Gestão e Negócios

5 dicas para ter bons parceiros na sua microempresa

Atualizado em 14 fev 2020

Se você sonha em ver sua empresa crescendo ou quer melhorar sua atuação como prestador de serviço, é provável que já tenha pesquisado sobre como ter bons parceiros no negócio. E não é para menos. Afinal, contar com determinados serviços pode simplificar sua jornada rumo ao sucesso.

Uma parceria produtiva ajuda a potencializar as habilidades de quem toca um pequeno negócio. Isso porque é praticamente impossível dominar todos os assuntos relacionados ao negócio e ainda ficar por dentro de toda legislação e parte contábil.

Se você quer saber mais sobre a importância de contar com bons parceiros no negócio, continue a leitura do post. Vamos apresentar 5 dicas que podem ser colocadas em prática. Confira!

Por que é importante escolher a parceria correta?

Pense e responda: você sabe tudo o que precisa fazer para gerenciar sua empresa? É provável — e até esperado — que você não domine todas as áreas. Algumas delas são: financeiro, marketing, contabilidade, vendas, gestão de pessoas e desenvolvimento de produtos.

Não há nada de errado ou estranho nisso. Na verdade, todo empreendedor precisa contar com o auxílio de especialistas na condução do negócio. E firmar boas parcerias é o melhor caminho para garantir o correto funcionamento da empresa e a capacidade de competir no mercado.

A boa notícia é que existem serviços que podem auxiliar nas tarefas que você não domina ou que demandam tempo demais para serem realizadas.

Mas, atenção! Apenas uma escolha inteligente e estratégica é capaz de gerar esse resultado. Contando com o parceiro ideal, você pode compartilhar conhecimentos, criar vantagens competitivas e aumentar os resultados.

Obrigado

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos


Entre para a Contabilizei

Como ter bons parceiros no negócio? Conheça as 5 melhores dicas!

Conforme vimos, não basta trabalhar com parcerias. É preciso garantir que elas sejam as melhores.

A ideia é simples, mas colocá-la em prática nem sempre é fácil, não é mesmo? Então, confira as 5 dicas que separamos para você!

1.     Pesquise e abra seu campo de visão

A primeira dica para encontrar bons parceiros para o negócio é abrir seu campo de visão. Isso mesmo! Pesquise, estude, preste atenção ao mercado e pense fora da caixa.

Há inúmeras empresas com experiências e conhecimentos para compartilhar, e você precisa ter atenção a essas oportunidades. Analise suas limitações e necessidades. A partir daí, vá em busca do parceiro ideal.

2.     Junte-se a empresas que pensam como você

Uma parceria é como um casamento. Para que ela dure, é preciso que as duas partes tenham objetivos e ideias semelhantes, ainda que lidem com processos e áreas distintas.

Sendo assim, a dica é conhecer melhor o perfil do negócio e entender os valores, missão e princípios éticos. Em resumo, é essencial se unir a empresas que se identificam com suas ideias e tenham uma cultura complementar à sua.

3.     Estabeleça as regras dessa parceria

Para evitar transtornos, manter um bom relacionamento e garantir uma parceria produtiva, é importante definir as regras, deveres e direitos de cada uma das partes. Assim, todos sabem o que fazer e o que esperar do outro.

Uma boa prática é elaborar um contrato, alinhar as expectativas e, claro, ter abertura para sugestões e novas ideias. Lembrando que, quando o parceiro tem os mesmos ideais, isso se torna muito mais simples.

4.     Invista em uma comunicação eficiente

A comunicação é a base para qualquer relacionamento, certo? Então, é indispensável que você e seus parceiros saibam se comunicar, esclarecer dúvidas, ouvir críticas e solucionar problemas e pendências de maneira profissional e responsável.

5.     Monitore os resultados

Por fim, não podemos deixar de destacar a importância de acompanhar os resultados. Isso porque, mesmo com todos os esforços anteriores, é possível que um parceiro não cumpra com o acordado ou não atenda às suas demandas.

Caso isso aconteça, a definição de metas e o acompanhamento constante dos resultados ajudam a identificar o problema com mais agilidade, reduzindo as chances de erros.

Por que o contador é um parceiro importante para as microempresas?

O contador é uma das parcerias mais valiosas para o pequeno empreendedor ou prestador de serviço. Afinal, seja qual for o porte do negócio, ter uma contabilidade bem feita é um requisito para crescer de forma saudável.

Lidar com finanças e impostos requer atenção e dedicação, já que são muitos cálculos, documentos e leis a serem compreendidos. Diante desse desafio, a importância dessa parceria fica ainda maior.

Um bom serviço de contabilidade é capaz de diminuir a burocracia e facilitar o acompanhamento das finanças.

Além disso, sem a orientação de um bom contador, você corre o risco de não escolher o regime tributário adequado, de recolher impostos em excesso ou mesmo de ser pego em fiscalizações por descumprir obrigações que você sequer conhece!

Como a contabilidade online se diferencia como parceria?

O mundo está em constante evolução e a contabilidade não poderia ficar de fora. A transformação digital chegou nessa área por meio da contabilidade online.

Mas, afinal, qual é o diferencial desse tipo de parceria? Em resumo, o uso de uma plataforma de contabilidade online torna o dia a dia muito mais simples, prático e econômico.

Veja alguns benefícios:

  • emissão de Nota Fiscal em poucos cliques;
  • controle de impostos sem complicações;
  • conciliação bancária automática com diversas instituições;
  • emissão simplificada de boletos;
  • autopreenchimento de Notas Fiscais recorrentes;
  • folha de pagamento e pró-labore;
  • redução do tempo gasto com contabilidade;
  • garantia de segurança dos dados financeiros e contábeis.

Agora você já sabe que ter bons parceiros no negócio é mais que uma necessidade. Ao contar com apoio adequado, você consegue se dedicar o que realmente importa e aumenta as chances de expandir o negócio.

Então, para começar, que tal conhecer a Contabilizei? Somos o maior escritório de contabilidade do Brasil e temos a solução digital mais completa para pequenas empresas. Descubra porque você confiar em nós!

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.

Deixe um comentário

avatar