Recibo médico: o que é e como fazer | Contabilizei

| Atualizado em 11/06/21 | 5 minutos de leitura

Em tempos de pandemia, o dia a dia dos médicos ficou ainda mais intenso. Mas, nem por isso devem descuidar das obrigações, não é mesmo? Oferecer recibo ao paciente é uma delas. Ele é o documento que comprova que realmente houve a prestação de serviços e é com ele que o paciente pode solicitar desconto de  parte das despesas médicas no Imposto de Renda. O recibo médico também pode ser utilizado para buscar ressarcimento do valor pago pela consulta junto ao plano de saúde, quando é o caso.

Além de ser muito importante para o paciente, a correta emissão dos recibos garante a credibilidade do serviço médico e evita eventuais transtornos com a Receita Federal. O valor declarado pelo paciente terá que ser declarado, também, pelo médico. Logo, a organização é fundamental. 

Desse modo, se você está iniciando como médico é recomendável que comece escolhendo um padrão para os seus recibos, que contenha todas as informações necessárias e os ofereça a todos os seus pacientes. Infelizmente, é comum que médicos não emitam recibos mesmo quando solicitados. Isso não é correto e é claro que você não vai querer começar o seu serviço para cuidar de vidas sem respeitar os princípios éticos, correto?

Segundo a legislação relativa ao Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços devem emitir notas fiscais, recibos ou qualquer outro documento equivalente. 

Outra forma de começar bem a sua prestação de serviços é constituir um CNPJ e trabalhar como empresa. Não tinha pensado nisso? Gostou da ideia? Bem, vamos tratar dessa possibilidade alguns parágrafos abaixo. Siga na leitura, antes vamos verificar juntos o que é um recibo médico e como preenchê-lo.

recibo-medico-doutor-celular-scaled-e1623450877788

O que é um recibo médico? 

Vamos considerar que você possui uma clínica onde atende diversos pacientes diariamente. Sem um CNPJ você não estará habilitado a emitir notas fiscais, mas ainda assim precisará fornecer algum tipo de comprovante de pagamento aos seus clientes. Nesta situação usa-se o recibo médico. O recibo médico é o documento utilizado para comprovar a efetivação de determinado pagamento e deve ser emitido e entregue a cada paciente atendido a fim de comprovar que a consulta ou exame ocorreu e que você foi devidamente pago. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Este tipo de comprovante é bastante comum entre profissionais liberais como advogados, arquitetos, engenheiros, psicólogos e também médicos, que inclui o seu cenário e, se você já atua de forma autônoma mas ainda não emite o documento, trate de resolver essa pendência, pois é a única forma de legitimar os seus rendimentos e também assegurar os seus pacientes.    

Como preencher o recibo médico?

Se você é médico, já entendeu a importância que este documento tem para o seu paciente, e o incentivo que ele recebe para pedi-lo. Portanto, preenchê-lo corretamente garante sua validade e ajuda a evitar futuros problemas e muitas dores de cabeça. 

Veja o que não pode faltar no seu recibo. Um recibo simples precisa conter:

  • Data da emissão; 
  • Nome completo do paciente; 
  • Documentos como RG e CPF;
  • Endereço completo; 
  • Valor; 
  • Número de consultas a que se refere o recibo;
  • Nome completo do profissional médico;
  • CPF do profissional:
  • Registro no Conselho de Medicina;
  • Assinatura com data. 

Você já entendeu que precisará estar atento às questões administrativas do seu consultório, pois além de estar atualizado sobre os avanços da Medicina, vai precisar entender um pouco de administração e de finanças. Outra questão importante a ser considerada é o quanto você está pagando de Imposto de Renda e avaliar se não valeria a pena abrir uma empresa. Calma, você não precisará fazer um curso na área para cuidar disso, a Contabilizei pode te ajudar. Com o nosso suporte, você vai descobrir o que é mais vantajoso para o seu caso e qual o tipo de empresa que melhor vai atender suas necessidades.

recibo-medico-maos-notebook-scaled-e1623450910159

Emitir recibo ou nota fiscal? qual a melhor opção?

Você pode estar se perguntando que outras vantagens teria ao optar por emitir notas fiscais, ou seja, ter o seu próprio CNPJ. Um dos principais pontos positivos é separar as despesas pessoais das profissionais. Se você atua somente por meio do CPF, a mistura entre sua vida financeira pessoal e profissional é quase inevitável. Isso atrapalha seu planejamento e a gestão do seu consultório. 

Há outros benefícios, também, como a possibilidade de conseguir empréstimos e taxas mais amigáveis com os bancos – o que pode ser interessante para qualificar o seu serviço ou dar aquela repaginada no seu consultório. Além disso,  há vários fornecedores que só atendem pessoas jurídicas e que oferecem preços bem mais acessíveis. 

Se você ficou com dúvidas, o primeiro passo é contratar uma contabilidade para médicos e contar com a experiência profissional especializada para ajudá-lo a tomar a melhor decisão e, o melhor de tudo, cuidar bem do seu dinheiro e não desperdiçá-lo com taxas e tributos desnecessários. 

Aproveite para conhecer, também, mais um serviço especialmente pensado para você, o Contabilizei Experts, que oferece um analista especializado na gestão da sua área, além de todos os serviços já oferecidos por nós. Ser um médico empreendedor e empresário vai ser muito mais fácil do que você jamais imaginou, conte com a gente!

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar