Vale a pena contratar um seguro de vida sendo PJ?

| Atualizado em 22/07/22 | 5 minutos de leitura

Quando o profissional trabalha sob o regime PJ, isto é, pessoa jurídica, é de se estimar que a preocupação financeira se torna ainda maior. Isso porque esse tipo de regime de trabalho faz com que o profissional tenha uma empresa registrada em seu nome. O que se conclui que ele passa a sustentar todos os encargos para a realização do seu trabalho.

Então passa a ser um modelo de trabalho que não possui vínculos empregatícios com a empresa, o que abre a possibilidade deste profissional prestar serviços para outras empresas. No entanto, como ele não tem vínculo empregatício, corre o risco de no dia seguinte não contar com o salário de uma determinada fonte. O que vai abalar todo o planejamento financeiro pessoal que fez ao longo do mês ou dos meses.

É neste cenário que entra a afirmação em relação à pergunta feita neste artigo se vale a pena contratar um seguro de vida sendo PJ. Como você pode ver, vale muito a pena. Ainda mais quando a cobertura do seguro é pensada exatamente na profissão e no estilo de vida do autônomo. Mas para tomar essa decisão, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher a seguradora que vai trazer a sua proteção financeira. 

Como funciona o seguro de vida?

Para quem ainda não sabe, quando alguém adquire o seguro de vida, é preciso pagar um dado valor mensal ou anual à seguradora. Essas diretrizes são combinadas de acordo com as condições contratuais. 

Se você deixar de pagar e acontecer algum imprevisto, para ter direito à cobertura, é preciso quitar todas as parcelas que ficaram em aberto. É fundamental dizer que o valor mensal depende do perfil de risco do contratante e do tipo de cobertura escolhida. 

Quando imprevistos, chamados de sinistros, acontecem, é hora de acionar a sua seguradora. Neste caso, o contratante deverá enviar uma documentação que comprove o ocorrido e, em sequência, solicitar a indenização. Quando uma pessoa contrata o seguro de vida, é preciso escolher as pessoas (beneficiários) que vão receber a quantia em dinheiro no caso da morte do contratante.

Existem empresas que dão a opção do segurado escolher ou os herdeiros por lei ou a personalização dos beneficiários que vão ter direito de receber determinada quantia em dinheiro. 

Outro ponto é que normalmente o contrato do seguro de vida tem uma data de vencimento, é neste caso que ele decide descontinuar o pagamento da proteção financeira ou realizar a renovação.

Quais são as opções disponíveis de seguro de vida?

Já existem no mercado soluções de seguro de vida com foco em profissionais autônomos e que, a partir disso, permitem personalizar ainda mais a experiência, como soluções mais em conta para pessoas com doenças crônicas ou para quem possui prática de hábitos saudáveis.

Benefícios de contratar um seguro de vida sendo PJ

O principal objetivo de um seguro de vida é proporcionar uma proteção financeira para o segurado, como também para as pessoas que ele ama após um falecimento, mas não fica só nesse ponto. 

Além da cobertura principal do seguro de vida, que é a cobertura de morte, algumas empresas oferecem outras opções de coberturas e assistências para o contratante não comprometer a sua reserva financeira. Afinal, são opções que podem ser usadas em vida. 

Exemplo, se acontecer algum acidente com o profissional autônomo, como ele vai garantir o seu ganha pão estando internado? Vai ser nessas horas que a cobertura por invalidez vai ajudar no suporte financeiro, assim como outras possibilidades de assistências. Confira abaixo:

Cobertura por invalidez acidental

Como foi citado de maneira breve, caso você sofra um acidente e fique impossibilitado de trabalhar, receberá da empresa que contratou o seguro uma indenização para te ajudar nos gastos. Em suma, os beneficiários que você escolheu no contrato não ficam desamparados e sem renda.

Assistência Saúde

Esse tipo de assistência consegue proporcionar amparo tanto na saúde mental quanto na saúde física. Isso porque o segurado tem direito a realizar telemedicina 24h todos os dias, com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. Além de ter desconto em consultas, exames e receber uma quantia de crédito mensal para compra de medicamentos genéricos.

Assistência residencial

Quando o segurado paga por esse tipo de assistência, ele pode contar com serviços que vão proteger e cuidar da sua casa. Serviços esses como chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro, vigilantes, entre outros. 

Assistência PET 

Se o profissional autônomo tiver animais de estimação, a assistência PET consegue ajudar em despesas que podem acontecer como transporte emergencial em caso de acidente ou alta médica do animal doméstico, aplicação de vacinas em domicílio, agendamento de consultas, funeral ou cremação, entre outros tipos de serviços.

Em algumas situações, o próprio contratante recebe a indenização e em outras situações, os beneficiários. Mas o fato é que instabilidade financeira é uma característica do profissional que trabalha sob o regime PJ. 

Algumas inseguranças são geradas e o seguro de vida pode ser um grande aliado para diminuir esses receios. Com isso, o profissional consegue focar os seus esforços no que mais interessa: no seu negócio.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Avatar

Escrito por:

Autor Convidado

Autor convidado pela Contabilizei

Deixe um comentário

avatar