas, mas elas não são agulhas de costura, tire isso da sua mente.

Existe o conjunto de agulha para traço que é composto de 3 a mais de 15 agulhas, agrupadas de forma para ter a ponta fina e concentrada para criação do contorno, as mais finas são usadas para traços finos e as mais grossas são chamadas de “bucha ou bold” para traços mais grossos.

A agulha de pintura é soldada lado a lado para ficar no formato de pincel, ela é chamada de flat e também tem a soldagem magnum que são duas camadas de flat.

Biqueiras

As biqueiras são importantes para alinhar as agulhas e não deixar que elas fiquem sambando quando o tatuador faz o rabisco, existem dois tipos de biqueiras, são as descartáveis e a de aço, a foto acima é de biqueiras descartáveis e abaixo são de biqueiras de aço. As biqueiras usam  o autoclave para cuidar da higiene, esterilização e armazenamento. Cada biqueira é indicada para um tipo de agulha, indo das de traço mais fino às  de pintura mais larga.

Máquina de tatuar

A máquina de tattoo é o mais importante, sem ela alguns tatuadores não conseguem tatuar, outros usam a técnica Tebori que é uma técnica japonesa.

O tatuador deve regular a máquina de tatuagem para iniciar o seu trabalho, algumas destas máquinas de tatuagens precisam de equipamento como pedal ou pedaleira para liberar ou cortar a energia. O clip-cord é um fio ligado na fonte e  é ligado na máquina.

Tinta

As tintas de tatuagem são muito importantes, é preciso ver se o tatuador usa tinta de qualidade, elas são a parte que ficarão na pele, procure sempre tintas que são liberadas pela ANVISA. Pergunte ao tatuador, peça para ver, não tenha vergonha e sempre pesquise.

estudio-tatoo-studio-

Padrões de higiene mais elevados

A higiene é um dos fatores mais essenciais que os tatuadores precisam considerar. Por atuarem diretamente no corpo de seus clientes com suas agulhas e tinturas, são responsáveis ​​por sua saúde. Se germes ou impurezas entrarem na corrente sanguínea, podem ocorrer inflamação, cicatrizes ou envenenamento do sangue. O estúdio, os instrumentos e utensílios usados ​​devem, portanto, atender aos mais altos padrões de higiene. Portanto, observe os seguintes padrões, entre outros:

  • Estúdio com paredes lisas ou ladrilhadas e pisos fáceis de limpar;
  • Alta qualidade de máquina de tatuagem;
  • Agulhas esterilizadas;
  • Recipientes esterilizados para tintas de tatuagem;
  • Luvas descartáveis ​​e lenços descartáveis;
  • Pia com dispensador de sabão e desinfetante;
  • Lixeira.

Dependendo do estado federal, é ainda necessário apresentar um certificado de vacinação com as vacinas contra hepatite B e tétano válidas.

Localização: se atente

O local onde a tatuagem será realizada deve oferecer privacidade ao cliente e ao tatuador. É muito comum que o cliente procure o estúdio de tattoo acompanhado, o que significa que uma sala de espera bem estruturada é necessária. Os acompanhantes não devem assistir ao procedimento, mas podem aguardar em uma antessala, que pode contar, por exemplo, com uma televisão ou sistema de som. O ideal é que o banheiro não esteja localizado após o local privativo da tatuagem, para que o acompanhante não interrompa o procedimento em momento algum.

Posso ter equipe em um estúdio de tatuagem?

Para contratar outros tatuadores e um atendimento, por exemplo, saiba mais sobre os profissionais e como atuam para que isso não afete a qualidade dos seus serviços.

Valores: cobre justamente

Tenha tolerância e critérios para montar seu preço, o valor ideal é aquele que leva em conta todo o trabalho, o uso de materiais como também suas habilidades e tempo investido de forma artística.

Investimento inicial para um estúdio de tatuagem

Para fazer tatoo, não há um valor de investimento padrão, dependerá muito do local escolhido, levando em consideração o bairro e o capital que se tem para colocar no negócio. Alguns estúdios fazem de 50 a 100 mil, contando com capital próprio e empréstimos para alavancar o estúdio de tatuagem e ter lucro com o início dos atendimentos.

Plano de negócios

Crie um plano de negócios. Toda empresa, pequena, média ou grande, precisa de um plano de negócios abrangente e estúdios de tatuagem não são exceção a essa regra. Seu plano de negócios é uma ferramenta essencial para delinear exatamente quanto capital é necessário para iniciar a sua loja de tatuagem, bem como o cálculo de projeções futuras e lucro. É preciso estimar lucros, perda, clientes, artistas, inventário, folha de pagamento e todos os outros aspectos da loja.

Como regularizar meu estúdio de tatuagem?

Primeiro é preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e verificar qual o melhor enquadramento para estar de acordo com a Lei, como também emitir notas fiscais para comprovar os recebimentos. Veja mais sobre os tipos de empresas que você pode ter com seu estúdio de tatuagem.

O que vender em um estúdio de tatuagem?

Reconhecido como um local de moda, o estúdio de tattoo pode vender, também, camisetas e acessórios. Um bom negócio pode ser oferecer camiseta com o próprio desenho da tatuagem feita para o cliente tanto pessoalmente, como online

Como vender desenhos para tatuagem?

O ideal é divulgar os desenhos para disseminar sua marca e nome como profissional de tattoo, pensando nesses pontos:

  • Identidade visual: desenhos com significados e com técnicas distintas;
  • Redes sociais: divulgue o seu trabalho tanto para fidelizar como para encontrar parcerias;
  • Personalização: crie um portfólio com tatuagens únicas e aposte na diversidade.

Quanto custa um curso de Body piercing?

Você vai encontrar valores variados, mas a maioria oscila entre R$ 800 a R$ 3.000 e tem o foco em tópicos e técnicas como biossegurança, cicatrização, materiais utilizados para perfuração, pontos para a perfuração na face (orelha, aba nasal, septo, sobrancelha), Oral (lábio superior e inferior e língua) e Tronco (mamilos e umbigo).

estudio-tatoo-tatuadas

Estúdio móvel: é possível?

É possível ter um estúdio móvel, desde que esteja em conformidade com os regulamentos de higiene, tenha o registro da empresa e considere um comércio de viagens.

Confira sobre essa possibilidade diretamente na prefeitura da sua cidade para o funcionamento do estabelecimento e verifique com a vigilância sanitária, se preciso, conte com um especialista na abertura de negócios para ter a orientação correta.

Chegou a hora?

Agora que você já sabe sobre como abrir um estúdio de tatuagem, você compreendeu que precisa de planejamento, cuidado, seguir todas as normas, para evitar eventuais problemas e processos. Para organizar todos esses passos com auxílio contábil, basta entrar em contato conosco.  

Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar