Tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para franquia

| Atualizado em 22/07/21 | 4 minutos de leitura

Ter uma franquia é um modo seguro de começar um negócio com a solidez e a segurança de uma marca forte auxiliando o crescimento do seu negócio. E se você já possui todo este respaldo do franqueador, tudo que precisa é segurança e praticidade para poder cuidar do seu negócio de forma simples e rápida, não é mesmo?

A contabilidade tem um papel essencial neste cenário: ela permite entender critérios como a saúde tributária da sua empresa e fornece informações essenciais para planejar o futuro do seu comércio.

E a contabilidade de uma franquia tem alguns detalhes muito importantes e bem específicos que, se não tiverem a atenção necessária, podem gerar autuações fiscais. Isso em razão das franquias representarem uma marca e precisarem cumprir as legislações societária, fiscal e contábil próprias, bem como uma folha de pagamento diferenciada.

A boa notícia é que a Contabilizei preparou algumas dicas para te ajudar no sucesso da sua franquia, vem com a gente!

Como funciona a contabilidade em franquias

Apesar de ser um comércio varejista, as franquias possuem detalhes que deverão ser cuidadosamente avaliados, principalmente em relação aos dados contábeis.

Além das responsabilidades previstas em contrato – como seguir a legislação dentro das regras fiscais, contábeis e societária – as franquias também precisam prestar contas de sua rentabilidade para a marca franqueadora.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Dessa forma, a contabilidade de uma franquia precisa atender às disposições da Lei de Franquias com relação ao pagamento de royalties, pagamento do Imposto de Renda (IR), forma de participação nos lucros, atualização monetária do valor da franquia, e outras particularidades expostas nas cláusulas contratuais.

As formas de contabilização de franquias

Fundamentalmente, os detalhes da contabilização de franquias vão se submeter ao que foi acordado no contrato entre franqueado e franqueadora.

A compra de uma franquia por prazo indeterminado é considerada uma aquisição definitiva. Isso significa que essa aquisição deve ser estabelecida como Investimento no Ativo Permanente. Dessa forma, é classificada como fundo de comércio, sendo ele adquirido a prazo ou à vista.

Se a compra for feita a prazo, ela deve ser contabilizada no passivo circulante ou exigível de longo prazo. O vencimento, nesse caso, deve ser – no mínimo – um ano depois do Balanço Patrimonial. Uma vez que a finalidade for de incorporação, cisão, liquidação, fusão ou extinção no levantamento de Balanço Intermediário, o método continua o mesmo.

Participação nos lucros de franquias

O grupo de Investimentos do Ativo Permanente contabiliza o faturamento mensal ou a participação nos lucros da franquia concedida por prazo indeterminado.

No caso do prazo determinado, o valor pago inicialmente deve ser no Ativo Imobilizado, e sofre depreciação durante o período de vigência da franquia.

A participação nos lucros do licenciador é considerada despesa pelo regime de competência, mesmo quando os valores não são pagos de forma imediata.

Quando você tem uma franquia, ou pretende adquirir uma, é necessário o dobro de atenção com os detalhes referentes à contabilidade. Por isso é tão importante encontrar uma empresa especializada no assunto para tomar conta de todos os seus dados contábeis e ainda te orientar sempre que precisar.

A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil.

Foi criada em 2014 com o objetivo de descomplicar a contabilidade para o empreendedor com a ajuda da tecnologia. Dessa forma, busca garantir a excelência do serviço, desburocratizando a rotina do empresário brasileiro.

A Contabilizei cuida da sua contabilidade para que você seja também contador, mas um contador diferente: o contador de sua própria história!

Contabilidade agora é assim.

Confira se podemos atender sua franquia

Depoimento de quem já confia na Contabilizei:

depo

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Escrito por:

Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.

Deixe um comentário

avatar