Quais são as profissões mais rentáveis do futuro?

| Atualizado em 29/07/22 | 5 minutos de leitura

Quais são as profissões do futuro? Você já deve ter se questionado sobre isso em algum momento, certo? Com o desenvolvimento da tecnologia, os ofícios foram mudando com o passar dos anos e se adaptando às novas possibilidades. Lembra do ápice da datilografia? Ou mesmo das telefonistas…essas ocupações ficaram no passado, junto de outras profissões. 

Nós separamos algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho que está em constante mudança. Por isso, que tal conhecer as profissões do futuro e se alguma faz sentido com a sua realidade? Confira!  

Como se define o que é uma profissão do futuro?

Há algumas tendências que são observadas para categorizar profissões em ascensão de acordo com as mudanças sociais. 

No estudo Mapa do Ensino Superior realizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), é possível consultar a oferta de trabalho para diferentes áreas, assim como a evolução do salário. Por aqui, temos um ponto de partida quanto às oportunidades por segmento. 

Já a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar feita pelo IBGE entre 2012 e 2019 demonstra quais ocupações estão em e quais estão em declínio. Neste caso, é perceptível o crescimento das áreas de tecnologia, de profissionais associados a serviços, como vendedores, e de ocupações “centradas nas pessoas”. Por outro lado, atividades administrativas ou técnicas que são consideradas operacionais e repetitivas demonstram queda de interesse. 

Outro dado é a lista de empregos em alta publicada pelo Linkedin que prevê os profissionais mais requisitados nos próximos cinco anos. Assim, podemos chegar à lista abaixo de profissões do futuro. 

Conheça 7 profissões do futuro

Há dezenas de profissões do futuro, mas separamos alguns destaques para você se aprofundar:

  1. Detetive de dados 

As tecnologias de Big Data automatizam a coleta, o armazenamento e o processamento de dados. Essa profissão trabalha com a programação de códigos e operação de ferramentas de automação. Para entrar a fundo nessa área não há uma graduação específica, mas você deve compreender Ciência de Dados, Análise de Dados, Finanças e Matemática.

  1. Designer de Inovação 

Esse profissional concebe ideias e funcionalidades inteligentes que possam transformar produtos ou soluções no mercado. Ele pesquisa tendências e tem boa visão de desenvolvimento industrial. Além de vender mais, ele trabalhará no estudo da concorrência, experiência do cliente e geração de valor para o cliente. Para seguir nessa carreira você pode se graduar em Criação e Inovação em Design.

  1. UX designer 

Esse designer analisa o comportamento dos clientes e, a partir deles, faz melhorias na usabilidade de um site, serviço ou produto. Exemplo disso são os sites de e-commerce, trazendo informações e facilitando a compra. Isso também vale para aplicativos, serviços de streaming, entre outros.

Para isso, esse especialista elabora testes de usabilidade, consultando os usuários para compreender suas principais intenções. Marketing Digital e Sistemas de Informação podem ser boas opções para a sua formação.

  1. Desenvolvedor de softwares 

O desenvolvedor constrói o mundo digital, ou seja, ele escreve e cria softwares – websites, programas de computadores, sistemas operacionais, redes sociais, aplicativos, entre outros dispositivos. Para se aprofundar nessa área você pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outras.

  1. Especialista em e-commerce 

As vendas online crescem cada dia mais e o esse especialista que garantirá mais segurança nas transações, além de um melhor posicionamento online. Ele conhece a fundo o ciclo de compras na Internet. As graduações em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação pode ser boas alternativas para quem quer seguir a carreira.

  1. Gestor Financeiro 

Este gestor é essencial para que a empresa consiga administrar seu dinheiro e manter as contas positivas. Sua função principal é garantir uma operação lucrativa para que o patrimônio líquido da companhia cresça sustentavelmente. Administração, Ciências Contábeis e Economia são ótimas opções se você quer se firmar nessa área.

  1. Profissionais de saúde mental 

Aqui incluem terapeutas, psicólogos e psiquiatras, por exemplo. Com o aumento dos transtornos psicológicos e a baixa no preconceito contra a terapia geral, cada dia mais esses profissionais conseguem pacientes novos. Além disso, é improvável que máquinas substituam essa pessoa real, não é mesmo? 

Como decidir a profissão ideal para você? 

Depois de tantos exemplos, como escolher a profissão certa? Essa decisão não é fácil e justamente por isso é preciso se aprofundar em cada área e observar o que te atrai e o que faz sentido para você nesse momento. 

Independentemente da área que escolher, precisará de uma boa formação para ter sucesso futuramente. Por isso, o próximo passo é ver a viabilidade de fazer o curso que deseja. Se precisar, vale estudar opções de empréstimo para investir na sua formação. 

Avalie também o tempo que passará estudando. Uma especialização leva de um a dois anos, o tecnólogo costuma levar em torno de três anos e uma nova faculdade pode durar de 4 a 5 anos. Quanto tempo quer se dedicar? 

Inicialmente, veja se sua atual ocupação tem relação com alguma das profissões mostradas a seguir, assim poderá procurar alguma especialização na área em vez de começar do zero, por exemplo. Além disso, mantenha a leitura em dia sobre a área que pretende seguir, como mudanças e tendências do momento. 

Boa sorte! E, lembre-se, se precisar abrir um CNPJ para atuar em alguma dessas áreas, conte com a Contabilizei! Saiba como abrir uma empresa sem perder dinheiro.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Avatar

Escrito por:

Autor Convidado

Autor convidado pela Contabilizei

Deixe um comentário

avatar