Como crescer no Instagram em 2025? Faça seu negócio aparecer e crescer
Neste artigo você vai ver:
- Tudo começa com a criação de uma conta empresarial
- Planeje as metas para seu negócio no Instagram
- Como criar conteúdos para empresas no Instagram
- Identidade sólida
- Recursos e dicas para crescer no Instagram
- Explorando os Stories para crescer no Instagram
- Anúncios pagos
- E como avaliar se o Instagram é útil para o meu negócio?
Se você está criando ou começando um negócio, com certeza sabe que a presença da sua marca nas redes sociais é uma estratégia comercial e de marketing fundamental. O Instagram é uma rede social com mais de um bilhão de usuários ativos e uma das mais importantes para dar visibilidade à sua empresa.
Mas nem todos sabem como explorar o potencial do Instagram comercial. Como conquistar seguidores, criar relacionamentos e aumentar as vendas? As respostas a essas perguntas podem ser o diferencial para a sua marca. Vamos lá?
Neste artigo você vai ver:
- Tudo começa com a criação de uma conta empresarial
- Planeje as metas para seu negócio no Instagram
- Como criar conteúdos para empresas no Instagram
- Identidade sólida
- Recursos e dicas para crescer no Instagram
- Explorando os Stories para crescer no Instagram
- Anúncios pagos
- E como avaliar se o Instagram é útil para o meu negócio?
Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua conta no Instagram, vamos abordar os principais tópicos para que você tenha os melhores resultados. Vamos aprender juntos a tirar o máximo dessa ferramenta.
Tudo começa com a criação de uma conta empresarial
O primeiro passo é criar uma conta a partir de um e-mail e de uma senha segura. Ah, claro, se você ainda não utiliza o aplicativo, baixe-o do Apple Store ou do Google Play Store. Depois de criar a conta, tudo precisa ser bem pensado. Tudo o que você fizer a partir de agora pode impactar nos resultados esperados.
Por isso, escolha um nome de usuário que facilite o entendimento de quem está acessando e, se você usa outras redes sociais, procure utilizar o mesmo nome para facilitar que todos encontrem seu novo perfil.
Na descrição do seu perfil, seja claro e identifique brevemente o seu negócio e inclua as hashtags que você deseja associar à sua empresa. Lembre-se que é como uma porta de entrada e será lida por todos os usuários que entrarem por ela.
Além da descrição, inclua uma foto de perfil. Muitas vezes, no Instagram para empresas, é o logotipo da marca. Pense em facilitar a identificação pelo público.
Pronto, conta criada. Vamos começar a movimentá-la!? Um primeiro passo para a anunciar sua presença na rede é começar a seguir outros perfis. Procure aqueles que influenciam o seu negócio ou segmento, seus clientes e outras organizações relevantes. Uma boa estratégia, também, é comentar fotos de outros usuários para aumentar a sua visibilidade.
Se sua empresa já tem presença em outras redes, comunique que também está no Instagram e convide para que sigam sua marca.
Planeje as metas para seu negócio no Instagram
Antes de você começar a publicar para crescer no Instagram, é bom estabelecer claramente seus objetivos para que seus posts estejam alinhados com o que você deseja alcançar com seu perfil. Como empreendedor, você sabe que suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. Dentre as possibilidades, você pode definir, por exemplo: aumentar o número de vendas de seus produtos; ampliar o tráfego para o seu site; melhorar a percepção sobre sua marca; promover a satisfação de seus clientes; atrair talentos para sua organização ou, ainda, estabelecer relacionamentos com influenciadores. Pensadas as metas, vamos aos conteúdos!
Como criar conteúdos para empresas no Instagram
Para crescer no Instagram, em primeiro lugar, abandone a ideia de que o seu perfil comercial pode funcionar do mesmo modo que a sua conta pessoal. Você vai precisar planejar a utilização, e os conteúdos esporádicos e aleatórios devem ficar reservados ao seu perfil pessoal.
Para alcançar resultados positivos, você deve considerar quatro questões essenciais:
1. Frequência nas postagens
Ao contrário da sua rede social, em que você posta quando lhe dá vontade, na sua conta comercial você vai precisar encontrar um equilíbrio e manter a regularidade. Um equívoco muito comum é exagerar no número de postagens, achando que isso vai aumentar o alcance. Para você conseguir equilíbrio no número de postagens e manter regularidade, uma boa maneira é testar postagens em diferentes intervalos de tempo e de horários e, depois, rastrear os resultados.
Descobertos os melhores horários e dias, crie um cronograma de postagens e acompanhe o que será postado e quando.
2. Temas atraentes para o seu público
Para manter seu perfil atraente para seu público e para auxiliá-lo no alcance de suas metas, é muito importante a utilização adequada do Instagram. Então, procure temas que sejam atraentes e procure diversificá-los. Ninguém gosta de mesmice.
3. Defina um estilo
Qual a linguagem que está melhor alinhada com o seu negócio ou produto? Ela pode ser formal, pode ser mais descolada e utilizar gírias, por exemplo. Isso depende do seu posicionamento. Pense também em quais hashtags você promove e se há um padrão de imagem seguido por suas publicações. Isso tudo define o seu estilo e ajuda a criar uma imagem da sua marca no Instagram.
4. Interação e engajamento
Relacionamento é tudo! Interaja com seu público, responda sempre aos comentários e curta fotos de seus clientes. Siga outras contas no Instagram. Manter o seu público conectado e respondido em suas demandas é um sinal de respeito e uma das formas de ampliar o engajamento.
