C.

Contabilidade

Tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para franquia.

por Vitor Torres 12 Jun 2018

Ter uma franquia é um modo seguro de começar um negócio com a solidez e a segurança de uma marca forte auxiliando o crescimento do seu negócio. E se você já possui todo este respaldo do franqueador, tudo que precisa é segurança e praticidade para poder cuidar do seu negócio de forma simples e rápida, não é mesmo?

A contabilidade tem um papel essencial neste cenário: ela permite entender critérios como a saúde tributária da sua empresa e fornece informações essenciais para planejar o futuro do seu comércio.

E a contabilidade de uma franquia tem alguns detalhes muito importantes e bem específicos que, se não tiverem a atenção necessária, podem gerar autuações fiscais. Isso em razão das franquias representarem uma marca e precisarem cumprir as legislações societária, fiscal e contábil próprias, bem como uma folha de pagamento diferenciada.

A boa notícia é que a Contabilizei preparou algumas dicas para te ajudar no sucesso da sua franquia, vem com a gente!

Como funciona a contabilidade em franquias

Apesar de ser um comércio varejista, as franquias possuem detalhes que deverão ser cuidadosamente avaliados, principalmente em relação aos dados contábeis.

Além das responsabilidades previstas em contrato - como seguir a legislação dentro das regras fiscais, contábeis e societária - as franquias também precisam prestar contas de sua rentabilidade para a marca franqueadora.

Dessa forma, a contabilidade de uma franquia precisa atender às disposições da Lei de Franquias com relação ao pagamento de royalties, pagamento do Imposto de Renda (IR), forma de participação nos lucros, atualização monetária do valor da franquia, e outras particularidades expostas nas cláusulas contratuais.

As formas de contabilização de franquias

Fundamentalmente, os detalhes da contabilização de franquias vão se submeter ao que foi acordado no contrato entre franqueado e franqueadora.

A compra de uma franquia por prazo indeterminado é considerada uma aquisição definitiva. Isso significa que essa aquisição deve ser estabelecida como Investimento no Ativo Permanente. Dessa forma, é classificada como fundo de comércio, sendo ele adquirido a prazo ou à vista.

Se a compra for feita a prazo, ela deve ser contabilizada no passivo circulante ou exigível de longo prazo. O vencimento, nesse caso, deve ser - no mínimo - um ano depois do Balanço Patrimonial. Uma vez que a finalidade for de incorporação, cisão, liquidação, fusão ou extinção no levantamento de Balanço Intermediário, o método continua o mesmo.

Participação nos lucros de franquias

O grupo de Investimentos do Ativo Permanente contabiliza o faturamento mensal ou a participação nos lucros da franquia concedida por prazo indeterminado.

No caso do prazo determinado, o valor pago inicialmente deve ser no Ativo Imobilizado, e sofre depreciação durante o período de vigência da franquia.

A participação nos lucros do licenciador é considerada despesa pelo regime de competência, mesmo quando os valores não são pagos de forma imediata.

Quando você tem uma franquia, ou pretende adquirir uma, é necessário o dobro de atenção com os detalhes referentes à contabilidade. Por isso é tão importante encontrar uma empresa especializada no assunto para tomar conta de todos os seus dados contábeis e ainda te orientar sempre que precisar.

A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil.

Foi criada em 2014 com o objetivo de descomplicar a contabilidade para o empreendedor com a ajuda da tecnologia. Dessa forma, busca garantir a excelência do serviço, desburocratizando a rotina do empresário brasileiro. Entre nossos mais de 5 mil clientes estão a Mundo Verde, a Imaginarium, a Kopenhagen, entre tantas outras. A Contabilizei cuida da sua contabilidade para que você seja também contador, mas um contador diferente: o contador de sua própria história!

Contabilidade agora é assim.

Depoimento de quem já confia na Contabilizei:

depo

“A Contabilizei é proativa em me ajudar a entender o meu negócio e a equipe não sossega enquanto eu não entendo 100%. Além disso, a economia que eu consegui com eles já garante o 13º aluguel das minhas lojas no shopping. Eu recomendo!”

Henrique Pepe Jr.
Franqueado Mundo Verde Shoppings Eldorado e Villa Lobos

Vitor Torres
Siga no FacebookSiga no Twitter

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!