Como montar um pet shop de sucesso: Passo a passo e dicas para prosperar

Como montar um pet shop de sucesso: Passo a passo e dicas para prosperar

Além de amar os animais e ter bom relacionamento com os pets que geralmente aparecem neste tipo de negócio, o que você precisa ter mais para abrir seu próprio pet shop? Vamos explorar este assunto neste texto, e dar algumas dicas preciosas para que você comece já o seu novo negócio.

Em qualquer tipo de empresa, é importante lembrar, existe a parte do negócio que está ligada ao que o proprietário normalmente adora fazer – e no pet shop provavelmente é a interação com os bichinhos mesmo – e a outra parte que é também fundamental, da gestão da empresa, contemplando a parte contábil, financeira, de recursos humanos e marketing. Confira no artigo como manter o balanço entre estas duas partes.

Como montar um pet shop? Passo a passo:

1. Tudo começa com um bom plano de negócios

Para abrir seu negócio da forma correta é bom você ter um plano bem detalhado – respondendo às perguntas que você encontraria pelo caminho antes de colocar em prática o negócio mesmo. Essa será a sua ferramenta de navegação, vai lhe orientar e sinalizar tudo o que é necessário para a sua empresa dar certo.

Você vai precisar definir a missão da empresa, ou seja, qual a razão de ser, porque sua empresa existe e como ela pretende ser reconhecida pelos clientes, fornecedores e parceiros. O local onde seu pet shop será montado e suas características, o orçamento inicial e o investimento que será necessário, os equipamentos que precisará adquirir, os funcionários  a contratar  – tudo isso faz parte do seu plano.

Com um plano bem estruturado, você vai se sentir mais seguro e vai poder prever dificuldades e imaginar formas de diminuir seus impactos.

2. Defina bem seu público-alvo

Público-alvo? Bom, você pode estar pensando que todo mundo que gosta de animais ou que tem um animal de estimação faz parte do seu público-alvo, mas não é bem assim. Pense que existem diversos tipos de pessoas e várias espécies e raças de animais diferentes, não é mesmo?

Para definir uma estratégia de sucesso e atrair as pessoas certas para o seu negócio, faça perguntas como: Quais serviços você pretende oferecer? Quais espécies você quer atender? Qual o porte dos animais? Você vai oferecer mais serviços ou quer vender mais produtos?

A partir das respostas, você vai se preparar para atender melhor seus clientes. Conhecer o seu cliente e reunir informações como faixa etária, preferências e gostos pessoais também vão lhe ajudar a atendê-los bem e fidelizar a clientela.

3. Planejamento financeiro é tudo!

Você já definiu quem vai atender e como vai fazer isso, certo? Agora, é hora de planejar as finanças. Não há como começar o seu pet shop sem saber o que você tem de recurso e onde ele será aplicado. Por isso, coloque no papel (pode ser no computador) tudo o que você já tem de investimento, próprio ou de terceiros, e analise como ele será utilizado. Assim, você vai conhecer a realidade da atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro. O planejamento das finanças começa mesmo antes de abrir a empresa, pois a movimentação financeira já iniciou.

No seu plano, enumere as principais dificuldades financeiras que podem vir a ser enfrentadas pelo seu negócio, como uma alta nos preços dos fornecedores ou uma queda na procura por serviços de banho e tosa, por exemplo. Pense em um cenário futuro mais conservador para que você tenha menos risco de surpresas desagradáveis. 

Você já percebeu quantas variáveis você tem que dominar para montar uma pet shop? Uma boa ideia é contar com ajuda especializada. Um contador pode lhe ajudar a ter um conhecimento mais aprofundado e lhe fornecer informações para direcionar a construção e a implantação do seu planejamento financeiro.