Identidade sólida
O Instagram é uma rede social na qual o visual é extremamente importante. Ela foi criada para compartilhar fotos e vídeos e oferece vários recursos para isso. A sua página vai ser a sua vitrine, por isso, é importante pensar como um vitrinista. Crie consistência visual, utilize os mesmos padrões de cores, filtros e de estilo de fotografia. Assim, você vai criando identidade visual, e o seu usuário passa a reconhecer a sua marca automaticamente, pois elas seguem o mesmo estilo.
Assim como o cuidado que você vai ter com suas fotos, escolha conteúdos relevantes, que sejam de interesse do seu público. E, atenção, nem sempre eles precisam estar ligados diretamente ao o que sua empresa desenvolve.
As hashtags criadas, como já mencionamos aqui no texto, são ferramentas muito exploradas no Instagram e podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade. Mas, cuidado, assim como postar excessivamente pode ser um tiro no pé, criar muitas hashtags, também. Pense naquelas que podem ajudar a identificar o seu produto e as utilize nas suas postagens e sugira que seus clientes a usem, também, quando publicarem sobre sua marca. Assim, novas pessoas e futuros seguidores poderão descobrir a sua empresa e o que você faz.
Recursos e dicas para crescer no Instagram
Se você chegou até aqui, já percebeu que planejar e definir uma estratégia para o uso do Instagram podem alavancar muito o seu negócio. Criar a sua própria identidade é o melhor caminho. A utilização básica é simples – foto, filtro e legenda. Pronto? Bem, dá para explorar um pouco mais os recursos dessa ferramenta.
Apesar de esta rede social ser basicamente de imagens, uma legenda bem escrita é uma oportunidade de melhorar a mensagem. Texto conciso e correto é muito importante.
Numa mesma postagem, você pode colocar até dez imagens, além de explorar vídeos. A combinação entre foto e vídeo pode ser muito relevante para aumentar o engajamento do público. Diversifique e monitore os resultados.
Além do que você vai postar no seu feed (que é a sua vitrine), você pode explorar o Instagram Stories. É uma ferramenta que permite a publicação de imagens e vídeos que ficam publicados por apenas 24 horas. Nessas publicações, você pode ser mais informal e buscar uma humanização das suas postagens.
Explorando os Stories para crescer no Instagram
Os stories do Instagram revolucionaram a maneira como os usuários utilizam a rede. Oferecem inúmeras possibilidades de promover interação com os usuários. Com os Stories, você pode:
- Criar enquetes e quiz relacionados à marca ou produto;
- Fazer lives de lançamentos ou webinares na ferramenta;
- Utilizar o sticker de perguntas em suas postagens e também quando estiver ao vivo;
- Utilizar o sticker de contagem regressiva para convidar seus usuários para algum lançamento ou promoção especial;
- Promover conversas com seus seguidores com o sticker “bate-papo”;
- Criar filtros personalizados de sua marca;
Para alavancar ainda mais a sua audiência no Instagram, você pode buscar a contribuição de influenciadores do seu segmento. Ao associar a sua marca a essas personalidades, a tendência é que você ganhe um maior reconhecimento. Entretanto, nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é a melhor alternativa. O que interessa é o engajamento, o nível de interação que ele tem com seu público.
Anúncios pagos
Para obter resultados de forma rápida, uma boa opção é o investimento em anúncios pagos. Ao utilizar essa estratégia, sua postagem pode alcançar pessoas que não seguem o seu perfil. Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento de sua marca ou obter mais visitas ao seu site, por exemplo, os anúncios pagos podem ser uma ótima solução. Mas, mais uma vez, fica o alerta para o equilíbrio. Não desembolse o seu investimento todo de uma vez. Frequência e regularidade também são importantes.
E como avaliar se o Instagram é útil para o meu negócio?
Ao criar uma conta comercial no Instagram, o aplicativo permite o acesso ao Instagram Insights, que dá acesso a métricas importantes. Com elas, você poderá mensurar e ajustar a sua estratégia, se for o caso.
Você terá acesso:
- Alcance de publicações – representa o número de usuários que suas publicações atingiram na última semana;
- Impressões – número geral de quantas vezes os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos na última semana;
- Visualizações do perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado/visitado na última semana;
- Cliques no site – contabiliza o número de cliques que o link disposto abaixo da bio recebeu (normalmente o site da sua empresa).
Além dessas métricas, você também terá acesso a informações sobre o seu público, como porcentagem entre homens e mulheres, faixa etária, localização, dias da semana e horários que seus seguidores ficam mais tempo on-line e quantos usuários começaram ou deixaram de seguir o seu perfil, entre outros. Bacana, né? Monitorando bem, você pode ser muito certeiro nas suas postagens e alavancar grandes resultados.
Além disso, a conta comercial vai te oferecer métricas específicas para você mensurar as publicações do seu feed e dos seus stories. Com tudo isso, você pode comparar as publicações que deram mais resultado e focar em ampliar ainda mais a sua meta.
Agora que você já sabe tudo sobre como alavancar seu negócio no Instagram, conta com a gente para cuidar da contabilidade.
Posts Relacionados
O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve
A residência fiscal é o endereço que uma pessoa física ou jurídica possui para fins tributários, analisando o vínculo jurídico....
Contabilidade para micro e pequenas empresas: como fazer
Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, por isso é importante...
Como declarar CDB e CDI no imposto de renda
CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são termos frequentemente mencionados no universo dos investimentos, mas...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Guilherme Soares
Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.