Empresa no Vermelho: 8 dicas para te ajudar a sair dessa

| Atualizado em 22/07/21 | 6 minutos de leitura

A crise financeira pegou seu negócio? Sua empresa está no vermelho? A primeira recomendação é: calma! Tirar a empresa do vermelho é um grande desafio para qualquer empreendedor, mas agir por impulso e cortar custos de qualquer jeito ou deixar de pagar impostos não vão lhe ajudar. Assim como para criar o negócio, para sair do vermelho você vai precisar de planejamento.  Acompanhe um passo a passo neste texto.

Peça ajuda ao seu contador

Se você começou seu negócio sozinho e entendendo que as contas seriam simples de ser gerenciadas, está na hora de você pensar seriamente em contratar um contador  profissional. Se você já conta com um, está na hora de chamá-lo para que as suas dívidas sejam resolvidas. Vocês terão que analisar o fluxo de caixa, as pendências e quais as estratégias para resolver cada um dos problemas. 

Um erro muito comum é entender as dívidas como um problema único, sendo que, na verdade, você vai ter que analisar onde estão as suas dificuldades. Outro impulso muito recorrente entre os empreendedores que estão no vermelho é deixar de lado as questões tributárias. Seu contador vai lhe ajudar a entender a importância de respeitar esses pagamentos para não ampliar ainda mais suas dívidas no futuro.

Analise o fluxo de caixa da empresa todos os dias

O primeiro passo para melhorar sua situação financeira é manter e analisar o fluxo de caixa da sua empresa, pois é nele que está o histórico de todas as entradas e saídas de recursos financeiros do seu negócio.

Com um fluxo de caixa bem detalhado, você conseguirá calcular os riscos, analisar o cenário atual e o futuro do negócio, além de conseguir verificar como você está em relação aos seus objetivos. 

Esta é a ferramenta que vai lhe ajudar a identificar qual a causa do problema financeiro. Há vários motivos para você ter entrado no vermelho. Desde erros no sistema que o levaram a acreditar que tinha mais recursos do que de fato havia, a não ter o número de clientes suficientes, gastos supérfluos ou, ainda, a inadimplência ou pagamentos em atraso por parte dos seus clientes. Identificando os problemas claramente você poderá tomar ações adequadas. Para cada problema, existe uma solução específica, como cortar gastos ou investir em marketing, por exemplo.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

sair-vermelho-mulher-telefone-

Defina prioridades

Agora que você analisou seu fluxo de caixa, crie uma planilha com todas as dívidas em aberto e todos os detalhes possíveis: valores para quem está devendo, juros e multas. Compare as dívidas e verifique quanto você consegue destinar mensalmente para pagá-las. Com base nesse valor, defina as prioridades e pague primeiro aquelas que não podem ser renegociadas ou que têm juros e multas mais altos.

Renegocie suas dívidas

Renegociar é fundamental e um bom planejamento financeiro é o que vai lhe garantir que tudo o que foi negociado seja cumprido.

Preste atenção nos juros oferecidos por empréstimos e sempre pense a longo prazo, não seja imediatista. Veja em quanto tempo será pago e como o parcelamento se encaixa em seu orçamento. Assuma um pagamento mensal que sua empresa consiga arcar sem deixar de pagar salários, impostos e recursos essenciais.

Analise a possibilidade de solicitar um empréstimo a juros baixos para quitar todas as dívidas de vez. Mas, atenção, verifique com o seu contador se essa é uma boa estratégia para o seu caso.

Corte gastos desnecessários ou supérfluos

Para qualquer orçamento, seja da empresa ou doméstico, cortar ou reduzir despesas é fundamental para recuperar a saúde financeira.

Comece revendo atitudes simples, como não deixar luzes acesas sem necessidade, economizar água e reconsiderar as despesas com telefone e internet. Para otimizar o resultado, envolva toda a sua equipe – é importante que eles saibam da situação e colaborem para resolver o problema. Você pode pensar em mudar de local, procurar um mais barato ou menor, por exemplo.

Economize em tudo o que for possível e repense o uso de copos plásticos e folhas de papel. Com certeza, sua equipe terá outras ideias criativas para reduzir despesas. Além de economizar, você vai ajudar a cuidar do meio ambiente. 

Outra maneira de reduzir gastos é automatizar alguns processos. Há inúmeras ferramentas que ajudam a poupar tempo e dinheiro e, ainda, podem reduzir erros e imprevistos.

Acompanhe os indicadores do seu negócio

Você sabe a importância de acompanhar junto com a sua equipe tudo que acontece na gestão da sua empresa. Você precisa estar ciente do desempenho de todos os setores.  Saiba como estão as métricas de vendas, o tempo de resposta aos clientes e, claro, os indicadores de desempenho financeiros.

Conheça a margem de lucro do seu negócio e o retorno sobre os investimentos feitos, assim você vai definir melhor seus preços e entender se o seu ritmo de produção está adequado e é viável.

Separe as dívidas pessoais das empresariais

Muito comum em empresas pequenas é não separar as dívidas pessoais das dívidas da empresa. Esse erro é grave!

Separe as contas bancárias do seu negócio das suas pessoais. Além disso, estabeleça limites para retiradas e para os gastos pessoais e da sua empresa. Para definir o seu pró-labore, por exemplo, imagine quanto você estaria disposto a pagar para alguém fazer as suas tarefas, que salário você estaria disposto a pagar? 

Caso você precise comprar algo para empresa e não tenha dinheiro suficiente no caixa, replaneje, adie ou reduza o pedido, mas não envolva a sua conta pessoal.

sair-vermelho-mulher-escrevendo.

Combata a inadimplência

Talvez um dos motivos de a sua empresa estar no vermelho seja a inadimplência de seus clientes. Para minimizar esse problema, é importante que você tenha um sistema eficiente para controle e cobrança de clientes que não pagam em dia. Não os deixe cair no esquecimento.

Outra boa dica é criar maneiras para incentivar o pagamento na data certa, como descontos e benefícios para aqueles que honram o vencimento. Além disso, você pode colocar as datas de vencimento sempre para os primeiros dias do mês, pois a maioria das pessoas e empresas pagam suas contas nesse período e é comum que priorizem as que vencem primeiro. Com as dicas deste texto e a ajuda da Contabilizei, você vai encontrar sempre as melhores soluções. Você viu que com planejamento, tudo tem jeito, mesmo em momentos de crise e incertezas como o que estamos vivendo.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar