Empreendedorismo
Gestão e Negócios

Corretor de Seguros: Crescimento do setor em 2020 de exigirá novas habilidades, ações e atitudes

13 mar 2020

Prepare-se para as mudanças do mercado de seguros e garante seu lugar entre aqueles corretores de seguro que fazem a diferença para o cliente

2020 promete ser um excelente ano para o mercado de seguros no Brasil. Entre os anos de 2018 e 2019, o Brasil ocupou o 14º lugar no ranking dos maiores mercados de seguros do mundo, mas a expectativa é de subir para a 8º posição, neste ano. Para não deixar de aproveitar a onda, prepare-se para este novo mercado e esteja dentro do novo perfil do corretor de seguros. Ah e não esqueça de providenciar rapidamente o seu CNPJ.

As tendências globais que chegam ao país, combinadas ao cenário econômico mais positivo, irão impulsionar o crescimento do setor em todos os ramos da seguridade. Em outras palavras, o corretor de seguros precisa cada dia mais estruturar a sua empresa com foco na entrega de serviço de qualidade a sua carteira de clientes. Para isso é preciso abrir espaço na agenda para atuar naquilo que é a sua finalidade: atender seus clientes de maneira integral e prospectar mercado e novos clientes. Conhecer soluções diferenciadas antes que a concorrência também é outro exemplo do modo de pensar e agir do corretor de seguros que vai se diferenciar. Um exemplo de serviço que que pode  ter um ganho com a contratação de um fornecedor com preço adequado e com tecnologia de ponta, é a contabilidade. Com o serviço de contabilidade digital, você retira o trabalho burocrático do corretor e ainda tem a tranquilidade necessária pois ela garante 100% de segurança nos seus processos legais.

Nos primeiros 9 (nove) meses, no ano de 2019, o mercado de seguros faturou R$ 196,583 bilhões, 12,3% a mais que no período anterior, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg).

Este crescimento também vai promover um forte aumento da competitividade no setor. Cada vez mais haverá necessidade de profissionalização dos corretores e aqueles que se tornarem empreendedores estarão em vantagem em relação aos demais que perderão espaço como pessoa física.

Trabalhar com suporte de tecnologia em relatórios, análises, cotações e na gestão administrativa, contábil e financeira da empresa, são exemplos de ganhos em escala. A agenda também é importante, assim como um CRM eficiente. A diferença acontece na gestão do tempo e dos clientes que por sua vez, se sentem seguros em entregar a gestão dos seus seguros a uma empresa confiável, dinâmica e moderna.

Mas qual é o perfil do novo Corretor de Seguros?

Como falamos anteriormente, o mercado de seguros do Brasil promete entrar em uma das melhores fases em 2020. Uma combinação de fatores explica o otimismo com o setor, entre eles novas tendências globais chegando no país e cenário econômico propício para novos negócios.

O crescimento impacta diretamente a competitividade e, consequentemente, a forma de atuação dos profissionais. Para acompanhar as transformações e os processos de inovação tecnológica, existe uma série de adequações necessárias no perfil do corretor de seguros. Confira aqui no Blog da Contabilizei, algumas delas:

 # Profissionalização dos corretores de seguros

Independentemente de discussões sobre mudanças regulatórias na área, advento de inovações tecnológicas, entre outras possíveis pressões externas, o corretor de seguros continua sendo fundamental na cadeia produtiva, graças à confiança que estabelece com os seus clientes. 

O profissional é responsável por encontrar os produtos mais adequados para o consumidor, além de prestar atendimento e consultoria. Por isso, é imprescindível o conhecimento técnico e formação específica. 

A capacitação profissional pode ajudar nos quesitos de vantagem competitiva, além de aumentar os horizontes de oportunidades, à medida que eleva a capacidade analítica para desenvolvimento de novos negócios e prepara para novas frentes de atuação.

# Principais desafios na área

A preparação prévia é um dos benefícios para agilidade e previsibilidade nas tomadas de decisões. Entender as possibilidades ajuda na adequação do mercado de seguros aos hábitos da população, investimento em tecnologias para criação de novas modalidades e produtos, além da preocupação constante com redução de custos. 

Isso exemplifica algumas das estratégias para lidar com os desafios do dia a dia, sempre visando aumento da adesão dos consumidores. Outros temas como a modernização do segmento e a desburocratização de processos também entram na pauta.

# Trabalho e tecnologia: de olho nas novas tendências 

Com conhecimento e capacitação, o corretor de seguros consegue desenvolver as novas competências e se manter constantemente atualizado seja em relação à tecnologia ou novidades na área.

Mais do que nunca, os profissionais devem vislumbrar a tecnologia como aliada, em um contexto em que ela permite ampliar mercados e redução de burocracias com ajuda de plataformas digitais que são usadas de forma rápida e simplificada pelos consumidores. 

A utilização de bots aliados com o uso de inteligência artificial e Machine Learning nas atividades das empresas praticamente obrigam a adaptação do corretor de seguros para sobreviver na nova realidade.

Por isso, a importância de rever o trabalho como um todo desde o negócio ao mindset dos envolvidos. É o momento de pensar em um ecossistema de inovação com foco em melhorias contínuas, abrindo espaços para ambientes mais criativos e novas formas de trabalho (link home office) aos diferentes perfis de profissionais que podem surgir na área desde os intraempreendedores aos empreendedores. 

Então, ficou tentado a ser um desses profissionais? Quer empreender ou ser um corretor de seguro (link como se tornar corretor) preparado para os novos desafios e tendências do seu dia a dia? 

A Contabilizei está preparada para suportar a abertura da sua empresa. Você também pode contar com uma equipe de contadores que te ajuda a manter atualizado nas principais novidades, disponibilizando tecnologias para integração de sistemas. 

Clique aqui, abra sua empresa ou traga a sua contabilidade para a Contabilizei, faça seus planos de crescimento e deixe que cuidamos do resto.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar