Como crescer no Instagram em 2021? Faça seu negócio aparecer e crescer

| Atualizado em 04/01/21 | 10 minutos de leitura

Se você está criando ou começando um negócio, com certeza sabe que a presença da sua marca nas redes sociais é uma estratégia comercial e de marketing fundamental. O  Instagram é uma rede social com mais de um bilhão de usuários ativos e uma das mais importantes para dar visibilidade à sua empresa.

Mas nem todos sabem como explorar o potencial do Instagram comercial. Como conquistar seguidores, criar relacionamentos e aumentar as vendas? As respostas a essas perguntas podem ser o diferencial para a sua marca. Vamos lá?

Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua conta no Instagram, vamos abordar os principais tópicos para que você tenha os melhores resultados.  Vamos aprender juntos a tirar o máximo dessa ferramenta.

Tudo começa com a criação de uma conta empresarial

O primeiro passo é criar uma conta a partir de um e-mail e de uma senha segura. Ah, claro, se você ainda não utiliza o aplicativo, baixe-o do Apple Store ou do Google Play Store. Depois de criar a conta,  tudo precisa ser bem pensado. Tudo o que você fizer a partir de agora pode impactar nos resultados esperados. 

Por isso, escolha um nome de usuário que facilite o entendimento de quem está acessando e, se você usa outras redes sociais, procure utilizar o mesmo nome para facilitar que todos encontrem seu novo perfil.

Na descrição do seu perfil, seja claro e identifique brevemente o seu negócio e inclua as hashtags que você deseja associar à sua empresa. Lembre-se que é como uma porta de entrada e será lida por todos os usuários que entrarem por ela.

Além da descrição, inclua uma foto de perfil. Muitas vezes, no Instagram para empresas, é o logotipo da marca. Pense em facilitar a identificação pelo público.

Pronto, conta criada. Vamos começar a movimentá-la!? Um primeiro passo para a anunciar sua presença na rede é começar a seguir outros perfis. Procure aqueles que influenciam o seu negócio ou segmento, seus clientes e outras organizações relevantes. Uma boa estratégia, também, é comentar fotos de outros usuários para aumentar a sua visibilidade.

Se sua empresa já tem presença em outras redes, comunique que também está no Instagram e convide para que sigam sua marca.

Planeje as metas para seu negócio no Instagram

Antes de você começar a publicar, é bom estabelecer claramente seus objetivos para que seus posts estejam alinhados com o que você deseja alcançar com seu perfil no Instagram. Como empreendedor, você sabe que suas metas precisam ser específicas,  mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. Dentre as possibilidades, você pode definir, por exemplo: aumentar o número de vendas de seus produtos;  ampliar o tráfego para o seu site; melhorar a percepção sobre sua marca; promover a satisfação de seus clientes; atrair talentos para sua organização ou, ainda, estabelecer relacionamentos com influenciadores. Pensadas as metas, vamos aos conteúdos!

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Como criar conteúdos para empresas no Instagram

Em primeiro lugar, abandone a ideia de que o seu perfil comercial pode funcionar do mesmo modo que a sua conta pessoal.  Você vai precisar planejar a utilização, e os conteúdos esporádicos e aleatórios devem ficar reservados ao seu perfil pessoal. 

Para alcançar resultados positivos, você deve considerar quatro questões essenciais:

1. Frequência nas postagens

Ao contrário da sua rede social, em que você posta quando lhe dá vontade, na sua conta comercial você vai precisar encontrar um equilíbrio e manter a regularidade. Um equívoco muito comum é exagerar no número de postagens, achando que isso vai aumentar o alcance. Para você conseguir equilíbrio no número de postagens e manter regularidade, uma boa maneira é testar postagens em diferentes intervalos de tempo e de horários e, depois, rastrear os resultados.

Descobertos os melhores horários e dias, crie um cronograma de postagens e acompanhe o que será postado e quando.

2. Temas atraentes para o seu público

Para manter seu perfil atraente para seu público e para auxiliá-lo no alcance de suas metas, é muito importante a utilização adequada do Instagram. Então, procure temas que sejam atraentes e procure diversificá-los. Ninguém gosta de mesmice.

3. Defina um estilo

Qual a linguagem que está melhor alinhada com o seu negócio ou produto? Ela pode ser formal, pode ser mais descolada e utilizar gírias, por exemplo. Isso depende do seu posicionamento. Pense também em quais hashtags você promove e se há um padrão de imagem seguido por suas publicações. Isso tudo define o seu estilo e ajuda a criar uma imagem da sua marca no Instagram.

4. Interação e engajamento

Relacionamento é tudo!  Interaja com seu público, responda sempre aos comentários e curta fotos de seus clientes. Siga outras contas no Instagram. Manter o seu público conectado e respondido em suas demandas é um sinal de respeito e uma das formas de ampliar o engajamento. 