4. Invista no Marketing Digital e conquiste clientes

Com todos os detalhes do seu negócio tão bem pensados e estruturados, vamos incrementar os resultados com algumas sugestões de marketing digital. Descubra as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes, normalmente Instagram, Facebook e Youtube, e exponha sua empresa também nestes espaços. Isso vai aumentar a presença da sua pet shop, podendo tanto lembrar aqueles que já são clientes de voltar quanto angariar novos consumidores para seu negócio.

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Quanto custa montar um petshop?

O primeiro custo a ser considerado é o de abertura da empresa, que vai variar conforme o local onde você pretende se instalar e o tipo de auxílio que você contratar: lembre-se que para fazer a documentação de uma empresa nova, é possível contratar contabilidade on-line com várias vantagens, inclusive para o bolso.

Considere no custo inicial também os valores a serem utilizados para locação do espaço, compra e instalação de mobília e decorações, recursos necessários para o primeiro estoque de produtos e para a contratação de funcionários. É preciso somar ainda os valores que foram separados para o Marketing – tradicional ou digital.

É possível conferir em material montado pelo Sebrae os custos mensais de um pet shop – é sempre bom aproveitar para avaliar o capital de giro necessário.

Como divulgar meu pet shop?

Normalmente um pet shop de bairro irá atender aos clientes da sua própria vizinhança, por isso não se apegue somente ao Marketing Digital e procure também utilizar algumas ferramentas tradicionais, de alcance específico, como a distribuição de panfletos pela vizinhança. 

Outra estratégia pode ser justamente convidar os potenciais clientes – as pessoas que estão pelas ruas com seus bichinhos – para uma inauguração da loja. É claro que em tempos de Pandemia é preciso de alguma criatividade, já que não pode ser um evento para todos ao mesmo tempo, mas providenciar algum tipo de brinde para receber o cliente na sua primeira visita pode ajudar a conquistar a simpatia neste momento inicial.

Qual o lucro de um pequeno pet shop?

Segundo o Instituto Pet Brasil, que mantém dados atualizados do setor, o faturamento médio de um pet shop considerado como “loja de vizinhança” fica na casa dos R$60 mil a R$100 mil por mês. Este dado está considerando mais de 26 mil lojistas que informaram seus dados para a pesquisa, espalhados por todo o país.

Este dado é uma estimativa, mas considerando seus custos mensais e a possibilidade de faturamento, você poderá avaliar com mais precisão o retorno possível do negócio. É claro que com a implantação efetiva você colherá mais dados e poderá aumentar a confiabilidade na previsão dos dados do seu próprio negócio. 

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Quais produtos posso vender em um pet shop?

O mercado de pets em geral engloba cães e gatos, como principal alvo dos produtos a serem ofertados. Todo o tipo de alimentos, brinquedos e acessórios são bem-vindos. Tome cuidado para comprar uma quantidade adequada ao tamanho da sua clientela, e também escolha os tipos de produtos que são consumidos na sua vizinhança – não adianta investir na marca mais cara de ração se seu público classe média não consome. 

Há linhas profissionais para animais vendidas inclusive nos grandes atacados que atendem aos lojistas de diversos segmentos, e pode ser vantagem comprar desta forma porque você pode olhar pessoalmente o produto (como uma forma de conhecer o que está comprando, no início das atividades). Também é interessante visitar grandes lojas do mesmo segmento e verificar possíveis fornecedores, olhando os tipos de produtos ofertados e conferindo os fabricantes ou importadores nas etiquetas.

Além dos produtos propriamente ditos, a pet shop também pode oferecer serviços, como banho para cães e gatos, além de hospedagem ou day care (que funciona como uma creche, onde os bichinhos podem permanecer durante o dia).

Qual o CNAE correto para o meu pet shop?

Quem monta um pet shop pode optar por ser MEI – Microempreendedor Individual, uma vez que na listagem das atividades econômicas permitidas para este tipo de empresa consta Comerciante de Artigos e Alimentos para Animais de Estimação (Pet Shop) Independente (não inclui a venda de medicamentos) (CNAE 4789-0/04).

Outras opções de CNAE que podem ser MEI vinculados ao animais são:

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Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

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