Nome Fantasia: O que é? Como escolher para sua empresa

| Atualizado em 01/12/20 | 8 minutos de leitura

O nome fantasia de uma empresa nada mais é do que a designação popular do título dela. Ou seja, o nome de marca, nome comercial ou nome de fachada, enfim como é conhecida pelas pessoas e divulgada em publicidades. 

Essa denominação é diferente da razão social. Para evitar confusões e tirar outras dúvidas sobre o tema, vamos responder as perguntas mais comuns nesse artigo. 

O que é nome fantasia?

No momento de abrir uma empresa, o empreendedor precisa ter várias informações sobre ela. Depois de definida a razão social, existe a inclusão do nome fantasia. É o nome popular da empresa, como é conhecida e memorizada pelo público.

Também conhecido como nome comercial, nome de marca e nome de fachada, o registro de uma marca ou patente é possível ser alterado com mais facilidade. Ele é incluído na hora do registro da empresa ou depois com o certificado digital.

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 Como escolher um nome fantasia?

Essa é uma decisões mais importantes antes de abrir o negócio. Por isso, a decisão deve ser bem planejada. Considere alguns aspectos, como despertar o interesse e a curiosidade do público-alvo para adquirir os produtos ou serviços, além disso procure alinhar o posicionamento de mercado à identidade visual. 

Confira mais algumas dicas que podem te ajudar com a escolha:

  • Procure um nome fácil de ser memorizado;
  • Se diferencie dos concorrentes, seja pronunciável e facilmente escrito;
  • Chame a atenção transmitindo atributos e valores da empresa;
  • Evite falsos cognatos e interpretações negativas;
  • Pense grande: alguns nomes que incluem bairros ou cidades podem dificultar a expansão;
  • Escolher nomes muitos pessoais podem dificultar a entrada de novos sócios;
  • Evite criar relações com tecnologias atuais ou gírias e expressões que percam o sentido no futuro;
  • Confira a disponibilidade: verifique o nome em registros municipais e estaduais. Depois, pense na compra de domínio para o site e crie as páginas em redes sociais. 

Todo esse processo de escolhas e definições envolve muitas pesquisas, temos conteúdos com dicas para nomes de empresa de acordo com os segmentos ou  nomes para empresas de tecnologia

Outra ajuda para considerar na escolha é a consulta com um contador. A experiência dele com outras empresas pode aumentar a eficácia e credibilidade do nome com os fornecedores, parceiros e clientes. 

Como consultar CNPJ pelo nome fantasia? 

No site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas, é possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome fantasia. O serviço é gratuito, basta se cadastrar ou entrar utilizando as credenciais da conta gov.br.

  • Passo 1: Na página do Redesim, clique sobre o ícone do cadeado, depois vá em “Área do Usuário”;
  • Passo 2: clique em “Crie sua conta gov.br” ou faça login, se tiver cadastro;
  • Passo 3. No cadastro, escolha uma das formas para confirmar a sua identidade. Veja a opção desejada para continuar, incluindo CPF ou certificado digital;
  • Passo 4. Deixe o site acessar os seus dados clicando em “Autorizar”;
  • Passo 5. Na página principal, clique em “Consulta CNPJ”;
  • Passo 6. Escolha se prefere consultar pelo nome empresarial ou nome do estabelecimento (fantasia). 
  • Passo 7. Na página de resultados, você encontra o número do CNPJ das empresas com o nome pesquisado.
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Qual a diferença entre registro de marca INPI e nome fantasia?

A marca é o símbolo ou a identidade visual de uma empresa. Com isso, ela pode ser lembrada por todos. A forma de representação é variada podendo ser por palavras ou combinação de letras, palavras e/ou figuras, que são os logotipos formados por desenhos, imagens e formas variadas.

As tipologias de uma marca podem ser:

  • Nominativa: representada por uma palavra.
  • Figurativa: uso de um logotipo, desenho, imagem e símbolo.
  • Mista: combinação de letras e logotipos.
  • Tridimensional: formato do produto como objeto de representação da marca.

 Já o nome fantasia que funciona como o apelido da empresa é a forma como é conhecida publicamente, também podendo ser registrado como marca. No entanto, nem todos os nomes comerciais estão protegidos. Para ter exclusividade, diferencial e evitar confusões, é importante o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Se esse nome for realmente único é comum ele vir acompanhado do símbolo ®.