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Identidade Sólida

O Instagram é uma rede social na qual o visual é extremamente importante.  Ela foi criada para compartilhar fotos e vídeos e oferece vários recursos para isso. A sua página vai ser a sua vitrine, por isso,  é importante pensar como um vitrinista. Crie consistência visual, utilize os mesmos padrões de cores, filtros e de estilo de fotografia. Assim, você vai criando identidade visual, e o seu usuário passa a reconhecer a sua marca automaticamente, pois elas seguem o mesmo estilo.

Assim como  o cuidado que você vai ter com suas fotos, escolha conteúdos relevantes, que sejam de interesse do seu público. E, atenção, nem sempre eles precisam estar ligados diretamente ao o que sua empresa desenvolve. 

As hashtags criadas, como já mencionamos aqui no texto, são ferramentas muito exploradas no Instagram e podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade. Mas, cuidado, assim como postar excessivamente  pode ser um tiro no pé, criar muitas hashtags, também. Pense naquelas que podem ajudar a identificar o seu produto e as utilize nas suas postagens e sugira que seus clientes a usem, também, quando publicarem sobre sua marca. Assim, novas pessoas e futuros seguidores poderão descobrir a sua empresa e o que você faz.

Recursos e dicas para explorar o Instagram

Se você chegou até aqui, já percebeu que planejar e definir uma estratégia para o uso do Instagram podem alavancar muito o seu negócio. Criar a sua própria identidade é o melhor caminho.  A utilização básica é simples – foto, filtro e legenda. Pronto? Bem, dá para explorar um pouco mais os recursos dessa ferramenta.

Apesar de esta rede social ser basicamente de imagens, uma legenda bem escrita é uma oportunidade de melhorar a mensagem. Texto conciso e correto é muito importante.

Numa mesma postagem, você pode colocar até dez imagens, além de explorar vídeos. A combinação entre foto e vídeo pode ser muito relevante para aumentar o engajamento do público. Diversifique e monitore os resultados.

Além do que você vai postar no seu feed (que é a sua vitrine), você pode explorar o Instagram Stories. É uma ferramenta que permite a publicação de imagens e vídeos que ficam publicados por apenas 24 horas. Nessas publicações, você pode ser mais informal e buscar uma humanização das suas postagens.

Explorando os Stories do Instagram

Os stories do Instagram revolucionaram a maneira como os usuários utilizam a rede. Oferecem inúmeras possibilidades de promover interação com os usuários. Com os Stories, você pode:

  • Criar enquetes e quiz relacionados à marca ou produto;
  • Fazer lives de lançamentos ou webinares na ferramenta;
  • Utilizar o sticker de perguntas em suas postagens e também quando estiver ao vivo;
  • Utilizar o sticker de contagem regressiva para convidar seus usuários para algum lançamento ou promoção especial;
  • Promover conversas com seus seguidores com o sticker “bate-papo”;
  • Criar filtros personalizados de sua marca;

Para alavancar ainda mais a sua audiência no Instagram, você pode buscar a contribuição de influenciadores do seu segmento. Ao associar a sua marca a essas personalidades, a tendência é que você ganhe um maior reconhecimento. Entretanto, nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é a melhor alternativa. O que interessa é o engajamento, o nível de interação que ele tem com seu público.

Anúncios pagos

Para obter resultados de forma rápida, uma boa opção é o investimento em anúncios pagos. Ao utilizar essa estratégia, sua postagem pode alcançar pessoas que não seguem o seu perfil. Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento de sua marca ou obter mais visitas ao seu site, por exemplo, os anúncios pagos podem ser uma ótima solução. Mas, mais uma vez, fica o alerta para o equilíbrio. Não desembolse o seu investimento todo de uma vez. Frequência e regularidade também são importantes.

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E como avaliar se o Instagram é útil para o meu negócio?

Ao criar uma conta comercial no Instagram, o aplicativo permite o acesso ao Instagram Insights, que dá acesso a métricas importantes.  Com elas, você poderá mensurar e ajustar a sua estratégia, se for o caso. 

Você terá acesso:

  • Alcance de publicações – representa o número de usuários que suas publicações atingiram na última semana;
  • Impressões –  número geral de quantas vezes os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos na última semana;
  • Visualizações do perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado/visitado na última semana;
  • Cliques no site – contabiliza o número de cliques que o link disposto abaixo da bio recebeu (normalmente o site da sua empresa).

Além dessas métricas, você também terá acesso a informações sobre o seu público, como porcentagem entre homens e mulheres, faixa etária, localização, dias da semana e horários que seus seguidores ficam mais tempo on-line e quantos usuários começaram ou deixaram de seguir o seu perfil, entre outros. Bacana, né? Monitorando bem, você pode ser muito certeiro nas suas postagens e alavancar grandes resultados.

Além disso, a conta comercial vai te oferecer métricas específicas para você mensurar as publicações do seu feed e dos seus stories. Com tudo isso, você pode comparar as publicações que deram mais resultado e focar em ampliar ainda mais a sua meta.

Agora que você já sabe tudo sobre como alavancar seu negócio no Instagram, conta com a gente para cuidar da contabilidade.

Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

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