C.

Contabilidade

Erros contábeis podem ser evitados na contabilidade online

Cerca de 50% das empresas que migraram para a contabilidade online da Contabilizei no ano de 2017 possuíam algum tipo de pendência na Receita Federal.

por Vitor Torres 9 Mai 2018

Erros contábeis podem ser evitados na contabilidade online
Imagine esta situação: um empreendedor que batalhou para construir a própria empresa, com todas as dificuldades e desafios, acaba descobrindo que tem um rombo que vai custar milhares de reais - tudo por causa de falhas do serviço de contabilidade, erros contábeis.

E sabe do pior? Acontece mais do que parece.

Para se ter uma ideia, 50% dos clientes que migraram a Contabilizei no último ano apresentaram algum tipo de pendência na Receita Federal, Prefeitura ou Junta Comercial - todas relacionadas a falhas do serviço de contabilidade. Tais problemas acabam gerando multas e gastos com a regularização que podem chegar a até R$20.000.

Visando reduzir este tipo de falhas, adotamos a tecnologia como uma aliada dentro da rotina contábil. Todas as guias são geradas e verificadas dentro da plataforma da empresa, que conta também com uma equipe contábil responsável fazendo o controle destas entregas. “A contabilidade é um processo complexo, por conta da quantidade de impostos, variando de acordo com a atividade e o município do cliente. Dentro de uma operação com mais de 5 mil cliente, a tecnologia é a nossa maior aliada para reduzir os erros contábeis e entregar o serviço com excelência” afirma Heber Dionizio, contador da Contabilizei.

Quando a contabilidade vira dor de cabeça
No caso de Diego*, dono de uma empresa de informática no interior de SP, o contador responsável pela empresa atrasou a entrega de dezenove guias de INSS, entre os anos de 2009 e 2016. Quando foi dar entrada na aposentadoria, a surpresa: faltavam dois anos de contribuição no sistema da receita, que não estavam computados. O empresário precisou então recolher as guias, que chegaram a mais de R$ 5.000 reais, para poder se aposentar de fato.

Já Renato* é dono de um comércio de acessórios e passou por outro problema, que lhe custou tempo e dinheiro por má gestão de contabilidade: o contador não entregou a DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais - por 2 anos. Esta declaração documenta e comprova as movimentações da empresa junto a Receita Federal, em especial as relacionadas a INSS e FGTS. Para corrigir, foram precisas diversas retificações, com direito a multas pesadas por atraso e mais os serviços contábeis, fora a dor de cabeça.

Como a Contabilidade Online pode mudar a sua vida
Automatizar processos usando a tecnologia tem sido benéfico em vários setores da sociedade e a Contabilizei trouxe esta revolução para o mercado da contabilidade. Com mais segurança e rapidez em processos contábeis, tiramos a profissão da era do papel e reduzimos os erros contábeis. Todos os dados dos clientes ficam em ambientes seguros, em servidores do google e com transmissões criptografadas. Além disso, com processos contábeis realizados com todo este apoio das mais diversas tecnologias, fica muito mais fácil gerenciar a contabilidade da sua empresa. O empresário ganha em tempo e em segurança!

Agora uma boa notícia: migrar para a Contabilizei é muito fácil. Em poucos cliques, você se torna cliente da Contabilizei, sem esforço e com a facilidade que o nosso tempo exige. Afinal de contas, se a sua vida toda é digital, a sua contabilidade também precisa ser, não acha?

Como ficar de olho
Existe algum jeito de o empresário entender se a situação contábil do seu negócio está mesmo em dia? Como o empresário pode se certificar de que os serviços de contabilidade estão sendo prestados da forma correta?

“O empresário pode e deve exigir o envio mensal dos comprovantes. É uma obrigação básica do contador, mas que muitas vezes pode se perder na rotina do escritório. O problema é que, no fim das contas, quem arca com o prejuízo é o empresário, então vale ficar de olho”, indica Heber.

Outra forma de verificar se a documentação da empresa está em dia é acessando o site da Receita Federal, com certificado digital e senha. Ali é possível consultar a situação da empresa e conferir todas as guias que foram geradas. Assim é possível obter um relatório completo das pendências da empresa e se certificar que o negócio está 100% com a receita.

Vitor Torres
Siga no FacebookSiga no Twitter

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!