O INPI é o órgão do governo federal que tem a responsabilidade de registrar a propriedade intelectual em patentes e marcas. Depois de escolher o nome que deseja que a empresa seja reconhecida, é importante fazer uma busca no site do INPI para verificar se existem outras empresas com o mesmo título. Assim que confirmar a originalidade, registre a marca para ter a propriedade do nome.

Como incluir o nome fantasia no contrato social e no cadastro nacional não é algo obrigatório, é possível incluir mais de um sob o mesmo CNPJ. Isso é válido somente quando os empreendimentos atuam no mesmo ramo de atividade, segundo a tabela CNAE, da empresa. 

Algumas empresas usam este recurso para diferenciar a documentação de suas filiais, por exemplo. Ou então para associarem certo nome fantasia a um determinado produto. Lembrando que marca e o nome comercial não precisam ser os mesmos Um exemplo disso é o nome fantasia da Apple, que possui produtos registrados como marca: Mac e Ipod.

Apenas 19% dos empresários procuram oficializar a empresa, segundo a pesquisa do “Registro da Marca nos Pequenos Negócios” feita pelo Sebrae com mais de 4 mil entrevistados. Esse dado é mais um motivo para procurar registrar a sua marca como diferencial competitivo. 

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Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

O nome fantasia, diferente da razão social, é a marca pela qual as pessoas conhecerão a sua empresa. Apesar de poderem ser iguais, o ideal é que seja mais atrativo. Ele será a forma como os clientes irão chamar seu negócio, ele estampará os panfletos, site e redes sociais — também chamado de nome de fachada, nome comercial ou nome da marca.

Já a razão social é o nome de registro da sua empresa – também conhecido como nome comercial, denominação social ou firma empresarial. Ele é destinado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Usado em termos formais, ele representa o nascimento de uma empresa na Junta Comercial ou no Cartório.

Ela é composta por três partes, são elas: identificação própria, ramo principal de atuação da empresa e enquadramento jurídico (LTDA, EIRELE, S/A, e outros).

Por exemplo, Contabilizei é o nome fantasia, já a razão social é Contabilizei Contabilidade LTDA.

 Pode existir empresas com o mesmo nome? 

No mesmo Estado, não pode haver duas empresas com o mesmo nome comercial, que atuam no mesmo ramo de atividade. O motivo é que tanto a razão social como o nome fantasia são registrados em órgãos estaduais e não nacionais. 

Para garantir a diferenciação e exclusividade do seu negócio, é importante registrar a sua marca, pois ela deve ser única em todo o país. Como mencionado antes, a oficialização do registro acontece pelo INPI. 

Como faço para saber o nome fantasia de uma empresa?

Se for uma empresa de alta relevância, uma simples busca na internet é suficiente. Outra opção é a consulta no INPI. Os resultados mostrarão todas marcas que já foram depositadas ou registradas, ou que estão em fase de registro.

Outra alternativa é entrar no site da Junta Comercial do seu Estado e realizar a pesquisa para confirmar a existência do nome fantasia desejado.

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Sim, o nome fantasia é muito importante

O sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores, uma das principais preocupações é a satisfação do cliente que deve estar sempre presente. No entanto, antes do surgimento, existem algumas estratégias de marketing que podem ser um diferencial competitivo, uma delas é o nome fantasia ou marca.

No início, você precisa ser reconhecido e, sobretudo, lembrado. Para começar a mostrar a sua identidade ao mundo e refletir a essência e propósito do negócio, é importante ter escolhas direcionadas e planejadas.  

Dessa forma, até é possível almejar que a sua marca se torne uma referência quando se fala em determinado produto, aqueles famosos trocadilhos. Por exemplo, é comum ver as pessoas chamando esponja de aço de Bombril e, possivelmente, ninguém mais se lembra das hastes flexíveis que viraram cotonete depois do lançamento do produto pela Johnson & Johnson. 

Todo o processo de abertura de um CNPJ envolve decisões cruciais para o futuro empreendimento. Tornar tudo mais prático e descomplicado é o papel da Contabilizei que conta com mais de 400 especialistas no assunto. 

A vantagem de ter um um bom serviço de contabilidade cuidando de toda a parte burocrática é poder ter mais tempo e disposição para pensar em toda a estratégia da sua marca desde a concepção dela.

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